Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
@Raen

O facto da Microsoft há muito perceberem o que está para vir pelos vistos só serviu para prejudicar o seu presente em que conseguiu tornar o seu mobile completamente irrelevante, quanto ao lucrarem com os outros ou não é algo que como imaginas a mim como consumidor diz-me zero, não sou accionista.

Como já disse noutras situações o que interessa é quem vinga o conceito no mercado e não quem o apresentou primeiro, mas o timing conta e muito como aliás o mobile bem fez questão de o demonstrar nesta década e esperemos que a Microsoft tenha noção disso.

A Microsoft faz falta neste mercado mas só se quiser realmente cá estar, que para fretes, "encher chouriços" ou fazer € com patentes o que não falta são empresas por aí que ninguém conhece.

Verdade, mas se há coisa que esta administração tem mostrado, é que por um lado se está a "lixar" para o consumer market. É um mercado muito volátil e dependente de modas, ao contrário do mercado mais corporativista, onde é mais fácil assegurar negócio a maior prazo. A Microsoft sempre esteve presente nos dois lados da barricada, por vezes mais de um lado que outro, mas ainda assim é "incrível" como mesmo nos outros ecossistemas chega a haver uma certa dependência de certas ferramentas da Microsoft (por exemplo, a framework .NET).

A Microsoft tem tudo (ou quase) para fazer um foldable inserido na gama Surface, basta fazer as coisas com pés e cabeça, quer a nível de hardware e software, e depois a nível de marketing e timing. Tem falhado um pouco em todos os sentidos até agora, excepção feita à gama Surface no panorama geral mais actual (só por volta do Surface 3 é que se pode dizer que tenha consolidado posição no mercado). Veremos se capitalizam também os "fracassos" (Apple com o novo iPad Pro, com caneta a fazer de rato...) e os "sucessos" da concorrência. Já vi muitos produtos falharem por terem sido lançados antes do tempo, neste caso o melhor exemplo é o W10M e o 950/XL, etc, para depois virem outros, às vezes com produtos até inferiores, mas no timing certo e com o devido esforço por trás (coisa fundamental e que tem falhado MUITO à Microsoft para o consumidor final), e que vingam no mercado.

Não seria mal pensado a Microsoft primeiro deixar os outros implementar o conceito de foldable no mercado consumidor (possivelmente capitalizando patentes que possui), já que são os outros que têm o maior número de clientes no mobile, e depois aí sim, com o conceito já testado e aprovado pelo mercado, e com suficiente aderência, lançarem o seu próprio foldable inserido na gama Surface, aproveitando a posição que a marca tem no mercado. Já falharam antes por lançar produtos prematuramente, quer no que ao produto dizia respeito, quer em termos de timing de mercado. Se é para lançar um produto inacabado, quer haja mercado ou não, ou fora de timing prematuramente e depois não vender porque não há mercado para tal, mais vale nem lançá-lo...

A Microsoft tem neste momento boas relações com a Samsung, é deixá-los criar o mercado para o foldable (possuem a grande maioria das patentes de ecrãs dobráveis, ao passo que a MS tem uma data delas para os mecanismos que tornam o foldable possível mantendo-o compacto) e depois aí sim saltar na bandwagon.

Mais um ano ou dois e já devemos estar a falar de foldables em condições a sair para o mercado.
 
Última edição:
@Raen

É uma opção mas depois arriscam-se correr atrás do comboio como tem sido no mercado mobile, mas se for assim pelo menos já não estranham... :-D

Não acho de todo que o 950 XL tenha sido lançado antes do tempo, foi sim mal lançando com um OS em estado Alpha e com pouca ou nenhuma vontade por parte da empresa em que a ideia que fica é que o que saiu (Lumias x50) saiu porque já devia estar em estado avançado de desenvolvimento caso contrário vontade em o enfiar na gaveta não devia faltar.

Num aparte, o iPad Pro 2018 é das coisas mais interessantes que a Apple lança desde há largos anos e no que diz respeito ao seu design, cá espero pelas cópias chinesas com Android e Windows 10 em 2019. :D
 
Última edição:
Acabou por ser lançado antes do tempo precisamente por isso, pelo OS inacabado, o que gerou logo algumas reviews negativas por fase do lançamento, aliado à pressa de o meter cá para fora para rentabilizar o que já tinha sido gasto com o seu desenvolvimento e de forma a acompanhar o lançamento do Windows 10 em Novembro de 2015. Talvez mais um mês ou dois e teria sido melhor lançado, em Janeiro de 2016 por exemplo.
 
O que quer que a Samsung lance não será o primeiro foldable, os chineses foram os primeiros mesmo com uma péssima execução. :-D


@Raen

A avaliar pela realidade W10m que testei desde que foi lançado, só se tivessem lançado 12 meses mais tarde é que teriam tido algo decente para apresentar ao consumidor/mercado, nunca em um mês ou dois depois que me parece demasiado optimista para aquilo que a Microsoft entregou ao longo de 18 meses de desenvolvimento do W10m.
 
Talvez, mas 12 meses também me parece rebuscado. Comprei o meu em 07/2016 e já estava estável em termos de OS. Inicialmente só me lembro de andar uns dias com a Câmara a crashar mas o problema foi logo corrigido com uma actualização da app. Só mais tarde é que comecei a ter pequenos problemas conforme foram saindo as grandes actualizações, como toda a gente aqui teve - o problema dos PDFs no Edge, o bug de não aparecer a opção de desassociar os Tiles para o Dual SIM, o problema de na app Outlook não dar para aceder às opções de sincronização na conta, o problema dos contactos (esse não cheguei a tê-lo), entre outros. Mas sem dúvida que a Anniversary foi a actualização mais estável de todas, quer em termos de performance, bugs e gasto de bateria.
 
Sim, nem 8 nem 80. Ainda estou com o meu 950XL que uso constantemente e está bastante estável como sempre esteve desde que o comprei.

Estou em Paris em trabalho e tenho abusado ainda mais com toneladas de fotos e vídeos e está bastante sólido em todos os aspetos (aliás, tenho aqui umas fotos noturnas brutais que ninguém diria que foi um equipamento de 2015 a tirar).

Isto não invalida a critica ao estado em que foi lançado, com a qual concordo em absoluto.

Já agora, relativamente ao Foldable, aquele Axon da ZTE (penso eu) foi o primeiro, pelo menos a explorar o conceito. Pessoalmente acho que estava bem conseguido (pena nunca ter visto um ao vivo para experimentar).
 
Já agora, relativamente ao Foldable, aquele Axon da ZTE (penso eu) foi o primeiro, pelo menos a explorar o conceito. Pessoalmente acho que estava bem conseguido (pena nunca ter visto um ao vivo para experimentar).

Esse não conta inteiramente, já que são dois ecrãs numa carcaça foldable, não tem um ecrã foldable...
 
(...)
Já agora, relativamente ao Foldable, aquele Axon da ZTE (penso eu) foi o primeiro, pelo menos a explorar o conceito. Pessoalmente acho que estava bem conseguido (pena nunca ter visto um ao vivo para experimentar).

Este é sem dúvida o conceito mais realista, apesar da concepção menos bonita. Por muito que a tecnologia OLED/mLED evolua para substractos flexíveis com boas perspectivas de durabilidade, as leis da física continuam a ser as mesmas, ou seja, a parte exposta/exterior do ecrã terá que ser feita de um material mais dúctil que invariavelmente se irá riscar muito mais facilmente. Bastam umas areias do bolso se infiltrarem entre os ecrãs e temos riscos com abundância.

Mais uma vez o mercado está artificialmente a gerar interesse por algo for the sake of change, sinceramente não vejo ninguém a pedir estes foldables pejados de drawbacks, seja pela espessura, seja pelo peso, seja pelos naturais limites dos materiais empregues. Que comecem a usar baterias de grafeno ou compostos com maior densidade energética, que evoluam para materiais mais leves e robustos como chassi que a simples liga de alumínio(como por exemplo o titânio do Essencial Phone), que empreguem litografias mais estáveis e com menos fugas térmicas ao invés de se focarem unicamente na performance, isso sim, que deixem o form factor quieto por enquanto que está muito bom.
 
Lol se te sentes revoltado por não achar que tenha alguma coisa a ver com o futuro da plataforma é contigo. Tal como disse, o 920 foi bem mais barato.
Se isso te faz mais feliz podes achar o que quiseres à vontade. Toda a gente sabe porque é que esteve à venda por 350 euros e não é por tu achares o contrário que vais dobrar a realidade. No entanto podes continuar a acreditar nisso se te sentes realizado por achares que a MS foi uma porreiraça.

O Lumia 920 foi mais barato? A sério? Estás a querer dizer que os topos de gama têm vindo a subir de preço tal como em todos os outros lados? Que novidade, isso esclarece tudo de facto. 8|

E para cumprir as quotas de LOL's por post digo LOL ao tu achares que isso me revolta ou algo sequer parecido :winknu:.
 
se fosse essa a questão creio que ninguém discordaria
a questão é mesmo essa.
que está a passar ao lado está
obviamente, até pk é uma plataforma morta.
Ligar e desligar as luzes para espantar os amigos do alheio
para isso tens automatismos bem mais baratos e independentes do tlm. nem sequer precisas de pegar nele.
basta ter imaginação e inventam-se coisas espetaculares
e juntar uns trocos, tipo 50.000€ ou mais, isto para uma modesta vivenda com 2 carros. pede orçamentos e depois vês...
Acabou por ser lançado antes do tempo precisamente por isso, pelo OS inacabado, o que gerou logo algumas reviews negativas por fase do lançamento, aliado à pressa de o meter cá para fora para rentabilizar o que já tinha sido gasto com o seu desenvolvimento e de forma a acompanhar o lançamento do Windows 10 em Novembro de 2015. Talvez mais um mês ou dois e teria sido melhor lançado, em Janeiro de 2016 por exemplo.
n podemos afirmar q tenha sido a exceção. afinal de contas tanto ios como android, a v1 era intragável. se tivesse sido só essa…
Toda a gente sabe porque é que esteve à venda por 350 euros e não é por tu achares o contrário que vais dobrar a realidade
ora bem… eu posso dizer o mesmo mas ao contrário. afinal falar pelos outros é tao fácil… sobretudo qd n se tem de apresentar fontes para basear opiniões...
O Lumia 920 foi mais barato? A sério? Estás a querer dizer que os topos de gama têm vindo a subir de preço tal como em todos os outros lados? Que novidade, isso esclarece tudo de facto. 8|
olha lá:
629€ vs 649$
https://www.theinquirer.net/inquire...ls-lumia-820-and-920-pricing-and-release-date
https://www.cnet.com/reviews/microsoft-lumia-950-xl-preview/

a malta reclama muito q o hw do wm é caro, mas dps n aceita q ele tem de descer.
btw: o 920 esteve a cerca de 220€ ao fim de um ano vs os 350 do 950xl.
lá está, só n vê quem n quer...
 
Não percebi como é que a questão é mesmo essa quando essa questão não foi colocada por ninguém a não ser tu.

Se queres comentar as questões dos outros convém não as alterar ou imaginar que são colocadas outras questões. Ou então abre novas questões, as suas, não como contra argumentação das questões dos outros se não é uma confusão, que as pessoas certamente iram comentar. Poupa tempo.

Hah afinal é obviamente. Foi difícil mas lá chegou.
 
Voltando a 2015 onde o mercado smartphones não estava com o preço tão inflacionado.
Era possível comprar um Note 5 a 700$ , 50$ mais que um 950XL.

Um Nexus 6P por 499$
Um LG G4, 480$
Um Moto X, 399$



Os 920 e o 950 nunca foram baratos, tiveram normais em relação ao mercado.
Se baixaram de preço rapidamente? Alguém se admira? Queriam que a microsoft ficassem com eles nas prateleiras ?
 
A v1 de android e ios foi quando se estava nos primórdios dos smartphones. A v1 do w10m já estava um mercado maduro, pelo que nessa altura lançar um SO "aleijado" era inaceitável e nunca podia correr bem
 
Voltando a 2015 onde o mercado smartphones não estava com o preço tão inflacionado.
Era possível comprar um Note 5 a 700$ , 50$ mais que um 950XL.?

Os preços dos Lumia fora dos operadoras nunca foram mais baratos que a concorrência. Repito, ,fora das operadoras. Lembro-me dos primeiros Lumia a virem a 580 euros, ainda com o Windows Phone 7 mal "parido", isto contra contra peso pesados como o iPhone 3GS e iPhone 4. Por vezes eram até mais caros case in case o Lumia 900. Mas sem as vendas obviamente os preços foram por ali abaixo, e por vezes até eram vendidos ao desbarato. Tanto que o negócio foi à falência.!!!!

Mas digam-me, o 950XL era um v1 do Windows Phone? O Windows 10 é v1 do Windows? É que vi aqui alguém a comparar com a v1 do Android e do iOS, por momentos fiquei a pensar que fosse. Ou se calhar é mais um daqueles glitch’s in the fabric of reality.

Pena que alguns pessoas na sua desonestidade usem o preço dos Lumia contra a concorrência nestas condições. É um exercício meramente faccioso.

Mas só se enganam a elas próprias.
 
Última edição:
para isso tens automatismos bem mais baratos e independentes do tlm. nem sequer precisas de pegar nele.

O problema disso é serem automatismos. O que estamos aqui a discutir não é por a luzes a ligar às 19h e desligar às 00h. É puxares do samrtphone, e ligares luzes.
e juntar uns trocos, tipo 50.000€ ou mais, isto para uma modesta vivenda com 2 carros. pede orçamentos e depois vês...

Ou mais, ou menos! Depende do que queres não é? O @Trance até ja te deu uns exemplos em que gastas uma bacatela!
 
Mas digam-me, o 950XL era um v1 do Windows Phone? O Windows 10 é v1 do Windows? É que vi aqui alguém a comparar com a v1 do Android e do iOS, por momentos fiquei a pensar que fosse. Ou se calhar é mais um daqueles glitch’s in the fabric of reality.
o wm quando saiu em 2015 era v1 do 10. como supostamente todos sabem, o 10 foi uma grande evolução tanto no pc como no mobile e, como é normal, qd se mexe muito, inicialmente os bugs são tb mais. em 2007 já haviam vários SOs estáveis e mesmo assim os novos tiveram sucesso, mas lá está, tb n foi na v1.
O problema disso é serem automatismos. O que estamos aqui a discutir não é por a luzes a ligar às 19h e desligar às 00h. É puxares do samrtphone, e ligares luzes.
essa para mim é A vantagem. é q para além de ser bastante mais barato, n precisas de fazer nada. acho q é isso q estamos a discutir: formas de n levantar o c* do sofa :p
depois há o reverso da moeda, onde os especialistas dizem q o exercício ajuda a evitar 90%+ de todas as doenças conhecidas. agora cada um sabe o q é melhor para si...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo