Controladora Raid 0 NFORCE 4 [Bench's inside]

e agora umas perguntas k podem ser meias parvas...

mas afinal como eh k s liga em RAID? o k eh necessario pra ligar?

pelo k eu li... tanto podem ser IDE ou SATA, ou seja... a mb eh k tem d ter ligaçao raid? eh necessario alguma cena extra?

e ja agora SCSI k eh? :(
:) thkx a kem responder.
 
Para teres um sistema de discos em raid precisas simplesmente q a board tenha uma controladora integrada ou entao compras uma a parte, mas a maioria das boards nos dias de hoje ja trazem controladoras q permitem fazer raid.

Os discos usados sao normalissimos.

SCSI e' um outro sistema de ligacao dos discos, e' um pouco mais rapido q Sata II mas muito mais dispendioso. Usado normalmente em servidores pois e' mt caro para um utilizador comun e os ganhos nao sao justificaveis, isto no meu ponto de vista.

Fica bem
 
Sendo assim, no meu caso que tenho uma board antiga (KT133), teria de comprar uma controladora para fazer raid-0 com 2 discos IDE.

Certo?


Já agora, e eproveitando o tópico, para o pessoal de poucos €€€, qual o melhor disco de 80GB Sata para Raid-0?

Eu nesse caso, tanto posso usar 2-3-4-5-6 discos, correcto? Tava a pensar em comprar 2 discos, mas mais tarde ir junatanto mais alguns, aumentando assim a sua velocidade em Raid.
 
O limite do numero de discos em raid 0 esta na tua controladora, no numero de discos q ela aceita, eu somente tive controladoras em q o numero maximo eram 4 discos, acima disso n tive.

A vantagem de comprares uma controladora a parte e' sem duvida a portatibilidade dos teus dados, pois assim se mudasses de board n perderias os dados pois mudavas a controladora para a nova board.

So referir, para quem n saiba, q quando se muda de controladora raid os dados vao a vida pois estao organizados de forma diferente, nao e' uniforme a forma como a controladora divide os dados, depende de marca para marca e por vezes ate de modelo para modelo dentro da propria marca.

Eu recomendo-te os meus, hitachi de 80gb sata. Sao silenciosos e têm boa performance. Aconselho-te e' a teres sempre discos exactamente iguais (modelo e marca) por forma a obteres a performance maxima do raid 0.

Fica bem
 
Hitachi

não sei se ainda tão 'a venda... Com os problemas todos k eles deram :( Os discos são altamente rápidos mesmo sem RAID... Mas tiveram mts problemas de fiabilidade tal como os IBM Desktar (Coisa k eles ainda dizem) caso alguém tenha um sabe do k falo... (Ate' os chips são da IBM ainda)

Claro k ha' sempre excepções k duram anos :P Eu tive 2 Hitachi de 80G e n kero mais nenhum :( não duraram mais k 6 meses cada um... E bem refrigerados... (Não, não ando 'a porrada aos discos)
 
Pois, eu ja tive 6 discos da ibm/hitachi e so quero esta marca, alem disso os resultados estao a vista.

Acho q a causa dos discos se estragarem esta mais no utilizador q propriamente nos discos. Hoje em dia sao mt robustos e aguentam variadas situacoes possivelmente problematicas mas como tudo tem limites... Ha certos discos q n resistem.

Eu tive 2 seagates, um de 40gb e outro de 80gb. O primeiro estragou-se passado 1 ano e 3 semanas de o ter comprado e como a seagate so da 1 ano de garantia fiquei apiado. O segundo pifou-se 1 ano e 2 meses depois de o ter adequirido, fiquei na mesma situacao...

So de referir um promenor, ja estraguei na montagem um disco sata hitachi, partiu-se o conector sata devido a força excesiva q fiz a liga-lo. Enviei para rma (holanda) e passado uma semana tive um disco novo em casa. O disco ja tinha mais de 2 anos.


Por este tipo de apoio e rapidez desaconselho vivamente a seagate e recomendo sempre q possivel a hitachi.

Fiquem bem
 
esses teus hitachi sao 8 megas de cache? ainda se encontram a venda?

