Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
n percebi. se o tablet tem um processador de pc já pode correr full windows e se o tlm tb conseguir, n é preciso incorporar em nada, digo eu...
só se for para substituir a dock.

Tal como é explicado no vídeo, o Windows corre em ARM através de emuladores. Para teres algo mais potente, terias de ter hardware mais completo no tablet, para não precisares de recorrer à emulação. Eu não estava a falar de um tablet e de um telemóvel em separado. Estava a falar de um telemóvel e uma "carcaça" de um tablet com uma slot para pôr o telemóvel e usares como tablet.
 
Estou neste momento a dar uma formação de Xamarin e surgiu naturalmente o rebaixamento da plataforma e das UWPs. Estou no meio de 25 Developers e continua a existir o estigma que UWP é para W10M apenas e/ou foi criado apenas com esse intuito. Tendo este exemplo em conta (facilmente generalizável) e com o MarketShare a descer o resultado parece-me cada vez mais óbvio.

Mas o que afasta os Devs de uma linguagem que dizes que e mais simplificada e facilitada?
Nao seria suposto os Devs comecarem a ver as vantagens?
Os devs querem mas as chefias e clientes nao?

Penso que todos querem a vida facilitada.
 
Última edição:
ah ok pra teres mais potencia nas apps do tlm.
as possibilidades são imensas.
estou curioso para saber se a MS tem mais alguma ideia para novo hw WoARM...
 
https://mspoweruser.com/see-full-specs-fujitsu-arrows-tab-v-567-p-6-inch-windows-10-pro-tablet/

Este deve ser o tablet mais parecido a um smartphone que vi, 6" mas é pratico usar isto com este UI normal do windows?

ARROWS-Tab-V-567-P-1_zpskroxnsjd.jpg


Puxa vai ser um sucesso de vendas... e usa um CPU x86-64, imaginemos se recorresse a emuladores.
 
Mas o que afasta os Devs de uma linguagem que dizes que e mais simplificada e facilitada?
Nao seria suposto os Devs comecarem a ver as vantagens?
Os devs querem mas as chefias e clientes nao?

Penso que todos querem a vida facilitada.

Sinceramente não sei. Sempre achei que o UWP tinha tudo para singrar mas a verdade é bem diferente. Algumas das razões podem passar por:

- Ideia errada que UWP é destinado para W10M;
- Falta de "cultura" de Apps em Desktop (onde o Windows é mais forte);
- O mercado estar formatado para iOS e Android e não querer mais nenhum Player (uma pescadinha de rabo na boca;
- As UWP estarem "presas" ao Core do W10 (W7 e W8 ficarem de fora) o que torna o WPF e afins mais abrangentes;
- Preconceitos para com o UWP (achar que a distribuição só pode ser feita pela Store é uma mentira assumida como verdade);
- Ideia que uma UWP não pode ser séria num ambiente Desktop (outro preconceito falso - uma App é aquilo que façam dela);
- Microsoft a não fazer mais UWPs demonstrando aos outros o caminho a seguir;
- Problemas de comunicação (embora eu achar que para quem desenvolve a mensagem foi mais que passada e só não ouviu quem não quis);
- Um Dev ter um produto mais que estabelecido no mercado Desktop que não justifique uma reconstrução em formato UWP;
- (...) ?!

São apenas ideias soltas, pois eu próprio contava com outra adesão ... mas erradamente continua-se a esquecer que UWPs -> Core Windows 10 ignorando um mercado enorme. Não faço a mínima ideia do que pode a MS fazer para atrair Devs.

"Ah e tal o Device corre exe's ...", sim, é giro, mas isso não valerá de nada se a UX não for adequada ao Form Factor e forma de Input que o utilizador se encontra a utilizar.

Eu nas Apps pessoais em que ando a desenvolver no raro tempo que tenho disponível irei suportar Desktop (e Tablets), Mobile e ainda Xbox. O esforço além de ser pequeno (ou inexistente em alguns casos) é uma forma de capitalizar a App e aproveitar tudo aquilo que a plataforma nos dá (isto não invalidando que há Apps que pura e simplesmente não se justificam em alguns cenários, sempre reconheci isso).

---------------------------------

Um pouco OffTopic e agarrando numa ideia que foi aqui falada (nesta secção da Zwame) e que por acaso também já a tinha tido, poderia criar um tópico focado em explicar de forma completamente informal como desenvolver uma App UWP. O VS 2015 Community é Free, qualquer um pode fazer umas brincadeiras com aquilo ...
 
