Controlador de Ventoinhas

SensezZ

Power Member
Boas, depois de pesquisar um pouco, percebi que é possivel fazer um controlador de ventoinhas de pc facilmente, e com sem gastar muito, mas pelo que li, existe 2 tipos de controladores, 1 deles e mais simples, mas em rotacao baixa a ventoinha para, noutro é chamado PWM mas e mais complicado de fazer, encontrei um esquema, mas nao consigo perceber como ligar.
linearfancontrol_1269972793.png

Resistors
R1
5 KOhm potentiometer
R2 Resistor 100 Ohm 1/4 Watt 5% Carbon Film
R3 Resistor 10 KOhm 1/4 Watt 5% Carbon Film
Capacitors
C1 10 uF 16 Volts electrolytic capacitor
C2 470 uF 16 Volts electrolytic capacitor
Transistors
Q1 BD243 NPN Silicon Power Transistor

Alguem me consegue traduzir isto para criancas xD ?!?
 
Tens 3 maneiras de controlares as ventoinhas; controlando a voltagem linearmente (circuito acima ou lm317 ou apenas resistencias), controlando a voltagem com um circuito "switching" (muito mais efficiente mas mais complexo), ou enviando um sinal "PWM" para as ventoinhas de 4 pinos que por si mesmas regulam a sua velocidade de rotaçao.

Se tens interesse em electronica podes tentar fazer um circuito e aprender algumas coisas, mas a maneira mais facil é com um controlador de ventoinhas ou um regulador de voltagem (do ebay custam 1€).


O circuito que tens ai é simples, tens o potenciometro "R1" a regular quanta corrente o transistor "Q1" deixa passar, os condensadores estao ai para dar estabilidade nas voltagem (desnecessário para a aplicaçao) e as restantes resistencias limitam a energia maxima que vai passar no potenciometro.
Basicamente o transistor funciona nesse circuito como uma resistencia variavel; podias usar unicamente um potenciometro mas nao o ias conseguir arrefecer, já esse transistor foi desenhado para ser montado num dissipador e assim passas a carga para o transistor e nao para o potenciometro.
 
Back
Topo