Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Com o timing brilhante que a Microsoft tem tido no mobile, devem voltar quando já ninguém quiser saber de smartphones para nada... :D

Quanto ao estarem a perder dinheiro ou não a mim é me igual ao litro que sou consumidor e não accionista, mas mais depressa acredito que são os outros que têm margens muito maiores do que a Xiaomi anda cá a fazer acção social ou a trabalhar para aquecer.


EDIT:


Em relação à inovação 0 quem segue o mercado chinês há alguns anos sabe bem que não é literalmente assim embora seja sempre cool dizê-lo mas também não vejo qualquer drama em colarem-se a fórmulas de sucesso, se a Microsoft sendo OEM ou não fosse um pouco mais assim talvez não fosse actualmente totalmente irrelevante no mobile.
 
Última edição:
A Xiaomi faz parte da nova ordem de empresas chinesas que querem destronar as empresas americanas do controlo. E vão conseguir. Os estados unidos estão a ser comidos de cebolada pela china no seu próprio jogo, o capitalismo.
 
A Sony tem tido prejuízos colossais nos smartphones e já começaram a fechar escritórios em algumas zonas do mundo relativos a esta divisão mobile. Têm igualmente prejuízos nas televisões. Prevejo que deixem esses dois mercados nos próximos anos tal como deixaram o PC.
 
O que prevejo que possa acontecer a curto prazo, é fusões ou a criação de joint venture visto que o mercado chega a um ponto que não dá para todos e a investida chinesa a isso obriga ao esmagar margens de lucro, excepto de marcas que gastam toneladas em marketing e em comissões de modo a promover as suas marcas.

Marcas com resultados negativos não o podem fazer, mas podem partilhar know-how ou até criar uma marca comum, por exemplo os telemóveis HTC ou Sony são excelentes mas o preço afasta os consumidores.
 
A sony não faz telemoveis excelentes.. aliás são 1 excelente exemplo. São o supplier dos sensores de cameras para quase toda a gente, no entanto são dos piores em fotos nos seus próprios telemóveis.
 
Não foi essa a ideia que retive. Ele refere-se aos dois mercados que existem (internet vs. lojas físicas) e o porquê das *marcas chinesas* criarem marcas secundárias para venderem smartphones mais baratos online. Não falou das grandes marcas abandonarem o Android.
Qd falam na Samsung é disso q estão a falar. A marca perdeu o interesse q tinha no mercado. Vê os 2 videos.
Essas marcas caem porque não oferecem nada de jeito, em qualidade, preço, distinção, disponibilidade e fiabilidade, comparado com a concorrência. Compras Xiaomis e outras chinesadas com uma qualidade para lá do aceitável, com o mesmo hardware, por muito menos dinheiro e com updates a tempo e horas. O que está a mudar é a mentalidade de "só a marca X é que é boa e o que vem da china é uma trampa". Não, há muita marca a produzir verdadeiros bons produtos; se os grandes se encostam à sombra da bananeira, problema deles. Que desapareçam.
Isto agora tá mau para todos, mas mesmo antes, qd dava algum, n significava q justificasse o esforço. Algumas marcas podem-se dar ao luxo de ignorar produtos com menos margens e focarem-se nos q lhes dão mais, mesmo q seja só componentes (ou algo q n tenha nada a ver com tecnologia).
 
Será que o mítico e banido @farm66 ainda terá Lumias com ele ou já terá também Android?

Esse sim, era o verdadeiro acérrimo defensor da casa.[emoji123]

Também gostei e adorei da experiência com o Lumia 640. Quando avancei para o 640XL a plataforma já demonstrava ainda mais declínio. É pena mesmo mas, é o que está...
 
Daqui a dias o @yamahia está de volta
Espero bem que sim, já que isto por aqui está muito mais tristonho.:D

Five years ago today, Microsoft acquired Nokia’s smartphone business

Microsoft-and-Nokia-CEO.jpg
 
Talvez não construa um Surface Phone, mas penso que já estava mais que na altura das OEM's fabricarem aparelhos onde o utilizador possa instalar o sistema que quiser. Isso é que seria uma grande novidade, no marasmo em que está a cair o sector mobile. Fabriquem lá um aparelho, onde eu se quiser num mês estou no android, no mês seguite estou no Windows e noutro estaria em um qualquer que venha a surgir. A Samsung que faça aquilo que faz melhor, ou seja fabricar hardware e deixe as tangas para o utilizador.
 
Pois, mas por que é que achas que o dual boot "nunca pegou"? Dá uma vista de olhos nesta notícia de 2014:

According to a report from The Wall Street Journal, Microsoft and Google are both out to stifle any device that doesn't have a firm allegiance to either Android or Windows. The report says that both companies have told Asus to end its dual-OS product lines and that Asus is complying. The WSJ says Asus' newest dual-boot product, the Transformer Book Duet TD300, which we wrote about during CES 2014, will never see the light of day. Asus' all-in-one PCs, the Transformer AiO P1801 and P1802, will be pulled from the market.
 
no pc isso acontece e n vejo problema de maior. se todas as OEMs quisessem/fizessem pressão, eles só tinham de concordar e aceitar. infelizmente o problema aqui é bem maior e são os drivers. as OEMs android nem 1 ano querem manter a compatibilidade dos drivers para 1 SO, quanto mais para 2 ou para algum q ainda esteja para vir.
 
Gastam tantos milhões em tanta coisa, que não era uma equipa de meia dúzia de gatos pingados para manter 2 ou 3 firmwares, que faria grande diferença para eles. Isto só era necessário um programa tipo wdrt e escolher o firmware e SO correspondente. O meu 950XL, acho que só recebeu o firmware que veio de origem até agora, tudo o resto foram updates ao OS, que penso não incluir drivers. O problema é que nem a Google nem a MS estarão muito interessados nisso e preferem manter as suas vacas sagradas longe do olhar do concorrente.

Tenho de apresentar uma queixa na UE para mudar este estado de coisas e a prepotência habitual destes malandrecos e das tais desculpas de nichos, que não deixa avançar nada de novo neste sector. Se formos pela questão dos nichos, então nada no futuro poderá avançar já que ninguém está disposto a arriscar seja o que for. Tomara eu ter um nicho:D

Por mim não queria dual boot, apenas a possibilidade de escolher um determinado telemóvel e o sistema a gosto. Se faz sentido no PC, porque carga de água não poderá fazer sentido no mobile. Mas já sabemos que os interesses instalado são poderosos.:D
 
Se por vezes nem de share considerável eles se importam quanto mais para um mercado de nicho, aliás mesmo nos tablet no mercado chinês que há uns tempos não faltavam ofertas dual boot com Android/Windows actualmente nem vê-los pelo menos algo com Android 7 ou 8 e isso quererá dizer algo também, talvez o mercado/consumidor não o queira assim tanto.

Eu também gostava de ter um smartphone com dual boot mas isso não significa que fosse um sucesso de vendas e por vezes nem sempre aquilo que é brutal para nós o é para a maioria, um bom exemplo disso aqui é o Continuum.


---


Quanto ao foldable, tendo em conta o histórico eu ficaria muito surpreendido era se fosse a Microsoft a chegar-se à frente primeiro que os outros e com uma execução irrepreensível.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo