Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Então talvez não esteja a focar de todo.
A câmara vai dar-te feedback de estar focado porque é onde detecta mais contraste entre as linhas, mas a objectiva em si pode não estar com os elementos no sítio mais adequado à melhor qualidade de imagem.

Ainda assim, recomendo que testes no exterior, com sujeitos a maior distância.

Então talvez não esteja a focar de todo.
A câmara vai dar-te feedback de estar focado porque é onde detecta mais contraste entre as linhas, mas a objectiva em si pode não estar com os elementos no sítio mais adequado à melhor qualidade de imagem.

Ainda assim, recomendo que testes no exterior, com sujeitos a maior distância.

Eu testei no exterior, aliás foi ai que notei os problemas inicialmente, e depois fiz os testes com tripé e o gameboy. Tendo em conta que a lente se comporta bem em 2.8, comparei à minha 18-55, e a qualidade em 2.8 está ok, bom focada, bom bokeh, rápida... se fosse um defeito no alinhamento dos elementos em 2.8 também teria algum problema não?

Acho que a lente não tem nenhum defeito propriamente dito, acho é o chamado "bad copy" que não é tão focada como outras iguais embora funcione correctamente, mas como tem uma abertura grande (1.4) isso nota-se muito... estas marcas devem ter grandes problemas no controlo de qualidade infelizmente... claro que aos youtubers que fazem as reviews calham sempre as cópias melhores.

De qualquer das formas obrigado pela ajuda... eu vou tentar devolver a lente, porque queria uma cópia melhor, mais focada a 1.4.

se fosse um defeito no alinhamento dos elementos em 2.8 também teria algum problema não?
Não necessariamente, o aumento da profundidade de campo pode compensar isso.

Mas sim, pode ser só uma cópia fraca.

estas marcas devem ter grandes problemas no controlo de qualidade infelizmente
Problemas não digo, mas podem ter padrões menos apertados.

claro que aos youtubers que fazem as reviews calham sempre as cópias melhores
Olha que nem por isso. Já têm aparecido reviews a más cópias.

Boas, tenho feito alguns vlogs para ficar gravado para a posterioridade e tenho feito com iphone 13 mas estava a pensar dar um upgrade. Algo do género dji osmo pocket. Talvez a versão 1 devido ao preço mas a minha questão é, sera que a qualidade é boa suficiente ou esta um pouco ultrapassado? Alguem sabe as diferenças significativas para a osmo pocket 3? Obrigado

Tenho uma visitante cá em casa, a fazer companhia à R6. Não sei se vou ficar com ela, ainda estou em testes.

IMG-0837.jpg

IMG-0838.jpg

Para dizer a verdade, está a parecer-me ser melhor do que eu imaginava. Não a comprei em 2019 porque, comparando as especificações, era desinteressante, face à 6D Mark II para a qual eu estava a olhar mas, se calhar, deveria tê-lo feito. Para todos os efeitos, é uma câmara perfeitamente funcional.

Última edição:
Não sei se já foi falado por aqui.
Descobri uma app grátis à uns dias muito interessante. BeenTO

Tenta ser uma rede social para apaixonados da fotografia e do vídeo. O propósito é partilhar spots bonitos pelo mundo.
Podemos fazer posts com a fotografia ou o vídeo e apontar no google maps onde foi captado o momento.
Podemos estar a ver uma foto e pedir para o maps indicar o caminho para lá.

Quanto mais pessoas usarem, mas spots podemos descobrir.

Além disso, tem um sistema de pontos, que ainda não entendi bem, mas que podemos trocar por vales de compras na K&F.

Quando instalam, pergunta se querem meter um código de convite. Podem deixar em branco, que funciona na mesma, ou meter o meu :D . São mais uns pontos que se recebe. :D

Código: 541z6eq7

Dá para Android e IOS

A Canon 5D pertence ao mundo das DSLR, enquanto que as Canon R pertencem ao mundo das mirrorless.
Dentro das Canon R tens, por exemplo, a R5 (e R5mk2) que será o equivalente dos tempos modernos das 5D.

Há uns tempos brinquei um pouco com uma Z6 II. A nova Z6 III é substancialmente melhor ?

Ando com umas ideias malucas de trocar da Fuji para a Nikon devido a falta de lentes third parties com qualidade. A oferta para Nikon/Sony/Canon do que vou vendo é muito superior, mesmo ao fim destes anos todos de Fuji no mercado.

Última edição:
Depende da finalidade. Na focagem, sim, é, pois acho que tem as mesmas capacidades do que as Z8/Z9.
Para fazer stills sem grande exigência na focagem? Não, fazem o mesmo.

Third party em Canon?
RF só se forem de focagem manual, mas não têm contactos, pelo que não exibem no ecrã o ponto de foco, com as duas setinhas para alinhar, nem permitem focagem nos olhos, por exemplo — essas capacidades requerem contactos nas objectivas. Sem isso, funcionam exclusivamente em focus peaking. Existem umas quantas.
Com AF tens umas Yongnuo e pouco ou nada mais.

RF-S estão agora a surgir as primeiras Tamron e Sigma, mas estamos ainda entre 0 e 1 modelos disponíveis em cada marca.

Na Sony é que há tudo e mais alguma coisa, no que toca a third party.

Há uns tempos brinquei um pouco com uma Z6 II. A nova Z6 III é substancialmente melhor ?

Ando com umas ideias malucas de trocar da Fuji para a Nikon devido a falta de lentes third parties com qualidade. A oferta para Nikon/Sony/Canon do que vou vendo é muito superior, mesmo ao fim destes anos todos de Fuji no mercado.

experimenta as viltrox para fuji.. tenho a 27mm f1.2 e a 75mm f1.2 e sao excelentes! (tambem testei a 13mm f1.4 e tb era muito boa, mas nao e uma distancia focal que me interesse muito entao nao fiquei com ela)

experimenta as viltrox para fuji.. tenho a 27mm f1.2 e a 75mm f1.2 e sao excelentes! (tambem testei a 13mm f1.4 e tb era muito boa, mas nao e uma distancia focal que me interesse muito entao nao fiquei com ela)

Mas eu queria era zooms de qualidade como uma 70-200 :D

Tenho a 75 1.2 debaixo de olho já. Thanks

Eh eh, vocês ainda andam empenhados.
Eu deixei de fotografar durante o Covid e depois nunca mais peguei na camara.

Vendi a minha Z6 e fiquei apenas com a Panasonic, para umas fotos ao pequeno, de vez em quando.
No entanto, com ele (filho) mais crescido, começo a conseguir fazer-lhe fotos engraçadas e começo a sentir "falta" da Z6.

Agora que saiu a Z6III, começo a encontrar bons negócios para a Z6II, que já seria mais do que suficiente para mim.
A Panasonic serve bem para o gasto mas, se vir que começo a fotografar novamente mais a sério (inclusive macro fotografia), volto a comprar uma full frame.

Mas foi engraçado revisitar alguns tópicos de fotografia e ver que os que começaram mais ou menos na mesma altura que eu (ainda fomos uns quantos) ainda estão empenhados, e com material a sério :D
Onde estão as APS-C?! Tudo com material top :D

Por falar em APS-C. Existe alguma APS-C Nikon (eu é só Nikon, Panasonic ou Olympus :P), mirrorless, competente e com boas lentes?

Cumps

hehe eu tambem so ha muito pouco tempo voltei a encontrar-me com a fotografia, estive alguns anos so de telemovel (e vendi todo o meu equipamento), mas recentemente voltei a encontrar a paixao, primeiro com a camara da minha mulher (fuji xt-100 com uma 35mm f/2) e voltou o prazer de fotografar, entao la investi em algum equipamento novamente e ando a tirar fotos regularmente

e ainda estou com APS-C :D e bastante satisfeito com isso, mas estou com Fuji que nao esta na tua lista de preferencias :D

hehe eu tambem so ha muito pouco tempo voltei a encontrar-me com a fotografia, estive alguns anos so de telemovel (e vendi todo o meu equipamento), mas recentemente voltei a encontrar a paixao, primeiro com a camara da minha mulher (fuji xt-100 com uma 35mm f/2) e voltou o prazer de fotografar, entao la investi em algum equipamento novamente e ando a tirar fotos regularmente

e ainda estou com APS-C :D e bastante satisfeito com isso, mas estou com Fuji que nao esta na tua lista de preferencias :D

Idem, só fiquei com uma UGA da Canon, que depois vendi quando comprei a M200. E depois quando quis algo mais sério fui para Sony. bons preços, boa oferta, tecnologia de topo...

Idem, só fiquei com uma UGA da Canon, que depois vendi quando comprei a M200. E depois quando quis algo mais sério fui para Sony. bons preços, boa oferta, tecnologia de topo...
Sony foi uma boa escolha, eu ainda pensei nisso, mas gosto bastante do look da Fuji então fui por aí (muitas vezes fico satisfeito com os jpegs, nem abro as raw :))

Hoje chegou cá a casa um godox ad200pro para relembrar os tempos strobistas heheh

Back