Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Apresento-te o meu 1º portátil, comprado algures entre o dia da inauguração da Freeport (2004) e o dia da minha 1ª visita ao complexo (não passou muito tempo)!!!
Ainda funciona, está de origem e nunca foi intervencionado.
y4m65IBV21q2XIlPQeGTEk6BQ3_dQru33dLznvIsZJ1oY1fwnhap9TTmaSf_UX4FFus1gcYLjNZ1k1AAotoD4vi2oZfNZYFTnyiFEhiCuIVI7TPsZS77L-PZzsdR1MMNgGUMsH-oj7lQGEdBQ8BtbV6mjBSnEl7Mzrf9RNKCFB09qB-oiJnB5_iK3a-3b7oT22000jDFn5Sal3H7zDeMI_2sA

O meu ZX Spectrum ainda também funciona. Bem como a minha PlayStation Portátil de 2004. Nunca foram reparar.
A par disso també tenho aqui um portátil Clevo creio que dessa altura também a funcionar, mas já foi reparar por duas vezes.

O que isto tem a haver com estas coisas serem “pá vida” não faço a mínima ideia.
 
Última edição:
Um PC ficar obsoleto rapidamente ou não depende das exigências de cada um.
Mas atenção que o que não faltam aqui são casos em que o nível de exigência é posto em valores mínimo de forma a poderem validar os seus argumentos e opções.
 
Mesmo assumindo valores mínimos, duvido muito da utilidade de um portátil de 2004 em 2019. Especialmente um nunca mudado, presumivelmente com ram e Hdd original.
 
Mesmo assumindo valores mínimos, duvido muito da utilidade de um portátil de 2004 em 2019. Especialmente um nunca mudado, presumivelmente com ram e Hdd original.

Se dúvidas já estas na mão do argumento. A técnica dele é sempre a mesma, FUD: Medo, incerteza e dúvida. Apresentando meros factoids.

Estatisticamente está comprovado que o tempo de utilização de um PC Desktop anda entre os 3 a 5 anos. Não é que deixe de funcionar passado esses 5 anos, mas que por uma razão ou outra são feitos upgrades há máquina quando possivel ou são substituídos.

Isto é, a ciência refuta a asserção que fez em termos genéricos e acompanha a realidade.
 
Última edição:
O meu 650 foi atrasado, e agora?
O iPhone vai com dois anos e com 100 apps e ainda dura. O 650 durou 6 meses antes de ir para a gaveta por nem com simples mensagens funcionar bem. O mais engraçado, custaram o mesmo
lol o 650 atrasado? nem sequer tinha SoC topo de gama!
o 650 o memo q um iphone? lol
A MS tentou dar isso com a nova geração do telemóveis "inteligentes" a quem não pode e a divisão foi à falência.
podias tentar plo menos ser mais exato. o mobile nunca deu lucro á MS, portanto nunca faliu.
Um PC ficar obsoleto rapidamente ou não depende das exigências de cada um.
Mas atenção que o que não faltam aqui são casos em que o nível de exigência é posto em valores mínimo de forma a poderem validar os seus argumentos e opções.
há exigências q nem um i9 9xxx consegue satisfazer. se é por aí q queres ir...
Estatisticamente está comprovado que o tempo de utilização de um PC Desktop anda entre os 3 a 5 anos. Não é que deixe de funcionar passado esses 5 anos, mas que por uma razão ou outra são feitos upgrades há máquina quando possivel ou são substituídos.
link?
 
Já para não falar da bateria de um portátil de 2004 que se só funciona ligado à tomada, de "portátil" e "para a vida" tem muito pouco (já nem quero falar do OS Windows desactualizado e inseguro)...Se é para ir por aí o meu Sony Ericsson T610 também ainda liga (tal como o Nokia 3210 funcionava quando o ofereci) e nem por isso "foram para a vida" (felizmente e mal de mim se fossem), isto lembra a conversa das TVs, do futureproof e de hoje em dia ainda esperarem que elas durem 20 anos como antigamente. :rolleyes:

Mas toda esta conversa é para passar a ideia de que o W10m mesmo no estado em que está "é para a vida", a sério ? Cruzes credo (bater na madeira 3x). :D
 
lol o 650 atrasado? nem sequer tinha SoC topo de gama!
o 650 o memo q um iphone? lol

link?

Vá acho que menti um bocado. Se a memória não me falha, o 650 custou 250€ e o iPhone 299€, e o iPhone foi em promoção enquanto que o 650 foi full price. O que me recordo é que foram comprados no mesmo ano, dado que o 650 durou me 6 meses. E tal aconteceu porque com as atualizações que foram saído, entre talvez outras razões, este foi ficando mais lento chegando ao ponto de encravar para enviar sms, e inclusive não mostrar notificações de quando as recebia, entre outras notificações que não chegavam a aparecer de e-mails e assim.

Em relação à história dos portáteis durarem 5 anos, tirando o último Toshiba que lhe meti um ssd e vai neste momento com 6 anos, deve ser mais ou menos a média de utilização geral. Os que já passaram cá em casa, mesmo desktops, máximo 7 anos antes de irem para o sótão
 
Não sei se alguém reparou, mas o bug de não aparecer a opção "Disassociar mosaicos" na app Telefone, quando se tem os mosaicos associados (dual SIM), foi corrigido. Não sei quando, mas foi, a opção aparece agora tanto no Telefone como nas Mensagens. Nas Mensagens não havia problema se bem me lembro, mas a opção não aparecia no Telefone.

Isto juntamente com a correcção da interface da Store, deixa o W10M a meu ver sem erros demais. Está morto, mas estável e usável, pelo menos num 950 XL :bounce:
 
Boas @Trance.

Só ainda vi até aos 4:15 do vídeo e o que vou aqui escrever vai ser a respeito desse pedaço do vídeo. Interpretaste-me mal e peço desde já desculpa se por algum motivo fui a causa dessa interpretação errada. Vou procurar também ser sincero e mais claro não deixando quaisquer dúvida no ar.

Quando colocaste as questões relativamente a um conjunto de Apps/Serviços suportados ou não na plataforma correspondente a esta secção do Fórum (Windows Phone/Windows 10 Mobile) interpretei a mesma como uma provocação e passo a explicar porquê. Tu és claramente uma pessoa culta na área que está bastante bem informada no que diz respeito a novidades e estado actual das mais diversas plataformas. Quando colocaste aquelas questões tu sabias as respostas.

No meio das questões colocaste algumas explicações da utilidade de cada uma das Apps/Serviços cuja disponibilidade perguntaste já a antecipar eventuais desvalorizações das mesmas em jeito de respostas defensivas (como já aqui aconteceu diversas vezes), o que reforça ainda mais a minha ideia que tu sabias a resposta às questões colocadas.

Se estou errado nesta dedução que fiz, peço-te as minhas sinceras desculpas.

Quando falei das Apps bancárias não foi com a intenção de defender ou gabar as tecnologias Web. Foi sim em jeito de resposta ao único pedaço do teu comentário que eu citei (daí também não ter respondido às questões colocadas - se o quisesse fazer teria citado todo o comentário), onde referias de forma explicita que falavas de Apps nativas e não de Sites ou Web Apps. O que eu queria dizer/exemplificar é que no caso daquelas 3 Apps em que trabalhei tratavam-se de um mero Wrapper de WebViews não muito diferente de uma possível solução disponível para os WP/W10M que tu recusaste como resposta.

Já agora, não sei qual o motivo por detrás da solução escolhida para estas Apps, mas deduzo que tenha sido para terem que manter um único sistema (segurança, funcionalidades, etc) reduzindo custos. A mesma razão que levou o CA em tempos a optar por Xamarin nas suas Apps, assim como outras soluções bancárias tomam a mesma decisão. É um tipo de App que vive mais de funcionalidade que da UX, acho que acaba por fazer sentido tais opções. Mas, já estou a divagar, perdão.

Posto isto, em momento algum quis dar a entender que as tecnologias Web são tão boas que bastará as mesmas para assegurar a continuação da utilidade de um equipamento que corre um SO descontinuado. Como já aqui disse há muito tempo (ainda não participavas neste tópico penso eu), eu não acredito na Web como solução exclusiva, e olho para as PWA's como WebApps glorificadas. Muita gente relacionada de uma forma ou de outra com a MS fala das PWA's como o futuro e algo de fantástico, mas a minha opinião é que esta aparente aposta da MS nas mesmas é um sinal de desespero, porque eles tal como nós, sabem muito bem que ninguém desenvolve nada para Windows (a não ser Software de produtividade e jogos AAA) e as tecnologias Web é a única forma de manter o Windows relevante de alguma forma.

Sei bem as diferenças entre uma abordagem Web VS. nativa (curiosamente a minha dissertação de mestrado foi sobre o tema), e é por isso mesmo que sou bastante céptico. O estado da arte (como demonstraste no vídeo) e coisas aberrantes como o Electron apenas reforçam este meu preconceito. No futuro poderá ser diferente (será melhor seguramente), mas hoje e amanha continuará a ser algo claramente menos performante que uma solução nativa.

Irei ver o resto do vídeo assim que puder. Por vezes escrevo coisas com uma "boca" ou provocação dúbia pelo meio, mas não foi de todo o caso no comentário que fiz em resposta a uma frase (e não as questões) do teu comentário. Se as questões me tivessem parecido verdadeiras questões (volto a pedir desculpas se interpretei mal) teria respondido e procurado ajudar.

Cumprimentos!

P.S: Pareces melhor e recuperado das complicações que tiveste. Continuação das melhoras ;)
 
Só ainda vi até aos 4:15 do vídeo e o que vou aqui escrever vai ser a respeito desse pedaço do vídeo. Interpretaste-me mal e peço desde já desculpa se por algum motivo fui a causa dessa interpretação errada. Vou procurar também ser sincero e mais claro não deixando quaisquer dúvida no ar.

Quando colocaste as questões relativamente a um conjunto de Apps/Serviços suportados ou não na plataforma correspondente a esta secção do Fórum (Windows Phone/Windows 10 Mobile) interpretei a mesma como uma provocação e passo a explicar porquê. Tu és claramente uma pessoa culta na área que está bastante bem informada no que diz respeito a novidades e estado actual das mais diversas plataformas. Quando colocaste aquelas questões tu sabias as respostas.

No meio das questões colocaste algumas explicações da utilidade de cada uma das Apps/Serviços cuja disponibilidade perguntaste já a antecipar eventuais desvalorizações das mesmas em jeito de respostas defensivas (como já aqui aconteceu diversas vezes), o que reforça ainda mais a minha ideia que tu sabias a resposta às questões colocadas.

Se estou errado nesta dedução que fiz, peço-te as minhas sinceras desculpas.

Nim.

Eu sei que naturalmente o ecossistema de apps que já era fraco deve estar mais fraco. Sei também que a app da CGD não lá está, também não estava no tempo quando mais usava o WP (pelos vistos esteve lá durante algum tempo de acordo com o LSDigiatl), mas não pensei falta-se tanta coisa. Esperava pelo menos algumas daquelas apps ainda lá estar.

Quando falei das Apps bancárias não foi com a intenção de defender ou gabar as tecnologias Web. Foi sim em jeito de resposta ao único pedaço do teu comentário que eu citei (daí também não ter respondido às questões colocadas - se o quisesse fazer teria citado todo o comentário), onde referias de forma explicita que falavas de Apps nativas e não de Sites ou Web Apps. O que eu queria dizer/exemplificar é que no caso daquelas 3 Apps em que trabalhei tratavam-se de um mero Wrapper de WebViews não muito diferente de uma possível solução disponível para os WP/W10M que tu recusaste como resposta.

Creio que é óbvia a razão pela qual indiquei apps nativas. Porque entendo que por regra são melhores em usabilidade.

Se essas apps nativas foram criadas com um híbrido de tecnologias web com componentes e código nativo é igual ao litro. Uma vez que essas tecnologias web têm por esse motivo, interoperabilidade com funcionalidades que não teriam se estivessem apenas a ser executado dentro do browser. E por isso potencialmente terem uma usabilidade superior.

Para um leigo uma app nativa é uma que exibe um comportamento nativo, totalmente integrado com o sistema onde está a correr. Se usa esta ou aquela tech para o efeito é indiferente.

Já agora, não sei qual o motivo por detrás da solução escolhida para estas Apps, mas deduzo que tenha sido para terem que manter um único sistema (segurança, funcionalidades, etc) reduzindo custos. A mesma razão que levou o CA em tempos a optar por Xamarin nas suas Apps, assim como outras soluções bancárias tomam a mesma decisão. É um tipo de App que vive mais de funcionalidade que da UX, acho que acaba por fazer sentido tais opções. Mas, já estou a divagar, perdão.

Pois, pelo que me descreves o objectivo era apenas o de ter essas apps na App Store. Porque, pelo que me dizes, não existe qualquer vantagem de usabilidade face ao estar a correr apenas dentro do browser. Ou então não percebi de todo qual a relevância do pormenor técnico que trouxeste a lume.

E repara, mesmo que fosse inteiramente uma provocação, bastaria responder "nope".

Fica bem.

EDIT: Peço desculpa se eventualmente interpretei mal o que quiseste dizer. Mas já li aqui e acolá por estas bandas coisas a desvalorizar a usabilidade das apps nativas em prol de web apps, digamos assim. Apesar de gostar muito da tech PWA e ser um proponente deste tech sempre que faça sentido, considero que ainda tem que evoluir bastante para atingir o objectivo a que se compromete.

Pelo menos que este vídeo sirva para demonstrar isso mesmo.
 
Última edição:
Bom, noutra temática, venho anunciar que lá me decidi por um "sucessor" (não ouso escrever substituto) ao meu Lumia 950DS, por mera oportunidade surgida de forma inesperada..

A bateria do 950DS está a dar as ultimas, mesmo com medidas extremas (carregadores em casa, trabalho e carro, powerbank de bolso para emergências, e medidas de poupança agressivas - 2G/economia de bateria desde os 100%/brilho fixo nos 50%).
Optei por trocar compromissos por compromissos, ou seja:

A troco de mais e melhores app's;

-tive de trocar o meu amado Glance por um led de notificação,
-abdicar do wireless charging embora mantenha o fast charging (18w)
-do "sensor core" para contar passos
-trocar o AMOLED por um (bom) IPS, mantendo as mesmas 5.2"

Mantenho os 3GB de ram, perco 16GB de armazenamento (nada que um SD não colmate), passo de um hexacore Snapdragon 808 para um octacore Snapdragon 617 (o tal que também teria suporte ao Continuum , embora não use isso), mantenho o DDTW e o DDTS, conformo-me com uma câmara principal menos boa (13MP) e downgrade para dual flash led, embora ganhe uma de selfie com led e "maior" (8MP).
Regresso à qualidade do metal dos Lumias 925 e 930 e ao painel de vidro traseiro como tinha no iPhone 4s (isto já seria dispensável)..
E mantenho um botão dedicado para a câmera (por ser configurável).

Tem uma versão de android antiga, mas pelo menos o browser é atualizado de forma independente, e posso até usar app's Microsoft.
E claro um launcher para manter as minhas adoradas tiles (Square Home 3).

E apesar da bateria mais pequena (2610 vs 3000mah), como esta é nova e já comprovei que a combinação snapdragon 617+ecrã IPS e a troca do Glance por um (grande e potente) led de notificação gasta menos, ainda não parei de lhe mexer e ainda tenho 70% de bateria.

Trata-se de um Alcatel Idol 4+ (novo e com 2 anos de garantia) o mano mais franzino da linha Idol 4, em "champanhe gold".. posso sempre fingir que é o Idol 4s PRO com Windows 10.. aliás, falando nisso fico com o 950DS livre para uma experiências "Full Windows 10", logo que encontre um tutorial comprovadamente fácil de executar e eficaz.

Preciso agora é de umas sugestões.. nomeadamente onde encontrar wallpaper's carregadinhos de cor( @cribeiro talvez seja tarefa adequada à tua "expertise") e uma app android eficaz a gravar chamadas.. boa semana a todos.
 
@Dark Ang3L

Para wallpappers uso ou a app da Google ("Imagens de fundo" na store) ou o Zedge, têm chegado e sobrado para as encomendas. ;)

___

Entretanto no mundo encantado do W10m...

BLEJi4Jl.jpg


... store com o último update da app no 950, está difícil alinhar a coisa. :-D

E ainda :

One last thing, myTube 4.0 will unfortunately not be available on the Windows 10 November 2015 update (build 10586). The app will be making use of new UI features that this older build of Windows just isn't capable of. myTube 3.0 will continue to be available for users still running this build, and this version of myTube will receive bug fixes for at least a year after myTube 4.0 launches. myTube 4.0 will be available for users on the Anniversary Update (build 14393) and up.
 
Não percebo o alarido. O Tom-Tom é já hoje um dos fornecedores de dados da BingMaps/appMapas
https://support.microsoft.com/pt-pt/help/17831/about-bing-data-suppliers



Saíste-me um pica-miolos de 1ª, chiça...
Agora o que afirmas nesse filme entre o min 7.10 e o minuto 7.20, calma lá...
"uma pessoa com distúrbios mentais é que ia utilizar webApp em vez da app Nativa"
Queres dizer que não havendo app nativa no wp, os seus possuidores têm que trocar por um sistema que a tenha, caso contrário sofrem claramente de distúrbios mentais? É isso? Uma vez que puxaste o tema em torno do wp??

E de volta tu é que és o mentalmente equilibrado, mais uma vez cheio de soberba, pq entras na tua CGD com um simples abrir da app pq é uma app nativa. Ok pensa como quiseres. No entanto aconselho-te a redobrados cuidados com o teu sósia, o teu irmão gémeo ou com o teu irmão mais velho.
Muito sinceramente eu prefiro guardar as credencias de acesso em diferentes sítios e fazer sempre o login (e já agora ligado por cabo e outras coisas mais ), até pq transferências de valor mais avultado, a CGD faz o favor de mandar um sms em vez de pedir as coordenadas. Ou seja, alguém que te desbloqueie o telefone tem tb acesso a esse sms. Lindo que é!!!

Relativamente à *****, não te preocupes! Todas as compras que lá fiz/venha a fazer, são-me entregues em casa.
Trabalheira que tens em deslocar-te, estacionar em dias de grd afluxo ás x's 1 hora n chega, para sair a mesma coisa, pagar parque com a AppVV pq é giro mas n há em Lx, Olhão ou Faro entre dezenas de outros municípios. Mas é fino percebe-se! Abrir telefones com o FaceId qd funciona, caso contrário disfarça-se a coisa, passar códigos na ***** pq é mesmo à futurista...Xiiii...Já não tenho vida para isso.

O mesmo é dizer, "quem não tem cão... caça com gato!" E como podes ver, os gatos por vezes conseguem ser muito eficientes:


Entretanto no mundo encantado do W10m...

BLEJi4Jl.jpg


... store com o último update da app no 950, está difícil alinhar a coisa. :-D
Por aqui está OK
y4mg6ffyvLF0MpQtKIY_yKXDwg7UzE21yPkVamfJjog-Dqlq3AGkFHOtcmzrIX4Tg6nxZJq_tH_AI6yFIc6-08BioMDTtTKO4D502-yuWvxRrqHzR4qK1wLCosAWgQm0pkB9XTXeH6alPDM_lt8bLejN9fW3BMCBGy9HBtPLYseGLagiz-w5gYme3xSq6mI0KgzGyV1hecFheEKmlMyDRUalQ
 
uma pessoa com distúrbios mentais é que ia utilizar webApp em vez da app Nativa"
Queres dizer que não havendo app nativa no wp, os seus possuidores têm que trocar por um sistema que a tenha, caso contrário sofrem .::..

Não quer dizer nada disso. Obviamente se não tem escolha usa aquilo que tem e pronto.

Estas a tentar excitar a base com uma realidade alternativa. Está lá o vídeo para as pessoas ouvirem.

Também não creio em honestidade que haja alguém aqui com esse tipo de distúrbios. Mas há quem faça uso de todo o tipo de argumentos para fazer valer as suas opções.

E de volta tu é que és o mentalmente equilibrado, mais uma vez cheio de soberba, pq entras na tua CGD com um simples abrir da app pq é uma app nativa

É o estado da arte em tech. Como te sentirias ou o que pensarias se estivesses a fazer o mesmo no teu X3 e alguém te acusasse de soberba?

Sabes o que pensei e senti logo ... "WTF"? Não tem ponta que se lhe pegue este qualificador.

Repare-se no qualificar que usas, "Soberba", mais abaixo falo disto.

Muito sinceramente eu prefiro guardar as credencias de acesso em diferentes sítios e fazer sempre o login (e já agora ligado por cabo e outras coisas mais ), até pq transferências de valor mais avultado, a CGD faz o favor de mandar um sms em vez de pedir as coordenadas. Ou seja, alguém que te desbloqueie o telefone tem tb acesso a esse sms. Lindo que é!!!

Com a caixa directa em transferências para fora das tuas contas tens que colocar o código do cartão matriz. Está a falar de coisas e a inventar cenários, a especular. A realidade é diferente dessa. Mas antes disso ainda tens que passar o FaceID que é mais seguro que o leitor de impressões digitais. Heck mais seguro que a minha fechadura cá de casa.

Como disse trabalho na área de IT há 30 anos. Pese embora a minha especialidade não seja segurança, conheço gente reconhecida internacionalmente especialista em segurança e nenhum me desaconselhou de usar apps móveis para o efeito. Eles próprios as usam.

Por outro lado, relatórios auditoria de segurança vários já me passaram pelas mãos ao longo deste tempo. A segurança não é algo que se tem ou não se tem, é algo que se gere. Achas que a fechaduras das portas das casas das pessoas fazem o quê?

Este teu caso equiparo àquelas pessoas com pouco ou nenhuma qualificação em medicina, que vão à net à procura de infornação sobre problemas de saúde que acham que têm. Alguns até vão debater para o consultório com o médico essa informação e coisas mais.

Não tem nada.a haver com o médico ser superior ou inferior face ao paciente. Mas é a assim que nasce muita coisa ...

Mas não é preciso ser profissional para se livrar deste tipo de procedimento. Isto tudo se resolve com um conceito, "o bom senso". Aliás como te respondi na outra thread.

Como te disse, se não confias que o teu banco tem a competência necessária para manter o teu dinheiro longe de larápios é retirar de lá e coloca-lo em outro lado. Tempos houve em que se achava que era mais seguro guardar debaixo do colchão.

Certamente que não será por causa do Windows Phone que vamos voltar a esses tempos.

-------------

Esta tua estratégia de FUD é fascinante ("Fear, Uncertainty e Duvida"). Quem usa isso bastante são as pessoas propensas à ditadura. Tipo "Bolsonaro", "Trump", "Mussolini" e outros. Visam o controle da mente das pessoas, sobre o que matéria for.

Isto tudo são técnicas que observei desde que comecei a participar nesta thread faz pouco mais de dois meses.

Problemas comuns às mono culturas.

EDIT: Texto alterado por forma a ser mais sucinto. Demasiadas palavras desnecessárias.

-------------

E pergunto. Para quê isto?

elativamente à *****, não te preocupes! Todas as compras que lá fiz/venha a fazer, são-me entregues em casa.
Trabalheira que tens em deslocar-te, estacionar em dias de grd afluxo ás x's 1 hora n chega, para sair a mesma coisa, pagar parque com a AppVV pq é giro mas n há em Lx, Olhão ou Faro entre dezenas de outros municípios. Mas é fino percebe-se! Abrir telefones com o FaceId qd funciona, caso contrário disfarça-se a coisa, passar códigos na ***** pq é mesmo à futurista...Xiiii...Já não tenho vida para isso.

Ainda agora dizias que não precisavas nem de cartão nem de app porque davas apenas o número de telefone. Agora já dizes que não vais lá e compras tudo online. ("No Blackfriday é comum as lojas físicas terem promoções até bem melhores do que esta no online").

Isto tudo para desacreditar o facto que a app é útil? Mas para quê? Olhão, Faro? Finos?

Enfim.

PS: Podes me chamar de Pica Miolos e acusar-me de Soberba pela mera demonstração de factos à vontade. Essa tua abordagem FUD não funciona comigo e não vai funcionar nesta thread. Percebo que isso te aborreça, mas é assim.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo