Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Última edição:
É preciso ter um grau de estupidez acima da média para não perceber que o wm10 estaria pejado de apps com publicidade se não estivesse ligado há máquina. A própria MS incentivava e incentiva a isso. No entanto foi ou flop com um mercado absolutamente insignificante que os devs preferem não gastar recursos para colocar Ads e coisas mais em versões beta do software em manutenção vegetativa. Servindo está benesse para aliciar o último que sair a pagar para não ter Ads na outra plataforma. Se fosse um dev w10m, com potenciais clientes como o Yamahia já teria è retirado de lá a app e deixava-o gozar o seu Office 360 o único que segundo ele vale a pena pagar.

Se há prova que havia devs sempre trataram bem o w10m é esta. Mas nem sempre foram bem tratados nem pela MS nem pelo clientes habituados há pirataria no Windows. Que consideram que quem paga por software, nomeadamente no iOS, uma cambada de otários, inclusivamente serviços de música como o Spotify (que a MS não deixou entrar na XBOX até abandonar o Groove). Outros inovadores, conhecendo o que a casa gasta, nem lhes tocaram, resolveram apostar em mercados onde os clientes e parceiro / host têm a capacidade para perceber o que é a reciprocidade. Levando consigo também os clientes pirata claro.
 
Última edição:

Há uma confusão generalizada sobre este tema, pois a grande maioria dos intervenientes continua a abordar o actual sistema de 2 botões presente no Pie(que é inegavelmente mau), enquanto a Google está a abordar o novo sistema de gestos implementado no Q(que ainda está em release candidate, versão final lá para o final do mês). Sinceramente tenho a reconhecer a forma como a Google ouviu os utilizadores do Q beta e fez esforços de modo a acomodar um meio termo, inclusive a opção de ajustar a sensibilidade do gesto back nas laterais(que eu e muitos outros submeteram no feedback). Podemos afirmar que se aproxima fortemente do sistema de gestos presente no iOS, com a meu ver vantagem perante a possibilidade de ajuste acima referida(devido a diferentes lips presentes nas capas que facilitam ou dificultam esse gesto) bem como o acesso ao gesto back também na lateral direita(muito mais ergonómico para one hand usage).
 
Sobre o gesto para retroceder, adoro a implementação da OnePlus que é deslizar para cima a partir da parte inferior esquerda ou direita do ecrã.
 
A parte do surreal ou intoxicação confirmo, com ou sem fita métrica e lufada de ar fresco será no dia em que todos os teus Windows Mobile deixarem de funcionar e tiveres de gramar com o V30 (que não é teu)... :-D
Não digas isso. Nem sabes a bênção que é andar com w10m hoje em dia. Ou se calhar sabes. Volta e meia e/ou sempre deves usar os da tua colecção. Não queres é dar o braço a torcer:P

Sobre o V30 ou outro Android qq, deseja-me melhor sorte
Com um aparelho Android vou-me sentir asfixiado tds os dias e se calhar se for iOS vai dar no mesmo. Aliás até foi no iPad que comecei a reparar nestas cenas. Espero que esse dia ainda venha longe
Tem actualizações tá vivo, priceless.
Então? Está morto?
@tiagofmb

Loadings num Lumia 950 ? Impossível. :D
Então nos PDF's é uma coisa por demais :winknu:
tenho facebook, messenger, instagram e essas aplicações todas.
Eu tenho isso tudo e se não tivesse fazia umas PAWA como fiz para o insta. No entanto não morro de amores por nenhuma delas. Tenho só para dizer que tenho e dar uma espreitadela de vez em quando.
Jogos num w10m? Mau mau mau. Isso é um sistema profissional, não é para andar a jogar!!
De facto não jogo mas a minha Maria passava mais tempo a jogar no 640xl do que no iPad. Portanto dá para jogar.
E há aí um individuo que joga imenso em Continuum. Não sei pq insistem em fazerem-se de esquecidos...
Deve ser pq é uma característica que não está ao alcance das outras plataformas.