_zZz_


Sim, penso q todos os satas têm 8 ou mais megas de cache, abaixo disso ainda n vi nenhum.

Acho q a ***** ainda os vende a um custo de cerca de 60 euros cada um. Uma pechincha atendendo a qualidade e performance dos discos em questao.

Aqui fica o link:
http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=2830&session=f4eb1262b5fdff2d87e7648b5898acdf
 
dizes que isso é mesmo silencioso,certo? tou a pensar em fazer uma visita À *****:P

ja agora, so para 2 discos... a controladora do nforce 3 é boa?

_zZz_
 
Devo ser, deste forum, das pessoas a quem o barulho mais incomoda. Ja ha mt tempo q um dos requesitos dos meus pc's e' o silencio.

Foram os discos mais silenciosos q arranjei, alem disso a hitachi tem uma ferramenta q controla o nivel de ruido dos discos, nunca usei pq nunca achei necessario.

Quanto a controladora e' jeitosa, alias, qq controladora e' jeitosa para 2 discos uma vez q as velocidades nao chegam a do barramento pci normalmente.

Fica bem
 
Obrigado :001: , sempre achei que esses Hitachi de 80gb eram os melhores, mas uma coisa, eu no meu sistema vou kerer é mesmo velocidade, por isso, vale mais comprar apenas 1 disco de 200gb (o novo maxtor de 16mg cache ou o WD) e mais tarde comprar outro para raid-0, ou colocar esses 2 discos de 80gb em raid-0 :D agora?

No meu pc usa cerca de 80% em edição de video, e tenho 1 disco (actual) de 80gb Seagate que vou manter para Backups, mas nunca preciso de muito espaço de disco, pois coloco os filmes logo em DVD's assim que estão prontos.
 
Fric disse:
Eu tive 2 seagates, um de 40gb e outro de 80gb. O primeiro estragou-se passado 1 ano e 3 semanas de o ter comprado e como a seagate so da 1 ano de garantia fiquei apiado. O segundo pifou-se 1 ano e 2 meses depois de o ter adequirido, fiquei na mesma situacao...

So de referir um promenor, ja estraguei na montagem um disco sata hitachi, partiu-se o conector sata devido a força excesiva q fiz a liga-lo. Enviei para rma (holanda) e passado uma semana tive um disco novo em casa. O disco ja tinha mais de 2 anos.


Por este tipo de apoio e rapidez desaconselho vivamente a seagate e recomendo sempre q possivel a hitachi.

Fiquem bem
O apoio da Seagate é tao bom ou melhor que o da Hitachi, isto comparando a tua experiencia (com a hitachi) à minha (com a seagate), no que toca a RMA's.
Tinha levado o disco a casa de um amigo e liguei o disco pensando que o pc já estava desligado (foi daquelas coisas hyper noobs, eu sei :D) e pufff (desta vez não se fez chocapic). Fiz o pedido para RMA na página, no dia seguinte meti nos correiro (também para a Holanda), 5 (não tenho a certeza se foram 4 ou 5) dias uteis depois tinha um disco novo em casa.

PS: O disco era um Cuda IV daqueles super silenciosos de 60Gb que tinham 3 anos de garantia, se não me engano.
 
Fric, se eu chegar a comprar 2 Hitachi 80GB (para Radi0) e nao forem silenciosos(ja que os Seagate SATA sao barulhentos)...http://www.*****.net/images/smilies/disparar.gif
 
Mig disse:
E agora a Seagate tem 5 anos de garantia.

Optimo entao :) E' sinal q estao a fazer coisas em condicoes.

Mas... dois seagate's ide's em raid 0 têm resultados piores q somente 1 e os sata sao mt barulhentos, por isso continua a nao me convencer essa marca.


XiMa disse:
Fric, se eu chegar a comprar 2 Hitachi 80GB (para Radi0) e nao forem silenciosos(ja que os Seagate SATA sao barulhentos)...

Antes de qq tipo de accao aconselho-te a ler a teoria da relatividade do Professor Albert Einstein.


Fiquem bem
 
Back
Topo