Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Já fui espreitar... Está lá uma imagem com um um lightbleeding... pavoroso...

Então também será de evitar?
Não é fácil tomar uma decisão... Lol

A minha lógica é de que se comprares numa loja com boa assistência pós venda (Amazon por exemplo), fazes uns testes que vejas online e vês se o teu painel está em condições. O Dell é um modelo mais recente, mas não assim tão recente e não há relatos de avarias tardias, apenas problemas logo nas primeiras utilizações. Já o BENQ parece ser uma lotaria maior ao longo do tempo... Mas a taxa de problemas apesar de tudo é baixa. Quem comenta é quem está insatisfeito, a percentagem de pessoas satisfeita que faz reviews é bastante baixa.
 
Certo @Meje .

Entretanto já comecei a "entrar" um pouco mais nos segmentos /gamas da Dell e, para edição, a "U" é aquela em que devemos apostar certo?
Ecrã IPS, boa cobertura sRGB, anti-glare...

Entretanto há uma coisa que me está a "preocupar". Quando ligar o monitor ao portátil, a saída será a da placa integrada ou da placa dedicada? É que se for a integrada já se sabe que é muito mais limitada do que a dedicada...
 
Última edição:
Tenho estado à procura dessa informação (inclusivamente no fórum da Nvidia) e, pelos vistos, em termos de output normalmente fica-se limitado pelo que a GPU dá... ou seja, a gestão da aplicação até pode ser feita pela placa dedicada (GTX960M) e é apenas aí que conseguimos seleccionar qual a gráfica que queremos que seja usada, mas a saída é feita pela integrada... :neutral:
Agora ando a tentar perceber quais os outputs que a Intel 530HD consegue suportar... mas penso que para 1440p seja tranquilo...
O portátil tem saída HDMI e Mini-port Display...
 
Já encontrei na página da Intel!


Processor Graphics
  • Processor Graphics ‡Intel® HD Graphics 530
  • Graphics Base Frequency 350 MHz
  • Graphics Max Dynamic Frequency 950 MHz
  • Graphics Video Max Memory64 GB
  • Graphics OutputeDP/DP/HDMI/DVI
  • 4K SupportYes, at 60Hz
  • Max Resolution (HDMI 1.4)‡4096x2304@24Hz
  • Max Resolution (DP)‡4096x2304@60Hz
  • Max Resolution (eDP - Integrated Flat Panel)‡4096x2304@60Hz
Usando a display port (penso que seja o que a sigla "DP" quer dizer), à partida consegue ir até aos 4K em 60Hz... portanto, deve ser tranquilo.

Entretanto, a quem possa interessar, se quiserem um bom cabo Mini DP - DP, encontrei este: Accell Mini DisplayPort to DisplayPort 1.2, VESA verified, o que, à partida, elimina os problemas de flickering.
 
Última edição:
Mas será possível encontrar monitores na ordem dos 300-400€, sem grandes problemas de uniformidade do painel ou backlight bleeding?! Impressionante a quantidade de queixas deste tipo de situações... Ou é um "mal necessário" associado aos painéis IPS e que só se nota em situações específicas (como luzes apagadas+fundo de ecrã completamente preto)?
 
Última edição:
É possível, mas envolve sorte. Vai sempre haver algum backlight bleed e variação, porque os processos de produção não são perfeitos.
Mesmo que o fabricante do monitor esteja a comprar painéis A++, o simples processo de transportar painéis de fábrica para fábrica e depois até ao consumidor pode originar estes defeitos. Alguns problemas de backlight bleed resolvem-se simplesmente ao desapertar os parafusos da moldura meia volta, ou massajar o painel. Basta o painel estar ligeiramente entortado para causar problemas.
 
Sim, estou ciente das condicionantes, mas realmente é um bocado frustrante estar dependente (maioritariamente) da sorte... ainda por cima quando se é uma Lei de Murphy ambulante como eu lol... oh well...
 
Há alguns que realmente são insuportáveis, há outros que depende do quão picuinhas tu és. O meu monitor da Benq tem algum bleeding. Mais do que eu desejaria, mas sinceramente a trabalhar normalmente não noto nada.
 
Isto é tramado... comecei a não querer gastar muito (300€ give or take), mas já dou por mim a equacionar ir até aos 450-500€..... AAAAH! lol

Para esses valores, por exemplo, o Benq PD2700U será uma boa aposta?
 
Última edição:
(...) na ordem dos 300-400€, sem grandes problemas (...)

Este é o problema. Tem vindo a ser assim em muita coisa (carros por exemplo). As pessoas querem especificações e preço baixo. As marcas reduzem os custos de produção. Se quiseres dar 300-400 por um monitor FHD de 22 ou 24'', de certeza que arranjas material de muito melhor qualidade do que um 2k/4k de 25 ou 27''. Não é por acaso que o modelo anterior do Dell U2518D, supostamente descontinuado, é e julgo que sempre foi mais caro que o atual U2518D custa.
 
O outro seria o BENQ QW2765HE/HT. É o best buy specs vs preço, mas a qualidade dos componentes não parece ser brilhante e há muitos relatos de avarias ao longo da vida do monitor, por vezes depois de acabar a garantia.

Para já estou bastante satisfeito com o meu. Em relação ao painel não tenho nada a apontar. Mas ainda só tem um ano e pouco. As únicas coisas que desgosto são as bezels refletivas e a posição dos botões.

Na calibração só consegui 89% do sRGB , mas para o preço parece-me muito bom:

1.png
 
Percebo o que queres dizer @Meje e concordo. O que acontece com os telemóveis é outro exemplo disso. Os modelos "chineses" carregados de especificações, mas depois o resto pouco interessa (fiabilidade, durabilidade, qualidade dos materiais, etc).

Mas não podemos esquecer também que, quer a evolução da tecnologia, quer a a produção em massa, também têm o seu papel na redução dos valores. Não é só a pressão do mercado sobre as empresas que determina isso.
Não percebo porque é que, por exemplo, tem de sair um modelo novo todos os anos! Por vezes muda-se uma letra e um logótipo de sitio (exagerando) e já está. Inundam o mercado com material.
Mas muitas vezes as marcas cortam nos custos ao nível do controlo de qualidade e esse é, para mim, um dos principais problemas. Há material que, pura e simplesmente, não devia sair para o mercado. Se o que sai em condições vai sofrer com tudo o que vai acontecer até chegar ao consumidor, então o que pensar do que já é lançado com problemas?
Depois são devolvidos para substituição ou reparação, aumentam-se os custos, o cliente fica descontente, etc, é pescadinha de rabo na boca...

Posto isto, uma pergunta: há alguma altura do ano em que, habitualmente, se verifique descidas de valores neste tipo de monitores (como acontece por exemplo, nas TV's)? Ou as flutuações de preço são aleatórias e vão acontecendo ao longo do ano?
 
Os segmentos profissionais vão ser sempre caros e bons e é nesses que a capacidade das empresas e a evolução tecnológica realmente se vê. O problema é a competição desregulada (sem normas) e quem vender mais, ganhará mais (em teoria pelo menos). Quando existem classificações reguladas que garantem mínimos de qualidade, a coisa funciona melhor. A tecnologia IPS sem fragilidades, sempre teve e continua a ter. Tens um excelente exemplo no caso das televisões: Os plasmas desapareceram por causa do marketing dos LCDs, numa fase em que os plasmas estavam a evoluir (mais lentamente que os LCDs claro). O markting das samsungs, LGs e afins, face à posição pouco defendida da Panasonic, levou à morte da tecnologia. Tudo por causa do mercado de consumo de massas.

As black fridays costumam ser boas para tecnologia em geral.
 
Sim, tens razão.
Em relação às TV's, a malta quer é brilho que cega e cores super saturadas e pouco reais... Mas depois reclamam da profundidade dos pretos (ou melhor, dos cinzas!).
Minha rica VT60!

Bem, vou ter mesmo de definir um orçamento FIXO e vigiar os valores para "atacar" quando houver uma descida.
 
Back
Topo