Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Nas Canons chama-se "evaluative metering" (é o valor por omissão). Por exemplo, a 80D utiliza um sensor RGB+IR de 7560 pixels para fazer o metering.

Isto é o que diz a Wikipedia:
Ahm ok, já estou a associar o que vocês querem dizer, já sei.
Sim, de facto na medição matricial há algum voodoo que a Canon não divulga. Para coisas corriqueiras em que uso ISO automático até é o modo de medição que prefiro utilizar, mas quando quero fazer algo com precisão e/ou "estudar fotografia" acabo por passar sempre para a medição pontual, até porque realmente no modo matricial acabo por ter algumas dúvidas a utilizar o fotómetro por causa dessa separação face ao histograma.
No matricial faço só um julgamento a olho do tipo "a cena é predominantemente clara? Mete para o positivo" ou "A cena é predominantemente escura? Mete para negativo.", e no caso de dúvida deixo a zero, mas sinto que perco precisão porque estou só a fazer a olhómetro.

Mas não fazia ideia que este método podia ser sofisticado ao ponto de "A database of thousands of exposures may be pre-stored in the camera, and the processor can use that information to determine what is being photographed."


180€ de orçamento de reparação :blubomte:
Disseram-te o que é?
 
O modo de medição tem influência, mas aquilo pode acontecer em qualquer um deles, incluindo matricial, porque se não for utilizada compensação de exposição então a câmara vai tentar apontar sempre ao zero do fotómetro (18% cinzento). No entanto, à noite, a quantidade de zonas pretas na foto é consideravelmente mais elevada do que durante o dia, e se não compensarmos isso a câmara vai estar na mesma a tentar considerar essas zonas como sendo cinzentas, quando elas são pretas. Assim, a foto vai sair mais clara do que a realidade.

Com a 18-55 isso poderia não acontecer, mas então era só porque a câmara não conseguia meter mais luz na foto. Queria, mas não conseguia, por ser uma lente com uma abertura pequena. Ou seja, para a medição que câmara estava a fazer, as fotos estariam todas subexpostas. Como agora está a ser usada uma lente mais luminosa, ela consegue meter mais luz, e vai fazê-lo porque é aquilo que está a medir. Assim, temos que regular a medição que ela está a fazer, recorrendo à compensação de exposição, para lhe dizer o que é que é preto na foto, ou cinzento, ou branco, e ela ajustar as definições de disparo adequadamente.

É importante conhecer a relação entre o fotómetro e o histograma. Compreender isso é que nos permite utilizar a compensação de exposição da forma correcta.
Desde já o meu muito obrigado pelas várias respostas. Peço desculpa pela demora mas não tenho vindo a este thread. Realmente já percebi que com esta lente nova vou divertir-me bastante mais na eterna procura "daquela fotografia". Caro @m4ndr4ke, são respostas como a tua que me fazem perceber quão nabo ainda sou no mundo da fotografia. Foi um esclarecimento sem espinhas, simplesmente 5 estrelas! O meu obrigado a todos.
 
Workshops para iniciantes na fotografia
em geral, digital em particular, na zona de Lisboa. Onde posso procurar? Conhecem algum sítio que costume fazer?
 
Não sei se é aqui o sítio correto para perguntar, mas atualmente tenho uma D3100 + 35mm 1.8 e sinto-me bastante limitado por ela... Vale a pena fazer o upgrade para algo melhor (estou a pensar na D7100/D7200 usada) ?

Já agora, até 100€ qual a melhor action cam para gravar no capacete enquanto ando de moto ? É uma moto normal, nada de cross nem desportos, vai ser para gravar a andar normalmente.
 
Pessoal, o LG 27UD88 teve hoje um grande price drop!
Do que tenho lido parece-me boa aposta não?
Fica por 430€... Acho que vou avançar!


Edit: já está! 431€ peço final com o acerto do IVA e portes!
Agora é aguardar...
 
Última edição:
Respondendo directamente: não.

Curiosidade: Vender como? Num site teu, no eBay, numa loja física, numa feira?

Seria sempre online. Em feiras trás sempre mais despesas e tempo consumido. Isto foi algo que me passou pela cabeça, nem sei se há oportunidade de negócio e se as pessoas estão disponíveis a pagar por isso.
 
Back
Topo