Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Nao vale mais usar auto iso com um tecto maximo? Assim quando ouver mais luz e a velocidade for suficiente a maquina usa um ISO mais baixo
 
Pois, isso é o ideal de facto, só sobe o ISO se necessário. Eu fiz mais um evento caseiro indoor com ISO auto, mas na D5200 os 3200 de limite que tenho metido é demasiado. Em sujeitos mais próximos o excesso de grão, mesmo depois de edição afecta notoriamente a qualidade da imagem.

Depois meti o flash e todas as fotos ficaram excelentes. Em ambientes controlados relativamente constantes, nada como um flash decente para tirar umas boas fotos.
 
Tenho uma 700D com uma Sigma 17-50/Nifty Fifty há 3 anos. Já sabia fotografar antes e honestamente estas máquinas para "entry-level" fazem tudo o que é preciso na grande maioria dos casos.

De qualquer maneira penso que vou mudar de marca e para full-frame com a nova Sony A7III que é simplesmente imbatível, e já tendo algum vidro Minolta devo comprar o adaptador também.
 
"Fazem tudo o que é preciso na maioria dos casos" é uma enorme generalização... Até de um telemóvel se poderia dizer isso.
 
"Fazem tudo o que é preciso na maioria dos casos" é uma enorme generalização... Até de um telemóvel se poderia dizer isso.
Não, não podes. Faz tudo no sentido em que se és um bom fotógrafo e se sabes o que estás a fazer qualquer máquina a bem ou a mal te faz o trabalho e adaptas-te as limitações que possam ter. E também no sentido em que mesmo as DLSR's entry-level apresentam resultados bastante satisfatórios.
 
concordo, é preciso é conhecer o equipamento que se tem nas mãos e as suas limitações. depois com pratica chega-se lá. Agora obviamente se com uma maquina melhor se consegue melhores resultados...
 
Venho relatar aqui uma pequena experiência que tive no fim de semana (onde meti as mãos na 50mm).

Fui, pela primeira vez, cobrir um evento. Nomeadamente um pequeno desfile de modelos, dentro de uma pequena loja.

Ambiente fechado, alguma luz, mas pouca para se poder ter uma shutter speed decente para não haver arrastos. Usei a 24mm 2.8 pancake e a 50mm 1.8 stm.

A 50mm é realmente uma lente bem engraçada, e num ambiente daqueles, a sua luminosidade faz a diferença. A questão é que, era apertada em muitas ocasiões.

Mas enquanto as meninas estavam a ser maquilhadas, com pouco movimento a coisa correu bem, sem grandes stresses. Podia tirar, ver, corrigir, voltar a tirar.

O pior foi mesmo no desfile. Cometi alguns erros, devia ter o foco em AI-Servo ou apenas Servo, e não coloquei, o que resultou em fotos totalmente desfocadas. Além disso o facto de ser algo com movimento e que passava por duas zonas com luminosidades distintas fez com que eu tivesse que mudar os settings da máquina muito rapidamente, no meio de tirar as fotos. Aqui dá-se imenso valor aos botões físicos que as máquinas tem. Em que rapidamente mudas o ISO, o foco, etc… É preciso uma grande destreza de dedos, saber o que clicar e mudar, sem olhar, instantaneamente. Além disso usei a 24mm, e agora talvez me arrependa um bocado. talvez… gostava de ter experimentado a 50mm nesta situação

Foi uma experiência diferente, gostei. Até gostaria de repetir para não cometer os mesmos erros.

No teu caso acho que fazia sentido usares o modo de prioridade de Shutter com um ISO máximo definido. Podes sempre usar a compensação de exposição para expor mais ou menos conforme o necessário.
 
Última edição:
Nesses casos mais vale sub-expor, para ter mais shutter speed e depois tentar recuperar a exposição na edição. Antes uma foto escura que "borrada".
 
Bom, e eu hoje, como previsto, fui para a barafunda das comemorações do 1º de Maio fotografar.

Nem de propósito, aconteceu exactamente aquilo de que estamos aqui a falar.

Dum lado da rua eu estava na sombra dos edifícios, e quando atravessava já estava na luz do sol. Às vezes até tinha metade dos grupos na sombra, e outra metade no sol, portanto foi também uma forma de puxar um bocadinho pela dynamic range da 80D.

Uma vez que estive sempre a saltar da sombra para o sol, não senti que pudesse fixar definições de disparo na câmara, ou pelo menos não sem abdicar de margem de edição.

Levei a 10-18mm, e fiz exactamente isto
eu optava por colocar a máquina a trabalhar de forma semi-automática: modo manual com ISO automático, com medição matricial, e recuperando em post...

Visto que tanto eu como as pessoas estávamos em movimento, fui usando Servo AF, e usei uma zona de focagem de 9 pontos, que fui movendo para a esquerda ou para a direita, de acordo com as necessidades. Inicialmente estava a usar só um ponto de foco, mas percebi rapidamente que isso me fazia demorar muito a mudar para os pontos laterais, e então passei a usar 9 de cada vez (na 80D consigo usar o D-pad para mudar os pontos de foco directamente, sem carregar em mais nenhuma tecla, só preciso que o OVF esteja ligado. Portanto é só dar um click para a esquerda ou direita).

E fui usando a compensação de exposição em manual, mas só a variava quando mudava da sombra para o sol, e vice-versa.


Houve fotos clipadas, mas mais por distracção minha quando ao fotómetro do que por outra coisa.
É que fotografar coisas em movimento, a usar Servo AF, com uma UGA, enquanto caminho para trás e tento não cair...fica difícil :biglaugh:


Fiquei bastante contente com os resultados. Bons ou maus...eu fiquei satisfeito, até porque me exigiu algum dinamismo/desembaraço a "trabalhar". Postei algumas fotos no Flickr e Instagram. Não cortei fotos nem endireitei perspectivas, e isso foi intencional, para manter as fotos tão wide como foram tiradas.

Custou-me muito menos usar a UGA hoje. Notei que estive bastante concentrado, e em cada foto que tirava estava sempre a olhar para os cantos, e a ver se cabia tudo o que eu queria encaixar na frame.
Ter lá estado no ano passado também já me deu alguma experiência. Na altura levei a 24mm pancake, e senti que precisava de algo mais wide. Daí ter optado hoje pela 10-18. E usei-a...bem wide mesmo. Tirei a maior parte das fotos mais para o lado dos 10mm do que para os 18.

Para o próximo ano, podendo lá estar...quero melhorar os resultados.
 
Última edição:
@matavelhos
Vai voltar a haver em Novembro.
Foi bom partilhar experiências, o convívio e conhecer os cantos ao Autódromo. Aprendi algumas coisas e experimentei uma tele decente, que é coisa que não tenho. Andavam lá muitas branquinhas e pude experimentar a 200-400 TC1.4, que é uma besta e talvez overkill.
De motas, não percebo um boi, hehe.
 
Um ano e 2 meses depois da minha primeira foto publicada no Flikr, ultrapassei as 100 publicações.

Comecei esta aventura com o único objetivo de aprender e compreender melhor a fotografia e um ano depois, tenho perfeita noção que ainda me falta um caminho muito longo para dizer que percebo da coisa.

Comecei com uma 550D em 2.ª mão, bastante usada, que foi adquirida a um preço simpático. Deu para entrar neste mundo, deu para experimentar e ver que a fotografia não é fácil e requer muito trabalho e bastante investimento. Obviamente que o material não é tudo, mas ter material decente dá uma grande ajuda, principalmente em situações mais delicadas. Depois da 550D passei para uma 77D, o salto foi bem grande e notou-se bem em várias situações, principalmente em situações com menos luz. Pelo meio fui-me apetrechando com algumas lentes. Primeiro a 10-18 e a 24mm stm, por fim a 55-250 stm. Cada uma tem o seu propósito, mas confesso que das que mais uso é a 55-250mm e a 24 é provavelmente a que menos uso. Isto sem contar com a 18-55 que nada tenho usado, provavelmente porque quando pego nela sinto alguma falta dos motores stm.

Mas voltando à fotografia… Isto não é realmente fácil e dá muito trabalho. Não é difícil aprender os conceitos básicos, difícil é aplicá-los na altura certa com a rapidez necessária para poder capturar aquele momento exato. Difícil é, lembrar de todas as definições e observar todas as informações que a máquina nos dá e pensar se está tudo como deve ser para a fotografia sair como está na nossa cabeça. Quantas e quantas vezes já me passou ao lado que no dia anterior estive a fotografar à noite e coloquei o ISO lá para cima, e agora é de dia e… o ISO continua lá em cima porque eu não tomei atenção a isso… Erros de principiante. Mas o trabalho não se fica por aí… Depois de carregar no botão, há todo um trabalho de edição que deve ser feito. Começa por escolher aquelas 10 ou 15 fotografias que estão decentes de entre as 100 que tirei, e depois há que as editar (sim porque às vezes a fotografia é frustrante e tiramos fotos que pensamos que estão bastante boas pois estamos a ver num ecrã de 3''. Quando chegamos a casa e vemos o resultado final a coisa muda de figura). Controlar os brancos, puxar a exposição e o contraste, etc. Uma panóplia de parâmetros que podem tornar uma foto qb em algo decente, ou o inverso. Mas no fim disso, ainda há por aí uns plugins que podem dar um toque final com um ou outro preset, um ou outro filtro, que acaba por dar um colorido diferente à foto.

Mas a coisa com o tempo faz-se. Aprende-se, experimenta-se, tenta-se de novo e com a experiência as coisas parecem sair mais automáticas. Mas mesmo assim é difícil, e apesar de eu tentar ter um pensamento critico sobre o que faço, às vezes dava jeito ter alguém ao nosso lado que nos pudesse orientar de uma forma mais eficaz apontando onde erramos, apontando melhores estratégias e acompanhando o nosso progresso.

Mesmo sem isso, a coisa faz-se e espero daqui a mais 100 fotos, poder estar a dizer que já aprendi mais qualquer coisa, que as coisas saem mais automáticas, melhores e mais vezes :)

Desculpem o texto gigante, mas apeteceu-me.
 
Venho chatear aqui o povo com uma questão. No instagram tenho 2 comentários em duas fotos distintas de 2 perfis distintos a falar de shoutouts... O que é isto e qual é o catch?!
 
Boas pessoal, vocês usam alguma aplicação de metereologia para tentar arranjar o mood ideal para as fotos ? Mais concretamente o nevoeiro.
 
Boas, que serviços usam para impressão?

Queria algo barato e com qualidade mediana para boa. Sei que algo bom já sair caro.
É para imprimir fotos 10x15.
Neste momento estou inclinado par ao Snapfish, mas queria saber se existe algo mais em conta.
 
Aqui está algo que não se vê todos os dias, uma Leica em uso profissional, ou qualquer outro uso (aeroporto do Luxemburgo durante a greve dos controladores aéreos franceses - ou era staff do aeroporto, ou jornalista):
svo5nHc.jpg

TxKAoEL.jpg
 
Back
Topo