Quando disse mais parecido, foi somente pelas polegadas, nada mais. Essa beleza ai em cima pelo que dizem nos comentarios vai custar a modica quantia de $1350.... Baratuxo portanto!!
 
Se fizeres um desses teus projectos pessoais em UWP isso corre no Windows 7?
Develop apps for the Universal Windows Platform (UWP)
Visual Studio 2015


indows 8.1 and Windows 7 support

If you choose to develop Universal Windows apps with Visual Studio 2015 on a platform other than Windows 10, these are the restrictions:

  • Windows 8.1: You can’t run the app locally (only on a remote Windows 10 device). You can use the emulators in Visual Studio, but not the simulator.

  • Windows 7: You can’t run the app locally (only on a remote Windows 10 device). You can’t use the emulators or the simulator in Visual Studio either.
You can only use the XAML designer if your development platform is Windows 10.
 
Um pouco OffTopic e agarrando numa ideia que foi aqui falada (nesta secção da Zwame) e que por acaso também já a tinha tido, poderia criar um tópico focado em explicar de forma completamente informal como desenvolver uma App UWP. O VS 2015 Community é Free, qualquer um pode fazer umas brincadeiras com aquilo ...

Concordo! Apoio esta ideia ;)
 
Develop apps for the Universal Windows Platform (UWP)
Visual Studio 2015


indows 8.1 and Windows 7 support

If you choose to develop Universal Windows apps with Visual Studio 2015 on a platform other than Windows 10, these are the restrictions:

  • Windows 8.1: You can’t run the app locally (only on a remote Windows 10 device). You can use the emulators in Visual Studio, but not the simulator.

  • Windows 7: You can’t run the app locally (only on a remote Windows 10 device). You can’t use the emulators or the simulator in Visual Studio either.
You can only use the XAML designer if your development platform is Windows 10.
isso é para desenvolver. ele está a dizer funcionarem.
 
5 minutos no Google e não consigo encontrar info de apps UWP que funcionem em W7.


If you choose to develop Universal Windows apps with Visual Studio 2015 on a platform other than Windows 10, these are the restrictions:

  • Windows 8.1: You can’t run the app locally (only on a remote Windows 10 device). You can use the emulators in Visual Studio, but not the simulator.

  • Windows 7: You can’t run the app locally (only on a remote Windows 10 device). You can’t use the emulators or the simulator in Visual Studio either.
Windows 7: You can’t run the app locally

Pelo o meu entender refere-se a app que o dev irá desenvolver.
 
Após 1 ano, de ter vendido o meu HTC 8X (bons velhos tempos @Bzaina) e consequentemente, ter comprado um iPhone, confesso que sinto um bocadinho saudades do Windows Mobile (até porque também comprei um PC Windows 10).

Porém, não existe nada em HW que me atrai, nem mesmo o 950 (só mesmo o 930).
Serà que a MS lançarà algo até finais de 2017 ou até mesmo inicios de 2018?

Sei que o futuro da divisão movél da Microsoft é incerto e estarà na corda bamba mas mesmo assim poderei dar oportunidade.

Certamente que em 2018 irei mudar de smartphone mas até là ando a avaliar o mercado dos 3 grandes.
 
Se fizeres um desses teus projectos pessoais em UWP isso corre no Windows 7?

A resposta estava de certa forma na minha lista de suposições para o insucesso do UWP:

As UWP estarem "presas" ao Core do W10 (W7 e W8 ficarem de fora) o que torna o WPF e afins mais abrangentes;

Infelizmente existe esse TradeOff com as UWP. Estas apenas correm no Core do Windows 10 (W10, W10M, Xbox, Hololens, Surface Hub e W10 iOT). Os Windows anteriores, que ainda possuem uma fatia significativa do mercado, ficam de fora.

Dependendo da forma como o projecto está desenvolvido e organizado é possível aproveitar imenso código entre uma versão *.exe e *.appx (por exemplo ter toda a parte do negócio e comunicação com os serviços num projecto à parte dentro da solução), mas o cliente (a parte visual do Software que apresenta os dados presentes nos modelos de dados e afins) teria que ser sempre refeito.

Eu vivo bem com isso nos meus projectos (até porque considero as vantagens bem superiores à única desvantagem que encontro: a retro-compatibilidade), mas aceito que seja naturalmente um argumento de peso para Empresas de Software mais profissional. Contudo, é preciso referir que a larga maioria das Apps ausentes dos Smartphones com WP8/W10M são de carisma casual e de entretenimento.

n viste o meu post? adaptive shell ma friend :)

Vi, e por muito bem vindo que seja essa abordagem (aquela que sempre defendi e sonhei quando se ouviu falar do conceito do OneCore) é como disse antes ...

