Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
@LSDigita

Eu não estou a culpar a MS pelo sucesso das outras, aquilo que digo é que as outras foram mais capazes do que a MS.
De resto numa "guerra" há batalhas vencidas e outras perdidas, faz parte, pelo haverá sempre coisas a ficar pelo caminho.
 
Mas diz-me uma coisa, @LSDigital, tu acreditas que alguém que neste momento está na concorrência, vai largar o seu investimento e serviços, para mudar para W10M? Mesmo que eventualmente apareça suporte para aplicações x86-64, será isso o que realmente as massas desejam? Ou é um mero capricho de um nicho especifico? É que o desktop como plataforma de acesso à informação está a morrer. Só irá piorar com o surgimento das próximas gerações, habituadas a outros sistemas. Sim a MS tem capacidade para muito melhor, mas a Google e Apple também. Já se provou que o mercado não tem desejo/espaço para tantos players, o que será da MS no consumer market? Quando a mesma deteriora os seus serviços, precisamente no momento de queda da sua user base. Quando outros concorrentes com uma enorme base de suporte continuam a melhorar galopantemente e a mostrar uma robustez de serviços sólida e de confiança? Não é para a vida, mas pelo andar da carruagem a MS não estará contemplada como uma das opções a ter em conta...
eu estou a falar no futuro, tu estás a falar no momento. no momento atual as coisas são obvias mas se n acreditamos no futuro o q andamos aqui a fazer?
n me compete a mim saber o q as pessoas desejam ou n. para isso servem os milhões investidos nas cabeças q trabalham ou venham a trabalhar na Ms.
a MS n tem nenhuma user base a cair mas sim a aumentar com cada novo utilizador q consegue retirar á google. a sua user base pode até ter comprado um android mas se n usar os serviços da google ela n ganha nada com isso. além de q a MS fica a ganhar 2x: nos serviços e nas patentes.
@LSDigita

Eu não estou a culpar a MS pelo sucesso das outras, aquilo que digo é que as outras foram mais capazes do que a MS.
De resto numa "guerra" há batalhas vencidas e outras perdidas, faz parte, pelo haverá sempre coisas a ficar pelo caminho.
eu n falo de ti mas sim desses "ressentidos".
 
Eu acho que a pior coisa que eles fizeram foi mesmo o retrenchment: simplesmente deixaram de haver novos dispositivos, e quando estes chegam ao fim de vida, o que fazem as pessoas? A bem ou a mal têm que migrar para outros sistemas. Mas o pior de tudo foi que comprometeram as UWP do Windows 10: é que as apps não vão do PC/tablet para os smartphones, mas sim o contrário. A Microsoft até nem podia estar a ganhar dinheiro com a linha Lumia (e não estava), mas ao menos tinha uma userbase com pelo menos 5% do mercado mundial (em alguns países, até era mais de 10%), e se a matemática não me falha, 5 > 0.3 :D Aliás, a Microsoft devia ter apostado tudo em países onde o Windows phone tinha uma boa presença, e não se basear tanto pelo mercado americano, onde o Windows phone nunca teve grande adesão.
 
eu estou a falar no futuro, tu estás a falar no momento. no momento atual as coisas são obvias mas se n acreditamos no futuro o q andamos aqui a fazer?

Falei no momento e no futuro, para não me repetir:
(...)Mesmo que eventualmente apareça suporte para aplicações x86-64, será isso o que realmente as massas desejam? Ou é um mero capricho de um nicho especifico? É que o desktop como plataforma de acesso à informação está a morrer. Só irá piorar com o surgimento das próximas gerações, habituadas a outros sistemas.(...)
___________________________________________

n me compete a mim saber o q as pessoas desejam ou n. para isso servem os milhões investidos nas cabeças q trabalham ou venham a trabalhar na Ms.

Parece-te que eles(MS) estão no bom caminho quanto a esse facto?

a MS n tem nenhuma user base a cair mas sim a aumentar com cada novo utilizador q consegue retirar á google.

Explica-me como, porque ter as aplicações pré-instaladas não garante subscrições. Com os pujantes 5GB no OneDrive? E mesmo com os 100GB da praxe com a duração de um ano que regularmente oferecem em determinados dispositivos Android, será que chega para demover as pessoas a longo termo? Quando a Google oferece serviços largamente vantajosos(Photos)? Office 365(com subscrição)? Quando a Apple oferece a sua suite iWork+iMovies+GarageBand(pré-instalada) bem como a Google(também pré-instalada), ambas multiplataforma via web e sem quaisquer custos directos.

a MS fica a ganhar 2x: nos serviços e nas patentes.

