1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Controlar ventoinhas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cachucho, 30 de Junho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1663)

1. cachucho

cachucho Power Member

Boas queria saber como é que controlo a ventoinha do cpu?

obrigado

2. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

compras um controlador de ventoínhas ou então fazes o download do speedfan a ver se dá.

3. cachucho

cachucho Power Member

pois mas atravez do speedfan nao dá.

o meu problema é o seguinte. eu tenho normalmente a ventoinha nos 2400rpm mas quando a temp começa a diminuir as rmp baixam, mas eu queria que se mantivessem para descer ainda mais a temperatura

4. luxboy

luxboy Power Member

ha ok.. entao mas isso é a ventoinha do cooler do processador.. tenta ver na bios se dá para desligar isso de aumentar a rotação com a subida da temperatura.. cool n quiet nos amd por ex..
    se não der podes ligar directamente o fio preto e vermelho da ventoinha a uma ficha molex.. e fica sempre no maximo..

5. cachucho

cachucho Power Member

vou ver se tenho alguma opção dessas na BIOS, se nao tiver vai ter que ficar assim porque nao me arrisco a mexer na parte do hardware.

P.S- so ponho e tiro as rams de resto nao altero o hardware

6. luxboy

luxboy Power Member

não seria nada arriscado.. apenas estarias a trocar de ficha a ventoinha.. lol para uma ficha k n seja controlada pela temperatura do processador..
    outra coisa, o ventilador tem 3 ou 4 fios?!

7. cachucho

cachucho Power Member

8. luxboy

luxboy Power Member

entao ate podes trocar.. e em vez d a ligares a ficha k ta agora CPU FAN.. liga a ficha igual k serve para Case FAN.. as duas fichas sao iguais e estao na motherboard..

9. cachucho

cachucho Power Member

nao leves a mal mas nao estou a perceber nada. é para ligar a ventoinha do processador onde esta ligado a ventoinha da caixa?

10. luxboy

luxboy Power Member

sim.. penso k a tua board tem duas fichas para ligar ventoinhas correcto?!
    uma delas pra ventoinha do cpu.. e outra pra ventoinha de caixa.. s tiveres..
    se keres a do processador sempre ao maximo da velocidade podes trocar as fichas de sitio..

ou seja ligas o ventilador do cpu ao conector da board dedicado a ventoinha da caixa.. percebes?!

11. cachucho

cachucho Power Member

sinceramente nao percebo muito disso, acho que vou comprar uma caixa nova que tenha um bom airflow e um novo cooler que assim ja nao tenho problemas de aquecimento

12. di0g0_12

di0g0_12 Power Member

tens medo de mudar de ficha mais vais comprar uma caixa nova e um cooler?

e montar depois?

so se pagares a alguem pa montar.

13. cachucho

cachucho Power Member

pois la tera de ser. vou ter que pagar na loja. tenho que ver se aprendo a montar que isto de ter que pagar nao dá com nada.

14. di0g0_12

di0g0_12 Power Member

eu tambem nao sabia montar mas se ao tirares os fios veres onde eles tao metidos depois e so voltar a meter no sitio..

eu tambem nao sabia e agora monto e desmonto o meu e de alguns amigos meus...

15. cachucho

cachucho Power Member

nao perco nada em exprimentar.

amanha ja abro isto e exprimento, a ver se nao estrago nada.

que isto de pagar 20€ por montagem...

16. luxboy

luxboy Power Member

normalmente nao estragas nada a serio.. a nao ser k mudes as coisas d sitio.. por ex meteres memorias ao contrario.. lol conectores em sitios errados.. mas mesmo assim n fazes grandes estragos..

17. telheiras

telheiras Power Member

Para garantir que conseguimos controlar as ventoinhas, o que é que devemos ter em conta quando compramos o pc?

18. luxboy

luxboy Power Member

nao é mto por ai.. tipo.. normalmente a maioria das pessoas querem os pcs silenciosos.. logo os fabricantes de mb comecaram a pensar nisso, dai aparecer isso da temperatura do cpu controlar o ventilador do mesmo.. para o teres a funcionar a 100% da velocidade e produzir o ruido maximo dele tens k o ligar a 12v.. fio vermelho e preto das fichas molex por ex.. é simples.. nao estragas nada nem ha problema..

algumas MB dao pra controlar com software proprio, e ate mesmo com speedfan.. outras não dao..

Partilhar esta Página