Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Não sei se é bem o sítio indicado mas não encontrei nenhum tópico para fazer esta pergunta mas cá vai.

Actualmente uma cânon 80D continua a ser uma boa compra para quem tem mais interesse nas fotos do que no vídeo? Visto que já se começa a encontrar nos usados a bom preço, ou mais vale ir para uma máquina mais recente?
 
Se falarmos especificamente de Canon, não tens uma mais recente. Ainda não há substituta para a 80D.

Para mim a canon tem a grande vantagem de ter muito material em segunda mão barato.

Mas depois também gosto das mirrorless porque são mais fáceis de transporte mas depois as lentes são muito mais caras :/
 
a minha 450D deixou de ligar (não dá sinal nenhum no ecrã, não dispara, nem led do cartão acende), já alguem passou por situação semelhante? já andei a verificar os micro-switches da bateria e do slot de cartões e aparentemente está tudo bem...

as baterias à partida estão boas (tenho 3 e seria muito azar terem morrido todas ao mesmo tempo).

ideias?
 
Boa tarde, alguém tem experiência com a lente Canon ef-m 22mm? Comprei esta semana uma para a minha M100. Ainda estou a adaptar-me mas para já tenho uma dúvida que gostaria de partilhar:
- ao fotografar em Auto (será esse o problema...?) geralmente tenho fotos bem mais luminosas do que a realidade; acaba por tirar algum realismo à cena. Por ex, fez algumas fotos tiradas às 18h parecer que eram 15
- será que terei mesmo de confiar sobretudo no modo abertura (o que uso geralmente)? Já estou a ver a minha mulher a criticar todas as fotos, porque cheguei a imaginar pôr a 15-45mm de lado e ela só usa o modo Auto

Desde já o meu obrigado e atenção que apesar de alguma evolução eu continuo a ser sobretudo um rookie em fotografia que se limita a tentar ter umas boas fotos de família e que só tem tempo para um auto white balance no GIMP.
Obg e cumprimentos.
 
Também depende de que região da foto a máquina está a usar para escolher a exposição. Por isso é que não se deve fotografar em automático. Estás a deixar a máquina fazer as opções por ti...
 
Também depende de que região da foto a máquina está a usar para escolher a exposição. Por isso é que não se deve fotografar em automático. Estás a deixar a máquina fazer as opções por ti...
Lol, obg pela dica mas já é muito raro fotografar em automático. Geralmente dou prioridade à abertura; menos frequente, ao obturador. Só levantei a questão porque até agora, com a lente de kit, a compensação da exposição raramente foi necessária. Mas a lente chegou há pouco tempo, é natural que exija alguma adaptação.
 
Não é suposto ser da lente. A lente deixa passar menos ou menos luz, reproduz uma imagem mais ou menos definida, foca mais ou menos rápido. Controlo de exposição é o software da máquina que o faz. Tenta fazer uns testes com condições iguais com as duas lentes. Depois mete aqui o exif das duas fotos para se perceber o que a máquina fez com cada foto.
 
ao fotografar em Auto (será esse o problema...?) geralmente tenho fotos bem mais luminosas do que a realidade; acaba por tirar algum realismo à cena.

só tem tempo para um auto white balance no GIMP.

Se tens tempo para um auto white balance, também tens tempo para auto exposure. Ou o GIMP não tem disso?


acho estranho ter fotos tão brilhantes em modo automático. Mas aí não posso compensar a exposição...

Usa o modo P em vez do automático/verdinho. Aí já deves conseguir fazer compensação.


Não é suposto ser da lente

A verdade é que acontece. Diferentes objetivas em diferentes máquinas resultam em exposições diferentes, mesmo não fazendo sentido à vista desarmada.
 
Boa tarde, alguém tem experiência com a lente Canon ef-m 22mm? Comprei esta semana uma para a minha M100. Ainda estou a adaptar-me mas para já tenho uma dúvida que gostaria de partilhar:
- ao fotografar em Auto (será esse o problema...?) geralmente tenho fotos bem mais luminosas do que a realidade; acaba por tirar algum realismo à cena. Por ex, fez algumas fotos tiradas às 18h parecer que eram 15
- será que terei mesmo de confiar sobretudo no modo abertura (o que uso geralmente)? Já estou a ver a minha mulher a criticar todas as fotos, porque cheguei a imaginar pôr a 15-45mm de lado e ela só usa o modo Auto

Desde já o meu obrigado e atenção que apesar de alguma evolução eu continuo a ser sobretudo um rookie em fotografia que se limita a tentar ter umas boas fotos de família e que só tem tempo para um auto white balance no GIMP.
Obg e cumprimentos.

Estará relacionado com o método de medição? Geralmente tens três opções, multi, centre, spot. Imagino isso a acontecer facilmente quando colocado no spot sobre um objeto mais escuro que o restante.
 
O modo de medição tem influência, mas aquilo pode acontecer em qualquer um deles, incluindo matricial, porque se não for utilizada compensação de exposição então a câmara vai tentar apontar sempre ao zero do fotómetro (18% cinzento). No entanto, à noite, a quantidade de zonas pretas na foto é consideravelmente mais elevada do que durante o dia, e se não compensarmos isso a câmara vai estar na mesma a tentar considerar essas zonas como sendo cinzentas, quando elas são pretas. Assim, a foto vai sair mais clara do que a realidade.

Com a 18-55 isso poderia não acontecer, mas então era só porque a câmara não conseguia meter mais luz na foto. Queria, mas não conseguia, por ser uma lente com uma abertura pequena. Ou seja, para a medição que câmara estava a fazer, as fotos estariam todas subexpostas. Como agora está a ser usada uma lente mais luminosa, ela consegue meter mais luz, e vai fazê-lo porque é aquilo que está a medir. Assim, temos que regular a medição que ela está a fazer, recorrendo à compensação de exposição, para lhe dizer o que é que é preto na foto, ou cinzento, ou branco, e ela ajustar as definições de disparo adequadamente.

É importante conhecer a relação entre o fotómetro e o histograma. Compreender isso é que nos permite utilizar a compensação de exposição da forma correcta.
 
a câmara vai tentar apontar sempre ao zero do fotómetro (18% cinzento).

Isto hoje em dia já não é assim. Tirando as Leicas, cujo fotómetro apenas dá um número, todas as máquinas modernas usam algum tipo de fotómetro matricial e a medição é feita comparando a matriz com uma base de dados de "cenas típicas" (algumas Leicas também fazem isto quando estão em Live View). Isto permite-lhes resolver até situações problemáticas como o caso do "gato preto".
 
Tirando as Leicas, cujo fotómetro apenas dá um número, todas as máquinas modernas usam algum tipo de fotómetro matricial e a medição é feita comparando a matriz com uma base de dados de "cenas típicas" (algumas Leicas também fazem isto quando estão em Live View). Isto permite-lhes resolver até situações problemáticas como o caso do "gato preto".
Podes/consegues elaborar? Nunca ouvi falar de nada disso...sabes mais detalhes?

Por acaso as duas DSLR Canon que tive/tenho faziam a exposição mal para o meu gato preto (eu tinha um...), fosse em que modo fosse.
 
Também já li algo acerca do que refere o Strobe. O modo matricial, nos dias de hoje, é o modo mais "avançado" das máquinas... E evoluiu bastante nos últimos anos.

É um pouco como os smartphones, consegue interpretar com mais sucesso as cenas para onde se aponta.

Quanto ao problema do OP, na minha opinião, pode muito bem ter sido um problema de medição. Faz uma diferença grande de matricial para pontual, dependendo se estaria a apontar para algo escuro ou claro, estando a usar medição pontual.
 
Podes/consegues elaborar? Nunca ouvi falar de nada disso...sabes mais detalhes?

Nas Canons chama-se "evaluative metering" (é o valor por omissão). Por exemplo, a 80D utiliza um sensor RGB+IR de 7560 pixels para fazer o metering.

Isto é o que diz a Wikipedia:
Multi-zone metering

This mode is also called matrix, evaluative, honeycomb, segment metering, or esp (electro selective pattern) metering on some cameras. This metering mode was first introduced by the Nikon FA and was termed Automatic Multi-Pattern metering. On a number of cameras this is the default or standard setting. The camera measures the light intensity in several points in the scene and then combines the results to find the setting for the best exposure. The method of calculatation can be different from camera to camera. The actual number of zones used varies widely, from several to over a thousand. The design concept behind multi-zone is to reduce the need to use exposure compensation.

Many manufacturers keep their exact calculation methods confidential as proprietary information. A number of factors are taken into consideration, including: autofocus point, distance to subject, areas in or out of focus, colours/hues of the scene, and backlighting. Multi-zone tends to bias its exposure towards the autofocus point, thus ensuring that the point of interest has been exposed for properly. A database of thousands of exposures may be pre-stored in the camera, and the processor can use that information to determine what is being photographed.
 
a minha 450D deixou de ligar (não dá sinal nenhum no ecrã, não dispara, nem led do cartão acende), já alguem passou por situação semelhante? já andei a verificar os micro-switches da bateria e do slot de cartões e aparentemente está tudo bem...

as baterias à partida estão boas (tenho 3 e seria muito azar terem morrido todas ao mesmo tempo).

ideias?
180€ de orçamento de reparação :blubomte:
 
Back
Topo