Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

I9fp546.jpg


Tens que arranjar esta lente @APedro para a tua X-T2 :D
 
Essa é a 50-140, falam maravilhas dessa objectiva mas não é bem o meu tipo de teleobjectiva.

Para isso já tenho (ou hei de ter quando chegar) a 56mm :D
 
Só te digo uma coisa @APedro , tenho inveja de ti :007:

Hoje tive a oportunidade de testar varias Fujifilm e uma olympus durante o dia inteiro. Para além da XT-2:
(as imagens foram tiradas as 3 pancadas)

jdZ4vyq.jpg

X-Pro 2

86Q7OTd.jpg

X-T1 Graphite edition.

Mas vou falar especialmente da X-T2, que é uma camera fenomenal.
Adorei o raio da camera e eis vários aspectos que gostei muito: ter os controlos directos de varias opções (Metering,ISO, etc) que estão mesmo a mão, o joystick de selecção de ponto de foco dá um jeitão do caneco sobretudo com a lente em que a estava a testar(50-140mm), qualidade de construção 5*, gostei também da organização dos menus da fuji, e o mais impressionante o GIGANTE EVF.
De resto só tenho um ponto que me deixou um bocado mehhh... mas que eventualmente pode ser melhorado com uma actualização de FW, que foi a performance do AF em condições de luminosidade reduzida (dentro de um auditório com luzes meias acesas), em comparação com uma A6300 de um colega meu, e mesmo trocando de lente para a que estava na X-T1 em cima, a sony continuava a ser mais rápida mesmo com a lente kit, enquanto a X-T2 maior parte do tempo hesitava a focar no sitio pretendido, se bem que por vezes lá focava.
Mas fora disso fiquei "maravilhado com a camera", assim como as outras 2 fuji´s especialmente a X-Pro 2 também.

Já a Olympus (E-M1) tive com ela cerca de 45min, maquina porreira, bem construída (se bem que as fuji pareceram-me mais bem construídas/solidas), têm um sistema IBIS muito eficaz (kudos for that:clap:), entre outros aspectos porreiros, mas não me tirou do vicio das Fuji, talvez por causa da tortura dos menus dela, e que menus de ..... :facepalm:?
Certas pessoas ainda dizem que os menus actuais da Sony são do piorio, epá curem-se e antes de falarem testem uma por durante 1 hora e não por 20min +-.
Eu já utilizei Canon´s, Nikon´s, agora Sony, e hoje testei Fujifilms. Bastaram cerca de 20 min que já sabia de "canto a canto" varias settings nos menus das Fuji, assim como nas anteriores cameras, uns minutos e estava logo pronto para mudar diversas settings sem ser preciso consultar o manual ou outra treta. E não sou o único a concordar com isto, até mesmo a minha prima que tem uma, a mesma diz que é um bocado frustrante navegar nos menus.
Se andava já debaixo de olho em tentar arranjar uma olympus, forget it :blubomte:

Mas pronto foi um dia bem passado e valeu a pena, sem duvida.
 
Neste momento a X-T2 não me serve de muito lol

Vindo de DSLR fico sempre a achar que o AF de uma mirrorless é sempre mais lento e menos preciso.

Na X-T1 reparei que é de facto mais lento mais nunca tive qualquer problema/chatice com isso e eu que preciso de AF relativamente rápido na rua.

Na X-T2 houve supostas melhorias, ainda não as pude testar por mim.

Com jeito fazes a mudança, vais ver que vale bem a pena :D
 
Na minha experiência o foco é mais lento, apenas em situações de baixa luminosidade, mas é sempre mais preciso.

Acho estranho é a X-T2 não se safar quase como uma DSLR.

Santos, foi a E-M1 I ou II?
Se foi a I, é mais do que normal teres ficado mais deslumbrado com a X-T2...

Quanto aos menus, não são os melhores (na Olympus), mas podes configurar tanto botão que quase nem precisas de ir aos menus.

As Panasonic já são mais organizadas.
Pelos vistos é mesmo uma questão de preferência, até nos menus.
Eu não consigo sequer entender como achas os menus da Sony melhores :)
Deve ser por estares habituado.

Eu, na a6300 em que vou mexendo de vez em quando, nunca me habituei aqueles menus e controlos.
Mas isso também seria o menos, já que só uso o menu para uma ou duas coisas muito pontualmente.

Cumps
 
Só eu é que não tenho a sorte de andar a testar equipamentos e objectivas.

Gostava de ter uma X-Pro mas não troco nem a X-T1 por uma X-Pro1 nem a X-T2 por uma X-Pro2.

Como 3 máquinas não se justifica, fico com as X-T's.

Como disse nunca achei que o foco da X-T1 fosse lento, apenas não era tão rápido quando comparado com a 6D (com objectivas como a 35mm da sigma e L da canon, na Fuji ainda não experimentei objectivas a sério).

Quando as puder testar vou fazer um comparativo de jeito entre elas.
 
"(se bem que as fuji pareceram-me mais bem construídas/solidas)"

Não concordo nem um bocadinho. As Olympus parecem verdadeiros tanques...

Tinhas gostado mais da Olympus se tivesses fotografado com ela em vez de ter andando só nos menus. Ainda para mais, quando te queixas do AF das Fuji, de certeza que o AF da Olympus seria um aspecto a destacar!
Que lente usaste na Olympus?
 
Última edição:
Mas porque razão ele teria gostado mais da olympus? lol

Não pode gostar mais da Fuji?

Vocês já parecem o gang do fullframe :D

Nada contra ter gostado mais da Fuji.

Só achei estranho alguém ter testado uma máquina como a E-M1 e o aspecto a destacar são os menus. Sobretudo quando se fala do AF... Mas lá está foram 45 minutos para atinar com os menus...não deu para fotografar! ;)

Mas de facto se os "maus" menus são o suficiente para nem sequer ponderar a Olympus, acho que faz bem em não ir para Olympus...porque a nova E-M1 Mk2 ainda consegue ser mais profunda/confusa que a antecessora... Para mim que só vou aos menus uma única vez para programar todos os atalhos, não me faz qualquer diferença!
 
Ora vamos lá ver parece que há uma pessoa um bocado confusa com o que disse em cima, vamos por pontos:
Primeiro de tudo eu só tive acesso privilegiado durante 1 dia inteiro (+-) a estas cameras que mencionei em cima, devido a ter vários conhecidos e familiares que organizam o festival de fotografia aqui na zona, e com a sorte devida tive acesso as estas diferentes cameras com um grande privilegio e grande "responsabilidade/risco" de as poder levar fora do recinto/auditório vá.

Neste momento a X-T2 não me serve de muito lol

Vindo de DSLR fico sempre a achar que o AF de uma mirrorless é sempre mais lento e menos preciso.

Na X-T1 reparei que é de facto mais lento mais nunca tive qualquer problema/chatice com isso e eu que preciso de AF relativamente rápido na rua.

Na X-T2 houve supostas melhorias, ainda não as pude testar por mim.

Com jeito fazes a mudança, vais ver que vale bem a pena
Regressei a bocado a casa do festival, e a "desilusão" que tinha do AF da X-T2, desfez-se por completo.
Primeiro de tudo estive a falar com o homem que estava no stand da Fuji, e decidi ver o firmware da camera, o qual depois de uma pesquisa na internet, vimos na internet que o FW que estava na camera ainda era um FW de pré-produção. Logo de seguida perguntei-lhe se podia-se actualizar o firmware, e com aprovação dele do tipo "epá se a maquina se lixar, sa fo..", e lá me deixou fazer o update.
Depois do update para o FW mais recente (1.10), a diferença é de noite para o dia, o start up da maquina que mesmo assim já era rápido, ainda ficou mais rápido, e o AF com a 40-150mm nem parecia a mesma maquina que tinha mexido ontem, mesmo no ambiente com baixa luminosidade melhorou imenso, deixou de ser hesitante e conseguia sempre focar em diversos "objectos", assim como o tracking que melhorou substancialmente.
Agora sim está aqui um Maquinão do "caraças"
@APedro uma coisa te digo, quando a sony der o berro ou qualquer coisa, a não ser que apareça um negocio excelente de uma A7 a bom preço, irei certamente para a Fuji.

Santos, foi a E-M1 I ou II?
Se foi a I, é mais do que normal teres ficado mais deslumbrado com a X-T2...
A que eu andei foi com a E-M1 I, a E-M1 II que estava lá, estava numa caixa de vidro, mas ainda consegui mexer nela nos "bastidores", infelizmente tinha a bateria já muito fraca e aguentava cerca de 10 seg ligada o que foi uma imensa pena porque queria ver mesmo o sistema AF dela, assim como a performance em ISO´s altos, etc, etc, mas deixou-me uma boa impressão. A coisa estúpida é que perguntei ao homem da olympus se me podia-se emprestar um carregador para carregar a camera para ver se conseguia ainda utilizar durante uns minutos, o qual ele me diz que não tinha carregadores para ela que só tinha para a E-M1, fiquei do tipo :n1qshok:. Maldita hora eu não ter levado o meu powerbank.

Quanto aos menus, não são os melhores (na Olympus), mas podes configurar tanto botão que quase nem precisas de ir aos menus.

As Panasonic já são mais organizadas.
Pelos vistos é mesmo uma questão de preferência, até nos menus.
Eu não consigo sequer entender como achas os menus da Sony melhores :)
Deve ser por estares habituado.

Eu, na a6300 em que vou mexendo de vez em quando, nunca me habituei aqueles menus e controlos.
Mas isso também seria o menos, já que só uso o menu para uma ou duas coisas muito pontualmente.
Lá está é o que a minha prima faz com a dela, as settings que mais utiliza já as têm configuradas nos custom buttons, que assim já nem precisa de mergulhar naqueles menus a perder tempo a procura das diversas settings, o que poupa imenso tempo.
O que vale é que na E-M1 I que utilizei, alguns dos botões já estavam configurados com as settings que eu queria usar e assim lá me desenrasquei.
Sobre os menus da sony, são (com umas diferenças pequenas) tal e qual como os das Canon (não sei se já mexeste em alguma canon ou não), os quais muitas pessoas acham bastante intuitivos, mas lá está é sempre uma questão de preferência e de habituação.
Agora se mexeste em uma A6300 e se achas que os menus são "assim assim", então tens que ver uma coisa horrifica dos menus das sony de antigamente, como das primeiras NEX, vai ao youtube e vé o que era a tortura para mudar diversas settings, antes deste refresh que a sony fez.

Só eu é que não tenho a sorte de andar a testar equipamentos e objectivas.

Gostava de ter uma X-Pro mas não troco nem a X-T1 por uma X-Pro1 nem a X-T2 por uma X-Pro2.

Como 3 máquinas não se justifica, fico com as X-T's.

Como disse nunca achei que o foco da X-T1 fosse lento, apenas não era tão rápido quando comparado com a 6D (com objectivas como a 35mm da sigma e L da canon, na Fuji ainda não experimentei objectivas a sério).

Quando as puder testar vou fazer um comparativo de jeito entre elas.
As X-Pro são uma categoria a parte das X-T´s, são cameras para outro tipo de estilo de fotografia e fotógrafos.
Da X-Pro 2 gostei muito também daquele viewfinder híbrido (ideia muito bem executada), assim como as a qualidade das fotos dela.
Mas na minha opinião as X-T´s fazem muito mais sentido, para mim obviamente tendo em conta o meu uso.

Não concordo nem um bocadinho. As Olympus parecem verdadeiros tanques...

Tinhas gostado mais da Olympus se tivesses fotografado com ela em vez de ter andando só nos menus. Ainda para mais, quando te queixas do AF das Fuji, de certeza que o AF da Olympus seria um aspecto a destacar!
Que lente usaste na Olympus?
Nada contra ter gostado mais da Fuji.

Só achei estranho alguém ter testado uma máquina como a E-M1 e o aspecto a destacar são os menus. Sobretudo quando se fala do AF... Mas lá está foram 45 minutos para atinar com os menus...não deu para fotografar! ;)

Mas de facto se os "maus" menus são o suficiente para nem sequer ponderar a Olympus, acho que faz bem em não ir para Olympus...porque a nova E-M1 Mk2 ainda consegue ser mais profunda/confusa que a antecessora... Para mim que só vou aos menus uma única vez para programar todos os atalhos, não me faz qualquer diferença!
Deixa-me perguntar-te uma coisa, já mexeste em alguma alguma X-Pro 2 ou uma X-T2 para fazeres essa comparação?
Isto porque pelo que escreves-te em cima, até parece que as fujifilm são feitas de plástico barato.
Depois não disse nada em cima que estive durante 45/1 hora coisa menos coisa, a mexer nos menus dela, porque se estivesse esse tempo, era um recorde para a minha paciência, sort of.
Sobre as queixas do AF principalmente da fuji X-T2, já foi tudo esclarecido em cima.
E sim tirei fotos com a olympus, (com a E-M1, explicação de não ter levado a Mark II está em cima) e para além do sistema AF que era mais rápido sem duvida nenhuma que a X-T1, o aspecto principal que eu destaquei em cima (como disse no 1º post) foi o IBIS, já que parte das fotos que eu fiz com ela foram "longas" exposições ao pé de um rio, e nesse caso portou-se lindamente.
Tinha 2 lentes a minha disposição: Olympus M. Zuiko Digital ED 12mm f/2.0 e Olympus M.Zuiko Digital ED 12-40mm 1:2.8 PRO
Como só podia levar uma optei pela prime 12mm.
Quanto aos menus e outro resto, basta ver o quote que fiz ao myllez sobre os custom buttons.
 
Última edição:
E ambas não são melhores construídas
Isso já depende muito de cada opinião pessoal.
Eu tenho a minha opinião em que achei as Fuji mais bem construídas no geral, ponto.
Mas já vi que discordas e muito com "unhas e dentes", da minha opinião sobre as E-M1.
Pessoas que não aceitam minimamente uma opinião pessoal, para mim nem vale a pena dizer mais nada a essas mesmas...

nem têm melhores materiais.
Não tem melhores materiais?? O qué não me digas que a tua olympus e as restante E-M1 II são feitas de ouro com uma cobertura de tinta preta por cima para disfarçar, é isso?
Quer dizer, ambas as cameras da Fuji e da Olympus utilizam magnésio, alumínio, entre outros.
Sendo assim, tens que me dizer qual é a diferença por ex., entre o magnésio utilizado pela olympus e pela Fuji, isto para justificares que os materiais da olympus são superiores aos da concorrência.

A pessoa confusa não sou certamente eu. ;)
Não quis dizer bem pessoa confusa, mas em termos de compreensão de um texto, ficou muito a parte mesmo sobre uma coisa que não disse:
Mas lá está foram 45 minutos para atinar com os menus...
 
Ainda bem que há marcas/equipamentos para todos os gostos!

Seria uma chatice se fosse tudo Fuji ou Olympus e agora, para aligeirar a situação, vejam como eu sou fanboy da Fuji:

c2ff722234ddc0cec04d09cf11eaa22a.jpg


492c2f6d416c32a4be221e8756575038.jpg


63c06d2f6ae51a07d52c262734748b73.jpg


43b64a51d9969517388ff3d99aa5017e.jpg


E ainda vos arranjava bem mais :D
 
Qual foi mesmo a parte onde disse que os materiais da Olympus eram melhores??

Dizer que os materiais da Fuji não são melhores que os da Olympus não quer dizer que os da Olympus sejam necessariamente melhores. É que tu próprio respondes à questão, ambas utilizam os mesmos materiais.

Quanto à qualidade de construção e montagem. Separando por tipos de câmera, a Xpro2 por exemplo comparada com a PEN-F dá a sensação de ser oca por dentro. Não tem aquela solidez da Olympus.

A X-T2 é diferente. Ainda assim a Olympus é mais resistente e sólida.
 
Por falar em marcas, um resumo do que passou aqui por casa:

2 Nikon (D80 e D610)
3 Fujifilm (S5700, S9600 e X10)
1 Samsung (Nx Mini)
2 Olympus (E-M5 e E-M1 mk2)

Tendo em conta o racio enorme de Canon por utilizador, nunca fiz parte da "equipa". Um dia, nunca se sabe...
 
Pelo que vou lendo, o pessoal que experimenta fica mesmo agarrado às mirrorless, quer sejam M43, Fuji ou Sony.
Eu consigo compreender o apelo destas cameras, tamanho e peso reduzidos, aliados a um design old school. Mas coloco aqui uma questão para quem vem de uma DSLR e as tem usado mais intensamente, isto é depois do entusiasmo inicial de qualquer novo gadget.
Como é a questão da ergonomia?
Eu usei há muitos anos uma rangefinder analógica, apesar de a experiência ter sido boa, quando comparada com qualquer DSLR actual de uma gama média alta, fica a anos luz em termos de conforto de utilização. Eu tenho uma DSLR que só peca pelo peso, não lhe consigo apontar qualquer defeito em termos de design, encaixa nas minhas mãos como uma luva e tenho acesso rápido a todos os controlos. O tamanho não me importa assim tanto, até porque o volume é apenas ligeiramente superior com uma prime, já o peso com zooms luminosas acaba por ser um pouco elevado.
Mas acho que é um bom compromisso, tendo em conta a robustez do corpo (magnésio) e a sua ergonomia. Ao ir para uma mirrorless, tenho receio que reduza o peso, mas perca o prazer de tirar fotos pois a camera não vai encaixar nas minhas mãos da mesma forma e apenas será uma ferramenta ligeiramente mais transportável.
 
@CuttyShark

No inicio até pode ser aquela coisa do Design a puxar por uma pessoa.
Eu, quando comprei a E-M5 para a minha esposa, fiquei logo apaixonado pelo design e qualidade de construção dela.

Depois decidi comprar uma máquina melhorzinha, não pelo design, mas pelo conforto que era ter um grip melhorado e um EVF de sonho (falo da Panasonic GX8).
No Natal a minha esposa ofereceu-me uma Panasonic G80, que é quase a mesma coisa que uma Nikon D5300 (que também já tive), só que muito melhor construída e com muitos mais controlos.

lJjtLBf.jpg


Dá para ter uma ideia não? :D
A G80 (G85 nos estados unidos) é mais refinada, tem umas linhas mais modernas, mas é, na sua essência uma DSLR sem espelho...

Mas as maiores diferenças vêm no resto.
No sistema. Panasonic é totalmente diferente de Nikon.

A G80 é atolada de funções e de features. É uma máquina mais moderna e que oferece mais do que a gama D5XXX da Nikon - tem um sensor mais pequeno, mas é estabilizado.
Depois de ultrapassar os "complexos do tamanho" estou mesmo contente com este sistema.
As lentes são de babar - são muito boas opticamente, são quase todas muito pequenas e leves.

Mas só mesmo experimentando.
Mas o facto de estar tanta gente a migrar para estes sistemas (não falo só de MFT, obviamente) só quer dizer que existe vida para além das DSLR (que são uma espécie em vias de extinção :P).

Quanto à beleza - eu acho a minha GX8 muito mais bonita do que a G80, mas vejo-me a usar mais a G80 por ser melhor.
Mas há pessoal que escolhe a máquina em função da beleza e/ou status - é um argumento válido (não para mim, mas aceito...).

Depois há aqueles que compram uma ragefinder para serem os fotógrafos de rua "entendidos" (nada contra também :P).

O conselho final é - experimenta uma boa mirrorless e vais ver o que eu quero dizer.
Nas férias de Natal voltei a mexer na D5300, que já foi minha, e parece uma máquina mesmo antiga aos meus olhos...

Cumps
 
Mas essa já é de outra liga, acaba por ser quase o mesmo que uma DSLR, eu refiro-me às estilo rangefinder, que são definitivamente mais compactas e leves.
Em relação à D5300 e semelhantes, quer da Nikon quer da Canon, são corpos que experimentei mas que nunca me agradaram. Ou porque o grip era muito pequeno para a minha mão ou pela falta de controlos.
 
Eu já tive uma D5300 e uma D7200, bem como as que referi acima (tenho neste momento uma D3000, uma Panasonic GX8 e G80 e uma Olympus E-M5).
A D5300 e D7200 assentavam-me bem na mão, mas obviamente que a D7200, sendo um corpo muito maior, oferecia mais ergonomia...

Mas era mais pelos controlos, como dizes - a D7200 é muito superior à D5300.
A G80, apesar de ter um grip menos profundo, é estranhamente muito confortável (pelo menos para mim, e nas minhas mãos).

A D7200 com a 18-35mm 1.8 (lente que andava no corpo mais de 90% das vezes) era muito pesada.
No final do dia sentia sempre uma pressão nos pulsos (não gosto de usar straps ainda por cima).

A G80 acaba por ser uma câmara de metade do peso, mesmo com lentes luminosas.
A minha lente mais pesada acho que é a Olympus 75mm 1.8, que pesa 320 gramas. A 18-35mm 1.8 pesava 810 gramas.
Não têm nada a ver - ali uma lente parecida, no lado da Nikon, seria a velhinha e fabulosa 135mm f/2 que pesa 820 gramas.

Posso comparar outras lentes.
A 35-100mm 2.8, da Panasonic, que pesa 360 gramas - a 70-200mm f4 (nem falo da 2.8) pesa 850 gramas :D

A 12-35mm da Panasonic pesa 310 gramas - a 17-50mm 2.8 da Sigma (nem falo da 17-55mm 2.8 da Nikon) pesa 570 gramas.
São pequenas diferenças de gramas, mas no conjunto torna-se muito peso.

Cumps
 
Back
Topo