1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por RCSantos, 29 de Dezembro de 2016. (Respostas: 1970; Visualizações: 85526)

1. MacFreak95

MacFreak95 Power Member

Não tens a 17-55 F2.8? É basicamente a mesma coisa que uma F4 em full frame com um bocado menos de alcance.

2. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

*mais alcance, por causa do crop

Ter, tenho...estou a pensar mais é na questão dos resultados "tipo prime em APS-C" que a 24-70 f/2.8 numa full-frame deve proporcionar, em termos de controlo da profundidade de campo, e na utilidade que isso pode ter, ou no quão conveniente pode ser ter esses resultados à mão numa zoom que fique montada o tempo todo na câmara.

Uma 24-70 f/2.8 acompanhava bem a minha 70-200/2.8, mas tem um custo bem diferente duma f/4 (ou duma 24-105, já agora).

3. MacFreak95

MacFreak95 Power Member

Sim, era o que eu queria dizer, estava a falar da F4 em FF, mas a frase saiu esquisita.
    Epah, sem nunca ter usado, para mim não vale a pena. É só um stop de luz e de diferença de DoF, não é nada de muito dramático. Tendo em conta a diferença de peso, e de preço, a F4 parece-me bem mais racional. Para retratos pegas numa prime de qualquer das maneiras.

4. MylleZ

MylleZ Power Member

Sim, depende mesmo do que queres fazer com a lente.
    Se é como eu, para uso mais ocasional, é uma lente excelente e que recomendo.

É super sharp, é leve e relativamente pequena...
    Dá perfeitamente para tudo, desde paisagens a retratos, mas não é a melhor para tudo.

Quando quero mais separação uso a 50mm 1.8 ou a 100mm 2.8.
    A 24-70mm f4 é impecável para passeio, para umas paisagens, umas fotos casuais, mas também se safa bem em retrato (só tens que ter atenção aos fundos, se bem que 70mm, mesmo a f4, numa FF, já separa bem).

Para APS-C já é diferente.
    Eu adorava usar a 70-200mm f4, por ser ultra sharp, mas já notava que entre os 70-120mm, ou por aí, os f4 davam muita profundidade de campo.
    Era muito bom para eventos, tipo desporto e afins, mas para retrato tinha que ir aos 200mm, para separar bem o fundo (isto quando tinha APS-C).

Mas tu sabes bem estas coisas ;)
    Compra uma F4 se quiseres algo competente para um uso mais casual.

Se usas mais as primes para retrato, e a zoom para paisagem, nas focais mais curtas (24, 35...), não precisas dos 2.8 para nada.
    Se vais usar muito a zoom para eventos (casamentos, batizados...), a abertura vai dar jeito, para não teres que andar sempre a trocar de lente (Se bem que muita das vezes, mesmo os f2.8 São escassos).

Cumps

5. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Eu até tenho estado praticamente decidido a ir para uma f/2.8, depois é que levantei a questão se se justificava o gasto extra. Estive quase a comprar uma há um mês e tal, para ir adiantando a transição, mas depois meteram-se outros gastos pelo meio e não deu jeito.

Mas aquilo em que tenho estado a pensar, é que com uma 24-70/2.8 talvez já não precisasse de andar atrás das primes, visto ser uma zoom com tão bom controlo de profundidade de campo, e ter uma mochila para tudo só com duas zooms luminosas dentro era muito bom.

Depois, penso adicionalmente na questão de eu já ter zoom standard f/2.8 em APS-C: trocar isso uma zoom standard f/4 em full-frame iria atenuar as vantagens do sensor maior.

Tenho visto isto mais ou menos da forma "ou mantenho as aberturas, ou mais vale estar quieto". De repente pensei é se não estarei a ser demasiado radical.

Cumps

6. MacFreak95

MacFreak95 Power Member

Se olhares bem para os números, como já deves ter feito, vês que ainda ganhas 1/3 de stop em termos de profundidade de campo passando para a F4 em FF.
    Em termos de luz, de acordo com o DXO perdes menos que o esperado, já que a 17-55 mede T-Stop de 3.7 e a 24-70 F4 da Canon mede T-Stop de 4. Em temos de vinhetagem são quase a mesma coisa.

7. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Entretanto lembrei-me doutras coisas que valorizo tanto ou mais, nomeadamente o facto de nas Canon o ponto central de foco ter a sua máxima precisão com lentes de abertura f/2.8 ou superior, e também o facto de nestas que conseguem focar até EV-3 também isso só ser possível com o mesmo tipo de objectivas.

À partida irei manter o plano duma f/2.8, nem que seja uma Canon 24-70 f/2.8L Mark I usada.

Mas isto tudo...são coisas para ver daqui a algum tempo. Estou com os olhos na Black Friday, a menos que até lá apareça algo irrecusável e que me faça antecipar a compra.

8. jjmaia

jjmaia What is folding?

Uma curiosidade, esta semana entrei pela primeira vez numa loja de fotografia e fiquei parvo com os precos, nao sei se e' por estar tao proximo do Japao e por o IVA ser baixo (10%). A titulo de exemplo, a Fuji 50-230 fica mais barata aqui em loja do que no grey market no UK. Acho que na altura paguei para ai £120, aqui fica o equivalente a £110. A X-T3 com lente fica a £1200 (paguei £1300 no grey market).

Uma XF 27mm fica a 60 euros...

Acho que vou levar qualquer coisa para Portugal, apesar de nao ter espaco :lol:

9. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Estava aqui a pensar em fazer uma encomenda de impressões 20x30cm em lustre, e ia recorrer novamente à Printão, mas quando simulei os custos até andei de lado...

O preço por impressão está em mais do dobro do que paguei em Dezembro do ano passado, ou seja, há coisa de meio ano :n1qshok:

Alguma alternativa que sugiram?

10. jncevcosta

jncevcosta Power Member

Dependendo da lente até podes trazer no bolso :D

Malta preciso de comprar cartões de memória para a X-T3. Tenho neste momento 2 de 16GB de 95Mb de escrita e quando em burst noto que não é o ideal.

Quero comprar 2 de 64. Sandisk Extreme Pro ainda são os melhores no que toca a relação preço / qualidade?

11. PsySkinner

PsySkinner What is folding?

Já somos dois, mas eu é para a Oly EM1 mk2… Do que tenho lido parece que os mais rápidos são os Lexar 2000x e os Sony Tough. Sandisk também não fica muito atrás, acho que vou optar pelo que encontrar ao melhor preço.

12. jncevcosta

jncevcosta Power Member

O problema desses dois é o preço :D

13. PsySkinner

PsySkinner What is folding?

Verdade, grande problema :D o lexar de 32GB está a 40€ na amazonES acho que vou aproveitar

14. Razy_Nyx

Razy_Nyx Power Member

Eu comprei o SDHC Extreme Pro 32GB 300MB/s UHS-II na wort!n em promoção 60€. Estava mais barato na amazon.es (57€) mas não quis esperar para colocar na A7iii. Para mim é importante ser UHS-II.

15. ChUk

ChUk Power Member

16. Razy_Nyx

Razy_Nyx Power Member

17. ChUk

ChUk Power Member

Isso é normal. Amazon.com com envios para o pais de origem.
    Amazon também entrega no msm dia em Espanha. Para cá demora sp mais um tempo.
    Se bem que ja recebi encomendas em 2 dias da Amazon.de e sem ser prime.

18. jncevcosta

jncevcosta Power Member

Acabei agora de encomendar dois :D

Exacto. Mandei vir os da Lexar porque são UHS-II

19. Razy_Nyx

Razy_Nyx Power Member

Também estava para comprar os Lexar, mas estive a ver as reviews e parece que a parte da empresa que desenvolvia os cartões foi vendida a uns chineses (?) o que baixou a reputação desses cartões.
    Agora não sei se é uma questão xenófoba votar abaixo por serem chineses ou se realmente existe uma quebra de qualidade.
    Todas as reviews que vi aconselham os Sony primeiro e depois os Sandisk para cartões UHS-II.

20. jncevcosta

jncevcosta Power Member

Ainda vou a tempo de cancelar