Meter um *.exe a correr nos nossos Smartphones é giro (muito bom até), mas vai contra aquilo que em parte fez o iPhone revolucionar o mercado: uma experiência de UX fácil e adaptada ao Device. Dar o suporte aos *.exe apenas iria resultar em imensas situações como tentar mexer em muito Software no Surface com o Touch: mais frustração que benefício.

Depois, ou fornecem aos *.exe as valências das UWPs (tornar o Desktop Bridge obrigatório para o uso em Smartphone) ou então teremos Devices com poder de processamento mais limitado a ter que lidar com alterações do registo do Windows, criação de "lixo" em várias directorias, etc.
 
Última edição:
Pois, como sabes em termos empresariais "ninguém" usa W10. É como o XP, é até cair pro lado. Ninguém quer saber de visões, uniformidades e afins. Enquanto funcionar não mexe.

Em PCs atribuídos usei o W2000, o XP e o 7. Todos largos anos depois das versões base. O XP só usei já depois do SP2 e o 7 já o 10 estava para sair.
 
eh pah, os devs ganham bem!! oh wait...
Após 1 ano, de ter vendido o meu HTC 8X (bons velhos tempos @Bzaina) e consequentemente, ter comprado um iPhone, confesso que sinto um bocadinho saudades do Windows Mobile (até porque também comprei um PC Windows 10).

Porém, não existe nada em HW que me atrai, nem mesmo o 950 (só mesmo o 930).
Serà que a MS lançarà algo até finais de 2017 ou até mesmo inicios de 2018?

Sei que o futuro da divisão movél da Microsoft é incerto e estarà na corda bamba mas mesmo assim poderei dar oportunidade.

Certamente que em 2018 irei mudar de smartphone mas até là ando a avaliar o mercado dos 3 grandes.
provavelmente já saberás algo sobre o afamado surface phone (q terá outro nome de certeza) até lá o q haverá é algumas OEMs como a hp e a Alcatel a vender o seu hw.
já viste os 950 com capas da mozo?
Meter um *.exe a correr nos nossos Smartphones é giro (muito bom até), mas vai contra aquilo que em parte fez o iPhone revolucionar o mercado: uma experiência de UX fácil e adaptada ao Device. Dar o suporte aos *.exe apenas iria resultar em imensas situações como tentar mexer em muito Software no Surface com o Touch: mais frustração que benefício.
se alguém fizer um exe a pensar nos tlm duvido q n façam botões grandes para se carregar bem :)
Depois, ou fornecem aos *.exe as valências das UWPs (tornar o Desktop Bridge obrigatório para o uso em Smartphone) ou então teremos Devices com poder de processamento mais limitado a ter que lidar com alterações do registo do Windows, criação de "lixo" em várias directorias, etc.
mas isso é a parte tóxica q vem com a mais valia de correr exes. a minha esperança é q ao menos corram em containers. de resto, vou ter de fazer como no pc: primeiro procuro uma app UWP, depois um exe portable. faz-se o q se pode...
 
Pois, como sabes em termos empresariais "ninguém" usa W10. É como o XP, é até cair pro lado. Ninguém quer saber de visões, uniformidades e afins. Enquanto funcionar não mexe.

Em PCs atribuídos usei o W2000, o XP e o 7. Todos largos anos depois das versões base. O XP só usei já depois do SP2 e o 7 já o 10 estava para sair.

Pois ...

Aqui na empresa é mais ou menos o mesmo. Só a equipa de Windows (que trabalha na UWP que temos) tem W10 por natural necessidade.

Mas, tal como disse antes, as Apps ausentes do sistema são na sua maioria de cariz não-profissional ... ou seja, não é esse mercado a ditar a não adopção às UWPs.

se alguém fizer um exe a pensar nos tlm duvido q n façam botões grandes para se carregar bem :)

mas isso é a parte tóxica q vem com a mais valia de correr exes. a minha esperança é q ao menos corram em containers. de resto, vou ter de fazer como no pc: primeiro procuro uma app UWP, depois um exe portable. faz-se o q se pode...

Dois pequenos pontos relativamente ao primeiro parágrafo:

- Não comparemos o trabalho que é adicionar o suporte a um Form Factor menor numa WPF que numa UWP;
- Que empresas com Software no formato clássico (*.exe) se vai dar a esse trabalho para suportar um nicho?!

Quanto ao segundo parágrafo, era exactamente disso que falava, Desktop Bridge para correr em Containers ... correr como as típicas *.exe acho que dará em porcaria num Device que se quer com uma utilização assente no "imediatismo".
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo