1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por RCSantos, 29 de Dezembro de 2016. (Respostas: 2000; Visualizações: 87869)

1. Natto

Natto Power Member

Ha Ha ala lente dessas para FF?

2. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Lente que faça o mesmo em FF?

Ou lente da qual se diga o mesmo? :P

Para fazer o mesmo, penso que uma 24-105 f/4L seria o mais equivalente, considerando as diferenças no tamanho dos sensores.

Para se dizer o mesmo, provavelmente a 24-70mm f/2.8 L II. Um pouco mais curta no lado tele, mas com uma qualidade óptica excepcional.

3. Natto

Natto Power Member

Desculpa, só reparei agora que tinha escrito mal lol raio do tradutor.

Basicamente perguntei se haverá alguma lente tão boa no mesmo ball park de preço á venda para FF?

4. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Eu considero a 24-105 a sua equivalente, embora não seja uma lente tão especial como a 17-55.

O preço duma 17-55 f/2.8 por acaso nem é muito diferente do preço duma 24-105mm f/4 L, mas apesar de, ao se considerar o crop factor, as duas lentes permitirem atingir resultados muito semelhantes, uma não está bem na mesma gama do que a outra, dentro dos segmentos em que se inserem.

A 24-105 f/4 L, apesar de ser boazinha e até ser uma lente L, é também vendida como lente de kit (tipo lente de kit premium). Opticamente é uma lente ok, não é nada de extraordinário. Tem a vantagem da robustez por ser L, mas no segmento das lentes L é apenas uma das mais baratas.

Já a 17-55 f/2.8, no segmento de lentes APS-C nativas Canon, é a melhor de todas. É o topo do topo. Não tem toda a robustez da 24-105mm, mas opticamente não fica longe de algumas lentes prime.

De resto, o meu entendimento é esse: que a lente equivalente para full-frame é a 24-105. Se convertermos os 17-55 f/2.8 para os 35mm temos uma 27-88mm com profundidade de campo equivalente a f/4.5. Não muda muito.
    E foi exactamente essa a escolha que eu fiz ao transitar para full-frame. Estou a usar a 24-105 como lente standard em full-frame, para fazer com ela o que fazia com a 17-55 em APS-C.

E que eu não seja mal interpretado: apesar de opticamente não ser tão boa, nem por um segundo me transmite qualquer ideia de ser uma má objectiva, muito pelo contrário, é uma lente L, é uma lente profissional, é um tanque de guerra. Apenas sei que não tenho com ela resultados tão sharp como tinha com a 17-55, mas por outro lado posso usá-la em condições em que a 17-55 tinha que ser protegida, devido às diferenças na qualidade de construção.

Para se ter a mais sharp, há sempre a 24-70 f/2.8 L II USM. Essa sim, é o topo do topo, mas em full-frame

5. Natto

Natto Power Member

Ok, obrigado. Se se conseguisse arranjar essa 24-70 em promo num black Frida a um bom preço era brutal.

E em relação a tua 35/1.4 Art? Como é que se porta?

Vi uma review da 50 1.4 Art para canon FF e dizem ser uma das mais sharps se nāo a mais sharp mesmo tendo em conta o preço como comparação.

6. CokasPT

CokasPT Power Member

Preciso da vossa ajuda :winknu:
    Na próxima semana vou passar uns dias a Inglaterra e gostava de saber um pouco da experiência de quem já visitou Londres e como podemos tirar o melhor partido do local para as nossas fotografias. Por norma em viagens gosto de levar uma máquina e duas objectivas, no máximo. No início do ano visitei os Açores e levei uma grande angular (10-24 da Fuji) e uma 35 mm f2 para desenrascar outras situações. Adorei as fotos e imprimi muitas delas. Agora para Londres sei que é um contexto completamente diferente e muito provavelmente não me vejo a usar o tripé para fotos de longa exposição. Também li que a polícia tem um olhar muito atento aqueles que andam com grandes equipamentos nas mãos, além disso tenho algum receio de ser uma mira para aqueles larápios que procuram o melhor turista. Será que estou a exagerar?

Neste momento tenho uma X-T2 e não é propriamente pequena. Já ponderei arranjar uma Ricoh GR II mas fico bastante comprometido com a distância focal. Qual a vossa experiência e o que é que aconselham neste caso? Tanto no que se refere a objectivas como máquina a usar.

7. MEIA

MEIA Power Member

Acho que isso só depende do teu estilo e do que estás mais à vontade. Eu fui lá com uma 6D + 24-70mm + 70-200mm e nunca tinha tirado tantas fotos de lazer em tão pouco tempo. Conjunto perfeito para mim então 70-200
    Eu por exemplo não consigo atinar com as grandes angulares.

8. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Essa é provavelmente a minha lente menos usada, neste momento, desde que comprei a 17-55. Mas antes disso era o extremo oposto, estava quase sempre encaixada na câmara. Depois de ter arranjado uma zoom minimamente rápida a cobrir a mesma distância focal, a minha predisposição para trocar da zoom para a prime reduziu drasticamente.
    Opticamente é fabulosa, na focagem é que nem tanto. Com boa luz, e a usar o ponto central de foco, porta-se relativamente bem. Com pouca luz ou em contraluz, na mesma com o ponto central, fraqueja um bocado na consistência a focar, ora acerta, ora falha. Fora do ponto central é para esquecer, é lotaria.
    Daí que...a minha opinião sobre ela seja um bocado dividida. É uma boa objectiva, mas dificilmente é a minha primeira opção. Não me desfaço dela porque arranjei-a a um excelente preço, pelo qual não arranjo outra se alguma vez precisar e, assim, ela vai continuando por cá.

9. kodiak

kodiak Power Member

Olá pessoal.

Antes de mais peço desculpa se isso não é o sítio correcto para perguntar mas cá vai.

Não percebo nada de fotografia e recentemente faleceu um familiar meu que deixou-me algum material. Como não lhe vou dar uso, gostaria de o vender.

1 - Conhecem alguma loja na região centro do país que compre material usado?

2 - Para além do OLX (que detesto) recomendam algum sítio para colocar à venda material?

3 - Tenho uma lista de material mas não sei o seu valor. Onde posso saber preços médios (de usados)?

Obrigado.

P.S. Não coloco aqui a lista de material pois não sei se é permitido.

10. jjmaia

jjmaia What is folding?

Podes por a lista, mas se quiseres vender tens de criar topico na seccao correcta.
    Se nao gostas do OLX usa o Facebook. Vais conseguir muito mais do que se venderes numa loja de usados.

BTW, fiz uma amiga aqui em Melbourne que usa uma Z6. Estive a usa-la e gostei muito, parece uma D7200 mas mais rapida. Estou muito satisfeito com a X-T3, mas se quiser ir para FF certamente optaria por Nikon outra vez.

11. MylleZ

MylleZ Power Member

A tua amiga percebe da coisa :)
    Tou a gozar, mas também adoro a minha Z 6.

Cumps

12. jjmaia

jjmaia What is folding?

Oh, ela ja estava habituada a Nikon (tinham uma d3300), veio para ca com o mesmo visto que eu e como ganha algum a tirar fotos pelo airbnb experiences passou para FF, ate porque o material fotografico aqui e' barato.

13. MylleZ

MylleZ Power Member

Xi, isso é que foi um salto :)
    Mas sim, quem está habituado à Nikon, sente-se imediatamente em casa, com estas Z.

14. jjmaia

jjmaia What is folding?

Sim, por acaso senti isso, ja nao uso Nikon ha 1 ano (por acaso nem reparei que ja passou um ano desde que vendi a D7200) e senti-me logo em casa.
    Nao estou preocupado em mudar, mas gostei mesmo da camara, o grip entao e' perfeito. Mas gosto muito dos controlos da Fuji :D

15. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

16. matavelhos

matavelhos Power Member

boas, há uns tempos algum de vocês colocou aqui um site onde se podia encomendar vários tipos de impressões e onde se conseguia escolher de entre uma grande variedade de molduras, papel, etc.. Pensei que o tinha nos favoritos, mas não encontro. Alguém me consegue ajudar?

17. Shadow_

Shadow_ Power Member

Acho que foi o @APedro que publicou se bem me lembro

18. APedro

APedro Power Member

https://www.caixilho.com/pt

Ainda ontem pedi umas provas para as próximas impressões.

Na eventualidade de pedires provas, fazem um desconto de 25%.

19. matavelhos

matavelhos Power Member

Muito obrigado :)

20. RadioMusic

RadioMusic Power Member

Sabem de algum software ou website para escrever storyboards/Guioes para Curta-Metragem, ou pequenos videos, tipo comerciais ? O tipo não interessa, era só para contextualizar.

Não queria estar a gastar papel e queria uma coisa fácil e intuitiva para enviar para clientes e também para alguns projectos pessoais