Conversa da treta sobre o Windows Phone

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Uma VPN paga não tem o mesmo tipo de protecção que referes?

Uma VPN não faz exatamente a mesma coisa. Simplesmente vêm tudo por detrás de um IP que não é o teu e acabam por criar o perfil à mesma, se bem que acabas por ter sempre um IP diferente sempre que te ligas. É provável que hajam VPNs que adicionem esse tipo de DNS blocking mas não uso nenhuma por isso não sei. Nem de propósito, uma mixórdia de temáticas sobre o assunto. :D
 
Gostei especialmente desta parte:
including the soon to be discontinued Edge browser

Fixed it.

Já para não falar que o Edge Mobile dissociou-se da fork desktop algures em 2017 e não acompanha qualquer nova funcionalidade ou adaptação a novos standards(Service Workers em PWAs, etc) desde essa data. Yey, do que não gostar não é @yamahia? Sim sim já sei que o Edge Mobile é o melhor do mundo e arredores....
 
Já para não falar que o Edge Mobile dissociou-se da fork desktop algures em 2017 e não acompanha qualquer nova funcionalidade ou adaptação a novos standards
A exemplo da app fotografias e não vejo mal de maior nela. Antes pelo contrário.
Talvez em finais de 2021 já não sejam possíveis uploads automáticos de fotos para o OneDrive. Mas isto ainda é uma suposição que levaremos algum tempo para conferir.
Até lá muita água vai ainda passar debaixo das pontes, muitos s10/p30's, s11/p40's e s12/p50's serão vendidos e destruídos. Cada qual com cada vez mais com bugs chatos, software cada vez mais sem sal e hardware a regredir em vez de evoluir.
 
A exemplo da app fotografias e não vejo mal de maior nela. Antes pelo contrário.
Talvez em finais de 2021 já não sejam possíveis uploads automáticos de fotos para o OneDrive. Mas isto ainda é uma suposição que levaremos algum tempo para conferir.
Até lá muita água vai ainda passar debaixo das pontes, muitos s10/p30's, s11/p40's e s12/p50's serão vendidos e destruídos. Cada qual com cada vez mais com bugs chatos, software cada vez mais sem sal e hardware a regredir em vez de evoluir.

Oi? As ervilhas tinham caroços?

Que coisa mais desconexa. Mais uma pirueta mais uma reviravolta. Agora a app das fotos está boa(porque faz uploads até 2047 whatever), e note-se tem tudo a ver com o browser Edge Mobile, e os outros S coisos e P coisos são ser destruídos e têm bugs chatos e são sem sal e andam para trás. Santa até onde chega essa realidade paralela? É que aqui não tens ninguém para a vender.

Oh epitome do silver lining e ironias, vale a pena recordar:
youtube.com/watch?v=_elqLDSt36k
 
Lamento mas é o que a industria está a oferecer de momento

Talvez não faça sentido trocar de smartphone todos os anos, mas de certeza que qualquer flagship de 2016 até hoje encosta qualquer Windows phone a um canto.

Claro que há sempre (infelizmente-para eles- muitos) que vão na cantiga destes vendedores de banha da cobra!
Por falar em banha de cobra, lembro-me de uma das maiores empresas de software dizer que se os third-parties não fabricassem novos smartphones, que eles próprios o fariam. Mas quem é terá vendido esta banha da cobra, quem terá... Qual foi a empresa em que o flagship do seu sistema operativo fica obsoleto meio ano depois... Qual foi a empresa que disse que todos — sim, todos — os smartphones de um certo sistema operativo iam ter a atualização para a próxima versão sem verificar se isso era minimamente possível (ou prático)... Hmmm. Yikes.
 
mas de certeza que qualquer flagship de 2016 até hoje encosta qualquer Windows phone a um canto.
Nem os de 2019, quanto mais os de 2016 que já andam todos comidos :D

embro-me de uma das maiores empresas de software dizer que se os third-parties não fabricassem novos smartphones, que eles próprios o fariam.
De boas intenções está o mundo cheio :Winkani:
Mas ainda vão a tempo.

Qual foi a empresa em que o flagship do seu sistema operativo fica obsoleto meio ano depois...
Estás a falar do 900 daquele filme?

Qual foi a empresa que disse que todos — sim, todos — os smartphones de um certo sistema operativo iam ter a atualização para a próxima versão sem verificar se isso era minimamente possível (ou prático)... Hmmm. Yikes.
Se calhar alguém se esqueceu de acrescentar "com 1 giga de ram"
Mesmo assim apareceram por aí inúmeros 512 MB com w10
 
Não vale a pena pessoal. Sabem de onde vem esta expressão certo? Vem dos tempos antigos quando ainda se escrevia com uma pena.

Adaptado aos tempos de hoje diria“: Não vale um teclado” :).

Não vão encontrar coisa alguma de interessante.
 
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Para eliminar tudo que é anúncio e abusos de tracking. Estou cansado de ser data mined e da situação podre que os mobile websites e apps estão atualmente, a gastar-me dados móveis e a usar bateria e poder de processamento do telemóvel. Tolerância 0 depois da borrada do facebook e outros a influenciar pessoas com base nos interesses que recolheram das mesmas e mostrarem targeted advertising para manipular eleições, emoções e perceções. Basta abrir um site que carrega o facebook sdk para o facebook saber onde andas e criar um shadow profile sobre ti com os teus interesses, mesmo que não tenhas uma conta lá.

O pessoal quer tudo à borla e depois queixa-se quando afinal não é.

Há por aí alguns que além de pagar levas com o tracking na Cloud à mesma. Ate andam a testar publicidade disfarçada de sugestão colocada no taskbar ao explorador de ficheiros. Só não está já a 110% porque levavam com uma rabecada do consumidor maior que levou o Windows Phone.

Mas que eles andam a salivar por isso andam. Até porque a Google já o faz com os Chromebooks, Google Home, Pixeis, etc etc.

Acho giro a malta colocar blockades e coisas mais no Google Chrome e irem ao shopping comprar Alexas e a Google Homes. É giro. É fino. É o Intelligent Edge.

A verdade é que a privacidade tem um preço. E pelos vistos o consumidor está disposto a vendê-la às mega corps por tuta e meia em prol da conveniência.

A privacidade é um conceito que se democratizou como o voto. Tempos hove que só quem tinha $$$ é que poderia ter. Estamos a voltar a esses tempos.

A questão é saber se pode existir democracia sem privacidade. Eu creio que não. Qualquer dia nem o voto é secreto.
 
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Esse vídeo não envelheceu bem.

Esse comentário pode ser aplicado em qualquer publicidade de produtos entretanto fracassados, seja uma publicidade banal ou uma merecedora de prémios internacionais.

Pessoalmente acho que era uma boa publicidade ... aliás, a Microsoft sempre fez pouca publicidade ao WP, mas as que fez eram bem engraçadas (pelo menos bem melhores que por exemplo aquela da Samsung com o corte de cabelo à notch).

Sei que o barco afundou, mas não é por causa disso que ele era 100% mau. Aliás, nos últimos tempos gradualmente vemos os outros barcos a adoptar ideias/conceitos do naufragado (seja para o User, seja para o Dev) ... se fosse tudo mau não o fariam.

Mas que eles andam a salivar por isso andam. Até porque a Google já o faz com os Chromebooks, Google Home, Pixeis, etc etc.

O último é o Android TV.
 
O pessoal quer tudo à borla e depois queixa-se quando afinal não é.

Pagas és o produto, freemium és o produto. Ah mas se pagares és menos produto, nim, são, depende. E no final de contas não tens nenhuma plataforma onde esse modelo esteja banido. Vais root por qual? Pelo que te pede mais $$$?

É interessante que a Google apelidada por todos como o evil personificado em forma de recolha sistemática de metadata, é a única a disponibilizar o suporte nativo a DNS-over-TLS/HTTPS em todas as ligações(WiFi e dados móveis) a partir do Android 9/Pie para cima, passando o utilizador a ter a total liberdade de optar pelo serviço de DNS encriptado à sua escolha, com ou sem filtragem de pub/malware/tracking, essencial para que os ISPs ou hotspots de terceiros não possam log os seus hábitos de navegação e/ou proceder a DNS hijack.

Curioso que a Apple, cada vez mais notória pelas suas campanhas com ênfase na "privacidade", não só não disponibiliza qualquer funcionalidade nativa similar como tem banido e rejeitado implementações com o mesmo fim(exemplo: https://twitter.com/thomasareed/status/1021037921795788801). Resumindo, nem em iOS, macOS ou Windows em todas as suas variantes existe algo nativo desta ordem. Mas, mas, mas eu paguei, dizes tu. Mas a Apple não faz tracking, dizes tu. E eu digo, mas então e o SDK do Facebook e outras redes como a própria AdSense que continuam a fazer das suas nas apps da moda, freemium e restantes no iOS? É que se é para te resumires às apps nativas então mais vale comprares um feature phone.

Cadê essa privacidade que tanto vendes Apple? Ah ficou-se pelos cartazes em Las Vegas em frente a CES...
"Hey Apple, what happens on iPhones doesn't stay there, and your 'clever' CES ad is promoting a dangerous illusion"
https://www.businessinsider.com/apples-ces-ad-las-vegas-misleading-2019-1
z5eXwDt.jpg


Ah mas a Google é evil e coiso... "Name your price!" disse a Apple: 12 mil milhões. É esse o preço da privacidade dos seus utilizadores(valor pago à Apple para colocar o Google com o search engine default do Safari).

Só anda ao engano quem quer.

Há por aí alguns que além de pagar levas com o tracking na Cloud à mesma. Ate andam a testar publicidade disfarçada de sugestão colocada no taskbar ao explorador de ficheiros. Só não está já a 110% porque levavam com uma rabecada do consumidor maior que levou o Windows Phone.

Mas que eles andam a salivar por isso andam. Até porque a Google já o faz com os Chromebooks, Google Home, Pixeis, etc etc.

Como os Search Ads na AppStore do iOS? Ah é a tal publicidade disfarçada de sugestão...

Acho giro a malta colocar blockades e coisas mais no Google Chrome e irem ao shopping comprar Alexas e a Google Homes. É giro. É fino. É o Intelligent Edge.

É giro, é fofo, é a hipocrisia.

A verdade é que a privacidade tem um preço. E pelos vistos o consumidor está disposto a vendê-la às mega corps por tuta e meia em prol da conveniência.

Exacto. O 3310 está a tua espera.

A privacidade é um conceito que se democratizou como o voto. Tempos hove que só quem tinha $$$ é que poderia ter. Estamos a voltar a esses tempos.

Cada um escolhe a sua ilusão.
 
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Pagas és o produto, freemium és o produto. Ah mas se pagares és menos produto, nim, são, depende. E no final de contas não tens nenhuma plataforma onde esse modelo esteja banido. Vais root por qual? Pelo que te pede mais $$$?

Já pareces o @yamahia. Tanto quanto se sabe, até pela prática a Apple só faz tracking sem anonimização a 100% dentro da App Store e Apple News (e se autorizado). Afinal de contas, é a sua loja, o seu stand. Os Ads só aparecem dentro da App Store, Apple News e Stocks. Não aparecem em mais lado algum.

https://support.apple.com/en-us/HT205223

Era simples para a Apple fazer o que a Google faz. Colocar sugestões de apps/artigo/notícias quando estás a fazer browsing no Safari em qualquer site, inclusivamente no Google Search ou quando acedes a uma funcionalidade aqui e acolá. Assim como faz a Google. A Apple não anda a fazer tracking da tua navegação na web como faz Amazon, Google ou Facebook por exemplo.

Creio mesmo, que nem se quer sabe que está a aceder a esta ou aquela funcionalidade. Pelo menos eles dizem que não conseguem saber pois os dados estão anonimizados, até o dispositivo está (differential privacy)

A não ser que tenhas info que indique o contrário a tua conclusão não passa de um exercício de auto-convencimento.

Cada um escolhe a sua ilusão.

Como quem diz, as suas ervilhas.

Não estou a dizer que a Apple um dia não possa estar ao nível da Amazon, Facebook e Google em matéria de tracking / survaillance dos seus utilizadores.

Mas até há data o seu modelo de negócio não cruza com essa necessidade como acontece com a Amazon ou a Google. Nem demonstrou desejo de tal, como acontece com a MS.

Tentar argumenta que é tudo igual é um um exercício que enganador, nem se baseia em factos. Primeiro é olhar para o Business Model de cada um e a sua história. Creio que aí encontras mais verdade do que no desejo pessoal desta ou daquela conveniência.

É interessante que a Google apelidada por todos como o evil personificado

Lá estás tu a tentar colocar palavras na minha boca. Eu nunca apelidei a Google de nada nesse sentido.

Que a Google faz mass surveillance e que o Google Chrome foi feito para garantir que a Google iria sempre conseguir o fazer, é um facto. E que tendo visto o que o que a Apple fazia no iOS, perdendo o controle sobre o Browser, apreçou-se a garantir que o seu browser iria ser usado no futuro nos dispositivos móveis.

É natural. Não tem nada de mal por princípio. O modelo de negócio principal deles é venda de Anúncios nos seus serviços, aka, venda de Ideias. É natural que tenham interesse em valoriza esse negócio ajudando quem quer vender uma Ideia a pessoas que estejam mais permeáveis a estabelecer relações com essas ideias.

Isto em si não é mau nem é bom. Faz parte daquilo que define a disciplina de marketing.

E eu digo, mas então e o SDK do Facebook e outras redes como a própria AdSense que continuam a fazer das suas nas apps da moda, freemium e restantes no iOS? É que se é para te resumires às apps nativas então mais vale comprares um feature phone.

Mas o que querias. Que a Apple proibisse as os seus clientes de aceder ao Google, Facebooks e a todos os serviços que se baseiam em Ads/Venda/Targeting de Ideias? Se já é acusada por ter criado uma App Store onde controla tudo o que lá se vende, então se fosse agora definir que sites/serviços os clientes poderia ou não aceder então ...

Não faz sentido algum essa acusação. Pena é que os outros que mencionas não tenham a mesma ambição!!!!
 
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Tanto quanto se sabe, até pela prática a Apple só faz tracking sem anonimização dentro da App Store e Apple News (e se autorizado), para fins de personalização. Os Ads só aparecem dentro da App Store, Apple News e Stocks. Não aparecem em mais lado algum.

Só faz aqui e ali. Só ali. Privacidade! Só em alguns noutros não. Ah bom! Estou convencido.

Ficaste-te pelas apps nativas, então e o resto? Para quando banir apps que usem SDKs do Facebook? Não dá jeito? Então e a privacidade? Hmmm... mais uma ilusão vendida como feature?

Era simples para a Apple fazer o que a Google faz. Colocar sugestões de apps quando estás a fazer browsing no Safari em qualquer site, inclusivamente no Google Search ou quando acedes a uma funcionalidade aqui e acolá. Assim como faz a Google. A Apple não anda a fazer tracking da tua navegação como faz Amazon e a Google por exemplo.

Pois não, vendeu parte dessa informação à Google através da colocação do seu search engine como default no Safari. Os tais 12 mill milhões. É um autêntico double-dipping, recebem da Google e recebem dos consumidores através da venda dessa ilusão como feature.

Creio mesmo, que nem se quer sabe que está a aceder a esta ou aquela funcionalidade. Pelo menos eles dizem que não conseguem saber pois os dados estão anonimizados, até o dispositivo está (differential privacy)

A não ser que tenhas info que indique o contrário a tua conclusão não passa de um exercício de auto-convencimento.

Sim sim, auto-convencimento preciso imenso disso. Diariamente uso e possuo equipamentos dos três grandes, e não ando aqui a pregoar a santidade de uma delas.

Já que falas de differential privacy, foi um tema que colheu a minha atenção numa conferencia onde estive recentemente e tem pano para mangas. Não sei se é do teu conhecimento mas a Google usa differential privacy desde 2014. Apple só a partir de 2016. Talvez não tenhas conhecimento pois a Google não é tão vocal e vende [a ilusão] privacy as a feature como a Apple. Tens aqui o paper do método da Google(RAPPOR), é um pouco thick mas é interessante: https://static.googleusercontent.com/media/research.google.com/en//pubs/archive/42852.pdf e a sua implementação no projecto Chromium/Chrome: http://www.chromium.org/developers/design-documents/rappor Ao contrário da Google que disponibiliza a publicação e expõe toda a sua implementação(é open-source), a Apple fecha-se e reserva-se no secretismo da sua implementação. Felizmente que houve quem perdesse cerca de 6 meses a reverse-engineer (ver paper aqui: https://arxiv.org/pdf/1709.02753.pdf) a implementação da Apple. As findings foram surpreendentes:

Say someone has told their phone's health app they have a one-in-a-million medical condition, and their phone uploads that data to the phone's creator on a daily basis, using differential privacy with an epsilon of 14(value used in iOS). After one upload obfuscated with an injection of random data, the company's data analysts would be able to figure out with 50 percent certainty whether the person had the condition. After two days of uploads, the analysts would know about that medical condition with virtually 100 percent certainty. "Even after just one day, you’ve already blown this really strong security,"

Frank McSherry, one of the inventors of differential privacy and a former Microsoft researcher, puts his interpretation of the study's findings more candidly: "Apple has put some kind of handcuffs on in how they interact with your data," he says. "It just turns out those handcuffs are made out of tissue paper."

Pior, após comparação com a implementação da Google(RAPPOR-difere ligeiramente do método usado pela Apple logo os epsilon values não são comparáveis na mesma escala):

Google uses its own version of differential privacy called Randomized Aggregatable Privacy-Preserving Ordinal Response (RAPPOR). Google’s analysis claims to maintain an epsilon value of 2 for particular data that is uploaded. The upper limit is epsilon 8-9 over the lifetime of the user.

In theory, this is better than Apple’s differential privacy. Additionally, Google made RAPPOR open source. In contrast, Apple keeps its code and epsilon values secret. If Google changed the code or accepted epsilon values, researchers would know about it. Meanwhile, the team had to reverse-engineer Apple’s code over six months.
 
O pessoal quer tudo à borla e depois queixa-se quando afinal não é.

Há por aí alguns que além de pagar levas com o tracking na Cloud à mesma. Ate andam a testar publicidade disfarçada de sugestão colocada no taskbar ao explorador de ficheiros. Só não está já a 110% porque levavam com uma rabecada do consumidor maior que levou o Windows Phone.

Mas que eles andam a salivar por isso andam. Até porque a Google já o faz com os Chromebooks, Google Home, Pixeis, etc etc.

Acho giro a malta colocar blockades e coisas mais no Google Chrome e irem ao shopping comprar Alexas e a Google Homes. É giro. É fino. É o Intelligent Edge.

A verdade é que a privacidade tem um preço. E pelos vistos o consumidor está disposto a vendê-la às mega corps por tuta e meia em prol da conveniência.

A privacidade é um conceito que se democratizou como o voto. Tempos hove que só quem tinha $$$ é que poderia ter. Estamos a voltar a esses tempos.

A questão é saber se pode existir democracia sem privacidade. Eu creio que não. Qualquer dia nem o voto é secreto.

Bem, eu não sou desses que compra alexas e google homes. Tenho tudo que é assistentes de voz desativadas no telemóvel e nos PCs.

Quando ao facto de não há nada de graça, como o AudigyMaster diz, mesmo que pagues, continuas a ser o produto. O serviço mais gritante onde fazem o mesmo é tv por cabo. Estás a pagar para ter acesso aos canais e ainda levas com anúncios, que são cada vez mais. Um problema do capitalismo doente dos tempos modernos.
 
Ficaste-te pelas apps nativas, então e o resto? Para quando banir apps que usem SDKs do Facebook? Não dá jeito? Então e a privacidade? Hmmm... mais uma ilusão vendida como feature?

Se utilizador quer que entidades terceiras façam tracking a troco de conveniência não é impedido pela Apple de realizar tal transação. Achas que devia impedir mesmo quando feito dentro da legalidade?

Mas também se não quiser sabe que está a trabalhar sobre o ecossistema/plataforma que tem uma política de privacidade e tecnológica que visa a manutenção e proteção dessa privacidade que não colide com o seu modelo de negócio nem o modelo de negócio que pretende vir a ter para já.

Isso não é bom?

Ainda no outro dia te vi a criticar a arquitectura de comunicação ponto a ponto da Apple bem como o de fazer tudo por tudo para manter a execução do AÍ no dispositivo. Isto quando todos os outros tentam puxar tudo para a Cloud a torto e a direito, atá a porcaria de um copy & paste, lá devem ter as suas razões. ... Não cheguei a perceber a tua razão. Mas isso não é bom também?

A Apple trata-me como produto de outras formas. Mas não é dessas que estamos a discutir.

Quando as pessoas começam a criticar coisas em princípio boas trás água bico.

Ainda no outro dia li um tipo a dizer que a Apple era uma hipocrita em matéria ambiental porque há milhões e milhões de dispositivos a ficarem obsoletos todos os anos. Como quem diz, para ter uma boa política ambiental teria que vender poucos dispositivos. Só mesmo um tipo da MS poderia tentar este raciocínio. Se calhar era de um adepto da Google. Não foste tu?

É que isto está na linha desta forma enviezada de tentar-se de qualquer forma transpor para a Apple os males de outros ... se não repare-se.

Pois não, vendeu parte dessa informação à Google através da colocação do seu search engine como default no Safari. Os tais 12 mill milhões. É um autêntico double-dipping, recebem da Google e recebem dos consumidores através da venda dessa ilusão como feature.

Vendeu informação? Onde? Mas o que achavas que deveria fazer relativamente ao search engine por defeito? Que oferece-se de graça à Google o estar por defeito no segundo browser mais usado no mundo móvel? Ou a outro qualquer? Bing? Ou querias que Apple lança-se o seu search engine para depois dizeres que a Apple não está focada, que vai a todas, como disseste no caso da Apple News e TV?

Mas quem é que está a pregar santidade? Estou apenas ver os factos como um todo. Não apenas olhar para coisas parciais conforme pretendo dobrar a conversa.

Bem, eu não sou desses que compra alexas e google homes. Tenho tudo que é assistentes de voz desativadas no telemóvel e nos PCs.

Ok. São opções consistentes. Nice. O que não faz muito sentido como disse, é usar esses blockers advogando razões como o tracking para por outro lado usar produtos desenhados para fazer tracking. Mais, adoptar produtos de empresas cujo modelo de negócio se alinha com o tracking de tudo e mais alguma coisa!

" [a ilusão] privacy as a feature" - Mac Observer?

Tens razão. A Apple anda atras dos dados dos utilizadores mais do que a Google, Facebook ou qualquer outro. Este secretismo todo em torno do Safari, este sistema de segurança fino que nem um papel, e um sem número de coisas que faz escondidas sem ninguém saber, "só eu", é tudo para espiar. Não se sabem bem para quê, deve ser um business model secreto que tem.

Está montada a história.

PS: @AudigyMaster, peço desculpa mas não leio a Wired pese embora aprecie alguns artigos. Daí não ter lido tão importante artigo sobre segurança.
 
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