Já não é a primeira vez de vejo aqui referirem as patentes... mas pelos vistos esquecem-se que as patentes não têm durabilidade eterna. Na Europa e US por exemplo, podem vigorar entre 10 a 20 anos, após qual extinguem-se. Portanto não é fonte eterna de rendimento e a MS não pode pensar só em colher daí frutos eternamente.[/QUOTE]
 
Estarem a falar se as pessoas mudam ou não, eu que já tive contacto com clientes da concorrência, sei que sim, as pessoas mudam.

Existem imensos tipos de consumidores, e basta o smartphone fazer o que eles querem e não precisam de mais, tanto pode ser um de 100€, como um de 700€.

Existem consumidores que só querem o telemóvel para chamadas, outros para Mensagens ou Whatsapp, outros para tirar fotos. Depois existem aqueles que vêem filmes no telemóvel, jogam, trabalham, partilham a vida toda, etc.

Tantos tipos... A maior parte deles segue apenas uma coisa, a tendência! É "cool" ter iPhone ou um Galaxy. É "smart" ter um 1+1 ou um Xiaomi ou lá outra marca mais barata com specs de todo.

Por isso a MS tem de encontrar uma tendência que possa explorar. O Surface é o "style" dos PC's :p

Deixa ver se percebi...

O primeiro tipo de users que referes é aquele que se contenta com qualquer dumbphone ou mesmo um smartphone básico.

O segundo tipo de users que referes é aquele que usa parcialmente ou completamente as funcionalidades multimédia e de comunicação web, e como tal precisa das apps da moda para comunicar, aplicar os filtros nas fotos, jogar e partilhar.

O terceiro tipo de users que referes é aquele que segue a tendência, o culto das marcas, gosta do status e sente-se feliz com a ostentação de algo mesmo que desnecessário.

O segundo tipo será difícil de captar pela ausência de uma ideia pré-estabelecida de que Windows Mobile = apps e multimédia. O terceiro precisa de uma marca com status pré-definido e reconhecido amplamente como gama alta do mercado, coisa que a MS nunca foi. Resta o primeiro tipo, que tanto compra um Android, um iOS ou WM, e que está exposto ao que o mercado tem mais à mão de semear(se na f n a c existem 10 OEMs Android, face a 1 da Apple ou MS, as probabilidades tendem largamente para um Android). Quer-me parecer que a MS não tem cabimento neste mercado, exceptuando um nicho de users budget(que está a acabar com a saída da MS do low-end) e fãs da marca/geeks.
 
Existem consumidores que só querem o telemóvel para chamadas, outros para Mensagens ou Whatsapp, outros para tirar fotos. Depois existem aqueles que vêem filmes no telemóvel, jogam, trabalham, partilham a vida toda, etc.

Tantos tipos... A maior parte deles segue apenas uma coisa, a tendência! É "cool" ter iPhone ou um Galaxy. É "smart" ter um 1+1 ou um Xiaomi ou lá outra marca mais barata com specs de todo.

E se repararem bem qq wp faz isso tudo e mais umas botas melhor que a maioria. E acho muito mais "cool"ter um wp do que o iphone ou um Android. O único problema sério que estou aqui a ver é a falta de oferta de dispositivos. Por mim até podiam continuar a ser os mesmos que já conhecemos. Funcionam todos muito bem e chegam bem para as "encomendas" a rolar n'outras plataformas.
 
