Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Podem ser, mas o que foi dito já é uma realidade

Uma realidade para muitas poucas pessoas com utilidade e preços dúbios.

A primeira coisa a fazer é usares passwords WIFI no router lá de casa, bem fortes e zona guest (que ninguém tem configurado). A maior parte dos problemas de segurança começam por aí e não tem nada a haver com o IoT.

Mas como foi dito a ideia da intervenção não era aprender alguma coisa sobre o assunto, mas usar a segurança como argumento de arremesso a favor do status quo, do Glance.

O OP não pintou coisa alguma coisa cor de rosa. Funciona e é robusto. Estas coisas não são feitas à imagem da robustez do Windows, são coisas que funcionam num paradigma diferente. Imagine-se se as práticas de qualidade e actualizações destas coisas fosse tipo o que a MS faz com o Windows 10 e o Surface. Era um caos total como podem imaginar. Não, isto é coisa séria, não são as bolas de cristal da Dona Sakar.

Paga-se como tudo, mas também não é assim tanto quanto se pensa.

PS: Em relação a fechadura. Há modelos automóveis utilitários baratos que para abrir o carro nem é preciso chave. Basta ter o emissor no bolso, um toque no handle da porta com a mão e ela abre. Entra~se no carro, toca-se no botão e ele liga. Isto tudo com a coisa no bolso. O meu sogro tem um desses, são bastante comuns em UK.

Nem estava a falar da configuração que fazes da rede mas mais dos exploits dos sistemas que esses produtos correm. Claro que uma boa configuração impede logo muita coisa, mas os que são controlados de forma remota, que dependem de servidores de terceiros, nesses não confiava mesmo.


Anyway, curti também da boca do "já tens um smartphone". :-D Carregar em botõezinhos para ligar luzes à distancia, ligar sistemas de rega, ligar o AC do carro com o computador de bolso é tão prá frentex, até porque é muito difícil levantar o cú do sofá. :rrotflm:
 
Google says Android will natively support ‘foldables’ to limit fragmentation
https://www.theverge.com/2018/11/7/18071720/google-android-foldables-fragmentation-displays

android_support_for_Foldables.0.gif
 
Microsoft, já foste... :-D

Quanto ao resto, já se percebeu por aqui que se tivéssemos ficado numa gruta com um Nokia 3310 isso é que era bom e o futuro. :D
 
Última edição:
Pergunto o mesmo, com smartphones de 6.4'' ou 7'' e espessura de 8mm quem é que vai querer andar com um "Nokia Communicator" no bolso em 2018/19 (já para não falar do peso).

Como disse no caso do foldable chinês que apareceu há uma semana atrás, vão ter que melhorar e muito a execução se quiserem que isto do foldable vingue.
 
Uma realidade para muitas poucas pessoas com utilidade e preços dúbios.
Nem estava a falar da configuração que fazes da rede mas mais dos exploits dos sistemas que esses produtos correm. Claro que uma boa configuração impede logo muita coisa, mas os que são controlados de forma remota, que dependem de servidores de terceiros, nesses não confiava mesmo.

Poucas pessoas por cá. Em casas e carros novos a tecnologia "smart" é algo comum. Casas novas em Uk é muito comum encontrar já preparadas para isso. E carros nem se fala (o parque automóvel é mais barato que o Português). No fundo é uma forma de estar que visa estas questões não como um obstáculo mas uma oportunidade que faz andar o mundo para frente.

Em minha casa nada é controlado por servidores de terceiros. Aliás, esse não é a arquitectura normal de uma smart house. Nem tenho servidores :)

Quanto às pipas de massa. Repare, se quiser montar uma smart home, dependendo do tamanho pode com 2000 euros se tanto (fora o telemóvel) o fazer. Controle de iluminação, interruptores, tomadas, termostato , controle de intrusão (segurança) e coisas mais. Por ventura o mais caro poderão ser as persianas. É um investimento que dura tal qual a sua instalação elétrica. O mai barato é comprar casa nova já com isso montado como já acontece em partes do globo, normalmente.

