Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Bom dia a todos, não sou grande pro em fotografia mas gostava de ter as vossas opiniões quanto à correção do balanço dos brancos; só trabalho em jpeg, já tentei fotografar em RAW mas chego sempre à conclusão que para fotografar só a mulher e os filhos não preciso de perder muito tempo no Raw Therapee. O problema é que nunca consigo (como se percebe...) usar só um ou outro perfil para todas as fotos que me agrade e não queria perder tempo a editar foto a foto. Costumo usar o GIMP para correções menores e sobretudo, corrigir o balanço dos brancos mas mantenho a dúvida se o Raw Therapee será mais adequado para isso. Opiniões, arranjam-se sff? Obrigado e cumprimentos.
 
se o objectivo é apenas corrigir o WB, se tiveres canon usa o software da marca, consegues corrigir o WB e depois aplicar o mesmo perfil de cor do jpg e exportar como jpg.
 
A questão é que se vais editar a foto (nem que seja só corrigir o WB ou correcções menores), mais vale ires logo pelo Raw. Na loucura fotografas em raw + jpg. Se o jpg ficou como querias, está feito. Caso contrário, tens sempre o raw.
 
se o objectivo é apenas corrigir o WB, se tiveres canon usa o software da marca, consegues corrigir o WB e depois aplicar o mesmo perfil de cor do jpg e exportar como jpg.

A questão é que se vais editar a foto (nem que seja só corrigir o WB ou correcções menores), mais vale ires logo pelo Raw. Na loucura fotografas em raw + jpg. Se o jpg ficou como querias, está feito. Caso contrário, tens sempre o raw.

Obrigado aos dois pela ajuda. @Warlord, suponho que te referes ao Canon Digital Photo Professional. Nunca o experimentei (se calhar é altura disso...), tens ideia se fará um trabalho melhor do que o GIMP para o WB e correções menores? Tenho uma Canon EOS M10 mas só desde Dezembro.
@xukuru, já tentei meter-me pelo RAW mas como disse as fotos são sobretudo da família e só de pensar em andar a corrigir muitas variáveis fico com medo... Medo do trabalho que vou ter, mesmo que seja em poucas fotos, e medo de gostar e depois ter de fazer isso em todas!!
Claro que a opção que apresentaste, recorrer ao Raw apenas se o jpeg não agradou, é inteligente.
 
O que usam para edição tanto em raws ou para modificar algum jpeg já comprimido pela DSLR? Lightroom talvez seja o mais usual né?
 
Eu uso PS. Como já sabia mexer no programa, não tive que aprender nada de novo. O LR ainda não me entrou na cabeça.

às vezes vou lá, tento fazer umas coisas mas demoro sempre mais do que no PS. Como já aqui disse, devo estar a fazer algo mal.
 
Eu uso PS. Como já sabia mexer no programa, não tive que aprender nada de novo. O LR ainda não me entrou na cabeça.

às vezes vou lá, tento fazer umas coisas mas demoro sempre mais do que no PS. Como já aqui disse, devo estar a fazer algo mal.

Eu sou um leigo em PS, faço por exemplo, clones de partes da imagem razoavelmente bem até e pouco mais.
Já o LR desde que o tenho sempre achei fácil trabalhar com ele (também faço o básico): temperatura de cor, saturações, recorte para 3 terços quando não consigo fazê-lo quando tiro a foto, nivelar foto, blacks, whites, sombras, etc e acho que até tenho resultados bastante bons. Basta ir seguindo à medida que vais vendo uns tutoriais no youtube do LR e vais ver que consegues e até provavelmente vais achar mais fácil e prático que o PS.
 
O domínio das m43 pelo país das máquinas fotográficas continua intocável!!

mirrorless-700x402.jpg

video-camera-700x364.jpg
 
Vou viajar e queria levar tripé....

Algumas considerações:
1- Vou em lowcost;
2- Apenas vou levar bagagem de mão;
3- O meu actual tripé é um cullman nanomax;

Quem tem experiência de viajar com tripé, como fez/correu?

Considerei ainda comprar algo deste género:

2bc376c6bfae73a6712ea0be30cdcb12.jpg


Mas quando voltasse nunca lhe iria dar uso, uma vez que o que tenho agora nem é grande de todo, chega para o que faço de paisagem..
 
Eu levei na mala de porão junto com a roupa.... O meu é compacto (pernas de 4 segmentos acho eu).

Sem bagagem de porão é melhor perguntares à companhia, se tiver contacto, ou arriscas-te a pagar mais qd fores embarcar.
 
Nunca levei tripé na mala de cabine :-/
Eu acho que o MeFoto Globetrotter cabe. Se achares que é tripé a mais, tens sempre o MeFoto Roadtrip.
 
Back
Topo