Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Olha...sinto-me numa posição quase privilegiada para falar disso.

Tive essa câmara, tive as objectivas que tens e usei-as nessa câmara, tenho a câmara que te desperta interesse, e tenho a objectiva pela qual estás a perguntar.

Para já, adianto-te que concordo com o raciocínio de primeiro lentes e depois corpo. Cheguei a usar a 1200D com lentes que valiam o dobro dela. Nunca me arrependi de o ter feito. Ao menos posso dizer que vi tudo o que aquela câmara e aquele sensor conseguiam fazer.

Quanto à Canon EF-S 17-55mm f/2.8 USM...sinceramente o meu maior erro foi tê-la comprado tão tarde. É uma boa objectiva, é uma aposta sólida, é uma lente robusta, é consistente nos resultados...como diz a Canon, é uma lente de alto desempenho.
Diria que foi a melhor compra que fiz para a minha 80D, superou as minhas expectativas. Se a tivesse arranjado mais cedo, provavelmente nunca teria comprado a maior parte das primes que tive/tenho. É uma lente que dá confiança para trabalhar. Comprei-a achando que a coisa não ia pegar, essencialmente para aproveitar o preço que estava muito bom, e a pensar "se não gostar, vendo", mas o facto é que em pouco tempo ela passou a estar colada à minha câmara. As primes começaram a passar meses a fio sem saírem da caixa, porque nem na qualidade óptica eu sentia que estivesse a perder alguma coisa ao usar uma zoom.

Tem é a noção...ela é pesadinha. Na 1200D vai desequilibrar-te o conjunto, a câmara vai cansar-te mais a mão direita ao fotografar, porque essa câmara tem um punho pequeno.

Não a recomendaria para vídeo porque o seu sistema de estabilização não está preparado para que se mexa a câmara em nenhuma direcção. É o senão de ser uma lente já com alguns anos.

Talvez eu venha a vender a minha daqui a algum tempo, visto que comprei agora a minha primeira full-frame, mas até que eu me sinta totalmente satisfeito (ainda não usei muito) com esta nova aposta que fiz, ela não vai a lado nenhum :biglaugh: Nem ela nem a 80D :biglaugh:

Ha Ha ala lente dessas para FF?
 
Lente que faça o mesmo em FF?

Ou lente da qual se diga o mesmo? :P

Para fazer o mesmo, penso que uma 24-105 f/4L seria o mais equivalente, considerando as diferenças no tamanho dos sensores.

Para se dizer o mesmo, provavelmente a 24-70mm f/2.8 L II. Um pouco mais curta no lado tele, mas com uma qualidade óptica excepcional.
 
Desculpa, só reparei agora que tinha escrito mal lol raio do tradutor.

Basicamente perguntei se haverá alguma lente tão boa no mesmo ball park de preço á venda para FF?
 
Eu considero a 24-105 a sua equivalente, embora não seja uma lente tão especial como a 17-55.

O preço duma 17-55 f/2.8 por acaso nem é muito diferente do preço duma 24-105mm f/4 L, mas apesar de, ao se considerar o crop factor, as duas lentes permitirem atingir resultados muito semelhantes, uma não está bem na mesma gama do que a outra, dentro dos segmentos em que se inserem.

A 24-105 f/4 L, apesar de ser boazinha e até ser uma lente L, é também vendida como lente de kit (tipo lente de kit premium). Opticamente é uma lente ok, não é nada de extraordinário. Tem a vantagem da robustez por ser L, mas no segmento das lentes L é apenas uma das mais baratas.

Já a 17-55 f/2.8, no segmento de lentes APS-C nativas Canon, é a melhor de todas. É o topo do topo. Não tem toda a robustez da 24-105mm, mas opticamente não fica longe de algumas lentes prime.

De resto, o meu entendimento é esse: que a lente equivalente para full-frame é a 24-105. Se convertermos os 17-55 f/2.8 para os 35mm temos uma 27-88mm com profundidade de campo equivalente a f/4.5. Não muda muito.
E foi exactamente essa a escolha que eu fiz ao transitar para full-frame. Estou a usar a 24-105 como lente standard em full-frame, para fazer com ela o que fazia com a 17-55 em APS-C.

E que eu não seja mal interpretado: apesar de opticamente não ser tão boa, nem por um segundo me transmite qualquer ideia de ser uma má objectiva, muito pelo contrário, é uma lente L, é uma lente profissional, é um tanque de guerra. Apenas sei que não tenho com ela resultados tão sharp como tinha com a 17-55, mas por outro lado posso usá-la em condições em que a 17-55 tinha que ser protegida, devido às diferenças na qualidade de construção.

Para se ter a mais sharp, há sempre a 24-70 f/2.8 L II USM. Essa sim, é o topo do topo, mas em full-frame
 
Ok, obrigado. Se se conseguisse arranjar essa 24-70 em promo num black Frida a um bom preço era brutal.

E em relação a tua 35/1.4 Art? Como é que se porta?

Vi uma review da 50 1.4 Art para canon FF e dizem ser uma das mais sharps se nāo a mais sharp mesmo tendo em conta o preço como comparação.
 
Acho que isso só depende do teu estilo e do que estás mais à vontade. Eu fui lá com uma 6D + 24-70mm + 70-200mm e nunca tinha tirado tantas fotos de lazer em tão pouco tempo. Conjunto perfeito para mim então 70-200 [emoji1786]
Eu por exemplo não consigo atinar com as grandes angulares.
 
E em relação a tua 35/1.4 Art? Como é que se porta?
Essa é provavelmente a minha lente menos usada, neste momento, desde que comprei a 17-55. Mas antes disso era o extremo oposto, estava quase sempre encaixada na câmara. Depois de ter arranjado uma zoom minimamente rápida a cobrir a mesma distância focal, a minha predisposição para trocar da zoom para a prime reduziu drasticamente.
Opticamente é fabulosa, na focagem é que nem tanto. Com boa luz, e a usar o ponto central de foco, porta-se relativamente bem. Com pouca luz ou em contraluz, na mesma com o ponto central, fraqueja um bocado na consistência a focar, ora acerta, ora falha. Fora do ponto central é para esquecer, é lotaria.
Daí que...a minha opinião sobre ela seja um bocado dividida. É uma boa objectiva, mas dificilmente é a minha primeira opção. Não me desfaço dela porque arranjei-a a um excelente preço, pelo qual não arranjo outra se alguma vez precisar e, assim, ela vai continuando por cá.
 
Olá pessoal.

Antes de mais peço desculpa se isso não é o sítio correcto para perguntar mas cá vai.

Não percebo nada de fotografia e recentemente faleceu um familiar meu que deixou-me algum material. Como não lhe vou dar uso, gostaria de o vender.

1 - Conhecem alguma loja na região centro do país que compre material usado?

2 - Para além do OLX (que detesto) recomendam algum sítio para colocar à venda material?

3 - Tenho uma lista de material mas não sei o seu valor. Onde posso saber preços médios (de usados)?

Obrigado.

P.S. Não coloco aqui a lista de material pois não sei se é permitido.
 
Podes por a lista, mas se quiseres vender tens de criar topico na seccao correcta.
Se nao gostas do OLX usa o Facebook. Vais conseguir muito mais do que se venderes numa loja de usados.

BTW, fiz uma amiga aqui em Melbourne que usa uma Z6. Estive a usa-la e gostei muito, parece uma D7200 mas mais rapida. Estou muito satisfeito com a X-T3, mas se quiser ir para FF certamente optaria por Nikon outra vez.
 
Oh, ela ja estava habituada a Nikon (tinham uma d3300), veio para ca com o mesmo visto que eu e como ganha algum a tirar fotos pelo airbnb experiences passou para FF, ate porque o material fotografico aqui e' barato.
 
Sim, por acaso senti isso, ja nao uso Nikon ha 1 ano (por acaso nem reparei que ja passou um ano desde que vendi a D7200) e senti-me logo em casa.
Nao estou preocupado em mudar, mas gostei mesmo da camara, o grip entao e' perfeito. Mas gosto muito dos controlos da Fuji :D
 
boas, há uns tempos algum de vocês colocou aqui um site onde se podia encomendar vários tipos de impressões e onde se conseguia escolher de entre uma grande variedade de molduras, papel, etc.. Pensei que o tinha nos favoritos, mas não encontro. Alguém me consegue ajudar?
 
Sabem de algum software ou website para escrever storyboards/Guioes para Curta-Metragem, ou pequenos videos, tipo comerciais ? O tipo não interessa, era só para contextualizar.

Não queria estar a gastar papel e queria uma coisa fácil e intuitiva para enviar para clientes e também para alguns projectos pessoais
 
Back
Topo