Controladora Raid 0 NFORCE 4 [Bench's inside]

Fric disse:
Ora bem, com o pc em uso normal (irc, msn e hl2 sem estar a fazer nenhum load) o score foi este:

Sem duvida mt impressionante estas velocidades...


Cuidado ao usar o ATTO.
É conhecido por dar resultados pouco confiáveis, e NADA CONFIÁVEIS quando se usam leituras que cabem completamente na cache dos discos ou na cache da controladora RAID.
 
Descobri que um dos meus discos ta marado .. troca-se :)
Ta a fazer um noise parece uma fritadeira.

Bem ja e tarde e tenho de seguir viagem .. segunda ha mais.
 
Pois, eu tb tive dois azares entre tanto, um disco pifou... e o outro partilhe o conector sata...

O primeiro acho q foi devido a temperatura pois estavam praticamente os 4 discos empilhados uns em cima dos outros (n era bem mas andava la perto). Coloquei agora uma fanzita e pelos vistos ja estao bem mais fresquinhos, apesar de n conseguir ver as temperaturas directamente usando o termometro integrado no disco.

Ja agora fica aqui a questao, alguem tem ideia de um programa q monitorize as temperaturas dos discos por tras de um array raid?

Ja tentei speedfan, hddtemp e mais uns quantos q encontrei pelo google sem sucesso em nenhum deles.

Enviei ambos para rma (para a holanda) e devolveram-me dois novinhos a estrear :P Todo o processo demorou 1 semana e 2 dias (desde q pus os discos no correio ate q me vieram bater a porta a entregar os novos)
 
Tafinho disse:
Cuidado ao usar o ATTO.
É conhecido por dar resultados pouco confiáveis, e NADA CONFIÁVEIS quando se usam leituras que cabem completamente na cache dos discos ou na cache da controladora RAID.
Entao diz-me la q bench recomendas?

Tb achei velocidade a mais...

Fiquem bem
 
Fric disse:
Entao diz-me la q bench recomendas?

Tb achei velocidade a mais...

Fiquem bem


AIDA32
Intel IOMeter
...
Eventualmente o ATTO com mais de 32MB de dados, e mesmo assim... não se perde nada se for com 128MB de dados.
 
Fric desculpa estar a usar o teu tópico, mas já agora aproveito para tirar algumas duvidas visto que és entendido na matéria... é que eu sou um valente n00b nisto.

Tenho uma Gigabyte K8N Pro com GigaRAID 0/1/0+1 ATA133 - (4 discos) e uma controladora Silicon Image sil3512 SATA RAID 0/1 - (2 discos)

Depois de ler esta thread estou com ideias de mudar para RAID também.

Nunca liguei ao RAID porque sempre ouvi falar de dados corrompidos, discos avariados e o problema de mudar de board e ter de criar tudo de novo devido ás controladoras RAID onboard normalmente serem diferentes (enquanto que no IDE posso criar uma partição para backups, downloads etc e usá-la em qualquer board).

Nunca me aventurei nisso pois pensei que os ganhos andassem na ordem dos 10~30% max. daí (a meu ver) não compensar (é o que dá ser n00b).


No meu pc tenho um Seagate 80GB Barracuda 7200rpm 2MB + um Seagate 20GB Barracuda 7200rpm 2MB.

Tinha em mente comprar um de 80GB igual ao que tenho para fazer RAID na controladora GigaRAID porque, como não ando a nadar em dinheiro, seria uma opção mais "moneyfriendly" e ficava com o de 20GB em IDE para os dados mais importantes...

Como os 20GB não vão servir para tudo, levantei a hipótese de adquirir 2 discos só para o RAID e assim uso os dois que já tenho em IDE -> 80GB para downs e ficheiros importantes e 20GB para backups.

Sendo assim não sei qual escolher:
- Comprar 2 Seagate 80GB 7200rpm 2MB ou 8MB (caso a performance de 2MB para 8MB justifique o dinheiro investido)
- Comprar 2 Seagate 80GB 7200rpm 8MB SATA (uma vez mais o preço vs performance)

Para já só tenho dinheiro para um disco, portanto podia comprar já o de 80GB igual ao meu ou então juntar mais uns trocos e comprar depois 2 IDE ou SATA...

Tenho uma última pergunta a fazer.
Qual o RAID mais seguro: 0 ou 1 ou 0+1?

Ouvi dizer que o RAID 1 é mais seguro, mas será mesmo seguro?
Se eu usar RAID 1 em vez do 0 será que posso colocar ficheiros importantes tipo musica, mails etc sem receio de perder os dados?

É que já tive problemas com uma partição que marou e vim-me lixado para recuperar os dados (felizmente consegui recuperar tudo).

Será que posso ter confiança no RAID?

É que nesse caso fico com o de 20GB só para backups e o RAID fica para o resto!


Desculpa lá o testamento, e espero que não fiques chateado de ter usado a thread.

Cumps
 
Última edição:
RAID 0 - Strip
Mínimo 2 discos.
Cada disco escreve metade dos dados, aumenta performance, segurança reduzida.
Se um disco falhar perdes a informação dos dois.
Ficas com 160GB disponíveis


RAID 1 - Mirror
Mínimo 2 discos.
Os dados que vão para um disco vão também para o outro.
A performance é igual à de um disco simples. Aumenta a segurança.
Capacidade disponível: 80GB.


RAID 0+1 - Strip+Mirror
Mínimo 4 discos.
Enquanto que 2 fazem strip, os outros 2 fazem mirror.
É o melhor dos dois mundos (tirando outros tipos de raid).
Ficas com 160GB disponíveis.



As capacidades enunciadas baseiam-se em discos de 80Gb como referiste no teu post.

Edit: a página http://www.acnc.com/04_01_01.html tem uns esquemas que se calhar ajudam a perceber facilmente o esquema.
 
Última edição:
Obrigado pelo esclarecimento. :)

Pelo que li, os discos em RAID 0 aquecem bem, daí secalhar dar tantos problemas...

Secalhar vou mas é tentar arranjar um de 20GB igual ao meu para RAID 0 e deixo as cenas importantes (mails, backups, musicas etc) para o de 80...

Se vir que vale a pena, invisto mais tarde nuns melhores.

Obrigado uma vez mais.
 
Viva Lasac,

Antes de mais estas a vontade para perguntar o q quiseres.

O q te aconselho sao sim 2 discos sata em raid 0 e ficas com um desses teus ide's para backups realmente importantes. Talvez seja um investimento pesado para a bolsa (cerca de 130 euros) mas sem duvida os ganhos seram imensos.

A solucao de comprar outro igual de 20gb praticamente n notaras incrementos pois a velocidade de 2 de 20gb sera proximo a do teu de 80.

Quanto ao aquecimento, aquecem tanto como nao tendo raid.

Mais uma vez volto a referir, os riscos sao praticamente os mesmos tendo raid 0 usando dois discos ou entao tendo um disco simplesmente, se um se pifa vai tudo a vida, quer no primeiro quer no segundo caso.


Fica bem e espero q tomes a decisao correcta, mesmo q para isso tenhas q fazer algum esforço financeiro mas certamente ficaras espantado com os ganhos.


PS: Nice post Mig ;)
 
Lasac disse:
Secalhar vou mas é tentar arranjar um de 20GB igual ao meu para RAID 0 e deixo as cenas importantes (mails, backups, musicas etc) para o de 80...

Lol é que nem penses! Discos de 20 GB são mais lentos do que sei lá o quê! Já viste quantos anos têm os discos de 20 GB? Fazer Raid para obter mais performance com discos abaixo dos 80 GB com 8 MB de cache é < inserir boca foleira >! :lol:
 
E cuidado também a fazeres raid 0 com Seagates de 80GB PATA. Já lá vão uns tempos também tive a mesma ideia mas depois ouvi dizer que havia uns problemas com os Seagate em raid 0, nunca cheguei a confirmar nada mas pelo sim pelo não... as versões actuais podem já nem ter o problema (se é que alguma vez tiveram).
 
Madril disse:
Sim, os CudaIV tinham uns probzitos em Raid0, mas de resto eram e são uns grandes discos :D

O meu ainda bule no fileserver:D

Também ainda uso um. :)
Acho que nunca vi um disco tão silencioso e bem protegido, aquilo não tem circuitos nenhuns à mostra. Na altura eram discos muito bons tendo em conta custo/desempenho.
 
Obrigado pelo(as) aviso/ajudas.

Sempre gostei de Seagate porque para mim o factor silêncio é de ouro, no entanto já tive por ex. um WD que era realmente rápido, mas fazia barulho a mais para mim. :(

Como nos últimos anos só tenho utilizado Seagate, se souberem de algum disco que seja também silêncioso e fiável, e de preferência mais rápido, não se acanhem! ;)

Obrigado uma vez mais!
 
Última edição:
Se calhar, irei ter 2x Maxtor 300GB, e se calhar irei meter em RAID 0.

Mas visto isto, se calhar será melhor comprar 3x Seagate/Maxtor 200GB e fazer Raid 0 com 2 disco e 1 para bachup, pq 600GB em Raid0 se um disco vai á vida, é muita informaçao que se vai....


cumps!
 
XiMa disse:
Se calhar, irei ter 2x Maxtor 300GB, e se calhar irei meter em RAID 0.

Mas visto isto, se calhar será melhor comprar 3x Seagate/Maxtor 200GB e fazer Raid 0 com 2 disco e 1 para bachup, pq 600GB em Raid0 se um disco vai á vida, é muita informaçao que se vai....


cumps!

Não dá.

Podes é comprar 4x Seagate/Maxtor 200GB e fazer RAID 0+1

Ficas com 2x Seagate/Maxtor 200GB em RAID 0 e os outros 2 em RAID 0, mas a fazerem de backup.

Tipo dual RAID 0, onde o 1º é para uso normal e o 2º é só para backup caso aconteça alguma coisa.

Depois de ler isto acho que vou mas é continuar a juntar guita para sk939 sli.
 
Lasac disse:
Obrigado pelo(as) aviso/ajudas.

Sempre gostei de Seagate porque para mim o factor silêncio é de ouro, no entanto já tive por ex. um WD que era realmente rápido, mas fazia barulho a mais para mim. :(

Como nos últimos anos só tenho utilizado Seagate, se souberem de algum disco que seja também silêncioso e fiável, e de preferência mais rápido, não se acanhem! ;)

Obrigado uma vez mais!

Aguentas o silvo que os seagate sata fazem??
 
Lasac disse:
Não dá.

Podes é comprar 4x Seagate/Maxtor 200GB e fazer RAID 0+1

Ficas com 2x Seagate/Maxtor 200GB em RAID 0 e os outros 2 em RAID 0, mas a fazerem de backup.

Tipo dual RAID 0, onde o 1º é para uso normal e o 2º é só para backup caso aconteça alguma coisa.

Depois de ler isto acho que vou mas é continuar a juntar guita para sk939 sli.

mesmo sendo 2x 200GB SATA Raid 0 e 1x 200GB IDE?
 
Back
Topo