1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Conversa da treta sobre o Windows Phone

Discussão em 'Windows Mobile e Wearables' iniciada por Etnic_bOy, 24 de Julho de 2015. (Respostas: 10010; Visualizações: 330340)

1. Rexobias

Rexobias Power Member

Calma pessoal ;)

Sei que muitos acham uma argumentação algo exagerada e até um género de profecia da desgraça, mas acreditem que é hoje que se semeia as colheitas de amanha, e aquilo que a Microsoft tem feito hoje é preocupante para o seu futuro e consequentemente para quem efectivamente usa e gosta dos seus produtos (para não falar do quanto é importante para a indústria ter mais um Player).

Temos que ter noção daquilo que nos rodeia. Parem e pensem no que as futuras gerações usam como Software (SOs e aplicações), com que Software elas crescem. Fazendo uma pequena reflexão por aquilo a que assisto com estranhos e com familiares mais novos reparo no seguinte:

- Não existe "Start Menu", existe "App Drawer";
    - Não existem "Themes", existem "Launchers" e "IconPacks";
    - Não existem *.msi, *.exe, existem *apk;
    - Não existe Windows Store ou o download dos Installers, existe o Google Play e o iTunes;
    - Não existem manuais de instruções ou botões a ser carregados, existem Apps (Android e iOS) para configurar um novo produto;
    - Não existem Tiles, existem Widgets;
    - Não existem Bots, existem Extensions para o iMessage;
    - Não existe Skype, existe Messenger, WhatsApp, Telegram, Slack ou qualquer outra coisa Hipster da moda;
    - Não existe o Continuum, existe o DeX;
    - Não existe o Windows 10 Mobile, existe o Android e o iOS.

Percebem o que eu quero dizer?! É uma questão de tempo até chegar uma nova geração a quem o Windows nada diz, ou é visto como o SO do computador velho dos pais (tal como o MS-DOS é visto por parte de quem anda pelos 20 e tal, 30 anos). Estes miúdos cresceram a jogar "Clash of Titans" no Android/iOS, não "The Lost Vikings" no DOS, cresceram a tomar notas num Google Doc ou numa outra qualquer App de notas disponível no seu Android/iOS, não com o NotePad. Até um miúdo que está a estagiar a propósito da tese de mestrado na minha empresa está a escrever a mesma com o LaTeX, dispensa o Word.

O Windows não vai acabar, até porque continuará a ser necessário para imensas tarefas profissionais, mas reflictam por exemplo sobre a velocidade com que o Android ultrapassou o Windows no que toca ao SO mais usado para navegar na Internet (já que tanto se tem falado do Browser anteriormente). Isto dá que pensar, tem que dar que pensar. O que não irá acontecer com o Consumer Market nos próximos anos?!

E atenção, isto que hoje está a acontecer estava mais que previsto em estudos com 5 e mais anos de idade. Os estudos de hoje dão-nos bons indicativos para o Windows?! Como estará este daqui a 5 anos?!

Uma parte de mim quer sempre pensar "Calma, de certeza que aquilo que eu vejo também eles vêm ... e como é pessoal mais inteligente do que eu com maiores responsabilidades têm um plano para contrariar isto!", mas a realidade e tudo aquilo que tomamos conhecimento faz-me mesmo acreditar que aquele pessoal é tudo menos inteligente.

A Microsoft subestimou o Mobile ... tudo bem, é um erro que pode acontecer a qualquer um até porque não foi assim há tanto tempo que víamos o pessoal a jogar Snake nos seus 3310. Sim, muita coisa aconteceu desde então, mas aceito que ninguém poderia prever a revolução que os telemóveis assim que se tornaram "Smart" trouxeram. Chegou "atrasada" ao novo conceito (não ao mercado, pois ainda bem me lembro de ver o meu primo com um Windows Mobile quando ainda nem se ouvia falar do iPhone - quem alterou o conceito), mas lá respondeu e até conseguiu conquistar percentagens de mercado consideráveis em diversos países.

Chega o Windows 10, numa altura em que já se sabia há anos que o mercado de PCs vinha a descer e o Mobile a crescer, e a Microsoft simplesmente foge do mercado Mobile quando sabe que é aqui onde se encontra mais de 90% do Consumer Market.

