Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Tanta expectativa no chamado foldable... eu ainda não vi nenhum tipo de utilidade numa torradeira desse tipo. O samsung e huawei vão ser flops autenticos (se já não o são ainda antes de serem lançados!
 
Conheço casos de pessoal a fazer a Universidade com um Tablet Android ou iPad (os serviços da Universidade estão todos na Web, os conteúdos podem ser consultados num Browser, etc). Não estou a dizer que são todos os cursos, obviamente, mas já um cenário cada vez mais comum. Uma quantidade significativa das novas gerações da minha família usam o PC uma vez por ano, etc.

Sim, mas ainda é nicho. A Apple crackou e bem o OS dos smartphones. Mas no caso do iPad, ok crackou os Tablets mas esse formato ainda é algo limitado como ferramenta de produtividade generalista. Isto para dizer, que a alternativa ao PC nesse contexto ainda não foi crackada na minha opinião. Já se percebeu que há, mas ainda não está lá na generalidade.

Eu tenho a ideia que falta pouco, mas é preciso ter mais certezas sobre o próximo passo a tomar.

Quanto à MS, fora do mercado corporate ... anda ás voltas ... e as portas vão-se fechando. Creio que a dificuldade da MS é ter demasiados interesses. Por exemplo, enquanto uma Apple é capaz de pensar "ok, vamos fazer o melhor OS para Smartphones. Depois de feito pensar, será que podermos usar isto para Tablets. Ok. Nice. Como podemos trazer isto para o PC". A MS é mais, vamos fazer o melhor OS para smartphones, para tablets, PCs, ... tudo ao mesmo tempo. Em cima disto vamos fazer uma única framework que dá para tudo .... e ainda vamos inventar um no tipo de dispositivo o Hololens .... isto com muito pouco conhecimento sobre o Problem Domain fora do PC. Isto no Windows.

EDIT: Já me esquecia, e no meio ainda vamos aprender a fazer dispositivos. Ao lado vamos simplesmente fazer a melhor Cloud do planeta ... (e aqui que bem fizeram)

Só não caiu num buraco devido ao corporate biz sempre a pingar e ao que acima aflorei também ... sempre a pingar. Se qualquer destas unidades fosse uma startup já tinha ido com os porcos.
 
Última edição:
Também estas a exagerar. Hoje em dia quem compra um PC, 90% ainda compra Windows. Não tem grande alternativa. Os Macs pesa embora bons não tem um preço de entrada decente e os Chromebooks pelo menos na Europa são inexistentes. E os iPad ainda è mais potencial nessa materia que pode dar ou não dar.

Por isso é que a MS pode cometer os erros que comete em quantidade e frequência que “tasse bem”.

Mas até quando ...
Acho que existem mais riscos de as pessoas deixarem de comprar computadores do que comprarem computadores sem o Windows...
 
Acho que existem mais riscos de as pessoas deixarem de comprar computadores do que comprarem computadores sem o Windows...

Exacto, o actual panorama global do PC é outro, que transpõe para lá do qual ecossistema pertence. Vejo-me ano após ano a recomendar a familiares e pessoas próximas cada vez mais iPads ao invés do laptop X. Pode não acontecer já amanhã, mas é só uma questão de tempo até o form factor PC se tornar um nicho. E nisto a MS continua em denial, numa ausência de reconhecimento que isto é um nado-morto se nada mudar, talvez até já seja tarde demais.
 
Nisso já não concordo tanto. Principalmente o surface pro tem sido a resposta a iPads, chromebooks e afins. Se a estratégia vai resultar já é outra coisa. Agora os fabricantes de laptops alguns é que parecem em negação. Vão lançando uns híbridos, mas numa aposta reduzida, parece me.
 
Fun Fact.

Hoje fui jantar a casa de um primo que já não via há muito.

Depois da ‘jantarada’ ele queria saber porque é que a app Strava não dava no telemóvel e perguntou me se sabia o que poderia ser.

Ele vai buscar o telemóvel e quando olho em frente deparo me com o logo da Microsoft na parte traseira.

Fiquei boquiaberto. Ele tinha o Lumia 650.

Há uns anos atrás, quando o WP ainda era um bom sistema, tinha lhe recomendado o 735 e ele chegou a comprar na altura.

Mas desde então pensei que ele tivesse comprado um outro telemóvel de outro player.

Bastou-me dizer-lhe que devido ao declínio da MS em relação ao WM, os devs de apps importantes tinham desistido de desenvolver para o WM.

Pasmei quando me disse que este L650 foi um dos telemóveis que mais gostou mas que devido à falta de apps o próximo a comprar seria um android.

1557516685-fbeb00a9-83fe-4ba6-9e72-69697dfb9fd6.jpeg


1557516685-f08377b6-ccbf-487a-a321-4d9c4816f1ed.jpeg


E, há pouco tempo o L650 preto que veem na foto tinha queimado a parte interna do usb. Ora, ele na net procurou um igual pra substituir, e comprou por 20€ o 650 branco.

Só que esse mesmo, passados uns meses queimou a mesma peça de usb. Mas como o outro, um amigo tinha lhe arranjado, pegou novamente no preto e até hoje abda com ele, todavia com o pensamento de comprar uma próxima vez um Android.[/IMG]
 
Nisso já não concordo tanto. Principalmente o surface pro tem sido a resposta a iPads, chromebooks e afins. Se a estratégia vai resultar já é outra coisa. Agora os fabricantes de laptops alguns é que parecem em negação. Vão lançando uns híbridos, mas numa aposta reduzida, parece me.

As similaridades entre um Surface Pro e um iPad são o formato, nada mais. Tudo o resto não podia ser mais díspar, apesar da MS querer fazer crer que um Surface tem o mesmo público alvo que um iPad.

Pego no meu caso particular, que para além de tarefas típicas de lazer(web/videos/photo/etc) preciso de correr VMs(distros linux), trabalhar com software indisponível no iOS, preciso de rato/pointer e fácil acesso a um sistema de ficheiros, dificilmente ficaria satisfeito com um iPad. Tenho no entanto a noção que o meu caso representa uma minoria cada vez mais reduzida. Quem na minha opinião compra um Surface para ver uns vídeos e "ir à net" no sofá acaba por ficar queimado com a experiência. É como ter um Ferrari com rodas quadradas. Infelizmente é essa a falácia que a MS vende. Para a grande maioria das pessoas um iPad é o ideal, tem uma interacção mais lógica, excelente performance nos seu especifico leque de funcionalidades, é mais simples/idiot proof, é mais seguro, tem uma autonomia significativamente superior e usa uma arquitectura simplificada e altamente optimizada que permite que aqueça muito menos.
 
Exato, é uma situação que só o futuro dirá se foi uma boa aposta ou não. Como por exemplo as vendas do surface go.

Vamos lá acordar o bicho então para ver como as coisas andam
HbAvjb9.jpg



Edit: começa bem

T5QC7Lh.jpg
 
Última edição:
Estarei?

Concordo contigo, mas fora de um contexto de trabalho ou coisas muito específicas (Gaming AAA por exemplo) não vês o Casual Joe a usar PC porque o equipamento Mobile que possuem faz tudo o que precisam.

Conheço casos de pessoal a fazer a Universidade com um Tablet Android ou iPad (os serviços da Universidade estão todos na Web, os conteúdos podem ser consultados num Browser, etc). Não estou a dizer que são todos os cursos, obviamente, mas já um cenário cada vez mais comum. Uma quantidade significativa das novas gerações da minha família usam o PC uma vez por ano, etc.

O que eu quero dizer é que o PC fica na sombra, não é o Personal Computer no verdadeiro sentido da palavra.

Com este cenário, não vejo o que a iniciativa das Windows Apps irá alterar. Acontece é um distanciamento maior e vejo a situação a degradar-se ainda mais - pegas num qualquer equipamento com funcionalidades de iOT e pura e simplesmente não fazes nada com ele tendo apenas um PC Windows à mão.

No outro dia tive um problema com a minha máquina de lavar roupa (uma Samsung) e aquilo apresentava no ecrã digital um padrão que representava o erro. Sabes como eu poderia interpretar o erro? Não era no manual da mesma, era através de uma App existente apenas em Android e iOS. Isto é um exemplo banal e corriqueiro que demonstra o posicionamento que o Windows tem para o comum dos mortais dos tempos de hoje, pior ficará nas próximas gerações.

Haverá espaço para ele no mercado de trabalho, mas será sempre visto geralmente como aquele Boring Equipment que só mexemos em última instância. A magia acontece toda no equipamento de bolso que é capaz de gerir as nossas finanças, permite-nos interagir com outros equipamentos e serviços públicos (desde um estacionamento à fidelização numa loja), permite acumular descontos, fazer pagamentos, guiar-nos, ver como fica um móvel do IKEA na nossa sala com AR, comunicar com N pessoas, tirar e partilhar fotos, etc.

É um maravilhoso novo mundo do qual a MS não quer fazer parte (pelo menos com plataforma própria).

Eles com a "Vision" e o "World Computer", os outros com os Consumidores e os Developers!



Paciência?! De algum lado nasceu o "SoonTM" :D

Mas concordo, embora não acreditar que alguma vez irá surgir um Portable Device da Microsoft no actual contexto. Fiquemos pelo Surface Soon.

Além disso, depois da forma como trataram a comunidade WP (por muito pequena que fosse), deixaram imensa gente escaldada enquanto os ofereceram aos SOs adversários (onde vão criar raízes - aka gastar dinheiro no ecossistema).

Nem um Super Foldable perfeito em todo o seu conceito terá força suficiente para restaurar confiança e fazer esquecer tudo isto. Além disso, vindo com a marca "Surface" será coisa apenas para ricos.

Acreditam mesmo que retirando o "Windows" do nome vai fazer com que magicamente apareça o suporte 3rd Party, clientes e afins? O Casual Joe não quer saber se o equipamento tem o WCOS a correr nele, ou se dobra sem qualquer problema ... o Casual Joe quer apanhar Pokemons, interagir com N serviços e equipamentos do seu dia-a-dia, usar o Snapchat, etc.

Já agora, como funciona o WOA no 950XL?

Sim. Essa é a situação do PC: trabalho e gaming de qualidade e variedade que são duas coisas de imenso peso que vão continuar a existir por todo o tempo que cá andarmos. ;) A questão é se a MS consegue aumentar a qualidade do software e inovar para manter as pessoas coladas ao ecossistema e não migrarem para outros sistemas operativos de desktop. Usa-se o smartphone para tudo o resto hoje em dia mas mesmo assim o PC continua a ser um complemento que facilita várias tarefas mais complicadas.
 
Última edição:
Algo como o iPad tem dois handicaps para resolver para se tornar um PC replacement na generalidade em mobilidade.

1) Em termos de ergonomia é inferior a um portátil PC na secretaria. Muito devido à falta de suporte para rato.

2) Exige que as pessoas visualmente se habituem a um sistema de mono janela. É um sistema que não é inferior ao multi em ecrãs até 13” mas há alguma esforço de adaptação inicial.

A grande questão é dar uma justificação intuitiva para esse esforço no contexto de produtividade geral. Isto à escala planetária. Se não for tão ergonômico como um portátil fino e leve na secretaria e na sua gama de preços não vejo como.
 
Última edição:
Preparem-se para ver a palavra "homem" e "mulher" a ser corrigida automaticamente pelo word para "pessoa".

Honestamente, não fico admirado nem ninguém devia ficar. Optou-se por dar a mão (sob ameaça), rapidamente iam começar a pedir o braço, dorso, etc.

Bastaria dizer isto no meio de um grupo de adolescentes para levar logo com rótulos acabados em "ista" e "fóbico" (basta saber os termos, nem é preciso saber os significados) ... esta intolerância devia ser um sinal de alarme e reflexão por parte da sociedade como um todo, mas é tema para outro tópico.

Também não me admira ver a Microsoft colada a este tipo de tre... coisas. Na verdade até faz sentido, coisas como a igualdade de género e afins são efectivamente mais importantes que o Desktop Mode do Android Q, por exemplo, que demonstra as próximas jogadas - os ecrãs pequenos já estão, os próximos são os grandes.
 
É sinal que a MS é uma boa empresa pra trabalhar independentemente de quem for. Não percebo esta caça às bruxas de ser contra de quem quer ser tratado como uma pessoa normal independentemente do que é.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo