Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Só queria o flash.
Essa lente é muito gira, mas é uma lente de estúdio :)
Eu prefiro lentes "de mato" :D

E, com muito menos dinheiro, arranjam-se formas de chegar aquelas magnificações.

Cumps
 
Ok, esqueçam o que eu disse, afinal estou redondamente enganado, ele não vai aguentar mesmo :lol:


Mas também te digo uma coisa: apesar das vantagens que tens no MFT, e das quais já se falou por todo o lado...acho que sempre devias ter ido para full-frame. Nem que ficasses com DSLR + mirrorless, por exemplo, mas no mínimo teres uma DSLR no kit. Quando tinhas a D7200 e uma mirrorless estavas com um kit fantástico ;)
 
Admito que estava, mas os ganhos que tinha com a D7200 não eram consideráveis (era inverno, não haviam bichos) :D
E eu ponderei ficar com as duas - A D7200 com a 18-35mm era, mesmo assim, uma coisa única.
Mas a questão era o peso (nem era tanto o tamanho).

Esta D610 é o mesmo tijolo, mas se usar umas boas primes a coisa melhora (torna-se mais suportável).
Assim por alto, uma 20mm 1.8G, uma 50mm 1.8G, uma 85mm 1.8G e uma Tokina 100mm Macro + um flash, iam satisfazer 95% das minhas necessidades.
Mantinha a 24-85mm VR para viagens e ficava com lentes muito boas e baratas...

Mas desta vez vou ser mais ponderado - vou vendo e vou testando aos poucos, com mais paciência (até porque nunca tive uma Full frame).

Cumps
 
Só queria o flash.
Essa lente é muito gira, mas é uma lente de estúdio :)
Eu prefiro lentes "de mato" :D

E, com muito menos dinheiro, arranjam-se formas de chegar aquelas magnificações.

Cumps
lente de estudio se for esse o teu estilo de fotografia... 90% das fotos que tirei com a lente são a insectos vivos e no meio do mato. e conheço muita gente (pessoalmente ou na interwebz) que a usa da mesma forma.

Exemplo:

IMG_5355
by Paulo, on Flickr

Sim, chegas a esta magnificação de formas mais baratas, mas não com esta versatilidade (podes estar a fotografar a 1:1 e no segundo depois a 3:1) e sem necessidade de ajustes na luz.

Agora não te vou mentir, não é de todo uma lente fácil de usar (tens de focar movendo o teu corpo e não faz menos de 1:1) e nada recomendada para quem não tem experiência em macro.
 
Opá, certo, mas a tua manutenção de equipamento não tem que ser sazonal...especialmente quando estamos a falar dum sistema inteiro.

E, sejamos realistas: tens dois equipamentos, e és só um. A menos que estejas sempre a trabalhar profissionalmente e com as duas ao ombro em simultâneo, haverá sempre alguma com menos uso.
E também que não tens que conseguir fazer tudo com as duas.

Eu nem diria manter 24-85 VR para viagens. Tens uma 24-70 (equivalente) na MFT, que é muito mais fácil de carregar durante o dia todo ;)

Abraço
 
Opá, certo, mas a tua manutenção de equipamento não tem que ser sazonal...especialmente quando estamos a falar dum sistema inteiro.

E, sejamos realistas: tens dois equipamentos, e és só um. A menos que estejas sempre a trabalhar profissionalmente e com as duas ao ombro em simultâneo, haverá sempre alguma com menos uso.
E também que não tens que conseguir fazer tudo com as duas.

Eu nem diria manter 24-85 VR para viagens. Tens uma 24-70 (equivalente) na MFT, que é muito mais fácil de carregar durante o dia todo ;)

Abraço
Sim, claro...
Não sou dois, mas eu e a minha mulher somos :P

Se, por acaso, decidir ficar com a D610, uma das MFT vai à vida (provavelmente a E-M5).
E sim, não tem muita lógica ter lentes com distâncias focais equivalentes, mas estas vieram com o kit :D
O que comprar posteriormente vai ter que ser pensado e conjugado com o que já existe também no outro sistema.

