Trance
Power Member
Boa, mas tens que entender o que lês. Estás a confundir "Content data" com "Personal Data":
A Microsoft diz no primeiro recorte que tu fizeste que não vai usar o teu "conteúdo pessoal" (documentos, fotos, emails, ficheiros) para fazer "targeted ads".
Mas podes usar Personal Data (nome, nacionalidade, idade, género) para fazê-lo.
Porque a Microsoft tem a sua loja de apps, de musica, filmes e video, loja de material e serviços, e nesses contexto está interessado recolher informação para os seus anúncios. E também tem um serviço de marketing que funciona em alguns serviços como o Bing e a Microsoft News.
Ou seja, é muito igual àquilo que a Apple faz.
Atenção que eu não concordo que a Microsoft ponha anúncios na email app como estaria disposta a fazer. Mas nada indica que os anúncios se baseassem nos teus emails ou conteúdo pessoal (que penso que seja o cerne da polémica).
Não existe enquadramento legal para Content Data ou Personal Content, apenas Personal Data e Non Personal Data. A MS gosta muito de "inventar" termos sem os definir. Repare-se ninguém consegue fazer targeted marketing sem estabelecer relações entre a pessoa e as coisas. A infornação sobre estas Relações são dados, logo por definição , conteúdo da relação de uma pessoa com algo são dados pessoais. Não vai analizar o conteúdo de uma encomenda para efeitos de marketing? A loja deles não faz isso? Como é que eles conseguem verificar que um determinado email é um bilhete de avião, ou tem informação sobre a chegada de um produto pela DHL, ou que está ali uma data relevante para o calendário .... e coisas mais? O que é isso de app suggestions espelhados pelo Windows 10 fora da app loja, com é que aparecem sem analisar conteúdo ou síntese de conteúdo das relações que estabeleces, que são por definição dados pessoais?
Bom, creio que não tenho dificuldade em entender o que li. A MS Windows quer dizer é que não o faz com a extensão que a Google e o Facebook o fazem mas mete os pés pelas mãos porque não quer fechar o âmbito. E Porquê? Porque no caso da Google, até queria ter esse negócio. É meramente conjuntural. O que faz dela uma empresa interessada nesse negócio, que vai da Web (web search), à taskbar do Windows, passando por qualquer app. E sendo assim não é a mesma coisa. Só não o fez porque cada vez que o faz leva uma rebacada dos users como este último caso. E não tenham dúvidas, vai estar no Outlook mais cedo do que tarde. Porque não? Como diria o LSDigital, é “gratuito” logo anúncios.
O problema para mim é que eu paguei uma licença do OS. Se quiserem o fornecer o OS sem cobrar licença e aplicar este modelo, ok. Usa quem quer e pronto. Agora querer cobrar uma licença a quem precisa (está amarrado ao OS€ e ainda por cima tem que levar com anúncios sem os solicitar fora da loja ... epa
A minha observação não era se ambas as empresas recolhem e ou analisam dados pessoais ou não, mas sim como cada uma faz uso desses dados, nomeadamente como descreve essa utilização. Ambas fazem-no de forma totalmente diferente. Uma descreve com um âmbito muito mais fechado e ou contextualizada e outra de uma forma muito mais aberta e dúbia.
Nem discuto se a objectivo visa providenciar o melhor serviço ao cliente numa ou noutra, o que no caso da MS já por diversas vezes demonstrou não ter muito bom senso nesta matéria. É que a MS hoje diz uma coisa e amanhã faz o oposto como quem troca de camisa.
Aqui jaz aquilo que para mim é mais complicado com a MS. É um problema de credibilidade para mim. A MS Windows brinca muito mais com semânticas e meias verdades como aqui se vê novamente. Junte-se a isto o seu caracter claramente expansionista.
É como escrevi anteriormente. Uma bicicleta e um carro descrito do ponto de vista de utilização, dependendo da forma como descreves podem até levar a crer que fazem praticamente o mesmo.
Ficam aqui estas questões.
EDIT: Tens n organizações que disponibilizam apps gratuitamente sem ads na base de um modelo freemium. Depois tens modelos como o da Apple, em oferecem apps de produtividade gratuitamente, não tao completas como outras, mas são gratuitas e serve muita gente. Ainda existe o modelo da free software foundation que poderiam abraçar em determinados casos.
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