Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

A Fuji X100 não é grande angular nada - é uma 35mm.
Ta bem, de 35 para 34mm :biglaugh: :biglaugh:

Mas ok, já fico com noções :)

Não me parece uma grande diferença face à DSLR mais pequena, a 100D com uma panqueca, que fica nos 92mm de profundidade. A pen-F com a 25/1.8 fica nos 78mm.
Depois na altura é que já tem uma diferença jeitosa (91 para 72mm), mas a profundidade acaba por ser o que tem mais impacto.

Claro que o que pode fazer cada uma das câmaras não tem nada a ver, mas para o caso isso não seria pertinente.

Ainda assim, tou esclarecido ;)
 
TheMadyor Pois, é isso :P
A profundidade é o que a faz mais gordinha e menos pocketable.

Mas pronto, isto também não é coisa que me preocupe muito. Para ser franco, algo em que já pensei muitas vezes era, quando fizesse um upgrade de corpo, não vender a 1200D e guardar essa sim, como 2º corpo.

Mas pronto, vamos ver. Por agora não posso dizer que esteja a sentir necessidade de trocar de corpo, pois nem sequer tenho dado assim tanto uso à câmara (o tempo tem sido pouco).

Se calhar vou arranjar algum acessório novo nas próximas semanas, mas ainda não decidi bem o quê (porque ainda tenho mais de 100€ em cartão *****, devido à compra do MacBook, e não tenho muito no que gastar, e também porque ando a tentar despachar a minha 18-55 --> usei-a UMA vez neste ano...não faz sentido estar a guardar mais isto -.- )
 
Última edição:
Parte das fotografias, como apurou a BBC Brasil, pertencia ao fotógrafo americano Daniel C. Britt – mas a fraude nunca foi descoberta porque “Eduardo Martins invertia as fotos”.
Há malandro, esse grande truque de photoshop só ao alcance de alguns... será que se roubar fotos e enviar para a BBC em png em vez de jpg tb passa? :D
 
Se calhar vou arranjar algum acessório novo nas próximas semanas, mas ainda não decidi bem o quê (porque ainda tenho mais de 100€ em cartão *****, devido à compra do MacBook, e não tenho muito no que gastar, e também porque ando a tentar despachar a minha 18-55 --> usei-a UMA vez neste ano...não faz sentido estar a guardar mais isto -.- )
Bem, entretanto já despachei a 18-55, porque realmente não lhe dava uso. Ainda não comprei nada, nem decidi o que comprar. A 10-18mm seria a opção lógica, mas ultimamente pouco uso o lado wide, pelo que também não vejo razão para estar a gastar em algo para ficar encostado.

Admito que (mesmo antes de vender a 18-55) havia e há vezes em que penso "se eu estivesse com uma zoom standard resolvia isto de forma mais simples", mas nem quando a tinha no saco e pensava isso optava por trocar de objectiva, e acho que quando chega a esse ponto é porque já não vale mesmo a pena.

Acho que...coisas que eu podia encaixar no meu kit, eram...a 10-18, ou talvez uma prime muito luminosa entre 35 e 85mm. Mas para já não sinto que fosse dar uso a nenhuma das coisas, portanto...vai ficando assim.

Entretanto já pensei melhor nos requisitos para uma 2ª câmara (também não será para agora, acho), e penso que algo do estilo duma G9X é capaz de ser uma boa opção (só não gostei do facto de ter tantos controlos touch --- para touch fico-me pelo telemóvel).
 
A 10-18mm seria a opção lógica, mas ultimamente pouco uso o lado wide

Se o mais wide que usaste foi 18mm então ainda não fazes ideia do que é uma UGA ;)

Não quero com isto dizer que te recomende uma UGA em geral, muito menos a 10-18 em específico (que é uma objetiva fortemente vocacionada para paisagem). Apenas que, tal como costumo dizer, "nada te prepara para o ponto de vista de uma UGA."
 
Já "dei uns toques" noutros equipamentos com UGA's, além de já ter estudado um pouco...e percebo o que queres dizer. E admito que a UGA pode ser uma ferramenta útil, eu é que não me vejo a pegar-lhe muitas vezes. É só isso.

"Ultimamente pouco uso o lado wide"...aliás, eu devia era dizer que ultimamente só tenho usado o lado tele (quase). Pouco tenho pegado mesmo na 24mm, mas é só porque tem calhado ser assim.


A 10-18 é uma lente fechadinha, é verdade, mas para um utilizador casual de UGA, ou para quem for usar uma pela primeira vez...epah quase é pecado ignorá-la.

Se eu não encontrar nada que me interesse entretanto, talvez opte pela 10-18. Mas elas ultimamente andam caras, por isso é que ainda não avancei. Neste caso dou prioridade à *****, já que tenho saldo no cartão deles.

Se mesmo assim não ficar convencido quanto à 10-18, outra hipótese é esperar pela black friday e ver se aparece algo interessante. Já não falta muito tempo.


