Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Já tenho saudades. Lentes fantásticas e máquinas cheias de tecnologia e com uns controlos bem porreiros.

Em menos de 3 anos foi Fuji (superficial), canon e olympus a serio.Só não testei/tive Nikon por acaso.

Curiosamente fiquei com a Sony. Curioso porque é em meu entender a máquina menos "tecnologica" mas tem um sensor muito interessante e prevejo um futuro risonho. Á algum tempo que fiquei rendido ao mirrorless e esta é a única FF.
Outra curiosidade é que acho o sistema de AF da a6000 mais competente.

Já vem uma 55mn 1.8 a caminho. Agora é juntar para uma a7r ii e ver como se porta a 24-105.
 
Macro é o mais próximo que temos em visitar outro planeta :D
Em estúdio, com insecto morto, é mais para estudo e só contam quatro coisas - material, técnica, luz e edição.

No mato é mais desafiante e dá para ser mais criativo...
Gosto dos dois tipos :D

Cumps
 
Perguntei do Macro porque até gosto do detalhe das fotos, mas não faço ideia do material que é necessário. Vocês em casa usam algum mini estúdio!? As lentes andam por que preços?
 
Material necessário.

Mato - Máquina, lente, flash, difusor e depois uns truques para ajustar e suavizar a luz (neste caso tens que ser tu a experimentar até encontrares o melhor).

Estúdio - Máquina, tripé, carril, lente, tubos ou fole (ou raynox), tenda ou outros difusores, luz contínua ou flashes, programa de stacking (helicon focus, por exemplo), plataforma para colocar os bichos, pinça para os meter mais ou menos direitos, agulhas onde os espetar, fundos (coloridos ou não), etc.

No meu caso tenho uma Tokina 100mm em 27.5mm de tubo (não é muito, mas ajuda a chegar mais perto um bocado, sem estragar a qualidade), flash na sapata com um difusor inventado por mim, que consiste em flashada directa para duas folhas de papel que ficam mesmo perto do limite da lente, e do bicho.

Foi muito complicado ter conseguido este tipo de reflexo neste bicho, por exemplo.

SzSIsl4.jpg


OZ4w1Ag.jpg


É ir experimentando.
É preciso paciência, firmeza, equipamento e pronto...

Se começares a gostar depois não queres outra coisa.
Esta época não fiz grandes caçadas, porque andei sempre atolado em trabalho (ainda ando), mas é das coisas que mais gosto de fazer em fotografia.

Cumps
 
pq é um software dedicado a stacking, regra geral são melhores que um programa generico como o photoshop. um pouco como um programa de panoramas vs photoshop. tb consegues no photoshop, mas ou com piores resultados ou com muito mais trabalho....
 
Belas fotos sem dúvida. A quantidade de material para estudio é que assusta um bocado. Já pensei em fazer algumas experiências em casa, mas como tenho pouco espaço, não tenho lá grande sitio para montar uma coisa dessas. Até já me lembrei de comprar o folio mas acho que com uma caixa e uns leds faço a festa mais barata.
 
Não precisas daquele material todo, no início precisas é de lente e tripé. Tubos de macro, por exemplo, são baratos, até à Raynox arranjas por 50 € mais coisa menos coisa. Flash externos, se fores para os yongnuo, tb fazes a festa com 100€. O que o Myllez referiu é mais para "extreme macro".

@MylleZ, não usas flash anelar?
 
Por acaso era boa ideia criar um topico para concursos de fotografia e ir partilhando o que se for encontrando. Ja estive para entrar em alguns e acabei sempre por deixar passar o prazo... :(
 
Leiam bem os regulamentos dos concursos porque existem diversas situações bastante abusivas ao nível de direitos de autor, muitas vezes a troco de nada.

Há concursos que se deviam chamar "Foto stock à borla e à bruta"
 
Leiam bem os regulamentos dos concursos porque existem diversas situações bastante abusivas ao nível de direitos de autor, muitas vezes a troco de nada.

Há concursos que se deviam chamar "Foto stock à borla e à bruta"

Ia avisar do mesmo, por norma nao participo por isso mesmo...
 
Por acaso era boa ideia criar um topico para concursos de fotografia e ir partilhando o que se for encontrando. Ja estive para entrar em alguns e acabei sempre por deixar passar o prazo... :(

Fiz o mesmo a dois…
Ia avisar do mesmo, por norma nao participo por isso mesmo...

Percebo. Pelo que leio, normalmente uma pessoa perde praticamente os direitos das fotos, é chato, mas também não acho que vá mal ao mundo se pegares numa foto e a "deres" para um concurso.

Para mim, pelo menos na fase em que me encontro, servem para eu tirar umas fotos com objetivos em mente e participar. Não penso muito além disso. Mas percebo perfeitamente o vosso ponto.

EDIT: pelo que estive a ler com mais atenção, neste caso até parece bastante soft nesse aspeto. Também paga-se 10€ para participar...
 
Quando percebi do que estavam a falar até pensei que iam falar deste

http://www.culturafnac.pt/novo-talento-*****-fotografia-2017-2/

Este é de 6 a 17 de Novembro
 
Também vi esse da *****... Também pensei em participar. Eu penso muito. Eu faço pouco. Quando tiver a 77d tiro um sábado ou domingo para ir às fotos.

Isto se a tiver... Daqui a nada mando os gajos pó... Enfim
 
Fiz o mesmo a dois…


Percebo. Pelo que leio, normalmente uma pessoa perde praticamente os direitos das fotos, é chato, mas também não acho que vá mal ao mundo se pegares numa foto e a "deres" para um concurso.

Para mim, pelo menos na fase em que me encontro, servem para eu tirar umas fotos com objetivos em mente e participar. Não penso muito além disso. Mas percebo perfeitamente o vosso ponto.

EDIT: pelo que estive a ler com mais atenção, neste caso até parece bastante soft nesse aspeto. Também paga-se 10€ para participar...


Sim não tem mal nenhum, óbvio que não, mas vê o ponto de vista de outra forma, perdes os direitos autoriais a entrares depois lembram-se que para seres pontuado tens de dar o RAW ou JPEG com Resolução Total, ok, depois quando dás por ela tens a foto em Galerias, numa ou outra revista, num leilão de "caridade" para ricos, e tu com dinheiro investido em equipamento e a arder ... :P

Agora para se pagar por um prêmio de 800€ mais a deslocção ao sitio onde for a exposição para receber o prêmio mais vale a pena ir contra os Tubarões na Sony World Photography Awards...
 
Aquele momento chato em que recebes a mensagem de que podes levantar o material mas estás a uns milhares de km de distância...

Mas pronto, ao menos chegou a tempo de pedir o reembolso da canon. Que era aquilo que me estava a dar urticária.
 
Back
Topo