Gadgets Controlar caldeira pelo pc/iphone/ipad

o meu termostato tem 2 peças, emissor que está dentro de casa e o receptor que está ligado à caldeira, eu estava a pensar colocar um switch no cabo que liga o recetor à caldeira e com um sensor de temperatura e o switch ligado ao gateway eu conseguirei controlar fora de casa a temperatura e por exemplo ligar a caldeira meia hora antes de chegar (por exemplo). claro que o termostato que tenho atualmente terá que estar sempre ligado.
 
Também comprei o Netatmo. Instalei-o hoje e para ja funcionou tudo bem com a exceção da ligação ao router que teve que ser feita pelo cabo usb.

Ponderei o Nest e o Lyric T6R (o Tado tinha um preço estratosférico), mas o Netatmo tem um preço canhão com garantia que funcionava na minha caldeira. Sinceramente por 124€ na Amazon.uk não vale apena pensar em chinesises...
 
Também comprei o Netatmo. Instalei-o hoje e para ja funcionou tudo bem com a exceção da ligação ao router que teve que ser feita pelo cabo usb.

Ponderei o Nest e o Lyric T6R (o Tado tinha um preço estratosférico), mas o Netatmo tem um preço canhão com garantia que funcionava na minha caldeira. Sinceramente por 124€ na Amazon.uk não vale apena pensar em chinesises...
Mas a ligação por usb foi so para conectar, não é preciso mais? E que tal? Funciona bem, é fácil ligar a caldeira?
 
Mas a ligação por usb foi so para conectar, não é preciso mais? E que tal? Funciona bem, é fácil ligar a caldeira?
Desculpa o atraso na resposta, não tenho andado por aqui. Sim, a ligação por usb foi só para ligar o relay (o que se liga à caldeira) ao router. Supostamente basta ir lá com o telemóvel que ele "copia" os dados do WiFi pelo Bluetooth mas não funcionou. É claro que isto não é necessário para funcionar já que o termostato funciona por rádio que se liga ao relay e controla a caldeira. A ligação é muito fácil, dependendo da Caldeira é só ligar uns fios ao TA da Caldeira e os outros à corrente. Neste caso pode ser ligado a uma ficha na parede de 220v ou diretamente à Caldeira como fiz.

O funcionamento tem sido impecável. Ao fim de uma semana o termostato aprendeu como se comporta a casa e disponibilizou um novo algoritmo (PID) que mantém a temperatura constante com pequenos arranques da Caldeira. É impressionante, raramente a temperatura fica abaixo ou acima do requisitado. Eu tenho a 20.5 °C e no mínimo desce aos 20.4 e raramente passa dos 20.6.
 
Drachen tens a temperatura sempre a 21 graus ou só qd estas em casa. O termostato dá para colocar várias temperaturas durante o dia certo? Aumentar demanha um pouco antes de acordar e quando se regressa a casa a noite.?
 
Drachen tens a temperatura sempre a 21 graus ou só qd estas em casa. O termostato dá para colocar várias temperaturas durante o dia certo? Aumentar demanha um pouco antes de acordar e quando se regressa a casa a noite.?
Sim, tenho diversas temperaturas. Podes programar durante o dia os períodos que queres, e as temperaturas que queres. Eu tenho um plano de 2 a 6 e depois ao fim de semana outro plano. Quando saio de casa o IFTTT passa a temp para 12°C embora a temperatura prevista no plano é 16°C nas horas de trabalho e a casa nunca chega a isso.

Além disso tens os Manual Boost que te permitem alterar a temperatura prevista. Por exemplo, quando os miúdos vão tomar banho e como quero ter a certeza que os toalheiro ficam quentes ponho na aplicacao ou no termostato a 22 °C e automaticamente ao fim de 30 min (podes escolher o tempo de cada boost) volta à temperatura agendada.
 
Estou mesmo interessado nisto, o termostato de parede que tenho é uma porcaria. Tipo meto 17 ºC e chega lá, depois desliga a caldeira durante tanto tempo que os radiadores até voltam a ficar frios!

Depois consegues dar feedback se efectivamente consegues uma poupança dos 30 e tal % que eles referem?

Cumps
 
@Newbie duas questões quando optas pela opção "Frost Guard" consegues desligar a Caldeira ou consegues cortar o acesso de gás aos radiadores? Questiono porque há caldeiras que fazem AQS em simultâneo e desligar a caldeira não seria a melhor solução senão haverá banhos de água fria :)

Outra questão podes p.f. indicar o fornecedor a quem compraste o NETATMO e que fez a instalação?

