Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Em vídeo diria que facilmente ocupas 16GB de RAM a editar acima de 720p

Se ele ocupa 13GB com os 16 que tens, o meu palpite é que, se lhe deres mais, ele irá ocupar mais. O Windows tipicamente evita ocupar a RAM toda, começa a mandar para o ficheiro de paginação antes disso.
 
Na casa dos 400 e tal há o BenQ SW240 que, apesar de não ter tanta resolução como outros, já faz Adobe RGB a 99% como o meu. Com o hood ele fica perto dos 500€, existe um pack com as duas coisas em conjunto criado pela marca (a maior parte das lojas só comercializa o monitor individualmente). Sem o hood anda pelos ~440€

Pessoalmente, fiquei muito pouco convencido com a ideia de gastar 100, 200, ou 300€ e ter sensivelmente as mesmas cores, e é por isso que dei logo o salto para as gamas acima. Muitos IPS acessíveis cobrem 98 ou 99% sRGB, como o meu LG de 89€. Imagino que os baratos talvez não tenham a mesma consistência ao longo da tela, e talvez tenham mais variações nos tons durante o seu funcionamento, mas se os tectos máximos são os mesmos...acho que a evolução do fotógrafo fica logo condicionada.
Não sei, esta é só a minha forma de pensar. Não andei a procurar algo que sustente estes argumentos.
 
Última edição:
Estava a pensar passar para FF, provavelmente vou manter-me na Canon pelas razões de sempre (custo/benefício olhando a corpo e lentes), mas a ***** já está algo datada e a A7RII chamou-me à atenção pela resolução. Parece-me que não há de ser fácil de arranjar vidro para justificar tal coisa.
 
@Rui Marto na Canon realmente não há mais nenhuma oferta nesse patamar de preço.


@kronnuz Se não pudesse de todo esticar mais, eu provavelmente abdicaria do tamanho em prol das cores, indo para o BenQ SW240, que faz 99% Adobe RGB

Mas dentro das 27” e 100% sRGB, há o BenQ PD2700Q. Não sei se é a melhor proposta, mas também não esgota os 400€
 
Já alguém aqui teve oportunidade de experimentar a Sony A7RII?

Obrigado @m4ndr4ke

Despachei o material Sony todo em Novembro! Não porque não estivesse satisfeito mas porque era peso e tamanho a mais. Aliás, a a7R II, da qual fui proprietário mais de 3 anos, era melhor em praticamente tudo que a X-T3 que tenho.

Única crítica à máquina seria o AF que já não acompanha as máquinas mais modernas mas são 4 anos de evolução.

No que respeita a sensor é fantástica! Fantástica! Os sensores Sony são incríveis a recuperar sombras e os 42mb dão para crops gigantes.

Se tiveres alguma dúvida concreta diz.
 
De certa forma já respondeste... Comprei a M200 porque queria algo realmente pequeno, mas agora ando com o FF na cabeça porque queria investir em mais vidro e não sei até que ponto não volte a fazer alguns trabalhos só pelo gozo. Fazendo-o, será como no passado, em ambiente controlado. E o que faço hoje são retratos, paisagens e uma ou outra coisa que a minha mulher usa para o trabalho.

Daí andar a ver a *****, que creio ser a FF mais compacta. E acho que a nível de lentes RF/L não me levaria tanto à falência. No entanto a Sony é bastante apelativa pelos motivos que todos sabemos e no caso da A7R nem era tanto pelos crops, mas também por ocasionalmente poder imprimir em grande formato (tipo para cima de 1m).

Mas já percebi que preferiste a XT3 à Sony por motivos semelhantes aos que me fizeram optar pela M200.
 
Tudo depende das lentes que se vai usar... tanto em preço como tamanho. Eu depois de quase 25 anos de Nikon, mudei para m4/3 por causa do tamanho. Mas ao fim de uns anos acabei por voltar para um sistema supostamente "grande" - Sony A7 III. Neste momento tenho as Samyang 18/2.8 e 45/1.8 que são bem porreiras, relativamente compactas e baratas. Em breve irei comprar a Tamron 70-180/2.8 que é também relativamente acessível, e bastante compacta (para a lente que é). Cheguei a pensar em mudar para uma máquina com sensor APS-C... mas para mim a fotografia com pouca luz representa uma grande fatia do meu uso. E não ia gastar muito menos dinheiro do que gasto neste sistema. E não seria muito mais compacto.

O AF da A7 III é brutal... E a qualidade de imagem também.
 
Eu tenho um amigo com uma A7 e ele adora aquilo. Já antes de comprar a minha andava a ver as Sony Axxxx, em parte por causa dele e pelo que se lê.
Entretanto fui espreitar a A7c, mas 2000€........... Também vi que as novas EOS R e EOS R‍P devem ser anunciadas no próximo mês, sendo que a ***** deve vir para baixo dos 1000€.
 
Pah, para full-frame é preciso orçamento...se já te está a ser complicado para o corpo, então para as lentes será ainda pior.

As ***** andam “baratas” nos usados. Sinceramente, para a câmara que é, eu começaria por aí.

Há rumores de uma nova câmara abaixo da R6, mas isso nem tem data.
 
Não é uma questão de orçamento, de todo. :) É uma questão de mindset, de saber que o corpo não é o mais importante e que corpos vêm e vão. E que para todos os efeitos não tiro rendimentos disto.
Imagina:
Sony A7III/c (2000€) + Sony 50mm 1.4 (1700€) ou Sigma 50mm 1.4 Art (700€) = 2700-3700€
Canon ***** (900€) + Canon 50mm 1.2L (2400€) ou Sigma // = 1600-3300€
Ou ***** + 50mm 1.8 = 1100€

Sony FE 85mm 1.4 (1700€) ou Sony 85mm 1.8 (650€)
Canon 85mm 1.2L (3000€) ou Canon 85mm 2 Macro (700€)
Para ambas, Sigma 85mm 1.4 Art (1200€)

A questão que disse antes de qualidade/preço pelos vistos não se aplica se decidir ir para material de topo, não tinha procurado bem os preços ainda. Mas com cerca de 2000€ já fazes uma grande "festa" na Canon com a ***** + 50mm 1.8 + 85mm Art por exemplo.
 
Sinceramente não consigo ver grandes razões para gastar 1500, 2000 ou 3000€ numa prime se não for para a pôr a facturar o mais rapidamente possível.

Se não for para facturar, ou se for para facturar ocasionalmente, mais vale alugá-las do que comprá-las.
 
Daí o meu comentário sobre os 2000€ do corpo. Embora não haja muitas FF baixo de 2000€ e primes há, mas uma lente fica mais anos que um corpo. Mas é difícil justificar não ir pelo mais barato por qualquer via lógica. Também já estive a ver e a ***** não é muito mais pequena que a A7R, embora seja 200g mais leve. A A7c não encontro usada.

Entretanto mudando de tema, o que é que têm fotografado? Não costumo sair de casa a não ser para dar o passeio diário na zona, estou a ficar sem ideias.
 
Eu acho mais fácil justificar 2000€ num corpo ou numa zoom rápida do que numa prime. Os dois primeiros têm mais versatilidade do que uma lente prime de abertura extrema, que é claramente uma lente de especialidade. O meu raciocínio é esse, percebes?

Eu cá ando desde Dezembro de volta dum pequeno projecto autoral do tipo territorial, para o curso. Claro que nem sempre posso trabalhar naquilo, mas vou fazendo. Felizmente o tema que defini é limitado ao meu concelho, o que facilita. Saio sozinho, ando sozinho, e a coisa vai correndo bem.
Isso, a fotografia caseira, e exercícios. Tenho andado assim...
 
É sem dúvida muito complicado justificar as primes premium, a não ser que se rentabilize a mesma ou que se tenha fundos mesmo muito folgados. Por isso a minha aposta na Samyang e na Tamron: são lentes fantásticas, com um preço acessível e com uma performance que pouco fica atrás das originais. Há excepções onde são até melhores do que as Sony (a 45/1.8 dá 15 a zero à Sony 50/1.8) e há excepções onde vale a pena ir para a Sony (a Sony 85/1.8 é fenomenal e não custa muito mais do que a concorrência).

Neste momento apostar em mirrorless da Canon é sim mais complicado, a não ser que se use lentes EF com adaptador, pois a oferta de lentes RF é ainda limitada a lentes mais premium. Nesse campo a opção pela Sony tem muito mais oferta disponível.
 
Eu percebo a questão dos zooms, não tanto a dos corpos. Nunca mexo em grande parte do que a máquina faz, meto em RAW + M, menus em modo simples e vejo se há algum setting que chateie (tipo os segundos que fica a mostrar a foto após tirar, etc). De resto só me interessa a qualidade e se for até 1/8000 melhor.
De resto primes não me chateiam, regra geral tenho tempo para tirar a foto e mesmo com zooms ando sempre nas mesmas focais. Já na M200, é 22mm para tudo e só sinto falta da 50mm (+-80mm eq) para fechar mais alguns retratos.

Enquanto isto, a Sigma já anunciou que vai lançar todas a gama Art em mount RF, apesar de ser sempre possível usar as EF. Não sei se vão redesenhar ou só trocar o encaixe. E pelo que tenho visto têm preço médio, com qualidade de fazer inveja a muitas outras.

Tenho visto uns photo challenges do Art of Photography, mas preciso fazer mais retratos e só tenho mato à volta ou prédios brancos. Estar a fotografar em quarentena é desafia a criatividade. :(

 
Última edição:
Eu já há muito tempo que não fotografo nada. Estou agora com um pequeno projeto na cabeça que passa por transformar uma garagem num mini estúdio de forma a que possa fotografar mais e experimentar mais sem ter que estar sempre a montar e desmontar maravilhas... Vamos lá ver como corre :) ainda tenho muito trabalho e alguns € para gastar.

Quanto aos monitors, falaram aí no BenQ pd27000Q. Eu tenho esse monitor. Custou 270 ou 280 na Amazon.es. Pá.. A construção do dito não é grande coisa. Os menus não são de fácil utilização dada a localização dos botões. O software que usa podia ser melhor e a única vantagem que tem é poder dividir o ecrã de várias formas. Se bem que as vezes não queres usar a divisão e dá um bocado de dor de cabeça...
Vem calibrado de fabrica, não sei se é boa ou má porque nunca fiz outra calibração. Só tens o modo custom onde podes colocar a tua "calibração". Acho que em termos de alpha aquilo anda a volta dos 2.2 ou assim, o que é um bocado elevado (sem grandes certezas disto, pois li sobre isto na altura que o comprei). Tem modo para cad e afins que não nos servem de nada...

Resumindo... Fiquei um bocado desiludido com o monitor. Acho que talvez não seja o monitor mais indicado para fotografia. Na altura acho que vi um dell que era melhor, mas já não me lembro do modelo...

Na altura andava um bocado maluco por ter 100% srgb e apesar de ser uma feature muito interessante acaba por ser um espaço de cor pequeno, e há outras fraturas muito importantes para a reprodução de cores como o tal alpha.

Por tanto, se estiverem a pensar neste monitor, vejam bem se não há algo semelhante ou um pouco melhor num preço semelhante. Pode haver ou não xd
 
Back
Topo