Controlador Fan

erdnagama

Power Member
Boas,

Depois do sistema novo montado e operacional (só falta a gráfica, ainda estou à espera para ver como param as modas!) agora vamos aos pormenores.

O barulho que as ventoinhas que tenho na caixa começam a enervar-me, e vou investir num controlador. Mas não percebo nada do assunto, como funcionam e tal, como se ligam como é a história da voltagem por fan e etc. Agradecia que uma alma caridosa me desse umas luzes. Já investiguei pela net e não fiquei la muito esclarecido...

As opções que tenho em mente são 3 e consistem em:

ZALMAN ZM-MFC1 PLUS BLACK
SCYTHE KAZE MASTER 5.25" BLACK
SCYTHE KAZE MASTER ACE 5.25" BLACK

Já agora quais as diferenças entre os dois últimos que também não consegui perceber!

Estou aberto a outras sugestões até um máximo de 45€ e gosto de coisas discretas (Preto obrigatório)

Obrigado desde já

Cumpz
 
Eu tenho o último da lista, o Kaze Master Ace. A única diferença desse para o Kaze Master "normal" é ter o painel em alumínio. O Zalman, por sinal, também tem.

Quanto à escolha em si.. o Zalman tem 6 canais, mas não tem ecrã. Os outros dois têm 4 canais mas têm ecrã e além de te darem as RPM de cada ventoinha, também te dão as temperaturas em 4 zonas da caixa (onde colocares os 4 sensores que vêm com o controlador).


Edit: Que caixa tens?
 
Boas, obrigado pela resposta.

Tenho uma CM690, com 4 fans instaladas neste momento. Poderão vir a ser 5 no futuro. Tive a ler mais um pouco e cada canal é suposto ter apenas uma fan, se colocar por exemplo duas há espiga? Estou a perguntar isso pois o zalman tem 6 canais e os outros 2 tem "apenas" 4.

Em relação à capacidade em termos de voltagem de cada um dos controladores o que significa isso?

Cumpz
 
tens de ver os watts que o controlador dá por canal. se o consumo do conjunto das fans nao exceder podes ligar no mesmo canal
 
Boas, obrigado pela resposta.

Tenho uma CM690, com 4 fans instaladas neste momento. Poderão vir a ser 5 no futuro. Tive a ler mais um pouco e cada canal é suposto ter apenas uma fan, se colocar por exemplo duas há espiga? Estou a perguntar isso pois o zalman tem 6 canais e os outros 2 tem "apenas" 4.

Em relação à capacidade em termos de voltagem de cada um dos controladores o que significa isso?

Cumpz

Cuidado que o Zalman tem limitações de "7.0W per channel". Enquanto o Scythe te permite 12W por canal.
 
tens de ver os watts que o controlador dá por canal. se o consumo do conjunto das fans nao exceder podes ligar no mesmo canal

Estou ver. E o consumo de uma determinada fan deverá estar a informar na própria fan?

Cuidado que o Zalman tem limitações de "7.0W per channel". Enquanto o Scythe te permite 12W por canal.

Pois. Agora já estou a perceber o raciocínio! No entanto com 6 canais a margem é maior...
Vou estudar as fans que tenho (aproveito para dizer que são as 4 da coolermaster, que vieram com a caixa) e logo vejo quantos watts cada consome e posso fazer uma escolha mais racional.

Entretanto se acharem que existe algum modelo alternativo a considerar estejam à vontade.

Cumpz
 
Já viste o outro Zalman? É que além de controlador de ventoinhas, também te dá temperaturas e consumo do PC...

http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=37975#?p=ProdDetail&ProdId=38887


PS: Dois dos seis canais do ZM-MFC1 são PWM... atenção a isso.
 
Já viste o outro Zalman? É que além de controlador de ventoinhas, também te dá temperaturas e consumo do PC...

http://www.*****.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=37975#?p=ProdDetail&ProdId=38887


PS: Dois dos seis canais do ZM-MFC1 são PWM... atenção a isso.

Obrigado pela sugestão, mas esse já eu conhecia e não gosto nada do aspecto da coisa... li umas reviews que falam muito bem dele, e se fosse algo para estar dentro da caixa não me importava, agora para estar cá fora não pode ser! (gostos são gostos)

PWM?...

Cumpz
 
Pelo que percebi, a baixas rotações pode fazer muito barulho a fan.
É isso?


Já agora qual o tipo dos outros canais? (até porque na página da zalman não encontrei essa informação.
Cumpz
 
Estou ver. E o consumo de uma determinada fan deverá estar a informar na própria fan? (...)

Se não tiver o consumo, tem a tensão(normalmente 12v) e os amperes, e neste caso VxA=W. Para efeitos de contas considera sempre os 12v, pois precisas de ter o "maior" consumo. Se nao estiver escrito na parte de trás da fan deve estar no site do fabricante. Se tb nao estiver aí podes fazer uma estimativa por comparação com outras fans. Faz sempre "por cima" para nao teres surpresas

quanto a um controlador zalman duvido que introduza ruido electronico. Normalmente isso acontece nos mais foleiros/de marcas mais foleiras/pior "desenhados"
 
Se não tiver o consumo, tem a tensão(normalmente 12v) e os amperes, e neste caso VxA=W. Para efeitos de contas considera sempre os 12v, pois precisas de ter o "maior" consumo. Se nao estiver escrito na parte de trás da fan deve estar no site do fabricante. Se tb nao estiver aí podes fazer uma estimativa por comparação com outras fans. Faz sempre "por cima" para nao teres surpresas

quanto a um controlador zalman duvido que introduza ruido electronico. Normalmente isso acontece nos mais foleiros/de marcas mais foleiras/pior "desenhados"


Obrigado pelas informações.

Quando falei no ruido estava a referir-me aos canais de PWM.

Cumpz
 
Boas...
Já agora que o assunto é sobre controladores...
Para quem conhece ao vivo o ZALMAN ZM-MFC2 -> O botão que ele tem sai muito fora?
É que eu tenho um NZXT GUARDIAN 921, e ela tem pouco espaço entre a porta e as drives.
my.php
Acham que ele cabe?
Cumps.:x2:

Edit:
É este o espaço de que falo:
 
Última edição:
Boas,

Estive a ver umas reviews, e acho que vou para o SCYTHE KAZE MASTER ACE 5.25". É mais caro mas tem maior qualidade e apesar de ter apenas 4 canais, permite 12w por canal e visto que cada uma das minha fans necessita apenas de menos de 2 wats chega e sobra.

Obrigado pelas dicas malta.

Cumpz
 
Se tens uma Coolermaster 690 não vás para o Ace, vai para o normal. A frente em alumínio não vai ficar bem na CM 690...
 
Boas,

Estive a ver umas reviews, e acho que vou para o SCYTHE KAZE MASTER ACE 5.25". É mais caro mas tem maior qualidade e apesar de ter apenas 4 canais, permite 12w por canal e visto que cada uma das minha fans necessita apenas de menos de 2 wats chega e sobra.

Obrigado pelas dicas malta.

Cumpz

boas

Tambem so capaz de comprar um também para a minha HAF( neste momento com 5 fans)

nao sei compre o SCYTHE KAZE MASTER ACE 5.25" ou oZALMAN ZM-MFC1 PLUS BLACK

cumps
 
Se tens uma Coolermaster 690 não vás para o Ace, vai para o normal. A frente em alumínio não vai ficar bem na CM 690...

Logo vejo. Peço para ver os dois e quando os tiver na mão decido.

Mas à partida aquele aço escovado :rolleyes: pode é de facto destoar da caixa. A ver vamos.

Obrigado pelas dicas mais uma vez!

Cumpz
 
Back
Topo