Grato pela atenção.
 
Boa Tarde estou a procura de um termostato programador Wi-Fi? para uma caldeira roca? Qual aconselham?
 
Última edição:
@Newbie duas questões quando optas pela opção "Frost Guard" consegues desligar a Caldeira ou consegues cortar o acesso de gás aos radiadores? Questiono porque há caldeiras que fazem AQS em simultâneo e desligar a caldeira não seria a melhor solução senão haverá banhos de água fria :)

Outra questão podes p.f. indicar o fornecedor a quem compraste o NETATMO e que fez a instalação?

Grato pela atenção.

@pmsteixeira,

Desculpa pela resposta tardia mas não recebi nenhuma notificação deste tópico que estou a acompanhar.

A caldeira que tenho tem três modos de funcionamento: aquecimento de AQS, aquecimento central e aquecimento de AQS + aquecimento central (fazendo nestes dois últimos o bypass automático caso se abra a torneira de AQS). A caldeira faz a gestão do aquecimento em simultâneo da AQS e da água quente para o aquecimento central. Se estiver o a caldeira ligada para o aquecimento central e abrirmos uma torneira de água quente é suspenso o aquecimento central e passa automáticamente para o modo de aquecimento da AQS.

Sempre que quero desligar a caldeira coloco em Frost Guard e desliga a parte do aquecimento aos radiadores ficando apenas a caldeira a aquecer a Água Quente Sanitária. Este foi o modo mais simples e eficaz que encontrei para a desligar mesmo e deixei de lado o modo Away porque entra em cena outras configurações (pergunta se queres programar a hora de regresso a casa, etc.) o que pode às vezes fazer com que ligue a caldeira em momentos que não o desejamos.

Quanto à loja envio mp.

O balanço que faço neste momento do sistema é muito satisfatório. Permitiu sobretudo ter um controlo absoluto do aquecimento central e adequa-lo aos meus horários e necessidades. Era mesmo isto que estava a procura quando o adquiri.
 
Comprei o Tado V2 por pouco mais de 100€ antes da Black Friday e até hoje estou muito contente. Fácil de remover o antigo e instalar este. Tenho mapa de temperatura diária e posso configurar para ligar pela minha localização ( se estiver a 10 min de casa ele liga, por ex) Tem um ar “clean” e foi aprovado esteticamente pela Maria.
 
Também estou satisfeito com o tado V2, adicionalmente comprei mais 2 Smart radiator para complementar, permitindo controlar a temperatura na sala e no quarto.

O ponto menos positivo foi que a Tado lançou uma nova versão Plus da aplicação, que paga-se á parte para que tem a V2. Mas nós equipamentos V3 já vem incluído. Mas para mim não achei nenhuma vantagem no upgrade

PS: a melhor altura para comprar é no black friday
 
Tenho uma caldeira da marca alpis, fabricada em Portugal..

Alguem recomenda algum termostato? Sei que a caldeira tem contacto seco que permite a ligação....
 
Bom dia gente,

Estou a procura de um termostato inteligente para controlar a minha caldeira, que não tem nenhum termostato.
Estes 2, o Netatmo e o Tado parecem-me os sistemas mais interessantes.
A quem tem um ou outro, podem dizer qual é o alcance do termostato até à unidade que controla a caldeira e como comunicam? É por wifi ou rádio?
A minha caldeira está 2 pisos abaixo do meu apartamento, não sei se teria alcance suficiente.
 
Boas,

Tenho uma caldeira da Vulkan com uns aninhos, que tem um termostato eletronico na propria caldeira, sendo controlavel através de 2 rodas analogicas (uma para a agua quente e outra para o aquecimento).

Quero passar deste sistema dumb para uma solução wireless e pelo que pareçe o Tado e Netatmo são as melhores soluções.

Quem já usou estes sistemas, pode dar o devido feedback e como o colocaram em 1º lugar?
 
Fui eu que instalei o meu Tado, segui as instruções que o suporte me enviou.

A tado está a mudar para um modelo de negócio com subscrição, para mim não é interessante.

Na black friday costuma haver bons descontos nestes equipamentos, foi onde comprei o meu (no site da tado)
 
Back
Topo