Eu não sou contra em ter tudo em ambos os sistemas, mas também não gosto de ter coisas paradas (por isso vendi a D7200 tão rapidamente, de forma a não perder dinheiro).
Ainda hoje andei de Olympus E-M5 + pancake de 20mm - não há nada como aquilo em DSLR :P

Mas vamos ver se consigo conciliar bem as coisas.
Senão, olha, que continuem os negócios (também vendo muita coisa)...

Para já, o que me vem à ideia é - Nikon D610 para paisagem, low light e macro - Panasonic G80 para o resto (viagem, retrato, rua, saídas ocasionais).

E, para não ser só offtopic, já arranjei um flash barato para a D610 - vai ser um Metz AF-52, igualzinho ao que tenho para MFT (existe para quase todos os sistemas) - assim junto o útil ao agradável e fico com um bom flash que posso usar em simultâneo com o outro que já tenho.

Cumps
 
Eu aposto que adivinho o desfecho daqui a uns tempos, estás a adquirir material para financiar a mudança para a Fuji :P

Eu não aproveitava mas porque não sei puto dos modelos da nikon, iria pensar que me estavam a passar a perna :D

Seja como for é sempre de aproveitar nem que seja para vender.
 
Ainda hoje andei de Olympus E-M5 + pancake de 20mm - não há nada como aquilo em DSLR :P
Z_canon_sl1_1b.JPG
 
@Warlord estava mesmo a pensar nessa :)
Ando à esperinha do anúncio da sua substituta para ver se será algo de jeito

Para já, o que me vem à ideia é - Nikon D610 para paisagem, low light e macro - Panasonic G80 para o resto (viagem, retrato, rua, saídas ocasionais).
Assim que experimentares retrato na full-frame, não sei se vais resistir a fazer o retrato nela :P

Cheira-me que "xau Panaleica" :biglaugh:

Eu não aproveitava mas porque não sei puto dos modelos da nikon, iria pensar que me estavam a passar a perna :D
You, sir, made my day :cwm27:
 
Eu aposto que adivinho o desfecho daqui a uns tempos, estás a adquirir material para financiar a mudança para a Fuji :P

Eu não aproveitava mas porque não sei puto dos modelos da nikon, iria pensar que me estavam a passar a perna :D

Seja como for é sempre de aproveitar nem que seja para vender.
Não vale a pena tentar adivinhar, porque nem eu sei o que pode acontecer :P
A D610 é tipo a Canon 6D (já tiveste uma).

Warlord, isso não é uma DSLR :P
E eu estava a falar mais na 20mm, por ser tão boa, tão pequena e tão luminosa (é uma f/1.7).

Para coisas pequenas ia buscar este exemplo.

gm1inhand.jpg


Cumps
 
Warlord, isso não é uma DSLR :P
E eu estava a falar mais na 20mm, por ser tão boa, tão pequena e tão luminosa (é uma f/1.7).
É pois, do mm estilo de lente tb tens a 24mm f/2.8 que em APS-C fica a mesma focal que a 20mm em m4/3, o DOF tb deve ser equivalente. E surpresa das surpresas, fica mais leve que a tua G80 :)
 
@MylleZ Já perdeste a "aposta" com o @strobe :biglaugh:

Qual aposta?

desta vez não és achincalhado pela malta :P
Só pelo @strobe é que serás por uns 10 anos :biglaugh:

Que exagero! Em 10 anos o @MylleZ ainda vai fazer upgrades q.b. como para fazer esquecer uma DSLR FF... :D


Quanto a questão de macro, a D610 é uma má aposta: é uma máquina com uma densidade de pixeis muito baixa. Seria preferível voltar para uma APS-C de 24 MPix. E o ideal mesmo era um combo como o que o @Warlord refere: 750D + MP-E 65 + flash macro e tens um conjunto absolutamente imbatível, mesmo tendo em conta o preço.
 
Última edição:
Nao foi aposta mas sim "aposta" :P

Ja nao sei bem o contexto mas disseste que nao demorava a voltar 'as DSLR's

Edit: Acho que foi quando arranjou o grip e eu disse que primeiro era boa era pequena, depois era boa era grande... Algo do genero.
 
Última edição:
O que eu acho é que esta troca foi tudo menos racional.

E não tem de ser, até porque antes de ser algo necessário ou lógico é um óptimo negócio e acaba até por fazer dinheiro na venda.

Agora achar que só por ser FF se vai notar alguma diferença é ridículo.