Para aumentar o contra-senso, introduz as UWPs que permitem ter um único Projecto de uma Solution do VS a correr em todo o lado ao contrário das Universal Apps do WP 8.1 (que implicavam ter pelo menos 2 Projectos na mesma Solution), desenvolve Bridges para trazer Apps do iOS e Android, desenvolve um sistema de Conversão de Win32 (cujo objectivo final é ficar com uma UWP propriamente dita - executável em todo o lado), compra o Xamarin e insere o mesmo no Visual Studio, tem um sistema que permite criar WebApps embutidas que vão muito mais além que uma simples WebView, cria o Continuum, etc ...

Faz tudo isto, que adivinha uma direcção ao Mobile, e paralelamente "destrói" a Nokia em vez de colher dividendos da sua aquisição, retira o foco do SKU Mobile do Windows 10 que permitiu que este chegasse ao mercado num estado lastimável e nem sequer como sendo um Update normal (é necessária uma App que só aficionados conhecem), pára de fazer dispositivos, foge à promessa da paridade de funcionalidades entre Desktop e Mobile ... e paralelamente aumenta o suporte aos SOs Mobile concorrentes quer de forma oficial, quer através do seu programa MS Garage.

Isto dá-me um nó no cérebro. Parece um barco perdido no meio do Oceano com 4 gajos na polpa e 5 na proa onde os 5 remam para Oeste, e os outros 4 para Este.

A visão do OneCore é brutal, mas a brincar a brincar, a Google está a um salto disso. Basta à Google usar o Chrome como Cavalo de Tróia (como fez com os Chromebooks) e começa a distribuir as suas Apps em todo o lado com uma vantagem que as UWPs não têm - Cross-Platform. Projectos como o Remix OS demonstram bem a ameaça que o Android pode vir a ser para o Windows, não no mundo Mobile, mas sim no mundo Desktop.

Se a Microsoft quer continuar a ser relevante no Consumer Market (onde também se inserem pessoal profissional) tem que agir ontem (como quem está atrasado deve agir) e tem que compreender que tem que se fazer representar de forma séria no Mobile de forma a assegurar a sua posição dominante no Desktop. Tem que haver um foco claro, tem que colocar o seu SO como prioritário (e até exclusivo em alguns casos) para suporte aplicacional, tem que meter os 9 gajos na embarcação a remar para o mesmo lado - preferencialmente o lado onde estão os consumidores não uma ilha deserta perdida no meio do Oceano.

Última edição: 21 de Abril de 2017
  2. AFAR84

AFAR84 Power Member

3. cribeiro

cribeiro Power Member

Eu tenho reflectido muito nestes últimos tempos sobre o estado da plataforma e como chegamos aqui. No post da @Rexobias estão muitas verdades, mas neste momento e apesar de ter torrado 400 euros em outubro, continuo sem arrependimentos. Estou onde quero estar, com o equipamento que escolhi de livre e espontânea vontade e com quase todas as apps que necessito. Estou algo apreensivo em relação ao futuro, mas também com a noção que de um momento para o outro, algo pode acontecer.

Houve uma altura em que culpava os devs e a falta de apps, como o principal problema da plataforma, mas neste momento tenho a certeza absoluta que o erro trágico foi acabar com o lançamento de novos Lumias e não terem garantido a marca Nokia. Com o SO como está hoje e com as marcas lumia e nokia a fabricar bons equipamentos, tenho a certeza que as coisas recuperavam. Não precisavam de estar à espera que o D.Sebastião Woarm apareça para salvar a pátria. Foi um grande tiro no pé, acabar com o lançamento de novos equipamentos.

Agora resta aguardar, porque SO temos e bom, com grande margem para evoluir. Basta colocarem as mãos na massa.

4. Rexobias

Rexobias Power Member

Subscrevo a 100%, apenas revolta-me ver tanto amadorismo, tantos erros óbvios que retiram o enorme potencial que a plataforma tem, não como um SO Mobile mas como um eco-sistema.

Quanto aos erros e qual o maior de todos, é difícil dizer, mas tudo começa no foco (ou falta de) - a fraca comunicação também é outra coisa grave.

5. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

6. Daniel_mb1

Daniel_mb1 Power Member

Isso é verdade. Mas também é verdade que desde a saída do 10 mobile oficial isto é, desde que saíram os devices com o 10, pouco ou nada aconteceu. Basicamente foram corrigindo as falhas. E mesmo assim ainda continuo a ler por aqui que as tiles do calendário continuam a encravar. Isto atormentou-me durante um ano inteiro. De dezembro de 2015 a dezembro de 2016. Basicamente em 13/14 meses não resolveram esse problema e pelos vistos continua por resolver.
    Em termos de features neste tempo todo foi muita parra e pouca uva. Eliminaram a possibilidade de desligar o glance enquanto se carrega a bateria lol

É uma pena realmente. Porque eu sou dos que gostava da ideia do WP. Quando troquei o Moto G pelo lumia 735 foram só coisas boas. E estava bem satisfeito com o Moto. Mas gostei do lumia. Tanto que um ano depois não hesitei em comprar o 950. Foram muitas desilusões. Spotify... A tile do calendario... para mim é fulcral. Não deu para aguentar mais.

7. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Ha muitas coisas que o browser nao resolve.

8. LSDigital

LSDigital Power Member

calma @Rexobias acho q estás muito focado no wm e precisas de "apanhar um pouco de ar fresco" para desanuviar :D
    vou-te dar apenas uma sugestão, uma linha de pensamento, guiada sobretudo pelo meu ponto de vista das coisas:
    -qual é mesmo o problema da MS ser ultrapassada?
    -e se o futuro nem sequer pertencer a nenhuma das empresas atualmente conhecidas, será assim tão grave? gostavas de saber q a história q a tua filha vai contar aos seus netos começasse por "ahhh, no meu tempo havia a google e pronto..."? :p parece uma vida extremamente monótona e aborrecida (no q á tecnologia diz respeito, claro) n achas?
    -apesar do q se deve pensar por aí, n sou cego ou fanático pelo wm. para mim qualquer SO com tiles (ou algo equivalente), minimamente seguro e q n tenha por base emulação* serve. pouco importa se vem da MS, da google ou da apple. (se a apple tivesse low end e tiles, estava já de saída provavelmente para um iphone 6).
    -o q importa se daqui 15 anos o nosso "SO" for feito pela google, MS, apple, Samsung, amazon, facebook ou xpto? desde q estejamos satisfeitos e tenhamos escolhas está tudo bem, certo?
    -para quem só consegue gostar da MS, o seu mobile vão continuar a existir daqui 10/20 anos (apesar de n sabermos sequer como se vai chamar no próximo ano, pouco importa) portanto fica descansado q plo menos um nicho continuará a ser :p
    -será q n conheces nenhum millennial q goste de ac-dc, guns & roses, etc? eu conheço alguns :p

*antes que peguem por aí, bem sei q o WoA vai ser emulação pura e corremos o risco de ficar com algo tão inseguro como o windows do pc. no entanto, quero acreditar q a MS vai ver a luz e vai conseguir resolver esses "problemas" emulando apenas as apps q nos faltam e colocando as "win32" do pc numa sandbox. veremos...
    penso q era a maior carência do 10 neste momento, embora sempre pensei q quisessem deixar isso exclusivo da cortana. ainda bem q n :)
    só pode ser a noticia do ano. finalmente, sabe-se qualquer coisa. pena n ser pelas mãos da MS.
    agora só estranho uma coisa... como é q o novo surface "edu" vai ser? n vai ter o 835?
    existem várias apps q fazem o mesmo, tb n é por aí.

então se é tão obvio pk é q disseste q o html5 vinha substituir as UWP? aiai...

9. Daniel_mb1

Daniel_mb1 Power Member

@LSDigital eu sei que existem varias apps com live tile para calendário. Algumas até mais completas que o Outlook. O problema é que a app nativa tem problemas, e no espaço de um ano, esses problemas não foram resolvidos. Eu até acho que o problema não é da app, mas sim do próprio SO. Digo isto porque o Outlook não era a única app a bloquear a live tile. O Facebook e o Messenger volta e meia também bloqueavam.
    O shazam, que vem instalado de fábrica, não funciona no 950. O spotify por vezes da erro ao iniciar. E só reiniciando o telemóvel é que volta a funcionar.
    Isto entre outros problemas. Estes são os que me lembro agora de momento. Problemas que eram gritantes, e que continuam a ser, porque pelo que tenho visto ainda não foram resolvidos.
    Dir-me-ão, que são problemas das apps e não da Microsoft. Ok, seja das apps ou da Microsoft, quem sofre com isso acaba por ser o utilizador, não é verdade?

10. LSDigital

LSDigital Power Member

só estava a falar do "problema" da tile do calendário. claro q existem outros. no entanto no meu xl n tenho tido esses problemas. alguma coisa se passava de errado com o teu.

11. Dissectory

Dissectory Power Member

Eu também tinha alguns problemas de atualizações de tiles e bloqueios de apps. E uma que me irritava era o OneDrive. Crashava algumas vezes e era muito lenta a abrir ficheiros vídeo/audio ..Isto no 830,no 1520 e no 950XL..tudo stock.
    Agora uso OneDrive no android e é bem mais rápida em tudo..vá-se lá perceber..

12. LSDigital

LSDigital Power Member

a MS tinha servidores lentos há uns tempos. agora melhoraram bastante. noto mais no pc.

13. yamahia

yamahia Power Member

Ohhh fdx mas será só a mim mim q n ne acontece nada disto?!
    Já começo a duvidar q tenho w10m em 2 telemóveis. Aquilo deve ser Android ou isso eheh
    E o Glance n desliga enquanto carrega? E depois p q serviria isso? Quer dizer, tens uma feature q mais ng ten e ainda criticas? Realmente é muito difícil agradar a gregos e troianos.
    Epá se na gostas do glance enquanto o telemóvel carrega tapa o sensor vira-o p baixo, desliga nas definições etc

14. LSDigital

LSDigital Power Member

15. HaLf-LiFe

HaLf-LiFe Power Member

Updates anuais da concorrencia..Podes desenvolver?

Pelo que vejo o Android e ios levam entre 2 a 3 updates anuais além das security patches quase mensais em android.

16. LSDigital

LSDigital Power Member

ios e android estão com atualizações anuais.

17. Daniel_mb1

Daniel_mb1 Power Member

Pois se calhar és mesmo o único, já que volta e meia aparece pessoal a queixar-se do mesmo que eu referi. Aliás, a situação do Shazam e spotify são bugs conhecidos no 950, no XL parece que não acontece. E o que é grave, é passar um ano sem resolução definitiva. Reiniciar o aparelho ou desligar o ecrã e voltar a ligar, no caso do shazam, são soluções de desenrasque.

O glance é fixe. Não sinto muitas saudades dessa feature uma vez que o meu actual device, tem uma função semelhante (S7). O que chateia é que antes da AU tinhas uma opção para desligar o glance enquanto carregavas. Ou seja, o glance permanecia ligado apenas durante o tempo predefinido (30s, 5m, 30m, etc). Depois da AU, o glance fica sempre ligado durante o carregamento. Como é natural, para alguns é incomodo.
    Caramba, porque é que foram mexer no que estava bem? não se percebe.

18. bseixas

bseixas Power Member

Mas cabe na cabeça de alguém que a app nativa não faça o que é suposto e como existem 3rd partys supostamente melhores ainda se desvalorize isso ? É por passividade dessa que a plataforma também está onde está, problemas com coisas por resolver/melhorar no W10m ao longo de mais de 12 meses senti eu no Mi4 mas como era o patinho feio havia sempre essa desculpa mas nos Lumia já é mais difícil de o fazer.

Bem, se a "Samxungas" lançar algo com W10m imagino que já passe a ser a melhor no mercado e lá tenham de enfiar as criticas que lhe andaram a fazer no saco. :rolleyes:

Última edição: 24 de Abril de 2017 às 17:54
  19. 0ne

0ne Power Member

Por falar nisso, e como isto é conversa da treta...

A Samsumg está cada vez mais próxima da Microsoft... Já tínhamos versões customizadas android com serviços da Microsoft, agora são os tablet Galaxy com Windows, será que num futuro próximo não podemos ter uns Galaxy com Windows 10 Mobile?

20. AudigyMaster

AudigyMaster Power Member

Major version leaps são anuais, de segurança são praticamente mensais em ambos, e de funcionalidade pelo menos no iOS são duas por ano(major + .3).

Partilhar esta Página