Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Que exagero! Em 10 anos o @MylleZ ainda vai fazer upgrades q.b. como para fazer esquecer uma DSLR FF... :D
:blaugh:

@strobe não foi aposta, foi mais teima :P
Sei que houve aqui uma vez em que tu disseste ao Emanuel que mais valia uma Nikon FF tipo D4S, e o @MylleZ respondeu com letras maiúsculas "NUNCA hei-de ter uma câmara dessas"

E pumbas :P
Aqui está uma full-frame e até grip já tem :berlusca:

EDIT: a diferença de tamanho e peso é inegável e nenhum dos dois se exclui. Basta pensarmos em quantas lentes para MFT levam com filtros de 77 ou 82mm. Provavelmente nenhuma. Enquanto que para FF é o prato do dia.
 
Última edição:
@Meje Acho que isso depende de cada caso.Na minha opinião há diferenças físicas entre modelos, dependendo claro das gamas de máquinas que tivermos a falar. Eu posso bem comparar entre a entrada de gama da Olympus com uma pancake zoom de kit com a entrada de gama da canon onde até podes meter uma 100d mas não tens (espero não estar a dar um tiro no pé) uma zoom pancake e mesmo assim o corpo da 100d é consideravelmente maior. Eu até tenho aqui um bom exemplo, a minha M10 com lumix 12-60 de kit e a 1000d da minha namorada com uma 17-85. Com a vantagem extra que meto a 14-42 pancake na olympus e ando com máquina no bolso do casaco. Acho que é nestas gamas que eu vejo bem a vantagem de ter uma mirrorless.

33446875332_aec6493f07_z.jpg
 
Última edição:
Já tivemos tantas "discussões" que é impossível citar tudo o que dissemos.

Foste tu próprio que disseste que não ponderaste a troca para a Fuji porque saía mais cara que MFT.

Na experiência que tinhas tido com MFT e nos testes que fizeste comprovaste que as diferenças entre a d7200 e a primeira mirrorless que tiveste não eram significativas para te manteres nas DSLR's.

Estiveste até numa guerra no outro fórum (e de resto acho que tinhas razão e que fazes bem não ir lá partilhar esta tua compra) relativamente à comparação/diferenças entre FF/APS-C e MFT.

Por isso acho que não podes justificar esta adição com a razão (e nem tens de o fazer) mas como fórum que é, é suposto trocarmos e discutirmos ideias.

Nós conhecemos-nos daqui, traçamos perfis uns dos outros consoante o que vamos dizendo e é normal que te façamos questões quando trocas um sistema todo por MFT, seja pelo peso, qualidade das lentes vs o preço, features, etc., e depois voltas a comprar uma DSLR, contrariando em parte o que dizias antes.

Não me leves a mal, quando digo que fazemos questões é no sentido de discussão e de aprendizagem, eu não encontrei razões para manter a 6D face à X-T1, tu podes encontrar, ou não.

Não estou a fazer juízos de ninguém Emanuel, estou a trocar ideias contigo. No meu caso não sinto qualquer necessidade da 6D, só me lembro dela quando é para recordar a dor que era andar com tanto peso e tralha atrás.

Este mês tem sido complicado para fotografar, tenho tido muito trabalho, ainda assim já consegui ir sair para fotografar umas 10 vezes e tenho usado ambas as máquinas. Ontem levei a X-T1 e a X-T2 e dei uso às duas.

Se não desse, não tinha o material comigo. Do que me conheces daqui do fórum sabes que sou assim. E como já disse algumas vezes a às teleobjectivas são sempre as que uso menos mas tenho de ter uma para retrato (que gosto bastante) e para trabalhos.

Esta é a minha razão e claro que não tem de ser a razão de mais ninguém.

No teu caso e se, mais uma vez, desprezarmos o facto de ter sido um bom negócio, na minha opinião foi puro GAS.

Tu próprio disseste que te estava a surpreender macro em MFT.

Isto tudo para dizer que pareces sempre insatisfeito com o material que tens, se calhar seres perfeccionista não te ajuda neste caso.

Desculpem o off topic, isto é uma discussão para a conversa da treta lol
 
Ah! Então estão a falar desta discussão: https://forum.zwame.pt/threads/nova...iro-post-updated.448666/page-63#post-14141565

A minha "recomendação" em causa foi a D5 (FF com grip incorporado)

Simplesmente terminei com um "veremos..." em resposta ao "nunca jamais" (em letras grandes) do @MylleZ. Não vejo como é que isso pode ser entendido como aposta/teima.

Mas a conversa vale a pena recordar :)

Engraçado que também na altura lhe tinha recomendado uma G80/G85...
 
@APedro, não vou procurar, mas disseste... E vejo isso de forma natural. Como disse atrás, as ideias mudam. Lembro-me até de algumas trocas de opiniões diferentes com o labfreak, que usava Fuji.

Tu tinhas uma FF, compraste uma Fuji e viste que afinal a coisa não era bem como pensavas. Trocaste para mirrorless. Acho isto normal.

O Myllez só faz isto com mais frequência.

Agora está em teste no FF. Pode até descobrir que a Pana cobre melhor as suas necessidades ou é melhor no que ele mais valoriza (como te aconteceu com a Fuji). Até lá, sem experimentar, não saberá (como te aconteceu até teres a tua primeira Fuji).

Racional sou eu que não experimento nada, para não me desgraçar :D LoL

As fotografias iam continuar a sair iguais, ou muito parecidas ;)
 
Não é o tipo de coisa que diga, poderia ter dito que dificilmente trocava, ou que seria difícil trocar a 6D, duvido muito que tenha dito "não troco a 6D por nada".

Mas fico à espera que alguém encontre essa minha frase.

Lembro-me sim de uma discussão com o labfreak mas porque ele tinha na altura uma 6D, uma 5D MKIII, uma X-Pro2 e outra Fuji se não estou em erro.

A única coisa que fiz foi perguntar porquê. Foi daí que surgiu a discussão.

Qualquer um pode ter o que quiser simplesmente por sim.

Volto a dizer, como fórum que é acho interessante a partilha de ideias e opiniões, só isso.

Tu estás a falar no meu caso mas de forma meio ligeira. Eu não estava enganado em relação à 6D, nunca estive. Comprei-a sem ter antes experimentado uma FF, comprei-a consciente do porquê de comprar uma FF e até ao dia em que a vendi estive 100% satisfeito com ela.

Já sabia que envolvia um investimento maior e mais peso.

Eu desconhecia, isso sim, o prazer de fotografar com uma Fuji e as capacidades dos sensores das mesmas.

Eu não tenho prazer nenhum em questionar as decisões do Emanuel e, no fundo, quem sou eu para o fazer.

Acabamos por ser "companheiros" aqui no fórum, partilhamos experiências e conhecemos-nos daqui. A confiança e liberdade que tenho para o fazer depende apenas da boa vontade do Emanuel, se ele quiser não responde, se ele quiser leva a mal mas é algo que acho legítimo entre nós aqui no fórum.

Acho apenas que o Emanuel está sempre insatisfeito com o material que tem. Acho que esta troca desenfreada não se deve ao material em si, só isso.

Eu tenho alguma coisa a ver com isso? Não.

Se ele quiser manda-me dar uma volta.

Quem me dera a mim poder coleccionar lentes da Fuji mas não posso.
 
Pessoal não vamos por aí...

As máquinas são só instrumentos para fazer aquilo que gostamos.
Acho muito bem que se compre as máquinas que gostamos, as lentes que gostamos...porque não?
Não o fazemos com os telemóveis, os automóveis, as camisolas, etc...porque haveria de ser diferente com o material fotográfico??
 
@MylleZ continua a comprar sempre que puderes e/ou quiseres.

Malta como eu agradece os teus comparativos. A minha mudança para o MFT teve alguma influência nas tuas comparações e não estou arrependido.

Certamente que haverá algum GAS mas todos nós sofremos um pouco disso. Estamos sempre insatisfeitos. Tenho mais lentes do que preciso mas mesmo assim ando a ver reviews e comparações e a pensar na próxima (mesmo que não chegue a comprar).

Também compro material a bom preço, que experimento e caso não goste vendo. Até já tenho ganho alguns €€€€€.

É importante é que a malta se vá divertindo e tire o devido proveito.

Se me aparecer uma 5D em bom estado e bem baratinha vou comprar pois tenho uma curiosidade dos diabos.
 
Ops! Busted :bigrinbo:

Oh @MylleZ , eu agora vou falar meio a brincar, meio a sério. Já todos notámos com o passar do tempo que tens imensa curiosidade pelos novos dispositivos que vão surgindo, afinal, nota-se pela tua frequência de compras e vendas. Nem acho que seja propriamente GAS, tu muitas vezes tens mesmo é curiosidade em experimentar, e depois dás-te ao trabalho de analisar e testar para a comunidade. Tipo, já pensaste que talvez pudesses criar um site ou mesmo canal YouTube para estas coisas?
A brincar, a brincar...uma coisa dessas permitir-te-ia continuar a alimentar e satisfazer esse entusiasmo pelos equipamentos, ao mesmo tempo que podias passar a receber algo em troca com isso.
 
