Controlar o PC atraves de teclado/rato distante...em wireless..como ?

madafakapc

Power Member
Ora bem,keria usar um controlo remoto ou teclado ou rato para controlar um PC que está ligado na TV, mas está fora do alcance....pq está noutra divisao da casa....como não encontro cabos para ligar isto...é possivel via wireless com uma placa wireless controlar o PC....via teclado wireless o que sehja.....
 
Boas

Se bem percebi tens o pc ligado à tv, mas o pc e a tv estão em divisões diferentes, certo? Penso que deves estar a usar um emissor/receptor sem fios para a imagem e som. Ora, soluções sem fios para controlar o pc existem várias, Mas dependem das distâncias, numero de paredes/obstaculos entre ambos, etc.

Assim de repente lembrei-me de uma que às vezes uso, que é pelo bluetooth do telemóvel. Tendo uma daquelas pen's bluetooth no pc e com um software que encontrei da para controlar o pc pelo telemóvel. O software permite controlo do rato, introdução de texto, perfis com comandos específicos para aplicações (controlar winamp, wmp, etc).
Mas esta é uma solução mais para desenrascar e pode não ser a solução mais pratica para o teu caso, e o alcance é um pouco limitado, mais pelo tel que pela pen. Tenho uma pen BT da Conceptronic que dá (supostamente) até 200m e com o meu tel consigo no maximo ate 5m com uma parede pelo meio.

Com ratos/teclados sem fios o alcance é ainda mais limitado, não me parece que vá para além da mesma divisão.. Talvez teclados/rato que usem Bluetooth tenham mais alcance.. não sei pq nunca tive uns..

Encontrei isto:

Teclado dobrável Qwerty Bluetooth
que penso que tb deve dar para ligar ao pc, mas não sei qual será o alcance, e o preço é um "bocado" pro elevado..

E isto:

SAPPHIRE TECHNOLOGY Telecomando Control Bob
bem mais barato, que funciona por ondas rádio, mas também não diz o alcance..

Dá aí mais uns detalhes sobre a configuração que está a usar, distâncias, e para que uso será (assumo que seja para algo tipo media center)
 
Última edição:
tenho o meu pc ligado à tv por rf (canal sintonizado e tal)(isto é, por cabo coaxial, arranjei um modulador de RF e voilá...) agora preciso mesmo é de controlar akilo à distancia visto nem conseguir arranjar um dakeles conversores que penso existirem para aproveitar os cabos de rede cat5 para usb...por exemplo....

Pretendia entao talvez algo do genero com infravermelhos, bluetooth, mas mesmo para desenrascar a coisa, pq apenas kero controlar os videos que pretendo visualizar na TV.....tenho alias uma ligação de rede perto...com rtouter e switch mas como já vi que por ai nao consigo.....

Se possivel...qual é esse software que permite compatibilizar telele com PC....tenho um Motorola E1000....obrigado!

Tb já ouvi falar em algo de X-10 com modulos mas já sao muitas coisas....preço tb é carote....e assim quase que coloco outro PC junto da TV.....
 
O programa que uso para controlar o pc com o tel por BT é o PuppetMaster. Já testei outros parecidos mas penso que este é o melhor, pelo menos para o meu caso (tenho um Motorola E770v).

Já tem perfis para iTunes, winamp, WMP, ZoomPlayer, e permite criar perfis novos para determinado programa em que podemos escolher o que cada tecla do tel vai fazer. Também permite criar scripts (em Visual Basic, Java, ou numa versao mesmo do programa) para comandos mais complexos.

Agora é preciso é ver se o Bluetooth consegue alcançar a distância para o teu caso, que acaba por ser limitado pelo alcance do telemóvel, visto que a maioria dos adaptadores (pen's) indicam alcances de 40m ate 200m. De qq maneira recomendo ir para o melhor que puderes pagar (alguns até têm mini antenas). Eu tenho um destes

Penso que também devem existir soluções que usem uma rede wifi (acho q até já vi algo do género para PSP), é uma questão de pesquisar.


Já agora, enquanto estava no site da ***** encontrei isto:
http://www.*****.pt/images/catalogo/hardware/g/8714909006958.jpg
Conceptronic Multimedia Remote Control USB
 
Última edição:
Desculpem lá estar a "ressuscitar" a thread moribunda, mas em relação ao bluetooth (e penso que não vou dizer asneira, mas se for corrijam-me) o alcance de, neste caso, um teclado BT não depende do alcance do adaptador no computador mas sim do alcance do teclado.

Pondo isto em termos práticos para que se perceba melhor, se um PC tiver um adaptador BT com alcance de 100m, e tivermos um teclado BT com um alcance de 10m, se estivermos a uma distância de 50m do PC o teclado não irá funcionar já que o teclado apenas emite até 10m (isto em condições óptimas), sendo que o teclado é capaz de detectar o pc mas não transmitir para ele a essa distância. Os engenhos BT dependem do alcance de emissão e não de recepção para funcionar.

Isto para dizer que não sei se o BT é uma opção para ti porque depende da distância e obstáculos, mas caso sirva no raio de 5m (para descontar as interferências e obstáculos) acho que deves apostar no BT.
 
Back
Topo