O que perde em termos de facilidade de utilização e features vai ser mais importante que a "qualidade" pura e dura.

Tentar ter o melhor equipamento para todas as situações acaba por ser algo caro e enganador porque acaba-se por não se ter o melhor para o que realmente fazemos.

Por outro lado ter vários equipamentos para todas as situações também não é a melhor solução tendo em conta o €.

Acho que devemos fazer um esforço por sabermos o que queremos e mais gostamos e fazer decisões ponderadas nesse sentido.

Por exemplo, a Fuji não é o melhor sistema (e mirrorless em geral quando comparadas com DSLR'S) para focar em baixa luz.

Mas e então? Não me vou importar em ter material para esse fim, contorno esse problema de outras formas.

Para o que mais faço e mais gosto tenho o melhor material e que mais gozo me dá. Porque ter material sem utilização deixa-me puto.

Não é preciso ser bruxo para saber que o @MylleZ vai acabar na Fuji lol a prova de como ele não está satisfeito com o sistema que tem é esta compra (se não tivermos em conta o bom negócio que foi).

Eu gostei e gosto muito da 6D, mas é uma paixão fútil, não tenho nenhumas saudades de a utilizar, apenas de a ter lol
 
Não confundir adição com troca...
Eu não troquei nada por enquanto.

Eu ainda não fui para a Fuji porque não quis (como já deves ter percebido)...
Quando troquei para Mirrorless ponderei e experimentei - o sistema MFT pareceu-me mais completo.

Achas que eu não estou satisfeito com MFT? Iria ficar com a Fuji - no fundamental, onde é que ia ficar mais satisfeito?!
Tu também tens dois corpos, e utilizas bem mais o corpo mais antigo - tens uma 56mm 1.2 que raramente usas. É melhor vender :P

De forma camuflada estás a fazer juízos de valor :P
Eu já investi quase tudo o que tinha a investir em MFT - esta D610 veio pelo excelente negócio que foi, não para trocar seja o que for.

Aliás, como já disse, o sistema MFT só deixa a desejar, para mim, quando começas a puxar pela edição, quando cropas muito e quando vais a ISOs mais elevados.
Onde noto que o sistema não é tão capaz é mesmo em macro, que é uma coisa que faço bastante.

Por isso, e para já, vou ficando com dois sistemas e tentando complementar um com o outro.

Cumps
 
A diferença está mais no peso do que no tamanho...

(...)

mZuh8Ks.jpg


(...)

Eu não tenho dito nada para não me baterem, mas a verdade é que acho que a maior diferença fisica entre os sistemas é mesmo o peso, porque no tamanho, não é assim tão significativo na prática. É claro que o "look" das mirrorless atuais é muito bom e "mesmo gasto" que as DSLRs, mas também representam na maior parte dos casos perda de ergonomia.
 
acho que a maior diferença fisica entre os sistemas é mesmo o peso, porque no tamanho, não é assim tão significativo na prática. É claro que o "look" das mirrorless atuais é muito bom e "mesmo gasto" que as DSLRs, mas também representam na maior parte dos casos perda de ergonomia.

A diferença de tamanho entre os dois sistemas é significativa. Metam uma 24-70/2.8 na D610 e depois digam-me que a diferença não é significativa...

Mas enquanto "mais leve" é melhor na vasta maioria das situações, "mais pequeno" já não é tão líquido por causa da questão da ergonomia.
 
@APedro, em tempos também dizias que não trocavas a 6d por nada... O racional é relativo, e cada um faz o que quer com os €.

Eu também tento ser racional... Mesmo. Às vezes não se consegue [emoji14]

Eu estou de acordo aqui com o @Meje, para mim a diferença está mais no peso que noutra coisa qualquer. E quando a coisa é pequena para ser portátil, mete-se grips para ficar mais ergonômico. Como já referi algures, não me faz muito sentido também.

No entanto não digo que nunca irei ter uma mirrorless, e assim gastar mais uma pipa de massa para fazer o que faço com o meu sistema... As ideias mudam.

O @MylleZ gosta de testar coisas, já é grande e responsável, a carteira podendo não vejo problema nenhum... Ainda por cima normalmente são negócios bons.

A malta fica contente pelos comparativos e tudo :)
 
Back
Topo