Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

eu os picks guardo em raw (e exporto jpg para flickr, apagando-o depois), o resto converto tudo para DNG e apago raw original.

Alternativas para montra de fotos, anyone?
 
Tenho cerca de 16.000 fotos no flickr.
Portanto, 15.000 vão à viola... fantástico...
Usava redundancia Google Photos + Flickr + NAS, acho que vou ficar apenas com o Google Photos + NAS...
 
Se o limite de 7 fotos por semana não forem problema, o 500px ainda deve ser uma boa aposta. Não estou a ver mais nada.
Concordo. Podiam fazer isto sei lá, com um limite de 10 fotos por semana por ex.
Mas a estupidez mesmo, é eliminarem as fotos dos users que tem acima do limite.(+1000)
Sigo várias pessoas que tem galerias espetaculares, e agora vai tudo para água a baixo. Ao menos algumas já disponibilizam a opção de fazer download das fotos/albuns, mas mesmo assim perguntei a alguns se iam fazer upgrade para "Pro", mas dado o preço que pedem, não valia a pena, disseram eles.
 
Se o limite de 7 fotos por semana não forem problema, o 500px ainda deve ser uma boa aposta. Não estou a ver mais nada.

Sinceramente, acho esse sistema o ideal para o fotógrafo amador.
Se todas as semanas achas que tens 7 fotos para mostrar ao mundo ou és um fotógrafo muito bom (nesse caso provavelmente és profissional e podes pagar) ou tens muito pouca percepção de qualidade (nesse caso o limite é benéfico para todos).

Pesquisar qualquer coisa no flickr e no 500px uma diferença "do dia para a noite" no que toca a qualidade. Enquanto que no 500px tens pelo menos 1 boa foto a cada 10, no flickr podes percorrer páginas inteiras com fotos manhosas do zé inácio que foi a uma procissão e fez questão de tirar uma foto a cada 5 metros percorridos.

O lado negativo do 500px é a quantidade absurda de bots a fazer follow-unfollow e comentários com muitas letras mas zero conteúdo. Para além disso desconfio que o próprio site automatiza os primeiros 20 likes para dar aquela sensação de gratificação. Por isso é que nunca liguei ao lado social do site, sempre me fiquei pelo reddit que ao menos consegue ter boas imagens, discussões e críticas.
 
Sinceramente, acho esse sistema o ideal para o fotógrafo amador.
Se todas as semanas achas que tens 7 fotos para mostrar ao mundo ou és um fotógrafo muito bom (nesse caso provavelmente és profissional e podes pagar) ou tens muito pouca percepção de qualidade (nesse caso o limite é benéfico para todos).
Isto! Muito isto!

A possibilidade de "scouting" no Flickr vai ficar drasticamente afectada ao retirarem de lá milhões de fotografias. A par com o Instagram e 500px era o meu sítio de eleição para esse propósito. Se bem que neste momento até prefiro o Instagram.
 
Sinceramente, acho esse sistema o ideal para o fotógrafo amador.
Se todas as semanas achas que tens 7 fotos para mostrar ao mundo ou és um fotógrafo muito bom (nesse caso provavelmente és profissional e podes pagar) ou tens muito pouca percepção de qualidade (nesse caso o limite é benéfico para todos).

Pesquisar qualquer coisa no flickr e no 500px uma diferença "do dia para a noite" no que toca a qualidade. Enquanto que no 500px tens pelo menos 1 boa foto a cada 10, no flickr podes percorrer páginas inteiras com fotos manhosas do zé inácio que foi a uma procissão e fez questão de tirar uma foto a cada 5 metros percorridos.

O lado negativo do 500px é a quantidade absurda de bots a fazer follow-unfollow e comentários com muitas letras mas zero conteúdo. Para além disso desconfio que o próprio site automatiza os primeiros 20 likes para dar aquela sensação de gratificação. Por isso é que nunca liguei ao lado social do site, sempre me fiquei pelo reddit que ao menos consegue ter boas imagens, discussões e críticas.

Tens link para o Reddit?
 
Última edição:

Mais vale comprar buckets de storage na S3 para quem quer cloud. 1 Tera de storage custa 10 euros anuais e e se estivermos mesmo a usar o 1 Tera inteiro. Como o pricing e mensal, se tivermos la 80 gigas, custa 80 x 0.015, portanto 1 dolar :D


Ja agora on another note, sou o mais recente proprietario de uma 6D Mk II ! Novinha! Cheiro a novo! Ainda nem a usei, abri agora a caixa. Primeira impressao e excelente, eu vindo da minha 60D pelo menos os botoes parecem estar todos no mesmo sitio, ou que e excelente para habituar ou seja nada...

Primeira vez no mundo Full Frame!

Desuclpem os haters da 6D ... mas o preco foi imbativel! Se eu vender a minha 60D ate consigo ganhar $ provavelmente! E ainda veio cheia de acessorios e uma impressora - a pixma pro-100, que imprime qualidade fotografica em papel A3 - provavel que a venda.

E comprei tambem um DJI Mavic Pro! Os proximos fds vao ser muitos dias a ler o livro instrucoes :D
 
Mais vale comprar buckets de storage na S3 para quem quer cloud. 1 Tera de storage custa 10 euros anuais e e se estivermos mesmo a usar o 1 Tera inteiro. Como o pricing e mensal, se tivermos la 80 gigas, custa 80 x 0.015, portanto 1 dolar :D


Ja agora on another note, sou o mais recente proprietario de uma 6D Mk II ! Novinha! Cheiro a novo! Ainda nem a usei, abri agora a caixa. Primeira impressao e excelente, eu vindo da minha 60D pelo menos os botoes parecem estar todos no mesmo sitio, ou que e excelente para habituar ou seja nada...

Primeira vez no mundo Full Frame!

Desuclpem os haters da 6D ... mas o preco foi imbativel! Se eu vender a minha 60D ate consigo ganhar $ provavelmente! E ainda veio cheia de acessorios e uma impressora - a pixma pro-100, que imprime qualidade fotografica em papel A3 - provavel que a venda.

E comprei tambem um DJI Mavic Pro! Os proximos fds vao ser muitos dias a ler o livro instrucoes :D

Essa 6DII é uma excelente máquina ;) Depois partilha a tua experiência!
Também tenho que comprar um drone, estão a preços muito mais acessíveis nos últimos anos. Um acessório quase indispensável hoje em dia.
 
Hoje deparei-me com a Panasonic Lumix LX 100 Mark II...
Nem sabia que já tinha saído...

O mesmo sensor da G9, mas cropado a 17Mpx, melhor AF e processamento de imagem.
Eu, que sempre gostei da LX100 original, acho este upgrade modesto, mas bom na mesma.

É uma máquina com bastante potencial para substituir a minha PEN-F como máquina de férias (tenho usado pouco a PEN-F desde que comprei a D810).
É super leve, tem bons controlos e uma lente muito boa, segundo as reviews (penso que é quase a mesma lente usada pela original).

A "minha loja" está a fazer uma campanha de 20% de desconto em todos os artigos durante esta semana, ficando a LX100 II por volta de 700€.
Tendo em conta que as LX100 andam, nos usados, por volta dos 400€, acham boa aposta a MK II?

Havia aqui, pelo menos um user com uma LX100.
Que tal se tem portado a máquina?

Cumps
 
É uma máquina com bastante potencial para substituir a minha PEN-F como máquina de férias (tenho usado pouco a PEN-F desde que comprei a D810).
Penso que aqui a questão é...
Achas que utilizarias mais uma LX100 II do que usas a PEN-F? Sinceramente, o que dizes leva-me a depreender que não.

Força aí na D810. Pode ser pesada, mas é “aquela coisa” :P

PS: O @Lyp tem uma LX100 das primeiras.
 
A questão é essa...
A PEN-F é uma máquina muito boa para estar "tão parada".

A zoom que tenho (12-32mm pancake) é muito fraca e precisava de investir em algo com mais qualidade (12-35mm 2.8 ou 12-40mm 2.8), em lentes que custam quase o que custa a LX100 II.
A LX100 II tem a mesma óptica da LX100, que é muito gabada e é uma lente de abertura 1.7-2.8.

Consigo vender a PEN-F bem vendida, quase de certeza e, talvez ganhar dinheiro com a troca.

