Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Sim, certo. Se falarmos em 10x15cm não se vai notar nada mas, acima disso, talvez.

A melhor comparação é um telemóvel, porque inúmeros telefones têm câmaras com sensores de 1/2.3”

Lá está, depende da importância que deres àquilo. Para mim, é um equipamento secundário, eu comprei-o para ser um complemento ao que a câmara faz, não planeio ter fotos ou clips, feitos com o drone, a funcionarem sozinhos, apenas pretendo acrescentar outra perspectiva ao que já faço.

Sim, certo. Se falarmos em 10x15cm não se vai notar nada mas, acima disso, talvez.

A melhor comparação é um telemóvel, porque inúmeros telefones têm câmaras com sensores de 1/2.3”

Lá está, depende da importância que deres àquilo. Para mim, é um equipamento secundário, eu comprei-o para ser um complemento ao que a câmara faz, não planeio ter fotos ou clips, feitos com o drone, a funcionarem sozinhos, apenas pretendo acrescentar outra perspectiva ao que já faço.
Certo, as impressões que fiz a partir da minha Nikon têm o triplo desse tamanho.

Mas por exemplo se fosse para o Dji mini 3 crês que os resultados permitiriam impressões em ponto maior?

Não sei como é com o mini 2. Eu tenho o mini 3 pro e até 30x40 é tranquilo, mas depende sempre de inúmeros fatores, desde as condições de captura até à edição. E em última instância, da vossa exigência 😅

Mas por exemplo se fosse para o Dji mini 3 crês que os resultados permitiriam impressões em ponto maior?
Sim, alguma coisa maior, mas não te sei dizer números, pois nem conheço a objectiva, para saber se é sharp/mais sharp e tal.

Não consegues experimentar o drone, para veres a qualidade das fotos?

Eu tenho o mini 3 pro e até 30x40 é tranquilo
Pois, tens sensor maior e o quádruplo da resolução nativa

Sim, alguma coisa maior, mas não te sei dizer números, pois nem conheço a objectiva, para saber se é sharp/mais sharp e tal.

Não consegues experimentar o drone, para veres a qualidade das fotos?

Pois, tens sensor maior e o quádruplo da resolução nativa
Vou ser sincero, nunca voei um drone. Por isso no limite o que posso fazer é pedir ao dono actual para me enviar um ficheiro de fotografia para tentar aferir a qualidade.

Talvez eu consiga arranjar-te qualquer coisa, tenho que ver.

Não tenho filmado nem fotografado grande coisa com ele, só lhe tenho mexido semanalmente, e sobretudo para treinar a condução. Levanto o drone mas não registo nada.

Muitas 😅

Usa o mesmo método que muitas máquinas usam para sacar quase 100mpx. Mas a qualidade da imagem sofre bastante, principalmente nas sombras. Já para não falar que se houver movimento, ardeu. E não é difícil acontecer, uma vez que o drone está a voar. É giro para experimentar e dizer que tem, mas não passa disso. Vale mais a pena usar software AI para duplicar a resolução.

Já tive pior e com o símbolo da Canon :biglaugh:

Qual é o tamanho e a resolução do sensor que estás a usar?

A objectiva é feita para que tamanho de sensor?

Podes acrescentar uma abertura intermédia, como f/1.8 ou f/2?

Eu sei que é uma lente relativamente barata... mas alguma coisa não está bem aqui right? As reviews que vejo, ao centro pelo menos devia ser sharp, mesmo a 1.4.
Sim devia ser mais sharp a f1.4, quase ao nivel da Sigma 30mm f1.4
Essa lente sem dúvida que tem um defeito.
Tenta focar manualmente, e vê se há algum firmware mais recente.

Já tive pior e com o símbolo da Canon :biglaugh:

Qual é o tamanho e a resolução do sensor que estás a usar?

A objectiva é feita para que tamanho de sensor?

Podes acrescentar uma abertura intermédia, como f/1.8 ou f/2?

Estou a usar numa Fuji XT20, por isso sim a objectiva é feita para o sensor. Foto a f/2 em baixo:

https://i.ibb.co/gmk7gmc/DSCF9805.jpg
Sim devia ser mais sharp a f1.4, quase ao nivel da Sigma 30mm f1.4
Essa lente sem dúvida que tem um defeito.
Tenta focar manualmente, e vê se há algum firmware mais recente.

Focando manualmente fica igual, e em termos de firmware está no mais recente. Comprei a lente usada na Wallapop, já reclamei, o vendedor nem respondeu nada... o que para mim significa que ele sabe bem o que estava a vender, vamos ver se tenho sorte e a Wallapop me dá razão e consigo enviar para trás... mas dúvido.

Não sei bem se é um defeito, ou simplesmente uma "bad copy" que é mais soft... porque a lente efectivamente trabalha bem, nada ruídos estranhos, sinais de queda ou coisa parecida, mas não era bem esta performance que esperava desta lente vendo as reviews...

Hmmmm sinceramente ela não me parece estar a focar a f/1.4. Pelo menos não no sítio onde querias.

Podes testar com algo que ocupe a frame toda, devidamente alinhado com a câmara, para veres se ela está a focar noutro ponto. Mas pode nem estar a focar de todo, nessa abertura.

Pode ser uma cópia mais fraquinha, mas pode estar desalinhada...

Última edição:
Hmmmm sinceramente ela não me parece estar a focar a f/1.4. Pelo menos não no sítio onde querias.

Podes testar com algo que ocupe a frame toda, devidamente alinhado com a câmara, para veres se ela está a focar noutro ponto. Mas pode nem estar a focar de todo, nessa abertura.

Pode ser uma cópia mais fraquinha, mas pode estar desalinhada...

Mas ao focar manualmente, e utilizando o focus peak, consigo perceber que ela esta a focar onde quero, ou seja no gameboy...

Back