1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Controlo de Frequencia [Centrino/Linux]

Discussão em 'Programação' iniciada por Fric, 29 de Agosto de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 985)

1. Fric

Fric Power Member

Viva,

Na minha antiga ( ja sou sr eng :D ) faculdade (tecnico), ao longo do ultimo ano, faz-se um trabalho de desenvolvimento ou de engenharia, denominado trabalho final de curso. O meu consistiu no estudo e criacao de mecanismos de poupanca de energia em sistemas embebidos.

Apesar de os mecanismos terem sido criados com o proposito de funcionarem em sistemas embebidos a plataforma de teste dos mecanismos propostos foi um computador portatil.

Como prometido num outro post q fiz aqui na techzone vou publicar o trabalho uma vez q e' sem duvida muito util, chegando a ter ganhos na ordem dos 50% de aumento da autonomia em casos pontoais e numa generalidade dos casos de proximo de 30%.

Se tudo correr bem, varia a frequencia de relogio, o throttling e a tensao do cpu. Ja existe software semelhante penso q nao tenha os mecanismos de interaccao com as aplicacoes implementados.

Enfim, foi algo q deu trabalho e penso q sera um contributo para novos mecanismos de poupanca de energia :)

Em primeiro lugar deixo uma apresentacao q tenta sumarizar o q foi feito:
    http://fric.no.sapo.pt/Apresentacao.ppt

Um artigo q foi aprovado e sera publicado numa conferencia numa outra faculdade:
    http://fric.no.sapo.pt/ArtigoFinal.pdf

O relatorio do trabalho:
    http://fric.no.sapo.pt/RelTFC49349.pdf

E por ultimo o codigo source:
    http://fric.no.sapo.pt/Codigo.zip

Espero q seja util a alguem.

Quanto aos copyrights, podem fazer o q quiserem menos ganhar dinheiro, desde q me refiram.

Fiquem bem

2. Me and you

Me and you Power Member

muito bom mesmo!!!! :eek: :D
    já agora qual foi a nota deste trabalho?

3. Fric

Fric Power Member

16 valores

No meu entender acho q a nota justa seria 17 mas os gajos sao mm mt rigorosos mas pronto, fico feliz na mesma pois terminei o curso com a avaliacao deste trabalho, tava tao contente q nem protestei mt.

Fica bem

4. kingdom

kingdom 1st Folding then Sex

De qualquer forma, 16 valores não foi anda mau apesar de que o trabalho está mesmo muito bom. Estive a vaguear no source-code e achei que estava aqui um programa 5 estrelas.

Desde já os meua parabens pelo curso completo e pelo programa.

Cumps

5. Me and you

Me and you Power Member

quero seguir eng. electr. mas axo que tenho que começar a estudar mais pk pelo que vejo no técnico "puxam" bem.
    Esse trabalho tb foi apresentado oralmente ou foi só entregue?

6. Fric

Fric Power Member

Houve uma apresentacao oral de cerca de 1 hora e meia com direito a questoes por parte do juri (3 professores a fazerem questoes sobre as decisoes tomadas e verificacao se fui eu q fiz o trabalho)

Estavam ainda mais umas 12 pessoas (colegas e amigos) a assistir a' apresentacao :P

Felizmente n tenho problemas a falar para muita gente, n me sinto "mal"... sinceramente ate me sinto bem :D

Quanto ao curso, acho q se aprende mta coisa desnecessaria mas tudo serve para criar uma elevada flexiblizacao da mente em q te consegues adaptar mesmo a coisas q nao gostas. Cria-se tambem uma metodologia de trabalho muito diferente do habitual, por isso mesmo e' q dizem q estes cursos sao muito dificeis/trabalhosos.

Felizmente fiz em 5 anos, com a ajuda preciosa de varios colegas, e' fundamental um bom grupo de trabalho :)

Obrigado kingdom :)

Fiquem bem

7. Me and you

Me and you Power Member

só mais uma questão :P
    que linguagens de programação se aprende nesse curso?
    desculpa tantas perguntas

8. Fric

Fric Power Member

Ha varias, desde C (aprendes esta a fundo), java, assembly, c++, entre muitas outras.

Mas se queres programar entao vai para eng informatica pois tens mais linguagens e mais cadeiras de programacao.

Em electro tens muitas cadeiras fora do conceito de informatica, desde cadeiras de controlo, em q crias mecanismos de controlo de um motor por exemplo, a cadeiras de energia electrica. Falas ainda sobre propriedades fisicas dos materiais... epa tanta coisa... q nunca mais acaba.

Para mais info podes ir aqui:
    https://fenix.ist.utl.pt/publico/sh...Description&executionPeriodOID=82&degreeID=14

Fica bem

9. greven

greven Folding Artist

Deves ser do meu ano Fric... mas eu ainda não acabei.... talvez para o ano! :D Subscrevo tudo o que o Fric disse nestes dois últimos posts.

Bom trabalho m8!

10. bem ..

1º parabens por teres terminado o curso
    2º parabens por partilhares o teu trabalho com o mundo

e depois aproveito para perguntar se alguem conhece .. se é que existe um sitio onde se partilhem esses trabalhos .. fora das faculdades !!!
    É que acho que em pt se guarda em demasia os nossos trabalhos !! E depois é facil para pessoas de outros meios andarem sempre a dizer que não se faz nada em PT !!

PS: sigam com a partilha que a ideia é 5 estrelas !!

11. acrobat

acrobat Power Member

grande trabalho.... parabens pah!!

podiamos ter aki uma thread po ppl ir pondo trabalhos...
    mas assim evitava-mos trabalho ao ppl que vem aki pedir pra que lhe façam um trabalho :-D ....

12. Morais

Morais Power Member

Peço desculpa pelo ligeiro off-topic, desde já parabens por teres completado o curso e pelo projecto, mas queria só corrigir que o curso mais avançado em termos de programação que existe não é Engenharia Informatica mas sim Ciencias de Computadores ou (este já mete electronica ao barulho) Engenharia de Redes e Sistemas Informaticos.

Queria só dizer isso, é que há muito povo que ainda pensa que para programar têm que ir a Eng. Informatica.

P.S.: Se a minha vida pessoal e financeira assim o permitir irei "comprar" as restantes cadeiras que me permitem ter CC e ERSI feitos (para quem não entendeu nada do que acabei de dizer, CC e ERSI apenas diferenciam a partir do segundo ano e, mesmo assim, num certo numero de cadeiras).

Última edição: 30 de Agosto de 2005
  13. é assim mm ... sempre a andar !!!

pois eu se a vida financeira o permitir ... tiro mestrado e desapareço de PT !!! Cá todos os Eng são só teoricos... ( é sempre a mm boca dos patrões ) :004: :lol:

14. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

Parabens pelo curso e pelo projecto;)

15. timber

timber Zwame Advisor

Parabéns Fric
    Tás lá. Sei bem qual é a sensação
    Quando um gajo está a arrumar os cabos do portátil e a fechar o powerpoint é aquela sensação...
    Vais ter saudades
    Eu tenho

16. Fric

Fric Power Member

Sinceramente ja ando a sentir falta daquele ambiente universitario, e' algo q nunca nos esquecemos e ficara para sempre conosco num cantinho especial arquivado na memoria :)

Comeco a sentir falta principalmente pq entrei para um trabalho muito exigente (consulturia, mais propriamente Deloitte). Mas claro, tb existem benificios. O principal e' sem duvida o facto de no final do mes receber uns trocos :P

Fiquem bem e mais uma vez obrigado

Partilhar esta Página