Ao longo dos anos, tenho tirado muitas fotografias com o meu iPhone e noto duas coisas:
- A qualidade não está perto de uma câmera (já tive uma Sony A7R) mas reconheço que é mais prático tirar com o iPhone, pois está sempre connosco.
- A fotografia de rua é o tipo de fotografia que mais tenho tirado, tipo 90%!
No entanto, gostava de me dedicar um pouco mais e até começar a imprimir (seja tela, seja em album), portanto, o iPhone não será o ideal. Mesmo com o iPhone, costumo aos finais de tarde ir para o centro histórico onde vivo e fotografar, ou seja, até acabo por sair de casa de propósito para fotografar.
O que acham da Fujifilm X100VI para este tipo de fotografia?
Parece-me pequena (não queria algo muito grande) e pelo preço parece-me uma opção equilibrada (pelas reviews que fui vendo no YouTube).
Se tiverem outra sugestão de máquina, força (plafond que tenho em mente é entre os 1600€-1800€ e não me importo de ser usada).
EDIT: Também já li, pelo reddit, que uma X-T5 não fica muito maior e é mais versátil.
Preenche um tópico de recomendações para a malta ajudar, mas deixo-te já aqui a minha "conversa da treta" sobre a máquina: é das coisas mais overpriced e absurdas que já vi.
O conceito de lente fixa não é nada de novo, e tem o seu lugar se reduzir significativamente o tamanho da lente no corpo. Por exemplo a Sony RX1 é FF e consegue ser mais pequenas que muitas APS-C, enquanto monta uma 35mm semelhante à única "panqueca" (*cof*) da Sony mas que ainda ganha um stop de abertura. Mas fora isso, é hype. Se queres uma lente fixa, não a tires e pronto. Mete um elástico ou umas gotas de super-cola se te fizer confusão a lente sair

Depois há a questão do preço... 1500€ já era esticado para uma APS-C de lente fixa, 1800€ é gozar com a malta.

Por isso acho que há coisas bastante mais interessantes no mercado, até mesmo dentro da própria Fuji. Hipsters be hipsters.