A Microsoft até nem podia estar a ganhar dinheiro com a linha Lumia (e não estava), mas ao menos tinha uma userbase com pelo menos 5% do mercado mundial (em alguns países, até era mais de 10%)
correcção: a nokia tinha, a MS nunca teve.
Parece-te que eles(MS) estão no bom caminho quanto a esse facto?

sei lá... eles é q sabem. afinal de contas o q eu sei sobre o futuro deles é <1% de tudo o q eles sabem.
Explica-me como, porque ter as aplicações pré-instaladas não garante subscrições.

pois não. mas pelo menos tenta-se. por isso eu disse, se conseguirem um é menos um q a google tem.
Na Europa e US por exemplo, podem vigorar entre 10 a 20 anos, após qual extinguem-se

isso já n sei. só sei q as patentes "normais" perdem validade 70 anos depois da morte do seu autor. se as tecnológicas são diferentes, deve ser por alguma razão. neste momento tb duvido q ainda se usem patentes com 20 anos...
O segundo tipo será difícil de captar pela ausência de uma ideia pré-estabelecida de que Windows Mobile = apps e multimédia. O terceiro precisa de uma marca com status pré-definido e reconhecido amplamente como gama alta do mercado, coisa que a MS nunca foi.
é por isso q se diz q a Ms tem trabalho a fazer, n?
 
Sim, existe sempre quem fique pelo caminho como o Zune ou o Kin por exemplo. :-D

O mérito da concorrência é óbvio (embora aqui tenha sido difícil de o admitir) mas pode-se e deve-se perfeitamente apontar o dedo ao que a Microsoft tem feito de mal no mobile que aí a culpa é toda deles.

Mas agora como a plataforma e hardware com W10m deu em quase nada, baixa-se a fasquia e já se fala nos € dos que em Android usam os serviços Microsoft ou dos € à pala das patentes, pois lamento ser mais exigente mas estou-me a borrifar para essa vertente da guerra e queria mesmo era um rumo definido que passasse por hardware com W10m, é que Android com apps Microsoft já eu tenho há 6 anos. :rolleyes:
 
Audigy eu não tentei falar de tipo nenhum. Quis apenas dizer que os utilizadores seguem tendências, e a tendência atual, seja pelos consumidores ou vendedores é iPhones, Samsumgs, Xiaomis, Huawei, etc...

Tens pessoas que pagam 700€ por um telemóvel para fazer chamadas, simplesmente porque o filho, vizinho, etc. recomendou... Depois lá tiram uma foto de vez em quando para justificar o valor.

Eu tenho um conhecido que comprou um MacBook e depois veio-me perguntar se fez boa compra e para eu ajudar a configurar, porque nem sabia o que aquilo era.

As pessoas seguem a tendência e não a utilidade das coisas...

É verdade que a falta de dispositivos não ajuda a criar tendência nenhuma... Aqui estou eu a querer comprar um Lumia dual sim para trabalho e não há... Enfim...

Anw... Eu não troco o Windows Phone, bem sei que os outros tem mais apps, etc, mas o Windows Phone tem tudo o que quero e acima de tudo, da forma que eu gosto! :)
Eu não diria melhor. A realidade é mesmo essa!. Mas a tendência agora é o sanxungas s8:snatal:
 
Parecem baratas tontas á procura de justificar o injustificavel, sempre a procura de uma escapatoria.

Por muito que digam, pouco nos interessa o dinheiro que a MS faz ou nao com patentes..

Aqui existe uma realidade palpável e factual de que a plataforma mobile esta a morrer por culpa da MS, todos lembram-se das patentes e do dinheiro dos servicos, mas curiosamente ninguem fala do dinheiro investido pelo cliente em HW mobile e recebe um suporte e respeito miseravel.
 
Parecem baratas tontas á procura de justificar o injustificavel, sempre a procura de uma escapatoria.

Não percebi.
Isso é referente aos users que andam sempre À procura de justificação para a falta de updates, apps, sensor de impressão digital, smartphones etc.
Ou referente à Microsoft ?
 
Parecem baratas tontas á procura de justificar o injustificavel, sempre a procura de uma escapatoria.

Por muito que digam, pouco nos interessa o dinheiro que a MS faz ou nao com patentes..

Aqui existe uma realidade palpável e factual de que a plataforma mobile esta a morrer por culpa da MS, todos lembram-se das patentes e do dinheiro dos servicos, mas curiosamente ninguem fala do dinheiro investido pelo cliente em HW mobile e recebe um suporte e respeito miseravel.
se achas q é injustificável a MS ter os seus serviços na concorrência é a tua opinião. agora, n te fica nada bem é n respeitares a opinião dos outros.
e a ti o q te interessa o € q os clientes dela investem? ou estás a ter pena de mim por ter gasto mais de 300€ no meu XL? q eu saiba ainda tomo as minhas atitudes de forma consciente e racional, além do mais estou mais do q satisfeito com o q tenho portanto seria ridículo se alguém tivesse pena de mim por ter feito aquilo q queria.
claro q so posso falar por mim e se alguém comprou lumia sem saber o q estava a fazer, aí já n digo nada... cada um sabe de si e dos seus atos.
 
Calma pessoal ;)

Sei que muitos acham uma argumentação algo exagerada e até um género de profecia da desgraça, mas acreditem que é hoje que se semeia as colheitas de amanha, e aquilo que a Microsoft tem feito hoje é preocupante para o seu futuro e consequentemente para quem efectivamente usa e gosta dos seus produtos (para não falar do quanto é importante para a indústria ter mais um Player).

Temos que ter noção daquilo que nos rodeia. Parem e pensem no que as futuras gerações usam como Software (SOs e aplicações), com que Software elas crescem. Fazendo uma pequena reflexão por aquilo a que assisto com estranhos e com familiares mais novos reparo no seguinte:

- Não existe "Start Menu", existe "App Drawer";
- Não existem "Themes", existem "Launchers" e "IconPacks";
- Não existem *.msi, *.exe, existem *apk;
- Não existe Windows Store ou o download dos Installers, existe o Google Play e o iTunes;
- Não existem manuais de instruções ou botões a ser carregados, existem Apps (Android e iOS) para configurar um novo produto;
- Não existem Tiles, existem Widgets;
- Não existem Bots, existem Extensions para o iMessage;
- Não existe Skype, existe Messenger, WhatsApp, Telegram, Slack ou qualquer outra coisa Hipster da moda;
- Não existe o Continuum, existe o DeX;
- Não existe o Windows 10 Mobile, existe o Android e o iOS.

Percebem o que eu quero dizer?! É uma questão de tempo até chegar uma nova geração a quem o Windows nada diz, ou é visto como o SO do computador velho dos pais (tal como o MS-DOS é visto por parte de quem anda pelos 20 e tal, 30 anos). Estes miúdos cresceram a jogar "Clash of Titans" no Android/iOS, não "The Lost Vikings" no DOS, cresceram a tomar notas num Google Doc ou numa outra qualquer App de notas disponível no seu Android/iOS, não com o NotePad. Até um miúdo que está a estagiar a propósito da tese de mestrado na minha empresa está a escrever a mesma com o LaTeX, dispensa o Word.

O Windows não vai acabar, até porque continuará a ser necessário para imensas tarefas profissionais, mas reflictam por exemplo sobre a velocidade com que o Android ultrapassou o Windows no que toca ao SO mais usado para navegar na Internet (já que tanto se tem falado do Browser anteriormente). Isto dá que pensar, tem que dar que pensar. O que não irá acontecer com o Consumer Market nos próximos anos?!

E atenção, isto que hoje está a acontecer estava mais que previsto em estudos com 5 e mais anos de idade. Os estudos de hoje dão-nos bons indicativos para o Windows?! Como estará este daqui a 5 anos?!

Uma parte de mim quer sempre pensar "Calma, de certeza que aquilo que eu vejo também eles vêm ... e como é pessoal mais inteligente do que eu com maiores responsabilidades têm um plano para contrariar isto!", mas a realidade e tudo aquilo que tomamos conhecimento faz-me mesmo acreditar que aquele pessoal é tudo menos inteligente.

A Microsoft subestimou o Mobile ... tudo bem, é um erro que pode acontecer a qualquer um até porque não foi assim há tanto tempo que víamos o pessoal a jogar Snake nos seus 3310. Sim, muita coisa aconteceu desde então, mas aceito que ninguém poderia prever a revolução que os telemóveis assim que se tornaram "Smart" trouxeram. Chegou "atrasada" ao novo conceito (não ao mercado, pois ainda bem me lembro de ver o meu primo com um Windows Mobile quando ainda nem se ouvia falar do iPhone - quem alterou o conceito), mas lá respondeu e até conseguiu conquistar percentagens de mercado consideráveis em diversos países.

Chega o Windows 10, numa altura em que já se sabia há anos que o mercado de PCs vinha a descer e o Mobile a crescer, e a Microsoft simplesmente foge do mercado Mobile quando sabe que é aqui onde se encontra mais de 90% do Consumer Market.

Para aumentar o contra-senso, introduz as UWPs que permitem ter um único Projecto de uma Solution do VS a correr em todo o lado ao contrário das Universal Apps do WP 8.1 (que implicavam ter pelo menos 2 Projectos na mesma Solution), desenvolve Bridges para trazer Apps do iOS e Android, desenvolve um sistema de Conversão de Win32 (cujo objectivo final é ficar com uma UWP propriamente dita - executável em todo o lado), compra o Xamarin e insere o mesmo no Visual Studio, tem um sistema que permite criar WebApps embutidas que vão muito mais além que uma simples WebView, cria o Continuum, etc ...

Faz tudo isto, que adivinha uma direcção ao Mobile, e paralelamente "destrói" a Nokia em vez de colher dividendos da sua aquisição, retira o foco do SKU Mobile do Windows 10 que permitiu que este chegasse ao mercado num estado lastimável e nem sequer como sendo um Update normal (é necessária uma App que só aficionados conhecem), pára de fazer dispositivos, foge à promessa da paridade de funcionalidades entre Desktop e Mobile ... e paralelamente aumenta o suporte aos SOs Mobile concorrentes quer de forma oficial, quer através do seu programa MS Garage.

Isto dá-me um nó no cérebro. Parece um barco perdido no meio do Oceano com 4 gajos na polpa e 5 na proa onde os 5 remam para Oeste, e os outros 4 para Este.

A visão do OneCore é brutal, mas a brincar a brincar, a Google está a um salto disso. Basta à Google usar o Chrome como Cavalo de Tróia (como fez com os Chromebooks) e começa a distribuir as suas Apps em todo o lado com uma vantagem que as UWPs não têm - Cross-Platform. Projectos como o Remix OS demonstram bem a ameaça que o Android pode vir a ser para o Windows, não no mundo Mobile, mas sim no mundo Desktop.

Se a Microsoft quer continuar a ser relevante no Consumer Market (onde também se inserem pessoal profissional) tem que agir ontem (como quem está atrasado deve agir) e tem que compreender que tem que se fazer representar de forma séria no Mobile de forma a assegurar a sua posição dominante no Desktop. Tem que haver um foco claro, tem que colocar o seu SO como prioritário (e até exclusivo em alguns casos) para suporte aplicacional, tem que meter os 9 gajos na embarcação a remar para o mesmo lado - preferencialmente o lado onde estão os consumidores não uma ilha deserta perdida no meio do Oceano.
 
Última edição:
Eu tenho reflectido muito nestes últimos tempos sobre o estado da plataforma e como chegamos aqui. No post da @Rexobias estão muitas verdades, mas neste momento e apesar de ter torrado 400 euros em outubro, continuo sem arrependimentos. Estou onde quero estar, com o equipamento que escolhi de livre e espontânea vontade e com quase todas as apps que necessito. Estou algo apreensivo em relação ao futuro, mas também com a noção que de um momento para o outro, algo pode acontecer.

Houve uma altura em que culpava os devs e a falta de apps, como o principal problema da plataforma, mas neste momento tenho a certeza absoluta que o erro trágico foi acabar com o lançamento de novos Lumias e não terem garantido a marca Nokia. Com o SO como está hoje e com as marcas lumia e nokia a fabricar bons equipamentos, tenho a certeza que as coisas recuperavam. Não precisavam de estar à espera que o D.Sebastião Woarm apareça para salvar a pátria. Foi um grande tiro no pé, acabar com o lançamento de novos equipamentos.

Agora resta aguardar, porque SO temos e bom, com grande margem para evoluir. Basta colocarem as mãos na massa.
 
Eu tenho reflectido muito nestes últimos tempos sobre o estado da plataforma e como chegamos aqui. No post da @Rexobias estão muitas verdades, mas neste momento e apesar de ter torrado 400 euros em outubro, continuo sem arrependimentos. Estou onde quero estar, com o equipamento que escolhi de livre e espontânea vontade e com quase todas as apps que necessito. Estou algo apreensivo em relação ao futuro, mas também com a noção que de um momento para o outro, algo pode acontecer.

Subscrevo a 100%, apenas revolta-me ver tanto amadorismo, tantos erros óbvios que retiram o enorme potencial que a plataforma tem, não como um SO Mobile mas como um eco-sistema.

Quanto aos erros e qual o maior de todos, é difícil dizer, mas tudo começa no foco (ou falta de) - a fraca comunicação também é outra coisa grave.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo