1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Controlador de Ventoinhas

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Vorg, 5 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 8463)

1. Vorg

Vorg Power Member

Boas,

Encontrei num site como fazer um controlador de ventoinhas, aquilo é relativemente fácil para quem tiver alguns conhecimentos de eletronica...

o link é: http://www.casemodbr.com/tutoriais/visualizar.php?id=5

Axo que uma boa maneira de poupar alguns trocos, e de se divertirem um bocado...

boa sorte e cumprimentos... :P :001:

2. redalert

redalert Folding Member

boas

a ideia é boa mas tem um grande problema: o circuito esta limitado a ventoinhas de (no max) 3W. para arranjar resistencias acima dessa potencia é complicado sendo preferivel usar um ci da familia LM3xx (ate +- 36W).

[[]]

3. Lancaster

Lancaster To fold or to FOLD?

Exactamentes....eu uso um LM3xx para controlar a minha Tornado de 80mm...fui eu que fiz o meu..usando uns esquemas que vi na net...na ficou foi muito bonito...mas serve para os gastos...e também não fica assim tão caro como isso...E é bastante fácil de fazer...

Só é pena é não termos os 12V que a fonte dá...o CI consome sempre um bocado...fica à volta dos 10/11V...mas para isso é que servem os interruptores de 3 posições...

Hasta all [[]]

4. redalert

redalert Folding Member

podes resolver isso de 4 maneiras:

- regulas a saida da linha de 12v da fonte para 13V.
    - diodo de zener :D
    - circuito de compensacao para a quebra de tensao.
    - modificas o circuito para, kando o ci deixar de fazer a quebra, ligar directamente a ventoinha a linha de 12v.

[[]]

Última edição: 5 de Fevereiro de 2005
  5. Lancaster

Humm... diodo de zener? Explica lá isso... Na tou a ver como é que se poderá usar o zener como "compensação...

E já agora...se tiveres para aí um circuito de compensação à mão, se pudesses por aqui rendia...

Hasta all e tx [[]]

EDIT:
    Isto já é capaz de dar muito trabalho...

6. redalert

redalert Folding Member

o diodo de zener caracteriza-se por ter, quando em conducao (polarizacao inversa), uma tensao practicamente constante; nao varia (quase) com a corrente.

a maneira mais simples e economica de evitar um novo circuito é alimentar o lm3xx (ou equivalente) com 15V (ou 17V) em vez de 12v. a partir dai é brincar com ele. :)

se kiseres fazer "like hard-way" :D podes alimentar o "reobus" por um lm3xx k desça de 15 ou 17V para 13V.

nem por isso. basta brincar com transistores. :) interruptores mos ou bjt sao os mais simples.

[[]]

7. Lancaster

Exactamente....mas no que é que isso ajuda? Se eu tiver um zener no "reobus", na tou a ver no que é que isso ajuda...

O que estudei até agora com zener's foi usar circuitos limitadores de tensão, a não ser que estejas a falar neste caso de aplicação...

Exacto...mas para alimentá-lo com isso tenho de usar um alimentador externo...quer dizer(posso ligar a linha de 12V e a de -12V) ficando com 24V e depois limitar com o LM a partir daí...Mas acho que na seria o ideal...

Interessante...tenho que ver o que é o Cedra diz sobre isto...

Hasta all e mais uma vez tx Red [[]]

8. redalert

redalert Folding Member

zener em paralelo com a fan.

êêêÊÊ!! wrong answer! :D 12V - (-5V) == 17V. basta colocar tudo na mesma ficha (molex). :P tens uma panoplia de tensoes na fonte atx. é so escolher.

edit: 12V - (-3V) é melhor visto k a quebra k o lm3xx tera k fazer para 12V e menor logo menos potencia dissipada. :)

9. Lancaster

Deixa lá ir testar isso no Pspice....

Yah, certo...24V era abusivo..o LM teria que dissipar muito...era só um exemplo...a dos 15V é melhor...

Hasta e tx pelas dicas [[]]

10. Vorg

Vorg Power Member

controlador de ventoinhas...

fica a intensao... se alguem tiver uma maneira que axe viavel, que escreva aqui... é que eu precisave de uma cena dessas para controlar a ventoinha do processador...

11. Lancaster

Heyas all...

Vê lá esta thread :D
    Vou mandar uma PM ao Peterwolf para ver se ele põe as pics online outra vez...

E agora uma pergunta para o RedAlert...epá tive a testar no Pspice...

Usei uma fonte DC, e um zener em pararelo com uma resistência ( só para ter carga..), e pelo que vi não encontrei nada de satisfatório...Se conseguires explicar melhor..dá uma apitadela...

Hasta [[]]

Última edição: 6 de Fevereiro de 2005
  12. redalert

redalert Folding Member

cheka a ideia em:
    microelectronic circuits de sedra/smith, 5a edicao, example 3.10, fig 3.53 @ pag 213 e 214.

[[]]

13. Lancaster

Já vi...tx agora já percebi....

Hasta e mais uma vez tx [[]]

14. silverpt8

silverpt8 Power Member

Partilhar esta Página