Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Como de costume, vai falar muito, dizer pouco e acabar por fazer menos ainda...

O novo sistema. chamado Google Andromeda, será provavelmente transversal a todos os dispositivos. Não me admiraria que o futuro 8.0 já se chame Andromeda também no móvel.
 
Última edição:
A plataforma Win32 nunca foi adaptada ao mercado generalista. A proliferação de lojas de suporte/informática em todas as terriolas demonstra bem esse nível de inadequadação. Complexo, instável e confuso. O problema do Windows sempre foi esse.

Em vez de se ter recomeçado num clean slate adaptado ás realidades do mercado, andou-se revisão após revisão, versão após versão, ano após ano, a tentar tapar buracos sem realmente surtir resultados. Nesses anos enquanto a MS se preocupava em implementar transparências e novas cores na taskbar, o mercado continuava numa luta.

Até surgir a Google e resurgir a Apple, ambos com novas implementações, criadas de raiz com tudo o que o mercado pedia: UI altamente intuitivo, fácil de utilizar e simples de interagir. A MS continuou em denial até que viu que a manta de retalhos Win32 já não tinha mais por onde esticar... mas já era/é tarde demais.

O futuro do mercado doméstico é iOS, Android/ChromeOS, nos vais variados form factos. Windows, Linux, OSX estão reservados a nichos de entusiastas e profissionais/empresas. O mercado doméstico não precisa de acesso a uma suite full Photoshop. Precisa de algo simples, intuitivo e fácil.
o futuro até pode ser calculadoras de bolso mas se n o disser com bases ng vai acreditar em mim.
win32 pode ser tudo o q se quiser, desde o simples ao avançado. já o resto...
n existe nada mais adaptado q a plataforma win32 e as lojas existem pk o hw precisa de ser vendido, n sei o q tem a ver com inadequação mas pronto...
o touch já existia bem antes da google nascer e do iphone ter sido "inventado" e o win32 pode ir dos terminais POS (touch, focados e simplificados) até ás powerstatios para jogos ao nível da ultima PS/xbox ou para trabalhos do mais pesado q há sem esquecer os media centers.
se isto n é ser adaptado á realidade do mercado então n sei o q é nem sei como é q no meio de tanta lojeca e empresa de informática ng criaria um produto ou sw para satisfazer essa dita necessidade de mercado e meter umas fortunas no bolso á conta disso.
 
Como de costume, vai falar muito, dizer pouco e acabar por fazer menos ainda...

O novo sistema. chamado Google Andromeda, será provavelmente transversal a todos os dispositivos. Não me admiraria que o futuro 8.0 já se chame Andromeda também no móvel.


Não me admirava nada que Android e Andromeda continuassem a coexistir por alguns anos.
Supostamente a Google vai ter agora os Pixel, mas ao que parece a brand Nexus não parece que vá morrer.
 
A Brand já mudou, em 2016 não haverá nenhum dispositivo chamado Nexus, apenas Pixel, Pixel XL e o portátil Pixel 3
 
Última edição:
Pois não, mas quando não há vendas, a oferta desaparece, como aconteceu com o Windows phone. E aqui a oferta tem aumentado, portanto diria que não deve estar assim tão mau.


Mas porque?


Mais uma vez, Android Wear, Auto, TV são bastante fechados. E é preferível que seja mais Android que Chrome OS.
O Android é um SO muito mais completo que o Chrome OS (filosofias diferentes).



Se ele ainda não foi anunciado, é difícil dizer o que oferece que o Windows não.

Mas uma vantagem tem já de certeza: é grátis.


PS: Eu não estou a dizer que vai ou não vai ter sucesso. Só acho que "desprezar" o potencial sucesso do Android em PC's é algo errado.

O linux é gratis e não é por isso que passou a ser líder no mercado consumidor ( servidores é outra historia completamente diferente) :)

Sabes que existem apps que o interface esta tão pensado em ser usado em touch que para o modificar implica um reformulação enorme, e isso implica tempo gasto nisso ..

Não estou propriamente a desprezar, mas como o mercado está, isso tudo conta..
O mercado esta saturado com milhares de soluções, e para vingar tem que oferecer algo mesmo muito diferente..
Eles podem conquistar uma cota de mercado, mas daí a dominar vai um longo caminho.. E não podemos esquecer se isso acontecer, a microsoft que tem no mercado desktop o seu ultimo reduto ( ja que o mercado mobile é o que se vê, um nada gigante) ia mostrar definitivamente o seu peso..
 
O Windows já está muito enraizado, são já decadas de mercado, mas não vejo como impossível a perda de uma fatia substancial de mercado nos fixos (de 20 a 30% nos próximos 5 a 10 anos), basta para isso a Google (neste caso) investir fortemente em suporte às melhores API para seduzir os devs de jogos de topo, e isso já fez com o Vulkan, não cobrar taxas para desenvolver para o sistema, que é uma das maiores queixas que se faz ao Windows (o custo de licenciamento), e tentar conquistar a sua fatia inicial no mercado de consumidores mais jovens e ignorar inicialmente o mercado profissional.
Dinamizando claro está alguma interconectividade com os 85% de dispositivos móveis no mercado que usam Android.

Quanto a outros players, a Apple sempre jogou no lado oposto da barricada, ignorou o suporte, API's e apelo a jogos, e investiu tudo no mercado profissional, que provavelmente domina nos ramos do audiovisual e mesmo noutros.

O Linux, nunca foi de uma empresa, nunca teve nenhum nome a puxar por ele, foi sempre algo "grátis", aberto, cheio de distros e opções, mas sem estratégia unica definida, o que o condenou sempre a ser aquilo que é!
 
O linux é gratis e não é por isso que passou a ser líder no mercado consumidor ( servidores é outra historia completamente diferente) :)
Mas o Linux nunca teve nem a quantidade de apps, nem a importância, nem a segunda empresa mais valiosa do mundo por trás como o Android tem. É muito diferente.

Sabes que existem apps que o interface esta tão pensado em ser usado em touch que para o modificar implica um reformulação enorme, e isso implica tempo gasto nisso ..
Tipo... Windows apps, é a mesma história.

A Brand já mudou, em 2016 não haverá nenhum dispositivo chamado Nexus, apenas Pixel, Pixel XL e o portátil Pixel 3
E a Google vai vender os Pixel como Google devices. Uma importante mudança na estratégia.
A Google vai concorrer com as outras OEMs.

Diferente da estratégia que a Microsoft aparenta estar a tomar agora.

--

Alguns artigos:

Disney, Microsoft among possible Twitter suitors: reports
http://www.reuters.com/article/us-twitter-m-a-walt-disney-idUSKCN11W29I

Microsoft CEO Satya Nadella on how AI will transform his company

https://techcrunch.com/2016/09/26/microsoft-ceo-satya-nadella-on-how-ai-will-transform-his-company/

Deezer: The challenges behind releasing our Windows 10 Universal app
https://deezer.io/the-challenges-be...dows-10-universal-app-5d743c5b856d#.d1llzjw7d
 
Última edição:
Só tenho a dizer que esta aparente estratégia da google muito provavelmente terá um resultado como o da microsoft vom o mobile... coisas giras, com potencial, mas sem grande aceitação do público em geral. E depois, cada qual fica no seu galho: MS nos pcs... Google nos smartphones....
 
Mas o Linux nunca teve nem a quantidade de apps, nem a importância, nem a segunda empresa mais valiosa do mundo por trás como o Android tem. É muito diferente.


Tipo... Windows apps, é a mesma história.


E a Google vai vender os Pixel como Google devices. Uma importante mudança na estratégia.
A Google vai concorrer com as outras OEMs.

Diferente da estratégia que a Microsoft aparenta estar a tomar agora.

--

Alguns artigos:

Disney, Microsoft among possible Twitter suitors: reports
http://www.reuters.com/article/us-twitter-m-a-walt-disney-idUSKCN11W29I

Microsoft CEO Satya Nadella on how AI will transform his company

https://techcrunch.com/2016/09/26/microsoft-ceo-satya-nadella-on-how-ai-will-transform-his-company/

Deezer: The challenges behind releasing our Windows 10 Universal app
https://deezer.io/the-challenges-be...dows-10-universal-app-5d743c5b856d#.d1llzjw7d

Sim tipo as apps Windows.. Que esta a correr lindamente não esta? :D

O android ganhou o que ganhou não por ser bom, não por ter a google por detrás, mas sim porque na altura não havia alternativa ao IOS.. Ponto..
Neste momento esta onde esta porque tem imensas apps e mercado conquistado quando nao havia concorrência para o que fazia..

Acredito que eles vão vender bastantes chormebooks, mas nunca ao nível que seja ameaça para alguém.. A não ser que a microsoft faça a cagada do século, o que também não é de admirar visto o seu percurso recente com o Windows Phone / wm10
 
Se nao fossem os constantes resets ao WP, acredito que a historia seria outra. Quando o WP apareceu foi uma lufada de ar fresco, eram tempos em que o nome bugdroid era justificado.
 
Última edição:
nada justifica o nome bugdroid. qualquer SO tem bugs, sobretudo após implementações de novas features (proporcional á quantidade das mesmas). chato é qd as operadoras impedem as atualizações para as correções dos mesmos, mas isso são outras conversas.
 
Esse Nadella nao sabe o que quer... agora é a AI que vai mudar a empresa...

Como assim, agora? Cloud computing, bots, Cortana everywhere. Todos os últimos desenvolvimentos da MS em termos de software dependem de AI. Amazon, google, anda tudo a apostar nisso.
Tu viste a build deste ano? Não pararam de falar de AI.
 
Microsoft ignite é para IT professionals, é normal que não se apresente coisas para o utilizador geral.

O que pode acontecer é as empresas usarem isto para melhorar os seus produtos.
 
Mercado doméstico? Para as grandes empresas representa sacar o máximo de dados telemétricos e de comportamento online de cada um.
Aí a AI entra para te conseguir mostrar o que procuras online e exibir-te o máximo de publicidade possível dentro de áreas que gostes.

Provavelmente as grande empresas de informática têm mais informação sobre ti do que os serviços secretos.

Informação = dinheiro.
 
o futuro até pode ser calculadoras de bolso mas se n o disser com bases ng vai acreditar em mim.
win32 pode ser tudo o q se quiser, desde o simples ao avançado. já o resto...
n existe nada mais adaptado q a plataforma win32 e as lojas existem pk o hw precisa de ser vendido, n sei o q tem a ver com inadequação mas pronto...
o touch já existia bem antes da google nascer e do iphone ter sido "inventado" e o win32 pode ir dos terminais POS (touch, focados e simplificados) até ás powerstatios para jogos ao nível da ultima PS/xbox ou para trabalhos do mais pesado q há sem esquecer os media centers.
se isto n é ser adaptado á realidade do mercado então n sei o q é nem sei como é q no meio de tanta lojeca e empresa de informática ng criaria um produto ou sw para satisfazer essa dita necessidade de mercado e meter umas fortunas no bolso á conta disso.

Mas ainda há duvidas que o Win32 não tem futuro no mercado doméstico? Que o Windows desktop como plataforma doméstica é um autêntico dinossauro por muito dumb proof que o tentem martelar? O próprio êxito do Android/iOS não se deve unicamente à plataforma móvel que é, mas pela alternativa que representou e representa face à tradicional produtividade.

Ainda para mais à medida que as gerações que nasceram na ultima década vão tomando cada vez mais conta do mercado, gerações que não cresceram unicamente à volta do PC como equipamento de consumo de informação por excelência.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo