1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Controlar leds, neons

Discussão em 'Electrónica' iniciada por SubDark, 18 de Julho de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 2131)

1. SubDark

SubDark Power Member

Boas.

Estou a pensar fazer uma mini actualização ao meu media center, no qual queria colocar uns leds ou neons, ainda não sei bem.

Eu queria poder ligar e desligar mas através do PC, com um simples carregar do rato/tecla.

Queria saber se existe alguma placa PCI ou outra que possa desempenhar o pretendo, pois estou farto de procurar e nada.

2. metRo_

metRo_ Power Member

o melhor é através da porta paralela, alias eu até de dizia por usb mas parece-me mais simples pela porta paralela. E encontras muita coisa na internet para controlar leds pela porta paralela. www.rogercom.com é uma opção...

Por usb tens também já bastante informação e muita dela usando o PIC18F4550, calma que caso não percebas nada disto não importa. Pois podes comprar o material todo pronto, só terás que soldar e eu estou a falar do seguinte artigo que saiu na elektor (quanto aos direitos de autor, pelo que sei podemos tirar fotocopias de 30% da obra e embora não tenha contado garanto que este artigo não tem 30% da obra) por isso aqui fica a digitalização do artigo: http://rapidshare.com/files/111842796/elektor-USB_metRo_.pdf tem tudo o que precisas para fazer o que queres. Tem 8 saídas de 5V e ainda tem duas saídas analógicas, isto é, podes controlar a tensão entre 0 e 5V. Tem também 8 entradas mas não me parece que seja necessário.
    Tens também o www.arduino.cc que podes mandar vir ja a placa pronta a trabalhar, nunca usei, mas estou mesmo numa de comprar. E para este tens bastante informação, muita mesmo....

Última edição: 18 de Julho de 2008
  3. SubDark

SubDark Power Member

Muito obrigado, excelente informação :banana::banana::banana:

Vou começar a desenvolver o projecto pela porta paralela, e depois se ainda não achar que esteja satisfeito irei avançar para a restantes soluções que me deste

Última edição: 19 de Julho de 2008
  4. metRo_

metRo_ Power Member

De nada, tambem tenho que de vez enquando dar a minha contribuição :) :)

5. DonAC

DonAC What is folding?

eu tenho para aqui ja um prog feito emcque controlas a porta paralela basta escreveres os numeros da porta que queres ligar/desligar e faz isso, e porreiro mas ja nao sei onde anda...
    cumps..

6. SubDark

SubDark Power Member

metRo_ estou com uma duvida, já li alguns tutoriais, mas não sei que tipo de leds é que devo comparar. Ando a ver os de 5mm, agora não sei com que voltagem é que devo comparar, é que so encontro de 12v. E qual a resistência que também devo comparar?

Eu estava a pensar compara este:

http://cgi.ebay.de/20-LEDs-blau-150...ryZ72686QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Espero não ter cometido nenhuma gralha, pois não entendo quase nada de electrónica.

7. metRo_

metRo_ Power Member

Não cometeste, agora tens que ter em atenção também a corrente. Mas era melhor desenhar um circuito antes de comprares o material. Outra coisa que gostava que alguém respondesse é que para controlar os leds de 12V e visto que a tensão da porta paralela é de 5V ele vai precisar de um rele, certo?

Uma ajuda para calculo das resistências: http://www.casemodbr.com/resistor.htm

8. JDizzyking

JDizzyking Power Member

pq n fazes um controlador de neon, por exemplo com um interruptor clicas para baixo ele desliga clicas para cima ele liga um led e o neon, o led é so para dizer que esta a trabalhar

9. metRo_

metRo_ Power Member

Mas ele queria mesmo controlar pelo PC, pelo menos é o que diz no primeiro POST...

10. g_card

g_card Power Member

11. SubDark

SubDark Power Member

Bem, já fiz algumas evoluções no projecto utilizando unicamente a porta paralela, mas queria algo mais.

Passo a explicar, queria obter mais intensidade de luz, e suponho que isso só se consiga utilizando uma fonte com mais que os 5v que a porta paralela dá.

Sendo assim, como é que posso montar um sistema com uma fonte de alimentação externa e com a porta paralela ou outra qualquer a controlar os leds?

Queria uma coisa simples, pois não tenho grande experiência... Por isso dou preferenciais a uma solução já montada.

Última edição: 23 de Julho de 2008
  12. metRo_

metRo_ Power Member

parece que para usares essa alimentação externa vais precisar de usar um rele, e não é complicado, basicamente o que fazes é com a porta paralela activas ou desactivas o relé e este é o que vai abrir ou fechar o circuito do led com a alimentação externa... depois posso explicar melhor, estou com alguma pressa....

13. SubDark

SubDark Power Member

Ok, metRo_, fico então a espera dessa tua explicação, também não existe pressa pois isto para mim é um passa tempo.

Pedia-te é que depois me indicasses, isto é se poderes, todo o material que eu necessito com todos os dados tecnico ou um link para os mesmo.

14. metRo_

metRo_ Power Member

Resumindo tu neste momento só queres alimentar o led com 12V em vez dos 5V da portaparalela, certo?

15. JDizzyking

JDizzyking Power Member

mas a partir da paralela tb podes alimentar a 12 tens é de construir um esquema que te aumenta a tensao de 5 para 12

16. g_card

g_card Power Member

um transístor e puxar um cabo de 12V da fonte....

17. JDizzyking

JDizzyking Power Member

não, a partir de uns transistores e um rele faz-se isso

18. PTNetSurfer

PTNetSurfer Power Member

posso não ter lido bem, mas, a tua intenção é pôr o led a luzir com mais de 5v?

19. JDizzyking

JDizzyking Power Member

sim m minha intenção era a 12

20. SubDark

SubDark Power Member

Sim é isso. Suponho que assim vá obter mais brilho, ou estou errado?

Partilhar esta Página