Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Malta que cuidados/testes recomendam na compra de um corpo, neste caso 80D?

Estou a pensar:
- levar as minhas 2 lentes para testar (uma sigma, outra canon)
- Tirar umas fotos (várias aberturas, zooms, ISOs, distancia focal)
- Meter o cartão de memória no PC e abrir uma das fotos no Lightroom
- Confirmar os disparos (o vendedor diz que não tem o cabo)
 
Um teste simples que podes fazer para ver como está o sensor a nivel de sujidade é tirar uma fotografia ao céu com um f/22 p.ex. e ver se aparecem pontos e manchas escuras nas fotos. Eventualmente até da para ver se tem fungos.
 
sendo que decerto ele já viu isto ehehe

Ah pois já ahah :biglaugh:

Continuo a achar que a primeira a9 faria uma comparação mais justa com a R6, ainda assim :P


Malta que cuidados/testes recomendam na compra de um corpo, neste caso 80D?

Estou a pensar:
- levar as minhas 2 lentes para testar (uma sigma, outra canon)
- Tirar umas fotos (várias aberturas, zooms, ISOs, distancia focal)
- Meter o cartão de memória no PC e abrir uma das fotos no Lightroom
- Confirmar os disparos (o vendedor diz que não tem o cabo)
Meh, podes verificar tudo e mais alguma coisa, mas no fundo precisas sempre de sorte. Um equipamento pode sempre avariar mesmo em início de vida.

Podes verificar os disparos e serem poucos, mas a câmara pode ter sido usada para vídeo e ter aquele sensor mais queimado do que a pintura do meu carro.

Confirmo que a minha 80D (e não só a 80D) vinha sem cabo USB. Era só câmara, bateria, carregador, cabo elétrico e documentações.

Eu inspeccionaria a câmara fisicamente por fora e nos compartimentos, procurava ver se havia sinais de oxidação algures, depois levantaria o espelho para ver o sensor à luz...
Dispararia duas ou três vezes para ouvir o som, colocaria uma lente e dispararia novamente à procura de sujidades no sensor e, veria se ela focava bem, veria se as exposições saíam de acordo com o que eu media no ocular, faria uns disparos em ISO elevado e, se ficasse satisfeito, pagava e rezava.
 
Última edição:
Para não abrir um tópico só para isto... que cuidados ter ao guardar o equipamento (corpo + lentes)?

Tinha tudo dentro da mochila, a máquina com uma lente, e mais duas lentes extra. As lentes extra estavam com as tampas dos dois lados, e a lente da máquina também estava tapada.
O meu pai tanto me chateou o juízo que me "obrigou" a guardar tudo dentro de uma caixa de plástico. As lentes não estão tapadas, e tenho um "desumidificador" dentro da caixa.
 
Para não abrir um tópico só para isto... que cuidados ter ao guardar o equipamento (corpo + lentes)?

Tinha tudo dentro da mochila, a máquina com uma lente, e mais duas lentes extra. As lentes extra estavam com as tampas dos dois lados, e a lente da máquina também estava tapada.
O meu pai tanto me chateou o juízo que me "obrigou" a guardar tudo dentro de uma caixa de plástico. As lentes não estão tapadas, e tenho um "desumidificador" dentro da caixa.
Devemos ouvir sempre os nossos pais... [emoji56]

À partida, está ok, assim como as tens agora.
 
Exato. Caixa de plástico com alguma sílica lá dentro e um Higrômetro para controlar a humidade que deve estar ali entre os 40 e os 60% se não me engano. A baixo pode secar as borrachas, acima pode causar o aparecimento de fungos.
 
Qual é o ponto de vista no que toca a DSLR's comparadas a mirrorless?


Malta, gostava de opiniões


Não vou abrir tópico porque não vou comprar nada tão cedo, estou apenas no início dum longo estudo. A ideia seria comprar provavelmente em 2022. Estas nem sequer são as únicas câmaras que estou a considerar, nem as únicas marcas.

Não é para desporto nem para vídeo, é só fotografia, muito provavelmente reportagem, música, "retratos domésticos" e fotografia do quotidiano.


Entre Canon EOS R6 e Fuji X-T4, quais as vossas posições e porquê?

Lentes a equacionar:
  • Sigma EF 35mm f/1.4 Art adaptada a RF
  • Canon RF 24-70mm f/2.8
  • Canon RF 70-200mm f/2.8
  • (Talvez) Canon RF 15-35mm f/2.8

  • Fuji 23mm f/2 ou 23mm f/1.4
  • Fuji 16-55mm f/2.8
  • Fuji 50-140mm f/2.8
  • (Talvez) Fuji 8-16mm f/2.8

Qual o ponto de situação do Lightroom com os sensores Fuji?

Eu já tive várias APS-C, como sabem, mas pelo que sei não tive sensores tão bons como estes da Fuji, de maneira que imagino que um sensor destes seja superior ao que tive, por exemplo, na 80D.
A 6D Mark II não tem um sensor full-frame propriamente fantástico, mas deixa-me satisfeito. Será que perdia grande coisa a passar duma FF com um sensor "fraquito" para uma APS-C com um sensor bastante evoluído?

Que se dê início ao debate :P

Tive o prazer de experimentar uma XT-4 para vídeo... a diferença para a XT-3 é imensa.
O grip dela e um pouco mais robusto que faz encaixar melhor nas mãos, o ecrá está bue fixe.
Experimentei-a com a 85 1.2, com a 16-50 2.8 e penso que ainda usei um bocadinho da 23 1.4.
Muito boas em termos de autofoco, cor, qualidade, ergonomia, fiquei abismado.

Nunca tive com uma R6 na mão :(

Mas se fores para a linha Fuji... vais ter um suporte por pessoas incríveis, a marca é 5 estrelas e as pessoas que na marca trabalham são ainda melhores.
Tenho um colega que é fotografo de casamentos e que trocou de Nikons D750 para Fujifilm XT-3 e XT-4 e nunca mais olhou para trás!
 
Obrigado pelo feedback ;)

Todas as opiniões são bem-vindas nesta fase, isto é apenas o início dum longo estudo. Continuo mais inclinado para Canon, não só porque é a marca em que já estou, como também porque me permite uma transição mais suave, começando por adaptar lentes. Ainda assim, estou a, e vou continuar a ponderar as outras opções disponíveis no mercado.

Neste momento, a minha primeira opção na lista é Canon, seguida de Sony e Fuji mais ao menos ao mesmo nível. Das duas, Sony como a opção mais eficiente, e Fuji como a mais prazerosa.
Terei ainda que ter experiências com os equipamentos, para ver se me agradam, e quero também esperar para ver a a7 IV. A intenção é ter as coisas definidas para o próximo ano.

EDIT: e quero ainda ver a suposta mirrorless Canon APS-C de mount RF que os rumores dizem que será anunciada este ano. Falam que deverá ser a sucessora da 7D Mark II.
 
Última edição:
Bom, visto que fiz agora este upgrade, deixo aqui o feedback:

Meti mais RAM no meu desktop, passando de 16 para 32GB, e posso agora dizer que o Lightroom tira partido da RAM extra.

Para experimentar, abri o software após o arranque, fiz uma importação e criei previews a 1:1 das fotos, que eram mais de 500.

Em ~10 minutos, o Lightroom ficou a gastar 16,5GB de RAM sozinho. O sistema todo, sem nada em 2º plano, ficou em 19,8GB. Não abri browser, não abri Photoshop, não me pus a ouvir música, nada, só aquilo.

Depois de acabar a criação das previews, o Lightroom não desceu a utilização da RAM, manteve-se no mesmo patamar.
Os meus RAWs são de 26MP, portanto se alguém estiver em dúvida quanto a fazer o upgrade ou não...podem fazer, ele usa.

Não considero um requisito obrigatório, porque nunca tive má performance neste computador com os 16GB, mas se quiserem usar Lightroom + outras coisas em simultâneo, ou se quiserem dar ao software todos os recursos que ele queira, os 32GB serão uma boa ideia. E se quiserem pensar em Lightroom + Photoshop com bastantes layers, os 32GB podem até ser poucos.
 
Aproveito para perguntar uma coisa aqui à malta. Estou a pensar em compor uns álbuns com fotografias anuais. Já fiz um no primeiro ano que comecei isto, mas nunca mais fiz. Na altura foi na Saal e até fiquei satisfeito, mas desta vez, queria comprar numa empresa nacional. Sim, nesta altura acho que devemos fazer os possíveis para gastar cá dentro. Alguém tem alguma sugestão? Sou amador, por isso a Floricolor está fora de questão.

Outra coisa, estou também a pensar em imprimir um "quadro" para pendurar. Na Saal tem várias opções, alumínio, alumínio escovado, painel pvc, acrílico… Algum conselho nesta vertente? E já agora, alguma empresa tuga que faça o mesmo ou semelhante?
 
Hmmmmm então deve ser por isto que a Canon diz que não vale a pena fazer lentes APS-C para o mount RF... :)


@matavelhos quanto a álbuns não sei, só fiz um uma vez na Saal, e depois disso converti-me às impressões individuais, que agora são frequentes.
Quanto ao quadro, se não me engano o @APedro conhecia um bom sítio
 
Acho que era o caixilho. Por acaso parece um sitio porreiro e com preços aceitáveis. Mas estava a pensar em algo diferente. Num material diferente. Tenho que escolher se quero uma moldura ou algo em alumínio por exemplo. E que foto... Esta é a parte ainda mais dificil porque não tenho assim nada que se destaque. É tudo mediano xd
 
@matavelhos, já viste as opções do Printão?

Já impimi lá uma moldura e uma tela, e a impressão deixou-me satisfeito.

Recentemente imprimi uma foto em pvc, para colar num móvel, e a impressão é igual à tela e moldura. Basicamente, a impressão é sempre boa. Para mim, os resultados são satisfatórios.

Creio que eles ainda têm um kit de testes, por um preço acessível... Podes enviar fotos tuas para imprimir nos vários materiaia, e ver a qualidade / fidelidade de cor.
 
A Printão para telas/quadros costuma ser muito boa. É lá que imprimo tudo isso. Experimentei uma tela na Saal e não achei que fosse a mesma coisa.
Da Saal só mesmo os álbuns.
 
não sei onde colocar esta questão....

decidi que tenho de organizar a minha biblioteca fotográfica... anda tudo espalhado por vários computadores e discos externos. a ideia é juntar tudo bem organizado num disco. para isso comprei um disco externo de 4TB (a ideia é depois comprar outro para fazer backup do primeiro mas não havia t€mpo para 2 discos).

a minha questão é a seguinte? a ideia será manter os ficheiros por muuuiiiiiittttooooo tempo... actualmente uso windows, mas daqui a uns anos não sei se vou continuar a usar...

em que formato devo formatar o disco para ser mais universalmente acessível? é que NTFS é proprietário windows...

será o exFAT o ideal para esta situação?
 
Pessoalmente, passei todos os externos para exFAT já há uns anos porque uso tanto Windows como macOS diariamente.

Há drivers para escrever em NTFS em macOS, mas tenho ideia que é sempre muito mais rápido trabalhar com exFAT (refiro-me às velocidades de leitura e escrita).

Se estás na dúvida se ficas em Windows...eu, num lugar parecido ao teu, já escolhi exFAT.
 
Última edição:
Bom, visto que fiz agora este upgrade, deixo aqui o feedback:

Meti mais RAM no meu desktop, passando de 16 para 32GB, e posso agora dizer que o Lightroom tira partido da RAM extra.

Para experimentar, abri o software após o arranque, fiz uma importação e criei previews a 1:1 das fotos, que eram mais de 500.

Em ~10 minutos, o Lightroom ficou a gastar 16,5GB de RAM sozinho. O sistema todo, sem nada em 2º plano, ficou em 19,8GB. Não abri browser, não abri Photoshop, não me pus a ouvir música, nada, só aquilo.

Depois de acabar a criação das previews, o Lightroom não desceu a utilização da RAM, manteve-se no mesmo patamar.
Os meus RAWs são de 26MP, portanto se alguém estiver em dúvida quanto a fazer o upgrade ou não...podem fazer, ele usa.

Não considero um requisito obrigatório, porque nunca tive má performance neste computador com os 16GB, mas se quiserem usar Lightroom + outras coisas em simultâneo, ou se quiserem dar ao software todos os recursos que ele queira, os 32GB serão uma boa ideia. E se quiserem pensar em Lightroom + Photoshop com bastantes layers, os 32GB podem até ser poucos.

Deixaste-me a pensar com esta dica!
Tenho 16GB de RAM e sempre achei que estava um pouco limitado para edição de vídeo que me parece ser o bottleneck do meu sistema atual onde a aplicação consome perto dos 13GB de RAM numa edição um pouco mais longa, no entanto, no que toca a importar fotos e a editar, o programa só usa um máximo de 9 GB de RAM (mesmo com as definições para ram disponível estarem nos 12GB)
Não sei se é de importar ficheiros MFT, mas achei estranho diferir.
 
Deixaste-me a pensar com esta dica!
Tenho 16GB de RAM e sempre achei que estava um pouco limitado para edição de vídeo que me parece ser o bottleneck do meu sistema atual onde a aplicação consome perto dos 13GB de RAM numa edição um pouco mais longa, no entanto, no que toca a importar fotos e a editar, o programa só usa um máximo de 9 GB de RAM (mesmo com as definições para ram disponível estarem nos 12GB)
Não sei se é de importar ficheiros MFT, mas achei estranho diferir.

Fica a dica, que não sei se sabes (provavelmente sim, eu é que sou muito nabo com vídeo), usa proxies, facilita imenso!
 
Back
Topo