Controladora SATA para Linux

Meqif

Power Member
Boas!
Estou a precisar de arranjar um disco novo porque este meu WD de 80GB está constantemente cheio, o que me dificulta as coisas dado que faço alguma edição de vídeo básica regularmente (por exemplo: passar as gravações das férias para DVDs) e sou um grande leecher.
Decidi comprar um disco SATA, julgo que não vale a pena comprar um PATA se o formato está a ser abandonado. Mas é aqui que surge o problema: a minha motherboard (uma ASUS P4PE) não tem controladora sata integrada, o que me obriga a comprar uma. Ora como eu sei que ainda não há muitos drivers/módulos para Linux e alguns ainda estão "verdes", queria conselhos sobre que placa compro. Tem de ser uma à venda cá e de preferência barata.

Thanks in advance.
 
Última edição:
Quem te disse que o ATA vai ser abandonado?

Exceptuando SCSI, não quero outra coisa... SATA seria mesmo a minha última escolha, e só com Raptors a acompanhar...
 
Antes de mais, obrigado pela resposta.
Eu não disse que ia ser abandonado, mas que estava a ser abandonado, de certo modo. Não é a mesma coisa, eu queria dizer que estava a decorrer uma migração. Expressei-me mal.

Porque me aconselhas contra o SATA? Não tenho ouvido falar de problemas, embora a diferença de performance entre sata e pata seja mínima...
 
Argh... Estou bem tramado por várias razões: o sata não compensa, há poucas controladoras à venda cá em Portugal e os drivers para Linux ainda estão um pouco verdes; se optar por pata não tenho onde o ligar: tenho os 4 canais ide ocupados.

Sendo assim só me restam, julgo eu, três soluções:
1 - Liberto um canal ide -> coisa que não vou fazer porque as drives ópticas estão lá por alguma coisa ;)
2 - Comprar um disco externo -> não é má ideia mas torna-se caro; posso comprar um da Maxtor já pronto ou comprar um WD e uma caixa para o efeito
3 - Passar os dados deste disco para o novo -> não compensa porque assim perco 80GB de armazenamento

Estou muito mais inclinado para a 2ª opção, mas incomoda-me o facto de ter mais uma caixa ao lado do pc e de precisar de fonte de alimentação separada...
 
NeoToPower disse:
Ou.... comprares uma controladora ATA pci.... custam 45€ ;) e até arranjas por menos mas ñ as aconcelho por experiencia própia :D

Obrigado pela sugestão não me lembrei logo disso. :P
Sabes de alguma loja online fiável com isso à venda? A *****, timewarp e aranea não têm e o nuno & candeias parece que também não... :|

EDIT: A ***** tem uma que parece decente...
EDIT2: Por outro lado o suporte a linux parece bastante mau...
EDIT3: My bad, usa o chipset HPT372, que até tem módulo no kernel: suporta sata e tem conversores para pata :D
 
Última edição:
jfbbms disse:
entre essas duas : a primeira

Também diria que sim. Usa o chipset HPT372, que até tem módulo no kernel, suporta sata e tem conversores para pata... Que raio, se a tivesse visto antes nem tinha perdido tanto cabelo à pala disto :P Estava no meio dos controladores IDE/RAID, daí que eu não a tenha visto...

Obrigado pela ajuda dada até agora, se alguém tiver mais sugestões ou opiniões a dar, sou todo ouvidos :)
 
Que dizem disto: Highpoint Rocket Raid 1520 e Western Digital 200Gb 8Mb Cache versão PATA? (180€ total na *****)
A versão SATA é 20€ mais cara mas o kazuza argumenta contra, por isso suponho que a diferença não deve compensar. :)

Offtopic: Nice avatar Neo: Narutashi ou Kakaruto xD
 
Bem dito jfbbms.... a segunda sucka...... eu sei..... tenho uma e por x's tenho erros ficheiros corrumpidos por causa dela sp que o brst tranfer vai ao maximo ( mover muitos ficheiros entre diversos discos na controladora simultaneamente).
Mequif...... tb me interroguei muita x acerca do meu avatar.... parece uma mistura do kakashi com naruto... sei lá.... :002:
 
NeoToPower disse:
Bem dito jfbbms.... a segunda sucka...... eu sei..... tenho uma e por x's tenho erros ficheiros corrumpidos por causa dela sp que o brst tranfer vai ao maximo ( mover muitos ficheiros entre diversos discos na controladora simultaneamente).

*gulp* Não vale mesmo os trocos "poupados" :O E a nível de falhas de energia isso também deve ser fracote, não? Era/é esse um dos meus receios: comprar uma controladora rasca que me comesse os dados, tanto em operações normais como com as falhas de energia.
 
Back
Topo