Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

22791653_1619398168118426_1738303238568938711_o.jpg
 
podem-me elucidar onde querem chegar? Não percebi :x
Basicamente penso que deve ser uma "crítica" ao facto de se gastar um balúrdio em aparelhos/serviços para calibração de monitores, quando com uma comparação a uma simples palete de cores em papel se fazia o trabalho lol 'tá engraçade :D
 
Estou aqui com uma dúvida existencial.

Muitas vezes se fala em câmaras lentas ou rápidas a focar. Assumo que isso se deva, principalmente, por causa dos motores de auto foco certo? Ou existe outra coisa que possa fazer uma lente mais rápida ou lenta ou com melhor ou pior capacidade de foco?

Pergunto isto porque assumo que é a máquina que faz todas as medições e decide que ação tomar para focar. Estou errado?
 
São as duas coisas.
O sistema de foco está na camara, mas os motores estão nas lentes (algumas máquinas têm motor de foco, para lentes mais antigas - mas essas são sempre lentas :P).

Uma máquina com melhor sistema AF pode ajudar uma lente a focar melhor e mais rápido.
Existe sempre o "tecto" que limita o AF - tens uma máquina estupenda a focar, e uma lente fraca a focar - não é por isso que a lente vai ficar mais rápida :D

Mas, tens uma lente estupenda - vais ver que ela foca melhor, e mais rápido, numa D850 do que numa D610 :D

Cumps
 
Então a única coisa que impede uma lente de focar rápido são os motores, isto é, velocidade e precisão dos mesmos. Era exatamente isso que pensava. Obrigado
 
Não leste o que o Warlord e Myllez escreveram ? A limitação não está só na objectiva, está também na máquina, tanto a velocidade como a precisão é um trabalho de ambos.
 
Nesse caso, se calhar continuas a não perceber bem: não é só o motor da lente que afeta a sua performance de AF. É também a restante parte mecânica, eletrónica e até o desenho ótico:

- Mecânica: Nos motores tipo anel, a parte mecânica praticamente não existe (o motor está ligado diretamente aos elementos óticos). Em objetivas macro, a parte mecânica é desenhada e afinada para maximizar a precisão o que sacrifica a velocidade. Finalmente, se a parte mecânica tiver folgas irá penalizar a velocidade do CDAF e a precisão do PDAF.

- Eletrónica (da objetiva): sobretudo para PDAF, a objetiva tem de estar constantemente a medir a posição (em foco e zoom) dos diversos elementos e transmitir isso para a câmara, além de interpretar corretamente as instruções de foco desta. É por este protocolo não ser inteiramente conhecido dos third-parties que muitas vezes as objetivas third-party não são tão eficazes a focar com as do fabricante da máquina.

- Ótica: A ótica afeta o AF na medida em que representa as massas inerciais que o mecanismo de AF tem de movimentar. Isto pode, até certo ponto, ser compensado através do dimensionamento do motor/desmultiplicação. Além disso, quanto maior a abertura, maior é o impacto do erro do AF, e o sistema de foco têm de ser ajustado para compensar. Uma Canon 85/1.2 é lenta a focar, mesmo com motor USM tipo anel.

Ou seja, basicamente tudo numa objetiva AF afeta o AF. Não basta "olhar para o motor de foco". E, embora a tecnologia do motor de foco te possa dar uma ideia quanto à sua velocidade de foco, é preciso testar caso a caso.
 
Foi o "amigo dos insetos"!!!

Atrai-me por ser dos poucos tipos de fotografia que mostra o que os meus olhos não vêm, ou pelo menos não vêm com tanto detalhe!

Acho as imagens espetaculares, do pólen de uma planta, os detalhes da íris de um olho ou como os insetos pequenos são realmente (parecem monstros assustadores e no dia a dia nem reparamos neles).

No meu caso acho que está ligado um pouco ao meu gosto pela ciência e biologia.
 
eu faço macro de insectos (vivos) fora de estúdio, por isso para mim é o contacto com a natureza e o desafio de conseguir boas fotos quando o controlo do sujeito ou do cenário é extremamente limitado (quando comparado por exemplo a fotografar o insecto morto em estudio ou ainda mais se comparares com retratos de uma pessoa em que lhe podes dar ordens).
 
E com muita pena minha hoje vendi a Olympus 17mm 1.8. Foi o que restava do sistema MFT! Ainda andei a ver uma Pen E-PL7 ou 8 mas não consegui encontrar justificação para tal aquisição.

Como já me disse o @Fatalit1-4 se tivesse experimentado a EM1 II provavelmente não teria mudado de sistema.

Desculpem o post mas como o título diz: Conversa de Treta.....

Faltam vender algumas coisas canon e será só Sony embora sem fanatismos!
 
E com muita pena minha hoje vendi a Olympus 17mm 1.8. Foi o que restava do sistema MFT! Ainda andei a ver uma Pen E-PL7 ou 8 mas não consegui encontrar justificação para tal aquisição.

Como já me disse o @Fatalit1-4 se tivesse experimentado a EM1 II provavelmente não teria mudado de sistema.

Desculpem o post mas como o título diz: Conversa de Treta.....

Faltam vender algumas coisas canon e será só Sony embora sem fanatismos!

Vais sentir saudades! ;)

Quanto à Sony, acredito que fiques plenamente satisfeito quando tiveres uma A7R2 ou a 3. Não tendo ainda experimentado nenhuma, parece que são as únicas Sony que realmente devem valer a pena.
Até lá vais investindo em lentes! ;)
 
Back
Topo