Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Apesar de ter optado pela compra da Canon 6D, confesso que ainda hoje tenho uma panca pelas mirrorless. É daquelas coisas que "apetecia-me ter uma"!
E cheguei a equacionar a compra duma. Mas, e corrijam-me se estiver errado, mirrorless fullframe só Sony, certo? Pelo menos na altura em que andei a pesquisar para a compra da máquina só encontrei as Sony.
Nunca ponderei APS ou m43 "because astrophotography". Se posso fazer boas fotos de estrelas com esses sensores? Claro! Mas percebem que não é bem a mesma coisa. Ando sempre entre 3200 e 6400 iso.

Então porque não fui para uma das Sony A7? Tenho acesso a lentes canon por empréstimo. O que fez com que até ao momento só tivesse necessidade de comprar uma única lente: 16-35 f2.8.

"Ah mas podes usar adaptadores". Correcto, e não tenho nada contra isso. Mas vejo essa solução como uma excepção à regra, e não como a regra. Na altura a Sony também não tinha nenhuma 16-35 f2.8. E ainda hoje não tem... e é só a lente que uso 90% do tempo.

Acho que a escolha de sistema está muito dependente da realidade de cada um. Para mim a opção mirrorless é bastante válida. Fala-se na questão do foco não ser o melhor, mas quase tudo o que fotografo pode ser focado manualmente. Por isso não seria um problema para mim. A questão da autonomia também não seria problema... (ok, ultimamente tenho feito timelapse. Talvez aqui a coisa complicasse).
Aliás, antes de ter a 6D, fotografava com uma Canon G1x. Não é o melhor exemplo de focagem/autonomia. E mesmo assim, cumpria.

Comprei uma DSLR porque queria MESMO uma? Não. Comprei porque aquela máquina tinha um conjunto de "coisas" que servem o meu propósito na "perfeição". Calhou de ter espelho. Se a mesma máquina existisse sem espelho, estaria contente na mesma.
 
@xukuru eu despachei a 6D com tudo o resto quando comparei, lado a lado, a X-T1 com a 6D.

A nível de ISO, recuperação de sombras, etc..

Se o fizeres vais ficar rendido.

Não digo que seja melhor, mas tendo em conta todas as conveniências, vale bem a pena a troca (no meu caso valeu).

Mais, consegues o mesmo ou melhor por menos dinheiro.

É só comparar o preço da tua 16-35 ou da 5D MKIV com o da Fuji 10-24 e X-T2.

O AF tem sido francamente melhorado.

Acho que ainda não pensaste mais seriamente no assunto porque a portabilidade não parece ser um problema para ti.
 
Até ver a portabilidade não é um problema. É muito raro andar com a máquina na mão. Ela passa a maior parte do tempo em cima de um tripé :-P

Eu percebo que a Fuji (e outras, claro) seja boa/muito boa ou até excelente. Mas não para o meu uso. A única troca que equacionaria era para a Sony A7ii ou A7rii. A A7sii nem tanto.
Isto para ficar dentro do universo mirrorless.

Claro que todas as outras hipóteses têm a sua utilidade. Mas não é a minha. Repara só, que valores teria que usar com a XT1 (ou outra qualquer com APS) para ter a mesma exposição que tenho com a 6D a fotografar a via láctea (25s, f2.8 ISO 3200/6400 é o que uso na 6D a 16mm)? E isto já para não falar nos sensores m43. Logo para começar não tens nenhuma 10-24 2.8.
Mas lá está, a minha realidade é outra... Até pelo facto de ter acesso a várias lentes Canon EF. Desperdiçar isto era um crime.

Mas concordo que anda muita gente de DSLR que provavelmente (para não dizer de certeza) estaria muito melhor servida com uma Olympus/Panasonic. Ou até com uma compacta... já que a lente de kit nc chega a sair do corpo.
 
Eu de astrofotografia sei 0 e claro que na canon tens muito mais opções, tanto a nível de sensores como de objectivas :D

As A7 são máquinas porreiras e, pelo menos a nível de construção e no toque são muito boas.

A meu ver por serem fullframe perdem parte da vantagem das mirrorless, o peso e tamanho de todo o sistema.

Mas lá está, se não é problema para ti, vais ficar satisfeito certamente.

Ainda que ache que não vais ganhar muito, vais gastar dinheiro e ainda ter de utilizar objectivas canon. Ganhas "apenas" na capacidade do equipamento em baixa luz, que para ti é das coisas mais importantes.
 
Malta, queria perguntar-vos uma coisa. Não quero abrir tópico com este assunto nas recomendações porque ainda não é nada oficial e nem estou decidido a trocar.


Aos conhecedores dos modelos Canon actualmente à venda...

qual acham que seria um bom upgrade ao corpo para mim?


Eu tenho andado a ler e pesquisar um bocado sobre a 750D e 760D. Pareceram-me ser os upgrades lógicos para a 1200D. A cena é...não fiquei convencido. Estou a questionar-me se o preço por feature não será demasiado elevado.

Eu gosto da minha 1200D, mas um AF mais preciso, ISO 12800 nativo, spot metering, mais 1 ou 2fps, e um ecrã articulado seriam coisas muito bem-vindas. Especialmente as três primeiras.

As 750D e 760D oferecem 19 pontos de AF cruzados. Na minha só vale a pena usar o ponto central, que é o único cruzado (f/5.6). Os outros não são nada fiáveis, às vezes acabo por passar para a live view em vez de os usar.
ISO nativo mais elevado era porreiro, porque se usar a expansão de ISO a 12800, aqui, as cores já ficam bastante afectadas (preto já não é preto, ganha tons de azul).
Spot metering...não tenho. No máximo tenho medição parcial. Não fica muito distante mas não é a mesma coisa.

Além disso, preocupa-me a longevidade da câmara. Sei bem que esta não é feita para durar 100.000 disparos, e para trocar, acho que o ideal era fazê-lo enquanto ela ainda não estava muito desgastada.


É claro que essas câmaras também oferecem outras características, só que acho que são coisas que não dou uso. Mas é um upgrade de corpo que me custava, à vontade, 400€.


Também olhei para a 100D. Upgrade barato, com melhoria no ponto central de AF (f/2.8, mas é o único cruzado), ISO 12800 nativo, suporta spot metering. Fico naquela: e quê, 150 ou 200€ por causa de 1 stop de ISO e spot metering?

A 700D parece-me ficar ali no meio. Oferece as especificações que eu peço, mas supostamente tem pior desempenho ISO do que a minha 1200D.

Está a falhar-me alguma coisa? Estou a esquecer-me de algum modelo? :P
 
Nada contra a 70D...mas isso não será câmara a mais? :biglaugh:

E talvez até mais cara (falando sem saber/ir ver).

O único drawback que vejo na 700D é a performance ISO ser supostamente inferior à da minha câmara

A minha renitência está precisamente na relação custo/benefício daquilo que os modelos superiores oferecem...associado ao que eu de facto utilizaria
 
Última edição:
A questão é que a partir dum certo ponto, ou dás um salto como deve ser, ou mais vale ficares como estás.
E se ainda tens dúvidas em relação ao custo/benefício dos modelos superiores, então é porque ainda tens muito para andar com o que tens ;-)

Ocasionalmente uso uma 70D e adoro a máquina.
 
A questão é que a partir dum certo ponto, ou dás um salto como deve ser, ou mais vale ficares como estás.
E se ainda tens dúvidas em relação ao custo/benefício dos modelos superiores, então é porque ainda tens muito para andar com o que tens ;-)
É como digo, de momento eu não tenho tomada a decisão de trocar o corpo. Mas de facto há aqui coisas em que esbarro com os limites da câmara. Fazia mais se tivesse outro corpo, isto é totalmente verdade. Às vezes não faço certas coisas por saber que a câmara não irá satisfazer a minha exigência.
Sabes que estou na gama mais baixa... Esta é uma DSLR bastante básica e não tem sequer a mesma durabilidade das gamas acima.
Aquilo que eu estou aqui a avaliar é mesmo a hipótese de passar para um corpo um pouco melhor, que seja mais completo e mais duradouro para eu o poder manter durante uns anos.

Nota: eu até nem acho a 700D cara. Era um upgrade duns 200 e tal euros e que me dava um corpo mais completo, tocando em todos os requisitos que eu coloco. De facto só estou duvidoso quanto a ela é por causa da performance ISO, uma vez que uma das coisas que me interessa em upgrade é melhorar esse aspecto.
 
a meu ver então esquece a troca.

vais estar a gastar dinheiro para nada.

para mim a troca pela 70D até vale pelo corpo mesmo em si, controlos em cima, maior, melhor grip, melhor qualidade de construção.
 
Então o que sugeririas? Usar a 1200D até morrer e depois comprar uma 1500D, 1600D, ou qualquer coisa assim? Acabava a gastar mais...


Tamanho maior do corpo não me atrai...câmara maior habilita-se mais a ficar em casa. Mas também não considero isso um motivo de exclusão, não é por aí.

Não me queixo de controlos nem experiência de utilização na 1200D. Apenas gostava de ter aqui algumas melhorias a coisas que de facto limitam, e as 7xxD pareceram-me opções interessantes.
Tenho 9 pontos de AF mas só um deles é minimamente fiável. Focar e recompor é muito bom, mas depende da profundidade de campo que eu tenha disponível.
Não tenho ISO 12800 nativo e dava jeito. Ao menos sabia que podia contar com ele. Aqui nem isso.

Compatibilidade com grip também podia ser algo interessante mas não é, de todo, um requisito (aqui é esquecer, não tinha botão de foco no grip e já não me dou sem back button focus, acabei por devolver aquele que comprei).


Não estou à procura de weather seal nem das características duma câmara profissional. Na verdade acho que nem estou a pedir muito. Mais ISO, melhor AF, spot metering, e uma câmara com uma esperança de vida mais longa, para a poder manter uns anos.
O que é que vos leva a dizer "70D ou então não vale a pena?"
 
O que é que vos leva a dizer "70D ou então não vale a pena?"
Basicamente tudo o que disses-te no paragrafo em cima :>
Mais ISO, melhor AF, spot metering, e uma câmara com uma esperança de vida mais longa, para a poder manter uns anos.
Não tenho ISO 12800 nativo e dava jeito.
Para que é que precisas de um ISO nativo de 12800? Ainda por cima nas Canon APS-C nessa setting é grão até dizer chega, especialmente nas xxxD
 
Então...e vocês consideram que passar de AF com 1 ponto cruzado para 9 ou 19 pontos cruzados nas 7xxD é pouca diferença? Nelas, cada um dos pontos à volta tem a mesma precisão do que o central da minha 1200D, e o central tem até o dobro (ou 4x?)

Spot metering está em qualquer uma acima de 1xxxD, incluindo até a 100D.

Acerca da esperança de vida, eu não estou a pensar em 300.000 disparos, mas 100.000 se calhar até era capaz.

Quanto ao ISO, de facto já perdi o medo do grão. Uma redução de ruído bem feita, moderação na nitidez e, em casos difíceis, downscaling, ajudam imenso. Adicionalmente, ou paralelamente, se fizer impressão das fotos ele nota-se muito menos.

Falo em ISO 12800 nativo por causa dos problemas de tons que surgem na minha ao usar a expansão para 12800. Tenho pensado sempre que numa câmara em que isso seja nativo não irei ter o problema de o preto ficar azul. Ou esse pensamento é errado? É algo que ainda por cima não surge de forma uniforme na foto e acaba por complicar bastante a edição. Mesmo em ISO 6400 às vezes já surge, mas aí nota-se pouco e costumo conseguir contornar bem.


Há outra função em que eu tinha interesse e não falei, mas essa eu já sei há algum tempo que é só na gama xxD, e por isso desisti, que era a possibilidade de regular o ISO de 1/3 em 1/3 de stop. Como digo, dessa ideia eu desisti quando soube que era só nessa gama.
 
Então...e vocês consideram que passar de AF com 1 ponto cruzado para 9 ou 19 pontos cruzados nas 7xxD é pouca diferença?
Claro que não, já é uma diferença substancial.
Mas em relação a 70D, acho que mesmo assim o sistema dela que têm os mesmos 19 pontos AF cruzados das 750/760D, continua a ser uma bocado superior, e depois em live view tens o Dual-Pixel AF, coisa que as 7xxD são terriveis a focar em LV.
Sobre a esperança de vida, com a 70D é mais provável que o shutter "vá a vida" mais tarde que as 7xxD, já que é mais "durável" assim dizendo (tem outro tipo de materiais no shutter, etc etc). E já que estamos a falar em durabilidade, depois tens o corpo em magnésio que é fenomenal de se pegar e "weather sealing".
Depois tens extras como o viewfinder que é um pentaprisma (logo mais brilhante e muito maior), tens um lcd no topo que dá sempre jeito para ver diversas "infos", 1/8000 de velocidade máxima do obturador, 2 "control dials", e a bateria que dura quase o dobro das 7xxD, entre outras coisas.
Digo isto porque ao preço que está a 70D em comparação as canon de entrada gama (7xxD)(que é uma diferença de 200€ ou menos, coisa menos coisa), é uma excelente evolução/passagem da tua 1200D, apresentando muito mais melhorias que uma 7xxD iria te dar.
 
As 7xxD são terríveis a focar em LV?? Tive uma 700D durante algum tempo e nunca me pareceu.
Depois o facto de ter um corpo selado mas usar lentes que não são é o mesmo que nada... Nenhuma das lentes dele o é, por isso não é por aí.
Depois a 70D é maior e mais pesada que a 700D.
O LCD no topo dá jeito sim sr. mas a bateria não dura o dobro nem nada que se pareça. Na 700D fazes na boa mais de 500fotos com uma carga.
E por último, e não menos importante, o preço.

m4ndr4ke - já viste que aqui não te safas :P
Estás no grupo dos ricos. Era a 35mm e no fim veio a 24mm; era a 70-200mm L e no fim vem a 55-250mm...

PS: Não passa duma brincadeira e não discuto a qualidade, cada um pode dar a sugestão que quiser mas às vezes é preciso "entrar nos sapatos" de outra pessoa.
 
Última edição:
Nunca ponderei APS ou m43 "because astrophotography".

Sim. Essa é uma muito boa razão para te manteres na 6D. Dificilmente arranjas melhor para astrofotografia. Sobretudo tendo em conta o preço.

Para o Xukuru é a Fuji médio formato, que saiu agora :)

Tenho dúvidas que essa Fuji seja melhor para astrofotografia do que a 6D. Ao contrário do sensor da 6D, os sensores MF normalmente são otimizados para serem usados próximo do seu ISO base.

E então se considerar-mos o preço...

Para mim a opção mirrorless é bastante válida. Fala-se na questão do foco não ser o melhor, mas quase tudo o que fotografo pode ser focado manualmente.

Neste momento há muitas mirrorless com excelente AF (ao nível dos melhores em DSLRs). Certamente que há muitas com um AF melhor que o da 6D, que é bastante primitivo para os parâmetros atuais.
 
Back
Topo