EDIT: entretanto tive uma outra ideia para um acessório, pesquisei, e já fiz uma encomenda na Amazon :biglaugh:
Esse vem a propósito da conversa que tivemos há duas páginas atrás :P
 
Última edição:
Alô a todos, comecei a usar o CHDK mais a sério com a minha Canon SX510HS. Ainda pensei realmente em comprar uma dSLR mais antiga usada mas achei que podia primeiro tentar levar a canon mais além. Até agora usava o Gimp para pós processamento mas como o tempo não é muito recorri só à correção automática da cor em batch. Só por isso já consegui uma mudança enorme na qualidade das fotos mas recentemente tb comecei a usar o Chdk para poder fotografar em RAW, que não era possível com o firmware de fábrica. Comecei a tratar as fotos com o UFRaw mas agora estou com o Raw Therapee. Já deu p perceber que as vantagens de usar Raw são realmente muitas mas ainda estou com bastantes dúvidas:
- com o ufraw tinha sempre de acabar o processo c o gimp; pela vossa experiência poderei ficar-me só pelo raw therapee, dado que ainda não explorei bem isto p ter uma opinião?
- segundo percebi o raw therapee tb me permitirá aplicar o pós processamento em batch. Confirmam?
- só ainda usei o default na configuração do raw therapee. Recomendam algum outro para a generalidade das fotos do dia a dia?
Desde já obg pela vossa ajuda.
 
Gente, alguém daqui alguma vez usou a Tamron 60mm f/2 macro?

Tenho andado a pesquisar um bocado por uma objectiva dedicada para retratos, embora não esteja decidido a comprar.

Estava a olhar para a Canon 85mm f/1.8 USM, na qual já sei com o que contar, até que descobri esta pérola, que me pareceu bem interessante

Li relatos de o AF ser lento (ok, até aí tudo bem), mas de resto as opiniões parecem ser positivas
 
Se a ideia é essencialmente retrato, vai para a 85mm sem pensar duas vezes.
Gostaste assim tanto dela? :biglaugh:

A Tamron despertou-me curiosidade, foi mais isso, por causa das possibilidades em close-up. Sendo uma macro, acaba por extrair aquele detalhe extra nos olhos

Mas por outro lado acaba por não adicionar muito ao kit face ao que já tenho (olhando para a 50mm)
 
A minha lente preferida de retrato, em APS-C, era a 40mm 2.8 macro.
Não tens o DOF de uma 1.8, mas tens detalhe em todas as aberturas.
Adorava a lente pelo detalhe e recorte que dava aos motivos.
(Mas claro que a usava mais para os bichos).

Cumps
 
Para retrato, acho que tens a 50mm. As lentes macro são engraçadas porque têm uma distância focal normalmente jeitosa para retratos, mas depois a focagem é normalmente lenta (se não falarmos em lentes mais caras).

O Apedro usou a 85mm em FF. Mete a tua 55-250 a 85mm e vê se não achas excessivo. Eu também andei a olhar para a 85mm Nikon, mas depois achei que se calhar era demais, a 50mm tem feito bem o serviço.
 
Na verdade tem sido ao contrário, @Lyp
Isto é, eu estou a encurtar distâncias :P

Dentro de casa uso a 50mm nos retratos. Até aí não tenho dúvidas, porque nem tenho espaço para mais. É o que dá, pronto. Ainda assim, quando consigo, pego na 55-250.

Mas fora de casa nem tenho usado a 50mm. Aliás, ela nem tem saído. Pego logo na 55-250 e noto que a tenho usado acima dos 100mm. Apercebo-me que procuro mais separação de fundo e mais compressão.

Aos 55mm, se quiser fazer um headshot com a câmara na vertical, sinto que já tenho que me aproximar muito, e depois lá está, não tenho aquela compressão que tenho ao afastar-me mais.

Eu até estava a olhar para a Canon 100mm f/2, mas pensei duas vezes, por achar que, quanto mais longa for a lente, mais específica se torna ela, e depois pouco mais poderia fazer com ela.
E foi a partir daí que comecei a olhar para a 85...

Se a Yongnuo 85/1.8 funcionasse direito em live view já cá morava. Mas assim, ainda que eu não seja fã de live view...epah, acho que faz parte, e se lá está, é para funcionar. Principalmente em objectivas destas, que proporcionam dof's curtos.



EDIT: é verdade, há uns dias, no meio destas pesquisas sobre as objectivas, descobri esta calculadora, que me pareceu muito útil. Inclui até o cálculo do FoV com resultados em metros e centímetros, conforme a distância ao sujeito.

http://tawbaware.com/maxlyons/calc.htm
 
Última edição:
Gostei muito da 85mm sim, apesar de a ter usado muito pouco mas eu usei-a em full frame...

A objectiva é algo exótica, aquele vidro enorme enche o olho.
 
Recordo que para pedidos de recomendações temos uma sub-secção específica inteira e criar tópicos novos (ainda) é de borla.
 
Back
Topo