Controlador de Leitor de DVD/CD-ROM | Leitura de HDD errada.

HorusIcarus

Power Member
Boas caros Techzoners,
À dois dias atrás, adquiri um computador novo, e ,entre vários problemas, não tinha áudio. Resolvi o problema instalando as drivers da Asus P5K contidas no CD (seleccionei a opcção Install ALL Drivers). Após o fazer, voltei a ter áudio ! No entanto, por alguma razão o sistema parece ter apagado as drivers/controladores do meu Leitor de DVD/CD-ROM (LG 20x DVD-RW GSA-H58N Bulk) ,e agora não consigo pô-lo a funcionar ! (Assim pouco consigo fazer,visto que se trata de um PC para gaming e que necessito que o computador leia os CDs para autenticar os produtos). Alguma sugestão ?
Já agora, outra coisa, por alguma razão o meu Windows XP Pro 32Bits apenas detecta 127GB de HardDrive ,no entanto, eu tenho 500GB ! Alguma forma de contornar este problema ?

Aguardo ansiosamente uma resposta (de preferência em relação ao leitor)

Sinceramente,

Horus.
 
instalaste o sp2 do XP para te reconhecer mais de 130GBs?
vai ao gestor de disco, os restantes GBs devem la estar á espera para serem formatados.

cumpz.
 
Botao direito no meu computador / gerir / gestor de discos.
em relaçao á drive, desinstala do gestor de dispositivos, reinicia o pc, se nao der actualiza o firmware.
 
Botao direito no meu computador / gerir / gestor de discos.
em relaçao á drive, desinstala do gestor de dispositivos, reinicia o pc, se nao der actualiza o firmware.
Relativamente ao Disco funcionou às mil-maravilhas.
Quanto à drive de DVD /CD removi, e reiniciei, no entanto, não resolveu nada. Será que me podes só dar uma mãozinha a actualizar o firmware ? :-D
 
diz me so uma coisa, tens algum ponto de exclamaçao amarelo no gestor de dispositivos em cima da drive dvd?
saka o firmware do site da LG, tens la tambem o "how to update "

cumpz.
 
Última edição:
Confirma-se o ponto de exclamação PRETO com um quadrado AMARELO à volta :P lol isso é bom ou mau ,isto é, consegues resolver ?
é mau....nao tem drivers...nao me lembro duma drive dvd IDE que precisasse de drivers.
nem tou a ver o que sera.
ou deu o berro ou tens ai alguma coisa a intreferir com ele.
tenta desinstalar drives virtuais tipo deamon tools e afins, tambem programas de gravaçao que tenhas instalados e reinicia o pc.
depois instala so o software de gravaçao que a drive dvd trazia.

cumpz.
 
ou deu o berro ou tens ai alguma coisa a intreferir com ele.
tenta desinstalar drives virtuais tipo deamon tools e afins, tambem programas de gravaçao que tenhas instalados e reinicia o pc.
depois instala so o software de gravaçao que a drive dvd trazia.

cumpz.
Era possível que fosse o software de RAID da Asus
.E também tenho Daemon Tools,vou experimentar desinstala-los.
Mas o LG não trazia nenhum CD com drivers.
 
Remove a controladora onde estejam ligados o dvdrw. No device manager pode ter vários nomes do género IDE ATA/ATAPI Controllers, depois ver qual o canal (Primary ou Secondary IDE Channel) em que o LG está ligado e remover esse canal.
Ps: Essa board só tem um IDE, correcto? Então deve aparecer só Primary, remove e reinicia, depois pede novo reiniciamento e fica bom
 
Remove a controladora onde estejam ligados o dvdrw. No device manager pode ter vários nomes do género IDE ATA/ATAPI Controllers, depois ver qual o canal (Primary ou Secondary IDE Channel) em que o LG está ligado e remover esse canal.
Ps: Essa board só tem um IDE, correcto? Então deve aparecer só Primary, remove e reinicia, depois pede novo reiniciamento e fica bom
Como removo a controladora ? Pelo gestor de dispositivos ? É que já o fiz anteriormente a pedido do rusty eheh. Como descubro o canal em que está ?
 
Última edição:
Pelo que li removeste a Drive não a controladora.
Sim pelo gestor da mesma maneira que removeste o LG
O nome da controladora IDE varia de board para board tanto pode ser o nome que acima disse, como pode ser outro, mas de certeza que ao clicares para abrir a "ramificação só te aparece primary channel porque essa board só tem um IDE



Removes o primary IDE channel, sem qualquer receio, porque o windows volta a instalar automaticamente os drivers necessários e detecta o que lá está ligado ;)
 
Parece-me que é daí que vem o problema todo...
Eu removia-as todas excepto as duas últimas que são do SATA :P
Mal também não faz :P
Pior é se volta a ser tudo detectado mas acho que não :D
 
Fiz isso mas revelou-se inútil, cada vez que removo uma windows automaticamente volta a detectá-la. Resolvi seguir o conselho de toda a gente: formatar. Mas como formato se não tenho leitor de CD/DVD ? Por uma pen certo ? Mas o PC ignora a PEN e entra automaticamente no windows ... Tentei utilizar a ferramenta do Windows para instalação do XP através de Floppys mas por alguma razão o script não funciona,quando me pergunta qual a Floppy,se eu carregar em alguma coisa ele encerra automaticamente.
 
Mas espera lá o LG não é detectado na BIOS/POST? Falas que ao formatar o dvd-rw não é reconhecido...
É que se não for detectado a razão é má ligação física (cabo IDE ou jumper master/slave mal colocado)...
 
Mas espera lá o LG não é detectado na BIOS/POST? Falas que ao formatar o dvd-rw não é reconhecido...
É que se não for detectado a razão é má ligação física (cabo IDE ou jumper master/slave mal colocado)...
Nada disso,eu não posso formatar porque metendo o cd, o pc não o lê ! (visto que não há drivers) ! Ou isso é mesmo problema de ligação ? :eek:
Devo ir à bios ver se ela reconhece o leitor ?

PS- Importas-te de me dar o teu contacto MSN ?
 
Back
Topo