LOL a sério que disse isso?

Perdi então uma boa oportunidade para estar calado então.

Como disse eu gostei e gosto bastante da 6D, nada disso mudou.

Só percebi que para mim há mais e melhor.

Ainda assim, isso não invalida nada do que eu disse.

Só prova que mudamos de opinião.
 
Quem no seu perfeito juízo iria para uma Nikon D5, para uso amador ou semi pro? Mesmo com orçamento, eu nunca iria.

D610 (760 g)
vs D5 (1.415 g) , preço duma vs outra, desvalorização, perda de capital em caso de roubo, etc.

A D610 é sem dúvida a escolha acertada para quem queira iniciar-se/testar FF.

Obrigado, @MylleZ, pelas futuras comparações, D610, D7200, G80...
 
Última edição:
Obviamente que eu disse aquilo na brincadeira. Mas já vi amadores a comprar máquinas dessas (claro que depois vamos ver as fotos e parecem saídas de uma compacta de 100€...).

FF sem vidro à altura só se for pela curiosidade de tirar fotos com ISO de seis dígitos. Porque de resto não tem nada de transcendental.
 
Rica conversa que aqui vai.

Antes de mais, peço desculpa por ter causado tanto offtopic no tópico das aquisições.
Obrigado por transferirem para aqui a conversa.

Segundo - eu não me chateio minimamente.
Sei bem que sofro deste mal de GAS (e às vezes de gases, se comer uma boa feijoada :p), e já o admiti.
Primeiro foram os PCs, o overclocking, os upgrades constantes a componentes como a RAM, placa gráfica, motherboard, coolers, etc.
Depois deu-me a panca dos smartphones - chegava a ter 3 ou 4 diferentes por ano.
Agora é a fotografia (e tem sido, sem duvida nenhuma o que mais prazer me tem dado).

Apesar dos gastos, já referi muitas vezes que vivo num país com um poder de compra enorme - logo é extremamente fácil vender e comprar. Numa semana mudo o sistema todo, sem grandes investimentos.
E, apesar de tudo isto, a fotografia tem sido um dos meus hobbies mais produtivos.
Registo momentos engraçados, em família e entre amigos, encho as paredes de fotos, tenho um móvel a encher-se de álbuns...
Até já ganhei uns trocados com esta brincadeira.
Aprendi a editar e a mexer em programas mesmo muito úteis (até para outras coisas que não a fotografia) e tenho-me divertido à grande.

Houvesse mais tempo, e dinheiro, e eu deixava o trabalho para andar a viajar com a minha cara metade, a fotografar tudo e mais alguma coisa :)

A compra da D610 não foi racional? Não.
Mas também não foi uma coisa assim tão grave - 1100€ aqui não é a mesma coisa que 1100€ em Portugal.

E não, não me estou a armar em rico.
Mas não tenho filhos, não tenho casa, já paguei o carro, não tenho empréstimos.
Não sendo rico, levo uma rica vida :D
(Mas também trabalho 11 horas por dia - e consigo arranjar tempo para tudo) :)

Claro que um dia o panorama vai mudar completamente - quero ter filhos e quero comprar casa, como um verdadeiro emigrante.
Até lá, vou aproveitando :D

É como foi dito acima - gosto de experimentar, de ver por mim mesmo.
Não tenho problemas em trocar de sistema, quantas vezes achar necessário...

Podia ser pior - podia gostar de provar muitas garrafas de vinho, ou podia gostar de fumar 3 maços por dia :D

Cumps
 
Desde que ganhei o bicho da fotografia já experimentei algumas maquinas e as que tive foram uma bridge fuji, uma canon 1000d e a ultima foi uma 50d que está encostada depois de ter estragado o carregador que já era o terceiro da durecell que comprava. A maquina já tem alguns fungos no sensor e provavelmente precisa de umas cortinas novas. Sempre 'sonhei' numa fullframe e andei haver algumas 6D usadas pois ainda podia aproveitar a 50mm 1.8 e uma tamron 70 300 vc e vendia a tamron 17 50 2.8vc. Mas depois de muita pesquisa, de ler os pros e contras e apesar de saber que não é a decisão mais racional vou trocar para fujifilm. Não consigo tirar a x-t20 da cabeça e no proximo sabado espero poder vir aqui mostrar algumas fotos.
 
Back
Topo