1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

controlador fan's

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Rocky246, 13 de Março de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 1412)

1. Boas

Eu ando a pensar fazer um controlador de fan's por software.
    Mas nao sei como interligar ou criar uma placa de forma a que corresponda
    aos pedidos feitos depois no programa.
    Gostaria de saber se alguém me poderia dar umas dicas de como fazer a montagem.

Cump's

2. dj_fifas

dj_fifas Power Member

conheces o arduino?

és capaz de conseguir fazer isso com ele :)

3. Nao ... eu sou novo aqui no forum :S.

Se poderem dar uma ajuda era muito porreiro .
    Ja ando a deitar fumo .

cump's

4. dj_fifas

dj_fifas Power Member

arduino é um "microcontrolador" :) a programaçao dele e muito simples, tem interface serie com conversor USB...podes mandar dados por usb para o arduino e controlar as fans por PWM :)

5. Ja andei a ver aquilo de que falaste... parece interessante... mas onde e que eu posso arranjar isso?

6. dj_fifas

dj_fifas Power Member

ha varios sitios :)

por exemplo, tens o distribuidor portugues, a inmotion.pt ;)

7. AlmaMater

AlmaMater Power Member

se quiseres algo mais simples e pela Porta LPT posso dar uma ajuda!

8. Pois também já me deram essa ideia mas o prob e que eu não tenho entrada LPT... e o prob seguinte e que eu precisava de controlar 10 fan's :S... Mas todas as ideias sao bem vindas... :p
    Preciso mesmo de ajuda.

(Acham que daria para editar um programa já pré definido duma placa?)
    A placa seria esta.
    mCUBED EXTENSION SET ANALOG SENSOR HUB

cump's

9. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Bom.. mas já agora esse controlador é para quê? Ligar/desligar as Fans qdo estás no windows?
    eu tenho um circuito que fiz que controla 2 ventoinhas sosinho por software qdo chega uma determinada temperatura, neste caso a alteração a fazer é o envio do sinal em vez de ser pela LPT ser pela USB...

há placas com saídas digitais USB c/ software e tudo prontas a funcionar.. agora, depende do € que queres gastar ;)

10. Sim eu ja vi algum desse hardware mas como isto era para uma pat tinha muito mais interesse se fosse feito tudo de raiz ... por isso e que eu andava a tentar ver se conseguia fazer by home made.

11. AlmaMater

AlmaMater Power Member

humm home made e USB.. BOA SORTE :D

pá.. a cena de usares uma placa destas (ou um arduino, etc etc) não quer dizer que não seja home made.. simplesmente é a ponte do teu projecto e a porta USB mais nada... caso contrário tinhas de comprar chips FTDI e saber soldar os mesmos num circuito XPTO com o PIC programado apenas para te passar os valores ao projecto..

12. dj_fifas

dj_fifas Power Member

se soubesses soldar smd podias fazer qualquer coisa totalmente homemade.....se nao tens pratica a soldar smd.... nao aconselho :D

13. Hum ate que me desenrasco xD. e acho que já resolvi o problema... acabei por optar por comprar a placa já montada e apenas a vou programar... porque senão acabo por ficar sem tempo e já só tenho +- dois meses e ainda tenho muita coisa a fazer. Eu vou começar a postar aqui no fórum o desenvolvimento do meu projecto. Se depois quiserem dêem uma vista de olhos ;)

14. AlmaMater

AlmaMater Power Member

qual placa compraste?

15. A placa que mandei vir é esta.
    mCUBED EXTENSION SET ANALOG SENSOR HUB
    cump's

16. dj_fifas

dj_fifas Power Member

nao conheço essa placa, mas nao seria melhor um arduino ou outro microcontrolador barato??

17. Esta custa 30 euros... E o ardiuno eu não sei quanto custa... :S mas ainda tenho tempo e logo se vê... pode ser que esta desenrasque.

Partilhar esta Página