Para ti? Não duvido. Para mim, por exemplo, significaria mais de 1/3 das minhas fotos com essa objetiva.
A menos que estejas a falar de algo muito específico, que faças sempre igual, sempre no mesmo sítio, sempre à mesma distância e tenhas obrigatoriamente que manter aquele aspecto…epá não, desculpa que te diga mas não. Não fazias a 24, mas fazias com o que tivesses. Se fosse 28, era 28, e se fosse 30 era 30, mas arranjavas maneira de te safares.
Eu também sempre usei 24-70, até ter trocado há alguns meses atrás. Como acontece a toda a gente, as minhas distâncias focais mais utilizadas eram 24 e 70, aliás, em proporções maiores do que as tuas, eu tinha quase metade das fotos a 24mm, e tudo o resto de 40 e tal/50 para cima, com alguma acumulação aos 70mm.
O que é que isso nos diz, que eu gosto muito de 24mm e que ia perder 40% das minhas fotos se trocasse para 28-70? Já ficou claro que nem uma coisa nem outra.
Apenas diz que eu, como qualquer outro, sou muito bom a rodar o anel até bater, porque 24 e 70 são as únicas posições fixas que as objectivas têm, são os nossos pontos de referência. Não nos diz nada sobre gostarmos do look, apenas que rodamos para lá e ajustamos as composições com uns passos para a frente ou para trás.
Se tivesses uma 17-50 (a Tamron tem f/4 para full-frame), ias tirar a câmara da cara para procurares os 24, ou ias fotografar conforme te sentisses confortável? Certamente já não terias 1/3 das fotos a 24mm, ias dispersar, o que é perfeitamente natural.
Esta não é uma conversa de “28 é melhor do que 24” ou vice-versa, cada um tem as suas preferências e eu também tenho as minhas mas, para run&gun, diferenças tão pequeninas não causam impacto no fluxo de trabalho. Eu prefiro ter os 28 mais acessíveis mas, se não houvesse 28-70, como até há poucos anos não havia (modernas, claro), usava 24-70, que remédio, e também não iria andar a tirar a câmara da cara para procurar os 28 “porque gosto mais de 28”, iria simplesmente assumir os 24, como assumi durante anos.
Disse e reafirmo: "24-70 e 28-70 são essencialmente intercambiáveis".