Tenho até amanhã para decidir :P
 
(...)A zoom que tenho (12-32mm pancake) é muito fraca e precisava de investir em algo com mais qualidade (12-35mm 2.8 ou 12-40mm 2.8), em lentes que custam quase o que custa a LX100 II.(...)

Pois, é o tal problema das mirrorless. Lentes boas = muito dinheiro, sendo o m43 um sistema que ainda tem algumas primes boas e baratas.

Costumas "sair" com a D810 muitas vezes?
Ainda tens Em5 mkI? Não seria uma melhor opção reformar a Em5 e deixar a PEN-F como máquina da "familia"?
 
Ocasionalmente.
Não tenho saído muito não.
Mas, sempre que saio, levo a D810.

A E-M5 MK I + Panasonic 20mm f/1.7 Pancake são da minha mulher.
Ela ainda fotografa menos do que eu, não justifica deixar-lhe a PEN-F.

A médio prazo vou começar a fotografar bem mais - vem aí um baby para alegrar a família :P
Inicialmente quase sempre dentro de casa, mas depois vou começar a dar uns passeios com a família e queria algo que coubesse numa bolsa pequena, ou mesmo no bolso do casaco.
Prevejo que andar com as tralhas do bebé + bebé + D810 com uma lente pesada não seja muito prático.

E, na verdade, também tenho "tralha a mais".
Tenho uma PEN-F com uma 17mm 1.8, uma 45mm 1.8, a fabulosa 75mm 1.8 que já nem tenho usado.
Tenho a E-M5 + 20mm 1.7, tenho a porcaria da 12-32mm, flashes e não sei que mais :D
Acho que chegou a altura de vender tudo (menos a E-M5 + 20mm) e comprar uma compacta avançada para férias e passeios.
A D810 (eventualmente uma Z6 ou outra Mirrorless FF) fica para quando quero "qualidade a sério" (não há nada como os ficheiros da D810, ou uma boa FF) - paisagens, retratos mais cuidados (agora que redescobri a 100mm 2.8, e vi o que ela faz em retrato, fiquei apaixonado), produto (relógios e mais relógios) e macro.
A compacta seria para os passeios e viagens e fotos de ocasião.

Não sei.
Eu ficava bem servido com uma boa mirrorless APS-C, ou mesmo MFT, mas eu quero sempre mais qualidade, detalhe...
Sou muito picuinhas.
 
Não porque, por exemplo, agora quando fui ao México não ponderei sequer levar a D810.
Comprei a 12-32mm para a PEN-F e lá fui eu.
Só que a 12-32mm não é lente do meu agrado - se lhe metesse uma 12-35 ou 12-40mm 2.8 ia ficar com um combo grandito (não em peso, mas em tamanho) e andar a trocar primes não é solução.

A LX100 é super compacta, especialmente tendo em conta o que oferece. Aquela lente é muito boa (acho) e super luminosa.
O sensor da LX100 MK II é um sensor novo (o mesmo da G9), aliado a um processador mais recente.
Não será a melhor máquina do mundo, mas será equivalente a uma outra MFT com uma zoom 2.8 (com a vantagem de começar a f/1.7).

Sei bem que nos próximos dois, três ou até 4 anos, não há grandes destinos de férias para ninguém, mas continuarei a ir para algum lado e continuarei a preferir levar algo mais compacto e leve.
Mesmo agora nas férias de Natal, em que vou a Portugal, pondero levar apenas uma das mirrorless. Talvez leve a D810 para uns retratos ao meu sobrinho, mas para tudo o resto acho que a compacta chega...

Vou dormir sobre o assunto, ver o que a Maria pensa (já sei que me vai lixar a cabeça porque "tu precisas é de comprar coisas para o bebé" :P) e decidir até amanhã.
Depois digo qualquer coisa.
@Lyp diz qualquer coisa quando vires.

De qualquer das formas, e falando das fotos que o Lyp tem feito, se a LX100 original já me agrada bastante, a MK II deve ser top (pelo menos para o que eu quero).


Cumps

(Sim, se calhar é melhor criar um tópico para a LX100 II :P)
 
Back
Topo