Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Será que é desta que a Canon "mata" o sistema M?...

Canon R10, com sensor APS-C

https://www.techradar.com/news/canon-eos-r10-news-rumors-and-what-we-want-to-see

uqd99i8XXWpuur9o8g9Rt4-970-80.jpg.webp

Pelo menos a M50 já vai... Falta agora algo estilo M200 e M6, mesmo compacto. Possivelmente vão ter que adoptar um design estilo Sony, em que o mount quase sai fora do corpo.

E pelos vistos também matam o visor superior que essa gama tinha.
Tinha? Ou estás a referir-te à R7/90D?
 
Sim, as minhas tinham, mas a utilidade actualmente é relativa. Diria que meteram na R3 e R5 porque já é um patamar de "tudo a que tenho direito". A R6 por exemplo já não tem, logo não me parece que qualquer gama abaixo vá ter.

Também não sei se essa correspondência se mantém. A R7 pelo que me disse o @m4ndr4ke há dias, deve apanhar muitos componentes da 90D. E a R10 no link creio que até referem as xxxxD. Pela mudança de paradigma, mesmo que tires algumas features destas máquinas, ganhas outras por serem mirrorless. Por isso acho que serão sempre acima da sua DSLR equivalente.
 
Bom, isto são só os meus palpites...

A minha expectativa é...e já cheguei a falar disto no fórum canon rumors...

R7: sensor da 90D/M6 Mark II, corpo da R6 ou, com sorte, corpo da R5. Aquele sensor já faz 30fps em obturador electrónico na M6II, e as 15fps no mecânico são fáceis de explicar com cortinas mais pequenas do que as encontradas nas R6/R5/R3. Poderão mover-se à mesma velocidade, mas têm menos percurso para fazer, e daí o aumento de 12 para 15fps.
Vejo esta câmara como sendo a verdadeira sucessora da 7D Mark II, o que a 90D nunca foi totalmente. Dessa forma, imagino-a perfeitamente a ter um preço de lançamento entre $1999 e $2199 body-only (claro que com o tempo irá baixando).
Não julgo que seja uma câmara para o comum entusiasta, mas sim um corpo profissional rápido, de sensor mais pequeno (as 7D tinham robustez acima das 6D).
Aquele sensor exige muito das objectivas, e presumo que o utilizador-alvo desta câmara seja alguém que a possa fazer acompanhar de bom vidro RF da série L ($$$). Os 32MP em APS-C têm uma densidade de píxeis semelhante a 80MP em full-frame, isso é muita fruta para objectivas de kit. Há pela net diversas queixas de utilizadores de 90D de "fotos soft".

R10: Sucessora da 90D, em versão mirrorless. Torço para que seja o sensor da 80D, é um excelente sensor APS-C.
Imagino um corpo sem joystick, mas com controlos simpáticos, ao preço da 90D ou talvez mais 100 dólares em cima, anunciado em kit com uma objectiva RF específica para APS-C (há patentes registadas). Não penso que vá ser um corpo compacto tipo M6 ou M5, a minha aposta vai para um design mais simples do corpo da R6, ou talvez até a reutilização do corpo da R. A ausência de dial traseiro é colmatada com o anel de controlo RF que, sinceramente, apresenta melhor ergonomia.

Corpos pequenos...o meu palpite é que surjam apenas numa futura gama Rxxx, tipo R100, o que seguiria a lógica das 100D/200D/250D, que eram também DSLRs compactas.

Quanto ao ecrã em cima, esqueçam. Eu já fiquei sem ele ao passar de 6D2 para R6. Uma pessoa habitua-se. Estas câmaras têm o ecrã traseiro SEMPRE ligado, não dão para carregar no INFO várias vezes até ele apagar, por isso as informações de disparo estão sempre lá visíveis.
Há alternativas escondidas para desligar o ecrã traseiro, mas nunca fica com aquela dinâmica de apagar automaticamente ao aproximar da cara, ou ao fazer half-press no botão de obturador.

E sim, esqueçam o EF-M...já ando a dizer isso há muito😅
 
https://www.canonrumors.com/r7-r10-pics-leak/

https://imgur.io/a/Scq3hLq


Bem, se isto se confirmar, parece que a estrutura das gamas vai alterar. Ou, por outra…se calhar já alterou com a 90D e isto é só a confirmação disso.

As supostas fotos da R7 mostram mais daquilo que eu imaginava para a R10 do que para a R7. Isto vai mais numa lógica de 90D do que de 7D.

E as supostas fotos da R10 são mais o que eu imaginava para uma R100

A confirmar-se isto, o EF-M morre ainda mais cedo do que contávamos, porque aquela R10 tão pequena deve ficar pouco acima duma M50II. Tem aproximadamente o tamanho duma 100D.

EDIT:

Esqueçam, já mais leaks

https://www.canonrumors.com/here-are-the-canon-eos-r7-and-canon-eos-r10/
 
Última edição:
Tenho estado totalmente fora disto nos últimos meses. Infelizmente neste momento o tempo para a fotografia é praticamente 0.

Mas fico muito feliz por finalmente ver que a canon está a seguir o caminho certo, que é basicamente passar as diversas gamas de dslr para mirrorless, podendo usar assim as mesmas lentes nas ff e no crop.

Esta r7 parece uma câmera muito interessante. Meteram o mesmo processador e auto foco da r5 o que é brutal! Neste momento compraria uma câmera destas apenas e só pelo auto foco. Para mim é sem dúvida a spec mais importante. Juntas a isso as 15fps ou 30fps digital é fica uma câmera para quase todas as situações.

Falta saber como se comporta o sensor. Ao que parece é um sensor novo. Esperemos que seja bom.

A única coisa que neste momento me puxaria para o ff seria a melhor performance para astro. De resto está r7 está top para pessoas como eu, isto é, que têm na fotografia um hobby mais sério. Mas ainda 'longe' do profissionalismo.

A única coisa chata são mesmo os preços. 1.5k para a r7 é puxado. Na altura acho que paguei 800€ pela minha 77d, apesar desta estar acima da 77d, 1.5k parece-me demasiado. Mas lá está, inflação, mais uns anos, novas tecnologias... Sendo que a r6 se arranja por 2k ou perto disso. Se calhar nem é assim tão mau.
 
Última edição:
A única coisa chata são mesmo os preços. 1.5k para a r7 é puxado.

Isso era um dos pontos que há dias falava com o @m4ndr4ke. Se fosse tipo quase uma R6 em APS-C, a mandar-se para os 2000-2200, iria ser a APS-C mais cara de sempre no mercado geral (tirando Leicas e afins), o que não condiz com a Canon. Ainda assim e tal como ele já defendeu aqui várias vezes, o facto de ser mirrorless, com tudo o que isso trás de bom, inflaciona-lhe naturalmente o preço.

Na minha opinão deverá estabilizar ali nos 1200-1300€ para dar entrada de uma FF substituta da R e da EOS-***** a meio caminho da R6 (que julgo ainda estar bem para cima dos 2500€). Assim não se obriga quem vem dessas FF a dar um salto de 1000€ no budget ou a "regredir" para o APS-C (não por não servir, mas porque certamente já compraram vidro a contar com FF).
 
Vi esse vídeo ontem. É muito fixe, sim, mas não deixa de ser a reinvenção da roda...

Citando um meme: "That sounds like digital photography with extra steps" :biglaugh:
 
Não, não vou meter isto nas novas aquisições😂😂


Recebi hoje esta, que vou aproveitar para testar

6-C802058-5-D06-4-FBD-9467-45-C7-BADB7-B5-B.jpg


E desta vez acho que me vou ficar pelo teste mesmo😅

Andava mortinho por experimentar esta objectiva, desde que ela saiu.
 
Ola amigos vinha pedir-vos ajuda.

Tenho uma D5200 com uma lente 18-105, conjunto praticamente novo.

Por falta de uso estava a pensar em colocar a venda, nos dias de hoje este modelo ainda tem procura? Se sim qual seria o valor justo?

Numa rapida pesquisa pelo olx vi este modelo + 3 lentes por menos de 350 euros, o q me faz pensar q nao seja um modelo com muito valor.

Obg pelas dicas
 
Há uns tempos vendi a minha Sony 24-105/4 e comprei a 20/1.8 (mantendo a 45/1.8 e a 70-180/2.8).

Ora estou agora muito tentado em voltar para a 24-105/4, pois embora a 20 seja fenomenal, acabo por usar muito menos: pouca versatilidade, obriga-me a andar sempre a trocar de lente, etc. Já ponderei a Tamron 20-40/2.8 leve e maneirinha (e aí talvez vendesse a 45/1.8 e optasse pela Zeiss 55/1.8) mas tenho receio de não me dar versatilidade suficiente. O ideal seria mesmo a nova Sony 20-70/4, não fosse ainda a sua pouca disponibilidade e preço elevado.

A 24-105 é um pouco pesada, e foi isso principalmente que me fez vender a mesma (e o desejo de ter a 20/1.8, que como disse, é fantástica e tive oportunidade de comprar nova por um bom preço). Mas a verdade é que não só usava muito mais a máquina com a 24-105 do que com a 20, mas também usava mais a máquina no global - sem a versatilidade do zoom, muitas vezes a máquina acaba por ficar em casa. Por vezes ainda olho para a Zeiss 24-70/4, mas é um tiro no escuro, pois são raras as cópias com uma performance decente. As Sigma 28-70 e Tamron 28-75/2.8 (já tive esta) pecam por começar só nos 28mm - para mim 24mm é um must. As alternativas 24-70/2.8 são todas grandes e pesadas (a Sony GM II é quase ela por ela com a 24-105, mas é-me completamente inacessível em termos de preço)

Mais alguém se viu neste "filme"?
 
Última edição:
Acho que são coisas que vai muito da pessoa. Eu qualquer dia compro a 24-105mm, só ainda não calhou por uma questão de prioridades. Mas se sinto falta, tendo 20, 35, 55 e 90 em primes? Nop, não é nenhuma urgência.
No entanto para se usar muito primes é preciso ter um mindset de "consigo fazer tudo com uma lente" e o facto de dar para trocar é um bónus. Quanto mais extrema a focal, como a 20 ou a 90, menos fácil é disso acontecer.
A 24-105 é o exacto oposto disto, sacrifica qualidade e abertura, para o máximo de versatilidade (sem entrar em caso tipo 24-200mm).

O que é válido para muitos zooms também, por isso não vejo nenhum cenário em que fosse ficar contente. Se calhar mais facilmente acontecia se tirass a 45 para encaixar um zoom tipo 28-75, sendo que não tens 24 mas terias a 20.

Btw, por 660g não sei também se há zooms suficientemente mais leves para que pegues e realmente sintas isso. Para o @m4ndr4ke menos que o dobro disso é derrota.
 
Sinto-me atacado :biglaugh:

Opah...até há bem pouco tempo 600 e tal gramas era tipo o "standard de objectivas decentes" full-frame, e talvez ainda seja. Não consigo achar isso pesado, é ou era "o normal" e geralmente equilibra muitíssimo bem com as câmaras FF.
Pegavas numa 24-105 eram 600 e tal gramas, pegavas numa 35 1.4 eram 600 e tal gramas, uma 24 1.4 a mesma coisa, e provavelmente há mais exemplos de que não me estou a lembrar agora. 600 gramas é comum🤷‍♂️

Mas isso acho que vai depender de qual é a objectiva que usas como principal/base/walkaround/standard. Se calhar substituíste a 24-105 pela 20, mas a tua principal não ficou a 45, e agora dás por ti a fazer mais trocas.

Eu por ex parece-me que agora tenho a 28 como principal (meu standard). Digo "parece-me" porque tenho-a há pouco mais de meio ano.
(É certo que eu tenho na mesma 24-70 mas, geralmente, ou saio com zoom standard, ou saio com a minha prime standard. Não é muito comum levar as duas. E a 16mm e a 40 são dois assuntos à parte, para mim. O meu kit de primes é composto pela 28 e pela 50. A 16 tenho para acompanhar as zooms, em substituição duma 15-35 ou 16-35, e a 40 tenho porque é pancake e baratinha).
Não conseguia fazer walkaround com a 35, e a 50 tenho-a no meu kit como lente de especialidade, para retratos e pouco mais — 50 não é o meu standard. Eu procurava uma prime que conseguisse deixar muito tempo encaixada na câmara, e parece-me que acertei na 28. Mas isto sou eu, claro.

O que quero dizer é que a tua solução pode ser voltar à 24-105, ou então mexer na tua prime walkaround. Já deu para perceber que gostas de 20, portanto talvez não valha a pena mexeres nessa.



Numa rapida pesquisa pelo olx vi este modelo + 3 lentes por menos de 350 euros, o q me faz pensar q nao seja um modelo com muito valor.
Certo, é um equipamento já antigo — o que não quer dizer que não seja competente, mas o material desvaloriza.
Assim a falar cegamente, sem pesquisar nada, diria que o corpo estará nos cento e tal euros, e que a objectiva talvez não chegue a 100.

O mpb é uma loja de usados, talvez possas comparar com os preços de lá. Mas tem em conta que eles dão garantia no que vendem, portanto os valores deles são já algo inflacionados.
 
Back
Topo