Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Malta lente yongnuo para Nikon? Queria comprar uma pela amazon.es
Vi uns vídeos e para o preço parece bem.
Tenho uma Nikon d3330
O objetivo era para recen nascido/bebé.

Acham melhor 50mm 1.8 ou 35mm 2.0
 
A 35mm é bem mais útil para fotografar dentro de casa. Mas sinceramente não aconselho a Yongnuo, o AF é fraco e tende a vir mal ajustado, que é algo que não consegues corrigir.
Arranja antes a 35mm da Nikon usada, ficas melhor servido.
 
Nossa, tanta energia negativa ali vai para com a Sony :biglaugh:

Nem eu que estou por fora (dos assuntos Sony) faria uma crítica tão dura, e há quem diga que eu sou anti-Sony (não sou, de todo).

Eu diria que o facto de haver uma evolução mais lenta naquele sector das compactas pode apenas querer dizer que a marca está mais focada noutras gamas de equipamentos, como as alpha 7, onde acho que todos os fotógrafos, de todas as marcas, têm a agradecer à Sony pelas ideias que introduziu no mercado.
Relativamente aos pontos fracos das alpha 7, é assim, todas as marcas têm ou tiveram algum.
Se houve tanta gente a passar para Sony por causa do tamanho do sistema full-frame, porque haveriam eles de mudar a ergonomia das câmaras e torná-las mais volumosas? Eu sou da opinião que a ergonomia é terrível, mas isso sou eu, e o que é certo é que vende bem e só compra quem quer. Conheço quem use e não ache a ergonomia má.
Sistemas de menus? Mesma coisa, só compra quem quer. Concordo que precisam de inovação, mas daí até fazermos um texto tão longo como se a marca não fizesse nada de jeito ainda vai uma distância considerável.

Todas as marcas têm pontos fracos.

Durante anos os utilizadores Nikon queixaram-se (não sei se ainda se queixam) que não tinham câmaras para filmar, porque filmar era com a Canon.
Agora queixam-se que não têm lentes a sério para o Z mount (para já, claro).

Os utilizadores Canon queixam-se há anos de dynamic range.
Agora também se queixam de 4k e que faltam as 120fps nas câmaras.

É assim, todas têm algum ponto fraco, e não há nada de anormal nisso. Devemos é procurar o sistema que melhor nos satisfaça.

Parece-me é que o autor acordou mal disposto e resolveu escrever aquilo tudo, que me parece francamente exagerado.
Eu normalmente quando vejo estes posts nem comento, porque vou pela lógica do "don't feed the trolls", mas pronto, hoje tive a paciência para responder :biglaugh:
 
Bom dia! Sabem-me dizer se as Quick Release Plates dos tripés são standard? Descobri que tenho em casa (nem sei bem como, acho que veio com uma máquina laser) um tripé Bosch BT-150 mas não tem essa peça. Queria começar a usá-lo com a minha XT20 para umas brincadeiras antes de decidir comprar um mais a sério. Vi no ebay algumas genéricas que dizem ser standard mas não sei se funcionariam. Que dizem? Já agora...há algum sítio onde dê para comprar isso em Portugal? Do ebay demora o típico mês da praxe (vindo da China). Edit: a peça é esta
 
Última edição:
Boa noite. Alguém que tenha a Canon M100 pode dizer me como está a ser a experiência com ela? Eu tenho andado a pesquisar máquinas fotográficas mirrorless, porque adoro tirar fotos quando vou sair com o meu namorado, sendo mais fácil com o ecrã voltado para mim. Depois pensei comprar o huawei P30, falam bastante bem na câmara dele.. E agora estou confusa! Qual a melhor aposta? Olympus pen8 ou 9 (tendo apenas 16 de câmara), a Canon M100 (24 de câmara) ou o huawei P30. Opiniões por favor?
 
Malta vou começar a trabalhar e como ainda estou em casa dos meus pais consigo juntar algum dinheiro por mês. Decidi aproveitar esta fase da minha vida para melhorar o meu equipamento fotográfico (Canon 1200D + 18-55 do kit + 50mm 1.8).

Penso que o meu primeiro investimento e onde notaria imediatamente mais diferenças seria numa boa lente. Concordam?
Das várias pesquisas que fiz cheguei a conclusão que, uma das melhores opções a nível qualidade/preço, seria um Canon EF-S 17-55mm f/2.8.
Não me parece que a minha próxima DSLR seja uma FF (talvez até seja a 90D se for realmente lançada em breve ou uma 80D se arranjar um bom negócio) por isso acho que a 17-55 2.8 será uma das melhores apostas mas gostava das vossas opiniões, tenho a certeza que andam outras boas opções que desconheço. :)
 
Olha...sinto-me numa posição quase privilegiada para falar disso.

Tive essa câmara, tive as objectivas que tens e usei-as nessa câmara, tenho a câmara que te desperta interesse, e tenho a objectiva pela qual estás a perguntar.

Para já, adianto-te que concordo com o raciocínio de primeiro lentes e depois corpo. Cheguei a usar a 1200D com lentes que valiam o dobro dela. Nunca me arrependi de o ter feito. Ao menos posso dizer que vi tudo o que aquela câmara e aquele sensor conseguiam fazer.

Quanto à Canon EF-S 17-55mm f/2.8 USM...sinceramente o meu maior erro foi tê-la comprado tão tarde. É uma boa objectiva, é uma aposta sólida, é uma lente robusta, é consistente nos resultados...como diz a Canon, é uma lente de alto desempenho.
Diria que foi a melhor compra que fiz para a minha 80D, superou as minhas expectativas. Se a tivesse arranjado mais cedo, provavelmente nunca teria comprado a maior parte das primes que tive/tenho. É uma lente que dá confiança para trabalhar. Comprei-a achando que a coisa não ia pegar, essencialmente para aproveitar o preço que estava muito bom, e a pensar "se não gostar, vendo", mas o facto é que em pouco tempo ela passou a estar colada à minha câmara. As primes começaram a passar meses a fio sem saírem da caixa, porque nem na qualidade óptica eu sentia que estivesse a perder alguma coisa ao usar uma zoom.

Tem é a noção...ela é pesadinha. Na 1200D vai desequilibrar-te o conjunto, a câmara vai cansar-te mais a mão direita ao fotografar, porque essa câmara tem um punho pequeno.

Não a recomendaria para vídeo porque o seu sistema de estabilização não está preparado para que se mexa a câmara em nenhuma direcção. É o senão de ser uma lente já com alguns anos.

Talvez eu venha a vender a minha daqui a algum tempo, visto que comprei agora a minha primeira full-frame, mas até que eu me sinta totalmente satisfeito (ainda não usei muito) com esta nova aposta que fiz, ela não vai a lado nenhum :biglaugh: Nem ela nem a 80D :biglaugh:
 
m4ndr4ke eu nem sou daqueles que dizem "eu bem te avisei" mas: eu bem te avisei! :D
Mais um a recomendar a lente mas tenta apanhar alguma promoçao ou bom negocio em segunda mao.

Ha umas semanas un amigo meu arranjou uma Sigma 18-35 f/1.8. Os resultados que tenho visto deixam-me de boca aberta. Tambem é canhao em peso e tamanho, se o alcance mais curto nao te fizer diferença acho que tambem devias considerar.
 
Disseste sim...é de facto uma excelente objectiva. Já viajei levando apenas aquela lente e deu para tudo.

Eu vejo essas duas objectivas da seguinte forma: a Sigma 18-35 está para uma 24-70 f/2.8, assim como a 17-55 está para uma 24-105 f/4. Mas já tendo alguma experiência com lentes Sigma, confio bastante mais nas Canon a focar, e por isso é que nunca comprei uma 18-35.

Sim, concordo que deve ser comprada usada. Ela até tem muita qualidade, mas o valor que custa nova já a coloca no patamar de lentes para full-frame. Além disso, é uma lente bastante robusta, não dá grande medo de comprar usada.

Como agora arranjei a full-frame, fui buscar uma 24-105 para fazer o mesmo que fazia com a 17-55 na 80D. Desejo também vir a ter uma 24-70 f/2.8 mas, contas feitas, uma 24-105 usada vale menos dinheiro do que um conjunto 17-55 + 80D. A 24-105 custou-me 350€, uma 17-55 bem comprada custa o mesmo. A menos que eu veja mesmo alguma vantagem em ficar com as duas câmaras, terei que vender aquele par mais cedo ou mais tarde.
 
Alo pessoal,

Ando a pensar escrever um artigo sobre fotografia e vídeos com smartphone, mais propriamente iPhone.

Existe por aqui algum user que fotografe ou filme regularmente com iPhone e partilhe em redes sociais ou sites de fotografia?
Se o iPhone for a sua "main camera" e se lhe trouxer rentabilidade, melhor ainda.

E claro, esteja disposto a partilhar a sua história.

Procuro apenas pessoal português :)
 
Back
Topo