É preciso ter um grau de estupidez acima da média para não perceber que o wm10 estaria pejado de apps com publicidade se não estivesse ligado há máquina.
De facto só cá faltavas tu para compor o ramalhete
Vai lá ver ao PC, pq podes, se a coisa não bate certo com o w10m.
Será que no PC consegues ver aquelas publicidades no skype como no Android?- Não vês!!!
Experimenta agora o Deezer e verifica se levas com filmes cronometrados que continuam a rolar ad aeternum se não os desligares como no Android. Não levas!
Não me digas que o PC tb está em manutenção vegetativa? Com o amor que lhes tens acredito que seja essa a tua convicção. Se queres saber nem um nem outro! A única diferença visível é o mobilie não dar para instalar x86 que na sua maioria de pouco servem num ecrã pequeno!
Prá próxima pensa um bocado antes de classificares os outros de estúpidos!

gozar o seu Office 360 o único que segundo ele vale a pena pagar.
E continuo na minha. Para mim, a única que vale o dinheiro é o office. Desculpa se te ofendi para o caso de teres algum programinha de tua autoria nalguma Store!
A minha posição é que já lhes faço um favor ao contribuir para o nr. de downs e visualizações e se merecerem com uma boa classificação . Ou seja notoriedade que penso ser muito importante face á eventual irrelevância. Se não ficam contentes apenas com isso e querem dinheiro...a porta da rua é a serventia da casa! Passo bem sem eles!
O Mytube um caso paradigmáticos. Entre muitos outros em evolução constante. Há dias até vi aí um companheiro que ia comprar um PC para usar 2 ou 3 coisas (browser e My-Tube entre elas)
Claro que haverá sempre pessoal super inteligente como deve ser o teu caso, que entende que dar 7,00€ ao mês só para ter o Evernote é que é uma decisão sábia! Pq o Evernote é uma coisa muito superior ao OneNote (NOT)

Se forem mesmo bons e conseguirem bastante relevância alguém há-de reparar. Veja-se o caso do Shazam que foi comprado pela Apple e o seu CEO ficou rico. Os exemplos são aos milhares. Sejam apenas bons e deixem de lado a chico-espertisse que a recompensa há-de chegar!
 
De facto só cá faltavas tu para compor o ramalhete
Vai lá ver ao PC, pq podes, se a coisa não bate certo com o w10m.
Será que no PC consegues ver aquelas publicidades no skype como no Android?- Não vês!!!

Não vez porque a Windows Store no PC está praticamente no mesmo estado. Preferindo apostar em Web Apps ou aplicações híbridas Web / Eléctron, e aí vês. Um pouco melhor possivelmente que o w10m em matéria de diversidade, não sei, não uso há 2 anos, por estar farto da treta.

Pois, fazes o favor usar essas Apps que tanto falas mas andas sempre a ir buscar exemplos a quem fazes favor. Considerando isso mérito não do dev que a disponibiliza mas da MS pelos vistos (a essa já não te importas de pagar) Ou então são mais úteis do que lhes das valor, não tem é a Marca!!!!

E continuo na minha. Para mim, a única que vale o dinheiro é o office. Desculpa se te ofendi para o caso de teres algum programinha de tua autoria nalguma Store!

Não me ofendeste em nada. Não serias o tipo de cliente que desejaria servir parece-me. Cliente quer usar, gosta de usar, dá como exemplo de qualidade , mas não quer pagar porque não tem a marca da MS, nem com anúncios!!! Comigo, não há dinheiro não há palhaços como se costuma dizer. E nesse sentido, o w10m já seria uma waste land há muito tempo. Restam aqueles que não valorizam nada para lá do Office e as ferramentas da MS. Para esses a MS também tem uma prenda ... Ads.

Já te disse que o MyTube tem funcionalidades ilegais. Que numa plantaforma de bem ou retirava as funcionalidades ou era banida. Possivelmente face ao número de utilizadores no w10m a Google nem se dá ao trabalho de fazer um takedown request.

E mesmo que não queiras, as mensagens (subliminares) para que o faças são imensas e até eu reconheço que se torna difícil resistir. Por exemplo. Fazes ideia pq só agora lançaram este alarme? Uma situação que supostamente foi mantida em segredo durante 1 ou 2 anos Garantindo agora que os sd855 já não padecem da cena?

Esse alarme é semelhante ao que lançaram com os CPUs Intel há um ano atrás. Por outro lado, talvez estejas a olhar para o lado, mas a MS anda a tentar deitar-se na cama com a Qualcomm faz já algum tempo. A coisa é que não te corrido bem com emuladores w32 e w64 nem cheirar .... zzzzz zzzz zzzz. Há á sei, os processadores que estão nos PCs e nos dispositivos w10m já são da MS, deve ser isso. Ou então é a fabulosa experiência histórica da MS a criar firmwares e drivers, ui ui ui ui.
 
Última edição:
(...)
Já te disse que o MyTube tem funcionalidades ilegais. Que numa plantaforma de bem ou retirava as funcionalidades ou era banida. Possivelmente face ao número de utilizadores no w10m a Google nem se dá ao trabalho de fazer um takedown request.
(...)

Ora nem mais, sinceramente de tanto disparate já aqui dito fico parvo como afirmar que uma aplicação com esses contornos representa uma vantagem. E não é que seja inédito, na concorrência há várias aplicações similares(fora dos canais oficiais pois naturalmente a Google tenta fazer cumprir as suas policies e guidelines).

Está bem que é o tópico da treta no seu fulgor e até dá para rir um pouco mas por vezes a retórica argumentativa hilariante e sem ponta que se pegue são demais, tens que moderar as tuas piadas @yamahia...
 
Eu até compreendo que o MyTube faça cócegas a determinadas mentes, sobretudo as que se viram privadas do PerfecTube no iOS. Já expliquei numa fábula a orgânica de certas coisas e portanto nem vou entrar por aí

na concorrência há várias aplicações similares(fora dos canais oficiais pois naturalmente a Google tenta fazer cumprir as suas policies e guidelines).
Sobre o Vanced (e outros) finalmente alguém se digna a aflorar o principio do fim da história toda (tarde demais agora já sabia) que é preciso dar permissão a fontes desconhecidas. Ou seja abrir as portas dos fundos a um tipo de equipamento já de si bastante vulnerável. O mesmo é dizer que se a PalyStore e o seu playprotect já não são de fiar, andar com apk's e tretas do género nem pensar.
Eu é que me estou a rir por terem tentado, durante tanto tempo, fazer-me crer que era uma opção à altura do MyTube. Enfim, à falta de argumentos é o desespero. Também se percebe
Ou então são mais úteis do que lhes das valor, não tem é a Marca!!!!
Não sou dos que só olha para o office. Normalmente td o que vem nativo nos aparelhos da Microsoft funciona incrivelmente bem e com muito rigor. Algumas já falei , outras ainda não como é o caso do Outlook (a propósito, podem deitar a app Gmail no lixo. Mas isso será tema para mais tarde)
Para alem dessas tenho mais umas dezenas largas instaladas e umas centenas na biblioteca em "quarentena"
a MS também tem uma prenda ... Ads.
Nunca vi

Esse alarme é semelhante ao que lançaram com os CPUs Intel há um ano atrás
A diferença é que para se conseguir a resolução do problema não foi subtilmente incutida na mente das pessoas a necessidade de comprar um equipamento de ultima geração.
 
Última edição:
O que é que o Mytube faz de especial mesmo ?
Reprodução em background ?
Download de vídeos ?
Download e conversão de vídeo para mp3?

Se for isso, faço isso facilmente em iOS e sem grande trabalho, e, com uma app oficial da Apple
 
Eu até compreendo que o MyTube faça cócegas a determinadas mentes, sobretudo as que se viram privadas do PerfecTube no iOS. Já expliquei numa fábula a orgânica de certas coisas e portanto nem vou entrar por aí

A mim não tem esse efeito. Usei apenas no WP e w10m por não haver app oficial. O PerfectTube nem conhecia.

É de salientar que o PerfectTube sai do iOS porque a Google fez um takedown request por violação de contracto do dev com a empresa, coisa facilmente constatavel. O MyTube iria pela mesmo caminho se o w10m não estivesse em marcha fúnebre como é fácil perceber.

Não sou dos que só olha para o office. Normalmente td o que vem nativo nos aparelhos da Microsoft funciona incrivelmente bem e com muito rigor.

Ya. Como o espetacular Windows Maps, que para ordernar os elementos era muito simples, bastava numerar cada um á mão, tal é o rigor!

Em todo o caso também a tendência de usar as Apps nativas para calendarização, e-mail, comunicação, notas e lembretes em outras plataformas. Mas tanto no iOS como no Android teria outra boas opções, como as que preferes. No w10m é o nativo e vai por aí a abaixo.


Não esperava outra coisa. Olhas apenas para o lado que estas virado. 700kms dizes tu?

Sobre o Vanced (e outros) finalmente alguém se digna a aflorar o principio do fim da história toda (tarde demais agora já sabia) que é preciso dar permissão a fontes desconhecidas. Ou seja abrir as portas dos fundos a um tipo de equipamento já de si bastante vulnerável. O mesmo é dizer que se a PalyStore e o seu playprotect já não são de fiar, andar com apk's e tretas do género nem pensar.
Eu é que me estou a rir por terem tentado, durante tanto tempo, fazer-me crer que era uma opção à altura do MyTube. Enfim, à falta de argumentos é o desespero. Também se percebe

Interessante está perspectiva. Lá está só olhas para o lado que estas virado. O outro que te esqueces logo que mudas de direção é que o w10m também tem a opção de sideload passando por cima dos mecanismos de segurança. O único que não permite a não ser que tenhas uma licença de desenvolvimento de software (100 euros ano) é o iOS.

No Windows a MS ainda tentou uma esperteza que foi o Windows 10 S. Que para fazer side load de apps terias de pagar uma licença pro. Outro flop.

Mas este tema aborda uma questão de fundo. A pirataria. Porque é que a Google e a MS dotam os seus OS de mecanismos que permitem fazer sideload de forma tão simples, tão simples que até o leigo consegue fazer. Um dev percebo a necessidade,, um leigo, a única é mesmo usar software e serviços ilegalmente. O sucesso tanto do o Windows como o Android se deve em grande parte a um black market fértil que imprimiram uma cultura de consumo que levou a total letargia do ecossistema Windows. A coisa melhorou com a activação online mas ... O Android não está lá ainda devido ao efeito iOS. Este último o mercado habituado há reciprocidade que gera receitas que compensam o investimento para alargar o marketshare em outros OSs.

A epitome desta cultura pirata de consumo está em ti exemplificada. Nem 3 cervejas estás disposto a pagar (3 euros, pouco mais de viajem de ida e volta no comboio da linha) ao dev que fez e mantém uma app que usas todos os dias possivelmente. Achas-te no direito certo dessa forma de estar. Mas foram pessoas como tu que levaram também ao estado das coisas hoje ao nível de tech de consumo da MS (aparte da consultoria paga pelas empresas, ninguém lhe pega).

Repare-se, para a MS e em certa medida esta cultura anti transação / reciprocidade é vantajosa, permite a perpetuação de compra de licenças dos seu OS, com uma política não oficial aberta ao black market de software de terceiros.

É interessante que quando os se deu o êxodo do w10m para outras plataformas, termos com carga negativa como o “pay wall” começaram a surgir na imprensa. Quando do que se trata nada é mais que um princípio fundamental, o da reciprocidade.

Quem não a retribuir/contribuir para o desenvolvimento de software e serviços não deve sentir-se no direito de os usar.
 
Última edição:
Sobre o Vanced (e outros) finalmente alguém se digna a aflorar o principio do fim da história toda (tarde demais agora já sabia) que é preciso dar permissão a fontes desconhecidas. Ou seja abrir as portas dos fundos a um tipo de equipamento já de si bastante vulnerável. O mesmo é dizer que se a PalyStore e o seu playprotect já não são de fiar, andar com apk's e tretas do género nem pensar.
Eu é que me estou a rir por terem tentado, durante tanto tempo, fazer-me crer que era uma opção à altura do MyTube. Enfim, à falta de argumentos é o desespero. Também se percebe

Sempre foi dito aqui que o Vanced e o Newpipe eram instalados fora da store. Até já foi falado aqui que até precisas do nanoG para fazer login com o Vanced non-rooted.

Dar permissão a fontes desconhecidas não é o drama que estás a aqui a fazer, para alem de não ser uma setting permanente, podes activar para instalar o Vanced e desativar logo a seguir, diz um coisa num computador Windows 10 também não instalas apps fora da MS Store? Porque é que .apk's são treta mas .exe's e .msi's já não o são?

O devs do Vanced são conhecidos no XDA, o Newpipe têm o codigo fonte disponivel do site; ambos já foram inspecionados com traffic monitor para ver o que andam a fazer. Como dizia o outro "limpinho, limpinho, limpinho".

Desespero é agarrar-se a narrativas da treta para só para dizer que não há alternativas ao MyTube.

@Trance

Por amor de Deus Trance, falo da narrativas do @yahamia, mas dizer que sideload é feito para possibilitar pirataria é só das coisa mais absurdas que já foi dito aqui neste tópico. O company overloads agradecem essa tentativa.
 
De qualquer das formas, enquanto não sentir necessidade não penso entrar por esses caminhos.
No entanto parece-me que deverá haver uma pequena/grande diferença entre as opções de programador no w10m e o dar permissão a fontes desconhecidas no Android (a não ser que esteja a levar o português demasiado à letra)

Bom, só mais uma que me ficou atravessada aí para trás:
Agora o que eu não posso ignorar claramente é o facto da camera traseira sem muito boa em fotos diurnas
Qual é o problema nas fotos nocturnas?
y4m79zCzg6zbbOlKDc-mSaPgUC6I0X9AKiy3ZisH5wwQjH9L60W4SdXPjZb8Ll1WdHELxni04-Rh69tBOun_ruNcHxCLaDkC6aYxeHtHaxvoHu68zmZkA5OIwL9vfbQPdF4nI3pH_wEpFFLqzwSaoCJfv5ovpBMnfFxDJrDKrIFXdqYB6j7WOI6LyYtPz3jzMw_S2WblTtMrODq9TSwqe4gcQ
 
No entanto parece-me que deverá haver uma pequena/grande diferença entre as opções de programador no w10m e o dar permissão a fontes desconhecidas no Android (a não ser que esteja a levar o português demasiado à letra)

Estás a levar demasiado à letra, só te permite instalar apks (ou xaps no W10M) fora da store. De resto nada muda.
 
Por amor de Deus Trance, falo da narrativas do @yahamia, mas dizer que sideload é feito para possibilitar pirataria é só das coisa mais absurdas que já foi dito aqui neste tópico. O company overloads agradecem essa tentativa.

A minha narrativa nesta questão é incomparável à do @yamahia. Já ando nisto há mais de 3 décadas. É sim, realista!

Digo e repito. Sideload de apps para um leigo é apenas um meio de instalar software sem pagar. Há carradas de base de dados com apk. É só carregar no link e instalar. Há também lojas sofisticadas semelhantes à Google Play, que se instala por esta via em que tudo se obtém sem pagar, inclusivamente com updates automáticos e tudo. Nomeadamente para um uso mais técnico e científico.

Isto é a realidade!!!

Obviamente o sideload é importante e necessário para desenvolvimento de software. Apenas para isso. De resto, mesmo para empresariais, podem ser instaladas sem sideload usando mecanismos de MDM ou dentro de um programa empresarial certificado. Não precisam de sideload nestes moldes para nada.

Como a MS e a Google fazem é um mecanismo totalmente aberto, certamente não é por acaso!!!

Ultrapassado esta questão podemos é discutir se as politicas da gestão da “loja” são ou não monopolistas. Na minha opinião em determinados casos são porque não se tratam de lojas ditas normais. Neste sentido, %30 acho excessivo. Deveria ser um rate de no máximo 3 euros por compra. E ainda mais excessivo cobrar por bens digitais que não distribui, nomeadamente áudio e vídeo.

Eu vou te só perguntar, no teu Mac todas as aplicações que tens instaladas são da store?

O macOS e o Windows são dois sistemas operativos criados em outra era, com outros desafios tecnológicos e sociais. Nestes sistemas o conceito de sideload não existe. Portanto a questão levantada não se aplica, pese embora pareça. Creio que são SOs importantes não por isso mas por outras coisas.

Referia-me à nova geração de SOs.

Antes de perguntar convém pensar um bocado sobre a matéria em causa. A forma como foi feita a questão mais parece um “toma lá”. Assim a resposta é sobejamente fácil.
 
Última edição:
Aqui passaram pelo menos 4 anos a introduzir dados pessoais em apps de terceiros e isso nunca foi um problema... :-D

---

W10m não tem publicidade nas apps (não é exactamente verdade que depende das apps, é a manipulação "argumentativa" habitual) mas seguindo o raciocínio também não tem apps, não tem hardware, não tem userbase, não tem POIs, não tem contactos, não tem o mínimo interesse da Microsoft/developers/OEMs ou seja e resumindo, não tem nada daquilo que precisava para ser uma plataforma mobile relevante (mesmo que para isso fosse necessário ter publicidade). Ahh mas tem updates logo está vivo (deve ser como aquela lógica brilhante da tia de Cascais que estar vivo é o contrário de estar morto). :neutral:

Benção usar W10m no dia dia em 2019 como único smartphone no bolso? Cruzes credo, só se fosse masoquista ou simplesmente me quisesse limitar (não encontro lógica ou motivos para o fazer) a um "dumbphone" com uma excelente UI e boa camara que é aquilo que sinto cada vez que mexo na colecção... :D


---


Mais a sério, W10m tem coisas que sempre gostei (UI, camaras, Lumias by Nokia) apesar de todos os defeitos da plataforma mas por mais boa vontade que tivesse estar a usar isto em 2019 como smartphone principal seria estar a privar-me de demasiadas coisas que como consumidor/utilizador não estou disponível para tal nem acho que faça qualquer sentido fazê-lo.

6sqvz7cl.jpg

PJ7tzMAl.jpg
 
Mais a sério, W10m tem coisas que sempre gostei (UI, camaras, Lumias by Nokia) apesar de todos os defeitos da plataforma mas por mais boa vontade que tivesse estar a usar isto em 2019 como smartphone principal seria estar a privar-me de demasiadas coisas que como consumidor/utilizador não estou disponível para tal nem acho que faça qualquer sentido fazê-lo.

É um pouco isto.
Eu adorava o meu Lumia 930 por:
-Design Muito bom, bastante solido (uma colega de trabalho tem um 830, e aquela bosta cai-lhe do bolso todos os dias, ainda está intacto)
-Qualidade da cam e ficheiros raw
-UI

Depois havia :
-um ecrã AMOLED Com tons rosa.
-O problema muito conhecido dos micros
-WP10, piorou um pouco a qualidade das fotografias.

Em relação ads e tal, quando o restaurava, era muma loucura de apps que instalava que nunca ia usar

Agora, hoje em dia, existe melhor e que faça mais.
É pegar no exemplo da foto acima tirada a noite, onde dá para ver uma falta de detalhe, aquela parede que dá para ver que está demasiada exposta, noise. É uma foto que não é nada de especial.
Os Lumias até podem ter o hardware, no que toca a smartphones, o mais importante é o Software. Que é uma maneira de compensar os sensors
 
O macOS e o Windows são dois sistemas operativos criados em outra era, com outros desafios tecnológicos e sociais. Nestes sistemas o conceito de sideload não existe. Portanto a questão levantada não se aplica, pese embora pareça.

Referia-me à nova geração de SOs.

Não se aplica porque? Porque a Apple assim o ditou?

Grandes funcionalidades foram sido implementadas no SO mobile anos depois de andarem em FDroids e Cydias, como Dark Mode, f.lux, screen recorders, scrollable screenshots, tethering, VPNs, etc. etc.. Mesmo coisas pequenas como a nova volume hud, já existia antes em CFW. Isto só usando exemplos do iOS, que de Android teria muito mais pano para mangas.

Sendo o Android quase 80% do mercado, seria catastrófico não permitir sideload. Da mesma maneira que seria catastrófico ter de "pedir licença" à Microsoft nos anos 90 para fazer software para Windows.

Eu sinceramente não acredito que alguém com 3 décadas de informática ache positivo para a industria dar todo o controle de distribuição de aplicações à Apple/Google/Microsoft, excluindo os cenários internos de enterprise.
 
@Rseven

Um dia destes se calhar ainda reverto o Lumia 1020 para o WP8.1, isto claro se a Microsoft não descontinuar a possibilidade de o fazer... :-D


EDIT:


E de facto Lumias feitos pela Nokia é outra fruta, o Lumia 950 que arranjei entretanto só veio comprovar a ideia que já tinha antes.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo