Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

A app é fraquinha...
Fraquinha a favor. Só a consegui utilizar 1 vez e mal.. Se ainda fosse fraca e funcionasse em condições. Daí ter perguntado se havia aplicações alternativas.. Visto que a oficial simplesmente não funciona e eles nem parecem estar preocupados com pôr minimamente a funcionar.
 
Para já não passam de rumores...

@alexmv o que queres fazer concretamente? existem aplicações 3rd party que permitem operar as maquinas, agora tudo depende daquilo que queres fazer...
 
Para já não passam de rumores...

@alexmv o que queres fazer concretamente? existem aplicações 3rd party que permitem operar as maquinas, agora tudo depende daquilo que queres fazer...
Queria poder alterar as configurações no modo manual sem ter de andar a mexer na máquina e poder tirar a foto. E se desse para transferir os jpeg para o telemóvel também era bom
 
http://www.43rumors.com/ft4-olympus-will-slow-down-the-release-cycle-of-their-cameras/

Parece que a Olympus vai prolongar o ciclo de vida das suas máquinas. Menos lançamentos e mais firmwares e novas lentes!
Tendo em conta o que eles conseguem evoluir as máquinas com os firmware faz todo o sentido. A primeira E-M1 é o exemplo do que foi evoluindo ao longo do tempo com os updates.

Parece ser o foco da Olympus para os próximos tempos!
Aquilo que a Sony devia fazer na minha opinião
 
A grande questão é que os smartphones estão a esmagar todos os segmentos de fotografia digital amadora... É a realização da velha máxima de que a melhor câmara é aquela que estiver connosco no momento. As vendas de compactas digitais colapsaram, e as vendas de SLR's e Mirrorless de gamas não-profissionais também não andam famosas.

Por isso empresas mais pequenas, muito especializadas, como é a Olympus têm que ajustar o que gastam em R&D a um mercado e a vendas muito mais encolhidas e se com menos investimento conseguem vender à mesma isso faz sentido. Já a Sony é um dos principais fornecedores de tecnologia nesta área, tanto para smartphones, como para SLR's\Mirrorless de gama mais amadora, como as máquinas do segmento profissional que não sofrem a concorrência dos smartphones. Por isso o facto de um dos mercados encolher, não significa que o seu negócio de imagem digital não esteja em forte expansão.

Este gráfico é bem exemplificativo de como o mercado das câmaras digitais evoluiu nos últimos anos, percebe-se que a Sony esteja do lado dos claros vencedores enquanto a Olympus está no lado que está a encolher:

huge_chart.jpeg
 
Não é verdade?

Tu olhas para ali e consegues ver o mercado da Olympus, ou seja, as compactas e as mirrorless a expandir?

Ok... Nitidamente cada um vê o que quer...



Aliás, basta olhar para os últimos resultados fiscais da Olympus:

92b7395c2ee9e3044b1f75e062d101a1.jpg


Uma queda de 16% nas vendas totais. Com as compactas a cair 36% e as mirrorless 5%.. E este está longe de ser um mau ano nos últimos tempos da Olympus.
 
Última edição:
O gráfico mostra um declínio das compactas e das DSLR - as mirrorless estão ali no mesmo patamar, mais ou menos.
E mirrorless é só Olympus?
Sony, FUJI, Canon, Olympus, Panasonic, etc, etc.

É normal que os smartphones estejam ali no topo - toda a gente tem, até o meu avô...
Um smartphone é um "bem essencial" nos dias de hoje, uma camara dedicada não.
Eu tenho vários smartphones e raramente uso a camara deles - mas devo estar nessa estatística :P

Cumps
 
O gráfico mostra um declínio das compactas e das DSLR - as mirrorless estão ali no mesmo patamar, mais ou menos.

Exato. Já discutimos por aqui este gráfico e outras estatísticas mais detalhadas.

É um gráfico é "impressionante" mas algo enganador, porque só mostra as unidades vendidas e não o volume de negócios ou o ROI. É um bocado como dizer que o negócio da BMW está mau porque vende menos carros que a Toyota.
 
Estavamos a discutir Olympus (a decisão de espaçar mais o lançamento de novos modelos) e não outras marcas.

A previsão para FY2018 da Olympus é decréscimo nas vendas de mirrorless. De compactas parece me óbvio a tendência. Dslr não tem.

Noutras marcas o panorama pode ser diferente (a Sony deve continuar a lançar modelos que nem pães quentes)
 
Última edição:
Eu só disse que para a Sony faz tudo o sentido investir em desenvolvimento porque eles têm uma quota brutal na produção de sensores e outra tecnologia ligada... E embora as vendas de câmeras dedicadas estejam em queda, o negócio dos sensores está em forte expansão. E os telemóveis é só uma vertente, actualmente quase todos os carros novos começam a ter câmeras, alguns têm mais de uma dezena de câmeras, há os drones, etc, etc. Tudo isso usa sensores digitais.. A Sony é o líder nessa área e para se manter líder nas vendas tem que ser líder na tecnologia, por isso não podem abrandar o desenvolvimento.

A Olympus está apenas no negócio das compactas e das mirrorless, com vendas em queda há inúmeros anos.. Faz todo o sentido que comecem a aproveitar melhor os custos de desenvolvimento que tem cada nova câmara, fazendo com que a sua vida útil dure mais.


Eu acho que não disse nada demais, nem é nada polémico... Eu gosto muito da Olympus, aliás, vendi tudo o que tinha da Nikon já alguns anos e atirei-me de cabeça, mas não me custa admitir que o futuro da marca, enquanto marca de grande consumo, não parece lá muito brilhante. Enquanto marca de nicho espero que tenha imenso sucesso porque não quero trocar de sistema [emoji6]
 
Ainda não tinha visto esse gráfico da Olympus. Ai realmente dá para ver uma (pequena) queda nas vendas. E a previsão para 2018 fala numa queda de apenas ~1%.

Achei curioso que o gráfico de barras não bate certo: as vendas de compactas desceu para ~2/3. No entanto a sua barra cresceu. E as vendas de mirrorless são ~5x as das compactas, mas a sua barra é apenas ~2x maior.


não me custa admitir que o futuro da marca, enquanto marca de grande consumo, não parece lá muito brilhante

Enquanto "marca de grande consumo" há muito que a Olympus perdeu o fulgor de outros tempos. E ainda está em recuperação do escândalo financeiro.

Mas a questão aqui é que o pior parece já ter passado e neste momento parece estar bem posicionada para manter o seu nicho. O mesmo já não se pode dizer de, por exemplo, a Nikon, que a não ser que entretanto tire um coelho da cartola, arrisca-se a ter de apertar o cinto drasticamente.


Também estive a ver os números da Sony, e mesmo com o crescimento dos sensores para telemóveis, este ano os números também não foram risonhos (nas divisões correspondentes). O ano passado foram muito melhores. Se calhar foi um problema geral: o efeito 2016. Claro que a Sony faz muita coisa e ao pé da Olympus é um monstro: ~8000 biliões de ienes em vendas.
 
A Sony está a tornar-se na nova Samsung :P (menos nos smartphones). Têm muita coisa, mas também têm que investir bem mais...
A Olympus é parceira da Panasonic e esperam-se coisas boas (pelo menos tenho visto bons rumores em novas tecnologias de sensores, nomeadamente um sensor híbrido que está a ser criado pela Panasonic).
A Nikon é a que está pior, mas ainda anda aí.
E, além do mais, a tua camara ainda tira fotos daqui a muitos anos :D

Estamos numa fase de estagnação, em quase todo o tipo de sensores.
A Nikon prometeu algo revolucionário para celebrar os 100 anos.
Fico também há espera de desenvolvimentos nos tais sensores híbridos.
O resto são melhorias em AF, tracking, buffer e processadores :)

Cumps
 
Back
Topo