Quanto à tua ultima observação, obviamente quando se fala destas coisas não se trata disso.

Mas repare, estas questões que tem levantado como já foi dito é tangente a questão desta realidade passar ao lado ou não do WP e em termos mais latos da Microsoft como fornecedora de plataformas para a implementação de produtos e serviços de consumo (Azure à parte). Por muito que Nadella fale do Intelligent Edge com exemplo com drones e coisas mais (ai o Windows Update hehhehe, estou a brincar).

Sendo que esta realidade é apenas um exemplo entre outros ...

Quer outro? Repare posso dizer que também acede á Caixa Directa pelo WP ou mesmo no Windows sabendo que no detalhe o faz como uma eficiência completamente diferente do que o faz em outras plataformas. A verdade é que o faz de forma muito mais prática, segura e rápida, num Android ou iOS com apps caixa directa, caixa easy, caixa gest, caixa directa empresa, app caderneta, ... coisas que não estão disponíveis nem no WP nem no Windows 10, e como tal não se vão ligar certamente ao Cortana.

E chegamos a uma realidade lamentável no Windows. Se não fosse o Web Browser, hoje se calhar até os serviços financeiros para o consumidor lhe passavam ao lado também ... Não tenho tempo para lhe dar mais exemplos ...

@LSDigital

Primeiro o @LSDigital não é o tópico. Mas colocando esta questão de parte ...

Obrigado por me chamar de jovem. De facto sinto-me como tal caso contrário não porventura não participava na Zwame já. Mas já que se coloca numa faixa etária adulta, conhece porventura o termo Lealdade e as as características que encerram esse termo no contexto de uma conversa lhe devem ser familiares ... espero.

Se não fui claro, vou-lhe dar um pequeno exemplo: Se alguém me pergunta-se há uns tempos que PC comprar também poderia dizer um iPad e argumentar que tudo o que faz com um PC o faz com o iPad. Mas sabe, pese embora salvo poucas excepções fosse tecnicamente verdade não conseguiria fazer esse exercício com sentido de responsabilidade e honestidade face à questão do outro.

Mesmo que seja lisonjeiro para o WP, sim estou aqui a fazer um paralelo, espero que o perceba. Mas temo que não vai perceber porque é isso que entendo que lhe falta a si nas suas intervenções. Leva esta troca impressões como uma guerra de quem está certo (você) e quem está errado (o outro). Usando uma série de técnicas e estratagemas que visão isto a mais nada, não olhando a meios na argumentação para o efeito, sofismas atras de sofismas, camadas atras de camadas de meias verdades, tal como descrevi.

Acho isso lamentável como lhe disse. E como se coloca numa posição já de adulto poderia dar melhores exemplos nesta matéria. E não agir como o meu filho de 12 anos que quando começam a fazer ver que a sua opinião sofre de "graves" lacunas entendimento diz - "é a minha opinião, tenho o direito a achar o que quiser, vivemos em democracia ..." ... como se coisas como medidas de segurança fossem mais ou menos eficazes meramente pelo voto do "eu acho".

Atentamente,

Nuno Lopes
 
Última edição:
@Trance n sei q lacunas falas. a questão aqui era tão simples como o wm dava para ligar a "algo smart"? sim ou não. o outro "jovem" disse q não. se você, "sr jovem", tb acha q n, então fique com a sua opinião q eu fico com a minha. simples, n?
 
Já n vinha ver este tópico do fórum há muito tempo.

Só tenho a dizer uma coisa:

Faz lembrar a época em que os automóveis começaram a entrar no mercado graças ao Senhor Ford.

Os fabricantes de carroças e vendedores de cavalos ficaram danados e era boatos atrás de boatos e falsas histórias acerca dos automóveis.

Os carros ficaram e as carroças e cavalos passaram para hobby.

Os telemóveis com Windows 10 e por aí fora é o q é.... Para meros coleccionadores...
 
Agora espero que o senhor LSD me venha dizer que os cavalos são melhores que os carros porque comem palha e os carros consomem petróleo.
E que o cavalo faz coco no chão e o carro tem q ir à oficina porque eu não vou ter argumento para ele
 
Microsoft, já foste... :-D

Quanto ao resto, já se percebeu por aqui que se tivéssemos ficado numa gruta com um Nokia 3310 isso é que era bom e o futuro. :D

A meu ver a Microsoft já percebeu à muito que o foldable será a próxima grande tendência nos anos que se aproximam. No que a software se refere, as coisas estão como se sabe e se teremos Core OS, Cshell e Andromeda ou não, em termos de hardware não será à toa que a Microsoft tem patenteado inúmeros mecanismos que permitem um foldable. Se quiserem fazer um device próprio têm as possibilidades e as patentes para o fazer, se não o fizerem (ou mesmo que o façam) podem também lucrar com a concorrência (coisa que sempre fizeram).
 
Última edição:
@Trance n sei q lacunas falas. a questão aqui era tão simples como o wm dava para ligar a "algo smart"? sim ou não. o outro "jovem" disse q não. se você, "sr jovem", tb acha q n, então fique com a sua opinião q eu fico com a minha. simples, n?

Lá está tu no teu jogo muito teu, muito pessoal do eu estou certo e vcs estão errados. Isso é súmula tua, pois se fosse essa a questão creio que ninguém discordaria. Só que não foi essa a questão levantada e que tu contra argumentas dessa forma.

Se ler o que os outros escrevem e o que te opões, creio que ninguém lhe disse que não da de todo no WP para fazer isto ou aquilo, mas que está a passar ao lado está. Vejo que não percebeu a minha comparação com o iPad. Mas fica aqui outra, também dá para ir de bicicleta ou mesmo de cavalo a Moscovo pois é também um meio de transporte. Mas a revolução dos transportes, com os automóveis e a locomotiva passou ao lado da bicicleta e do cavalo. É isso que se está a dizer. A questão não é o dar num caso ou outro. “Percebeu” agora? Se não “percebeu” deve-se a tal lacuna sua.

E não é com caso de produtos com apps descontinuadas no WP, ou que precisam de iOS Android para serem configurados inicialmente e outras coisas mais que vai demonstrar o contrário.

Pareces ser dos únicos que não sabe do que se está a falar há já algum tempo e em particular nesta última instância. Quando uma pessoa não sabe do que se está a falar nem vale a pena intervir creio. Deste estado de desconhecimento só sai se procurar perceber largando argumentos que não passam de meras tecnicalidades.
 
Última edição:
@Raen

O facto da Microsoft há muito perceberem o que está para vir pelos vistos só serviu para prejudicar o seu presente em que conseguiu tornar o seu mobile completamente irrelevante, quanto ao lucrarem com os outros ou não é algo que como imaginas a mim como consumidor diz-me zero, não sou accionista.

Como já disse noutras situações o que interessa é quem vinga o conceito no mercado e não quem o apresentou primeiro, mas o timing conta e muito como aliás o mobile bem fez questão de o demonstrar nesta década e esperemos que a Microsoft tenha noção disso.

A Microsoft faz falta neste mercado mas só se quiser realmente cá estar, que para fretes, "encher chouriços" ou fazer € com patentes o que não falta são empresas por aí que ninguém conhece.

---

Quanto à casa inteligente se amanhã fosse pensar em fazer algo na minha o facto de nem me lembrar que o W10m/Cortana/Microsoft existem diz tudo e se isso não é passar ao lado não sei o que será, mas a sorte é que ninguém quer controlar nada com um smartphone apesar de todos andarem com um no bolso. :D
 
... mas a sorte é que ninguém quer controlar nada com um smartphone apesar de todos andarem com um no bolso. :D

O controle na palma da mão é apenas umas das funcionalidades. Mas como dizes e bem. "apesar de todos andarem com um no bolso". Ou seja, o telemóvel é o primeiro e mais usado wearable digital. Obviamente não faz sentido o usar o telemóvel para ligar e desligar as luzes padrão em vez o interruptor lá de casa. Bem na verdade nem é preciso interruptor hoje em dia ...

Mas como wearable o telemóvel serve como um sensor inteligente para muita coisa. Falando da plataforma iOS, podes na app Home configurar acções que tem como trigger a chegada ou a saída de pessoas a casa. Isto é feito detectando a ligação automática do telemóvel à rede da casa pu por geofence , lá está o wearable. Acções podem ser diversas como ligar a luz do all de entrada mesmo antes de eu abrir a porta ...

E perguntas agora, então o que está a processar este tipo de coisas e muitas outras em casa na plataforma? Lá está, podes configurar a Apple TV ou o iPad como o Home Hub., novamente iOS. Tudo isto a seamless e não sai da rede de casa, não contacta a Apple, nada.

No fundo a dificuldade do Windows é este. O smartphone é um edge inteligente porventura mais importante e passou ao lado da MS. Mas não é o único, os smart speaker outro, tentando manter-se relevante com a integração Alexa ... outro ... smart TVs ... outro automóveis (por via do telemóvel ou não) ... (Azure é outra coisa)
 
Última edição:
Como em tudo depende muito do contexto e daquilo que cada um pretende como resultado final.

Agora não me venham é dizer que ninguém quer controlar nada no único gadget que qualquer um tem em casa isto só porque o W10m não faz parte da equação, se nem antes fazia não seria agora sendo uma plataforma descontinuada que iria passar a fazer (e é aqui que os visionários da Microsoft falham ao perceber há muito que o futuro passa pelo foldable mas teimando em ignorar o presente que é o smartphone). :neutral:

Mas isso felizmente é um problema deles não meu, só lamento como consumidor é que a Microsoft não leve o mobile mais a sério.
 
Porra que tijolo, eu continuo a ponderar quem quer isso.

Confesso que também não vou muito a bola com estes foldables hoje em dia (ainda estão muito verdes) porém quem sabe se estes não serão aprimorados no futuro (design, bezeless, ecrã, mecanismo, etc). Ainda assim continuo a preferir a versão slate dos smartphones
 
O controle na palma da mão é apenas umas das funcionalidades. Mas como dizes e bem. "apesar de todos andarem com um no bolso". Ou seja, o telemóvel é o primeiro e mais usado wearable digital. Obviamente não faz sentido o usar o telemóvel para ligar e desligar as luzes padrão em vez o interruptor lá de casa. Bem na verdade nem é preciso interruptor hoje em dia ...

Mas como wearable o telemóvel serve como um sensor inteligente para muita coisa. Falando da plataforma iOS, podes na app Home configurar acções que tem como trigger a chegada ou a saída de pessoas a casa. Isto é feito detectando a ligação automática do telemóvel à rede da casa pu por geofence , lá está o wearable. Acções podem ser diversas como ligar a luz do all de entrada mesmo antes de eu abrir a porta ...

E perguntas agora, então o que está a processar este tipo de coisas e muitas outras em casa na plataforma? Lá está, podes configurar a Apple TV ou o iPad como o Home Hub., novamente iOS. Tudo isto a seamless e não sai da rede de casa, não contacta a Apple, nada.

No fundo a dificuldade do Windows é este. O smartphone é um edge inteligente porventura mais importante e passou ao lado da MS. Mas não é o único, os smart speaker outro, tentando manter-se relevante com a integração Alexa ... outro ... smart TVs ... outro automóveis (por via do telemóvel ou não) ... (Azure é outra coisa)

A pessoa que referi conhecer por acaso usa iOS...

Ligar as luzes continua a ser uma tarefa banal que se faz em qualquer interruptor. Mas ligar pelo smartphone torna-se especialmente útil quanfo não estas em casa. Quer seja para que quando chegares ja tens a luz acesa, mas também, quando nem sequer vens para casa! Ligar e desligar as luzes para espantar os amigos do alheio, nunca engravidou ninguém. Se a isto juntarmos o abrir e fechar as persianas além de potenciar a exposição solar, dá sempre a sensação de que está gente em casa! Para além daquilo que está pré estabelecido como padrão para uma "smarthome", basta ter imaginação e inventam-se coisas espetaculares. Nem vou referir mais nada até para proteger os "direitos de autor".
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo