1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Controlo de users do samba

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por muddymind, 22 de Agosto de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 695)

1. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Boas!

Eu tenho um servidor samba a correr numa máquina com o ubuntu mas tou com algumas dificuldades a por aquilo a funcionar como quero...

O Ubuntu está integrado numa M$ AD e possui não só utilizadores locais como também utilizadores da AD... Nos utilizadores do Samba, não consigo colocar os utilizadores como pertencendo ao domínio mas sim da máquina (assim para fazer login tnh de fazer nomedamaquina\utilizador ao invés de dominio\utilizador)... Para controlar as permissões de escrita, tive de criar um grupo local e mudar as permissões locais da pasta para puder ser alterada para esse grupo...

Ora, isto tudo funciona mas não da forma que eu quero... Eu queria que o utilizador pudesse autenticar-se com dominio\utilizador e que os grupos de permissões pudessem ser os da AD para facilitar a gestão de grupos... como posso fazer isso?

[]

ps-aqui está a forma do meu smb.conf:
    Código:
    [global]
    	security = domain
    	realm = DOMAIN.COM
    	password server = SERVER.DOMAIN.COM
    	workgroup = DOMAIN
    	winbind separator = +
    	idmap uid = 10000-20000
    	idmap gid = 10000-20000
    	winbind enum users = yes
    	winbind enum groups = yes
    	template homedir = /home/%D/%U
    	template shell = /bin/bash
    	client use spnego = yes
    	encrypt passwords = yes
    	winbind use default domain = yes
    	map to guest = Bad User
    	winbind refresh tickets = yes

[share]
    	writeable = yes
    	valid users = teste
    	path = /home/user/Desktop/share
    EDIT:Já resolvi a questão dos grupos... só falta mesmo resolver o problema do domínio na autenticação...

Última edição: 22 de Agosto de 2007
  2. msdevweb

msdevweb Power Member

Nao percebi muito bem a tua duvida, queres que a autenticaçao dos utilizadores do workgroup sejam autenticados e identificados como users no samba?

Bem, se for isso tenta alterar a security para user, e colocar o todas as estaçoes que acedem ao samba com o mesmo workgroup. Nota que todos os utilizadores devem estar "inseridos" e registados no samba para que a sua autenticaçao funcione.

bem, como nao percebi bem a tua duvida, nao sei se o que escrevi te ajuda em alguma coisa.
    Explica-te um pouco melhor...

Cumps.

3. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Quando tou a fazer a autenticação de um user eu tnh de fazer nome_da_maquina\user... não será possível configurar o samba a aceitar a autenticação do tipo dominio\user? Isto é praticamente uma alteração de cosmética mas isto para alguns users pode fazer confusão :007:

[]

Partilhar esta Página